sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

COMENTÁRIO 5 ESTRELAS

Os leitores deste espaço sabem que raramente dou destaque a comentários, não porque me sejam indiferentes, há até muitos comentários válidos, dentro da imensidão daqueles menos válidos que por aqui aparecem.

Mas há aqueles, cujo conteúdo, parece que adivinham o que vai no meu cérebro, mas muitas vezes não consigo traduzir esses pensamentos em palavras, mas eis se não quando aparece um comentador e me dá uma preciosa ajuda. Aquilo a que eu chamo criticas construtivas.

É o caso do comentário que vou editar neste post. De referir que este comentário foi escrito dentro do contexto de outra postagem aqui neste blogue, sobre a presença da Município de Alandroal na Bolsa de Turismo de Lisboa ( BTL ).

COMENTÁRIO:
Isto é tudo muito bonito, mas que classe ou quantidade de turismo está o Alandroal capaz de fornecer?
O que é que nós temos de turismo para oferecer? bolas! toda a gente fala em turismo no Alentejo.
Gastronomia? Existe no país inteiro, e não pode ser só o restaurante da MARIA, a fazer o roteiro gastronómico do concelho todo.
Atenção, não tenho nada contra o restaurante em questão, muito pelo contrário, é uma mais valia para o concelho, aliás colocou o nome do Alandroal no mapa, muito mais cedo do que a politica, e ainda por cima só por aspectos positivos.
Mas o que eu quero dizer, é que "ela" não pode fazer tudo sozinha, o que é que nós mais temos para oferecer?
Comida! toda a gente se desloca ao concelho para comer?
Praia! não temos.....
pesca? não se pode quase pescar.. e ainda por cima, se vier algum turista para pescar(inopinadamente), tem de apresentar "500" licenças, ou mais senão vai preso(porque o Alqueva é sagrado, para os portugueses).
passeios a pé! Os senhores(as)do turismo fazem alguns passeios(obrigados),começam a 100 á hora e acabam a 100 á hora. Não têm uma mínima ideia do que é fazer um passeio. Os velhos e as crianças perdem-se no caminho, explicações do porquê do trajeto, pura e simplesmente não existem, publicidade pouca ou nenhuma, também não interessa que ninguém vá, o que importa é receber o ordenado por estatuto.
- aonde trabalhas? no turismo.
- o que é que já fizestes?
-uns passeios
- muito bem
- olha que aquilo é uma grande trabalheira, temos de andar muito.
-Pessoas formadas que não têm a inteligência para pensar que:
-pode não ser para toda a vida
-poderei ter de sair daqui para ingressar num emprego a sério, e depois?, NÃO SEI SEQUER ORGANIZAR UM PASSEIO A PÉ(com nível), como poderei ir trabalhar para uma empresa particular?
-Sou eu? que estou a perder faculdades? ou será que estou a deixá-las ir?
Acho que todos nós devia-mos de pensar seriamente no turismo do ALENTEJO.
O pouco que temos não SERVE.
Temos de procurar alternativas.
IMAGINAÇÃO.
O grande problema è que os "gajos" que têm mais tempo para pensar nestas soluções, são precisamente os que trabalham no turismo!
Os particulares a única coisa que podem fazer, é pôr em pratica as ideias.
Mas o problema mais grave( país todo), é que "eles" pensam assim: pois, nós, damos-lhe a ideia, e eles enchem-se de dinheiro.
E não conseguem enxergar, que a função deles é mesmo essa! promover e criar o turismo, por isso têm um ordenado do estado(pago por todos nós).
Não é para ficar um dia inteiro sentado, á espera que não apareça ninguém.
Qualquer entidade que crie uma qualquer actividade de turismo no concelho, obrigatoriamente tem de criar postos de trabalho, seja ela qual for.
Canoagem, restauração, parapente, pesca, caça, mergulho, passeios pedestres, btt, motocross, passeios tt, e tantas outras
que não me consigo lembrar agora.
para qualquer uma destas actividades o investidor, tem de investir, dar a cara, por ele e por os postos de trabalho que vai promover, tem de pagar empréstimos ao banco e etc.., tem de fornecer todo o material necessário aos seus empregados para que tudo funcione na perfeição, e acima de tudo dentro da lei. E você empregado do posto de turismo? O que é que tem de fazer? para além de receber o ordenado no fim do mês? Se não tiver uma caneta fornecida por o estado( que somos todos nós), não trabalha, não faz nada, e continua á espera que não apareça ninguém na secção de turismo, porque, (e até se envergonha) pouco ou nada tem para oferecer.


DEDICADO, A TODOS AQUELES QUE PODERIAM FAZER ALGUMA COISA, SEM PREJUÍZO PRÓPRIO, MAS QUE NÃO O FAZEM PORQUE PURA E SIMPLESMENTE NÃO QUEREM.

Assinatura ilegível.

24 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!!!
Penso que só faltou referir um aspecto, que penso ser primordial no turismo.. O património arquitectónico das vilas e aldeias também precisa de investimento, o que no concelho do Alandroal isso pura e simplesmente não existe...é pena. Aliás, penso que esse é o primeiro aspecto de incentivo ao turismo...Mas para isso nunca há dinheiro...Mas para as festas há sempre. As festas são muito boas durante uns dias, para alegrar a malta e fazer esquecer os problemas...mas eles estão lá e vão se agravando cada vez mais...
Patrícia Cid

Anônimo disse...

Concordo em parte com o comentário, mas falar é fácil, e cada um diz aquilo que quer, principalmente quando não se assina, porque ninguém sabe quem é!
Caro comentador, nem toda a gente que lá trabalha se acomoda! Há lá pessoas que querem fazer mais e melhor pelo concelho, mas que não deixam, a começar pelo executivo camarário, criam problemas, os colegas não querem ajudar, entre outros! (Pelo menos com o anterior executivo, com este não sei! Teremos de esperar para ver!)
Há realmente muita coisa para fazer em termos turísticos, mas a iniciativa não pode partir sempre da câmara, as pessoas estão mal habituadas, devem sim os particulares desenvolver o turismo, e acredito que a câmara os irá apoiar (dentro do possível).
Martin

Anônimo disse...

Eu não percebo nada de turismo. Mas depois de ler o "comentário 5 estrelas" (para mim 0 estrelas), só posso depreender duas coisas:
1ª- Quem o escreveu quer tachinho no posto de turismo, ou na área de turismo; e/ou
2ª Já trabalha no posto de turismo e quer, ou necessita, de protagonismo.

Anônimo disse...

Em relação ao anónimo de :22/01/2010 11:16:00
O comentario, é pura e simplesmente uma opinião(a que todos temos direito, não quero com isso dizer que seja a mais correta), não é nem pretende ser um qualquer tipo de ataque pessoal a ninguém, mas sim, talvez uma chamada de atenção, para que "esse" pessoal que é válido se esforce um pouco mais.

Em relação ao anónimo de:22/01/2010 11:55:00
O(a) senhor(a) provavelmente trabalha na área, e pura e simplesmente, não consegue encaixar a mais pequena crítica. Nem tem capacidade para verificar que pequenos comentário, podem(realmente) alterar a ordem "natural" das coisas.

Fica aquí desde já um grande abraço para todas as pessoas que trabalham no turismo, e que verdadeiramente se importam.

Anônimo disse...

Há imensas coisas que se podem explorar turisticamente no concelho do Alandroal. Mas, são muitas as adversidades que é necessário ultrepassar.

1º-Por de lado invejas e intrigas e aceitar projectos viáveis, surjam eles de onde surgirem. Pois há que aproveitar o que for uma mais valia para o concelho.

2º-O aspecto do património arquitectónico é das primeiras imagens a ficar gravada na memória do visitante. Deve estar bem apresentado, seja mais ou menos nobre. E, no seguimento deste raciocionio, identifico um Castelo no Alandroal com um aspecto muito abandonado e cheio de ervas daninhas, muito feio. Pois, numa cidade grande onde há muita oferta, um caso destes passa mais ao lado. Numa pequena Vila, com menos oferta, como o Alandroal, é mais prejudicial. Neste caso, pelo menos uma simples intervenção de manutenção, que é sempre a menos dispendiosa, do que resta, daria outra tónica à própria Vila. Cuidar, requalificar e reabilitar o património é um investimento a que se devia, desde há muito tempo, ter dado muito mais atenção. Isto serve para todas as localidades do concelho.

3º-Turismo alimenta-se de paisagem, urbana ou rural. A leitura que se pode fazer de uma paisagem, por pobre que seja, pode ser uma leitura imensamente rica. Isso é um trabalho que só um apaixonado pelo património e pelo turismo pode solucionar. Isto é que saiba valorizar ambas as areas. É, do bom encontro entre ambas que nasce uma riqueza mais segura e mais sustentada.

Logo, não é tão dramático falar de turismo para um concelho como o Alandroal, claro pobre. Mas pobreza que se pode mitigar a si própria, através de um bom raciocinio e entendimento.

Anônimo disse...

Excelente sim senhor... Claro que o concelho não está preparado para nada, nem vai estar e não sou o zandinga. Se não melhorou o suficiente nos ultimos 8 anos, também não é agora que vai melhorar. E sabem pk? É simples, começa tudo com a educação e não me refiro só à escolar, a educação em casa, na aldeia, na vila. Infelizmente há por ai muita educação de tasca. Posso aqui voltar a uma polémica "o fórum cultural" que bonito mamarracho, que agora serve para quê? Deposito de funcionários apoiantes do anterior presidente. Por momentos ainda quiz querer que as coisas se podiam alterar, mas não, infelizmente só se trata de protagonismo. Está quase a fazer 3 meses dos 48 de mandato, quando começam a fazer alguma coisa???

Anônimo disse...

porque será que não meteste mais comentários

Anônimo disse...

Aqui fica a avaliação dos comentaristas ao "comentário 5 estrelas".

Patrícia Cid:
"Muito bom!!!"

Martin:
"Concordo em parte com o comentário, mas falar é fácil,"

Anónimo de 22/01/2010 11:55:00:
"não percebo nada de turismo"
"(para mim 0 estrelas)"

E eu direi o quê?!

Eu penso mas não entendo
Nem consigo descobrir,
Que estou eu aqui fazendo
Vendo os outros a partir...

O que temos para oferecer aos turistas:

Endovélico, Jorumenha,
Lucifécit, Grande Lago,
E Três Castelos p'ra quem venha
Também cá a Santiago.

Anônimo disse...

Essa do concelho pobre, só me dá vontade de rir. Num concelho pobre não se gastam, pelo que ouvi, 200 mil euros nma festa!!!
Patrícia Cid

Anônimo disse...

Deixem as pessoas trabalhar com seriedade que nos últimos oito anos ninguém sabe o que isso foi!

Anônimo disse...

Tenho muita pena que alguns comentários que se consideram ofensivos para certas pessoas sejam imediatamente retirados pelo administrador deste blog e este que manifestamente é bastante ofensivo tenha merecido honras de destaque.

Anônimo disse...

As pessoas que trabalham no turismo são muito bem formadas e suficientemente inteligentes para continuarem a apontar o dedo, a mostrar alternativas, a percorrer trajectos difíceis, a traçar metas e objectivos, a lutar contra a corrente, a apresentar projectos e não se deixarem jamais acomodar!
Os percursos pedestres foram um projecto desenvolvido por iniciativa dos técnicos de turismo por isso duvido que os façam "obrigados". Mais: são dos eventos que a Cma desenvolve que mais participantes tem. Se estão tão mal organizados as pessoas que façam chegar as suas críticas a quem de direito. Já houve percursos com a colaboração de técnicos exteriores à Cma, nomeadamente na área da biologia e da arqueologia e que explicam a quem quer ouvir os aspectos mais relevantes dos percursos.
Tal como diz o Martin e muito bem, são muitas vezes os próprios chefes que entravam o trabalho. Por exemplo:
1-Quando souberam formalmente os técnicos do turismo que havia um projecto essencial para Juromenha?
2- Feira de Turismo no Brasil. Quais os técnicos de turismo que foram?
3- Visita de José Hermano Saraiva ao Concelho. Quem organizou?Técnicos de turismo presentes?
4- Última reunião na Cma com a Entidade Regional de Turismo. Quem esteve presente? Quem organizou?
5- Passeio guiado pelo Concelho, solicitado pela ATAM. Quem organizou? Quais as opiniões de quem o fez? Os técnicos de turismo foram ouvidos?
6-Plano de Desenvolvimento Estratégico para o concelho. Quem teve acesso ao mesmo? Os técnicos de turismo solicitaram-no? Tiveram acesso a ele?
7- Porque está um percurso pedestre à espera de ser inaugurado há anos? Porque os técnicos de turismo ainda não se dispuseram a financiar pontes e postes de madeira mas talvez tenham que o fazer para merecerem algum crédito...

Anônimo disse...

Os caminhos de DEUS são misteriosos.
Já notaram, que por causa de um comentario de um indigena que nada tem a ver com o turismo, os tecnicos do turismo conseguiram fazer chegar(aquilo que pensavam e não tinham coragem de dizer), a mensagem á autarquia.
Sr. presidente, Srs deputados, AGORA, já sabem, não inventem mais desculpas, está nas vossas mãos, porque pessoas com vontade de trabalhar HÁ.

1-Quando souberam formalmente os técnicos do turismo que havia um projecto essencial para Juromenha?
(completa e totalmente inadmissivel)

3- Visita de José Hermano Saraiva ao Concelho. Quem organizou?Técnicos de turismo presentes?
( idem )

4- Última reunião na Cma com a Entidade Regional de Turismo. Quem esteve presente? Quem organizou?
(igualmente)

Se tudo isto é verdade, e não vou copiar o resto das razões, para não me alongar mais, alguém devia de ser responsavel por manter um posto de turismo só no papel, e depois pura e simplesmente abandonar os funcionarios.

Anônimo disse...

Deve ser o Posto de Turismo em Portugal com mais funcionários por m2.
Essa é que é essa

Anônimo disse...

O comentário das 12,26,de 23/1/2010,este sim, 5 estrelas!
Então onde está o Rosinha para comentar? Não lhe agrada?
É muito esperto, devia ir para o Turismo para fazer alguma coisa... se queres uma cunha, eu dou uma palavrinha ao Presidente!

Anônimo disse...

O momento mais triste da história deste blog.
Parabéns.

Anônimo disse...

"Deixem as pessoas trabalhar com seriedade que nos últimos oito anos ninguém sabe o que isso foi!"

Esta é interessante. Nos últimos 4 anos, o responsável era o actual presidente da Câmara e segundo ele fez muita coisa.
Nos 4 anos anteriores a responsável pelo pelouro do Turismo era a mãe da principal responsável pelo Posto de Turismo e fazia-se tudo o que a filha propunha.
Afinal de quem é a culpa? Eu acho que o Nabais acaba por ter culpa porque permitiu estas situações, agora santa paciência, não veham agora dizer que a culpa de 30 anos de atraso também é culpa do Nabais, como faz agora o "grande vereador" Custódio Costa.

Anônimo disse...

Tendo em conta as suas condições geográficas torna-se pobre. Mas, é na mão do homem que pode estar a chave para atenuar a pobreza ou torná-lo muito mais rico. Está lá a subatancia que trabalhada pode dar frutos. O dinheiro que se gasta em festas não é nenhum sinal de riqueza. Pois não é dinheiro produzido no concelho, mas apenas gasto no concelho e muitas vezes para criar mais ilusões!

As condições económicas, sociais e culturais estão muito aquém do que seria desejado.

Não estou a falar sob ideias politizadas, apenas a tentar discernir sobre a realidade.

O concelho do Alandroal não está sob o impacto de uma industrilização agressiva e podia tirar-se daí muitas vantagens para o turismo. Há a possibilidade de "vender" uma paisagem natural práticamente intocável, onde umas "pequenas cirurgias" podem resolver problemas de infra-estruturas. Mas também há necessidade , obviamente, de investimentos mais pesados e geradores de emprego. E os privados são necessários. Só que há privados e privados. E aí é que se deve ter cuidadado. Pois há privados que gostam de aproveitar a gente genuina do concelho, que se deve formar cada vez melhor. E há outros que preferem preencher quadros com gente com uma formação mais alargada.

Assina: Quem trabalha com turistas perto de 365 dias por ano.

Anônimo disse...

Ao comentador de :25/01/2010 16:25:00
Nesse caso, o comentario "5 estrelas", faz algum sentido.

Anônimo disse...

É! É pá... desculpem lá!
Estão a dar muito nas vistas...
Essa publicidade é má
E afugenta os turistas!…

Se em Vila Viçosa estão
E a Monsaraz querem ir,
Pelo Redondo é que vão
P´ra do Alandroal fugir…

Escondam os podres da vista
E finjam que tudo vai bem.
Senão, ora adeus turista!
Passa a não vir cá ninguém.

Se “o futuro é o turismo”
Como eu ouço dizer,
Separa-nos um abismo
Com tudinho por fazer.

Anônimo disse...

Pensa! O pensamento tem poder.
Mas não adianta só pensar.
Você também tem que dizer!
Diz! Porque as palavras têm poder.
Mas não adianta só dizer.
Você também tem que fazer!
Faz! Porque você só vai saber se o final vai ser feliz depois que tudo acontecer."
Meu caro ai na terrinha, parece que á falta de PENSAR,DIZER e de FAZER, um até breve.

Assinado: FENIX

Anônimo disse...

SR. rosinha, nunca penseí, que o meu comentário fosse dar azo a tanta polemica. No entanto até tinha alguma esperança. Não para a habitual lavagem de roupa suja, que todos e mais alguns aproveitam, mas sim, para o encontrar de verdadeiras soluçôes, de turismo no concelho.

Ao anonimo de: 25/01/2010 20:53:00
-Concordo completamente consigo.

Enquanto que não percebermos que todos estamos sujeitos á "critica", nunca poderemos fazer deste país, um lugar melhor para viver. Eu compreendo que talvez houvesse pessoas que entendessem o meu comentário, como um ataque pessoal, e outras, uma oportunidade para atacar! Poís, mas não foí, nem uma nem outra.
Foí pura e simplesmente a minha opinião.

Já agora, e só em resposta ao anonimo de:24/01/2010 22:43:00
-"O comentário das 12,26,de 23/1/2010,este sim, 5 estrelas!
Então onde está o Rosinha para comentar? Não lhe agrada?
É muito esperto, devia ir para o Turismo para fazer alguma coisa... se queres uma cunha, eu dou uma palavrinha ao Presidente!"

POIS É, MEU MENINO DA ESCOLA!
Se o rosinha não tivesse publicado o meu comentário(que por sinal deu dores a muita gente), muitos, (inclusive eu), NÃO SABÍAMOS.
Agora já muita gente sabe, é o poder da informação, conjugado com o poder da contra informação.
PENSA UM BOCADINHO NISTO, antes de atirares a primeira pedra.

Anônimo disse...

Os ditados populares são sempre infaliveis, se não vejamos, o vereador Custódio Costa tem como pelouro o saneamento básico, é ou não é verdade, lá diz o ditado cada um tem a sorte que merece!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Desculpem a minha ignorância, mas o saneamento básico não tem a ver com fossas, esgotos, valas, canos e afins????