terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE.

TERTULIANOS , suas "alarvidades" e leviandades

Na sexta-feira esteve presente toda a Tertúlia: Aphia, Águia, Reileão, Bichano, Poeta, Kacus, Verguinha, Tá-ta-rá-tá e Eu.

Como observadores estiveram: KGB, Libaquista, Ladyleo e Flipper.

Ordem de Trabalhos:
1. Cabidela ( Este ponto é variável semanalmente ).

Local da Tertúlia: Restaurante Ramalho em Alandroal.

Entre tanta gente, há sempre dois ou três que se negam a um determinado prato, mais a mais, quando há uma segunda opção de escolha, como foi o caso de sexta. Houve logo três Tertulianos que se negaram à Cabidela, sem sequer a provarem. Dedicaram-se a batatas fritas com "conduto"!

Quanto à Cabidela, já a comi confeccionada de várias maneiras, umas vezes ingerida avidamente, outras mais a contragosto. A de sexta estava muito diferente daquilo que já tenho comido e sem estar deslumbrante, estava boa. Eu diria mesmo, que a quantidade de ervas aromáticas que a socorriam, fizeram-na afrodisíaca! Pelo menos certas acções posteriores, levam-me a crer isso.

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

Como no fim de semana não houve tempo para elaborar o relato desta Tertúlia, agora passados estes dias todos é-me difícil recordar já com pormenores o que se passou nessa chistosa sexta-feira. Por culpa da PDI, com certeza que não é, porque ainda é recente. Será uma pontada de alzheimer? Espero que não.

Ainda assim recordo-me que o tema mais participado de sexta, encontra-se dentro da esfera policial e é suficientemente macabro, para que eu o possa aqui relatar.

Bem mais "interessante", foi o tema dos paralelos, ou melhor, a "paralelipitização" da zona envolvente ao Castelo de Alandroal.

O Aphia não quer... simplesmente porque não quer! O Poeta e o Bichano acham que falta um espaço com relva, para os casais se poderem... rebolar!

...

É pá não me lembro mesmo de mais nada, e é escusado virem para aqui comentar, que valia mais não ter escrito nada. Têm razão eu sei, mas só para não ser martirizado na próxima Tertúlia, tive de elaborar esta minúscula "Acta".

Eu é que sei o que sofro nas sessões seguintes, como os meu "pequenos" lapsos de memória!

Segue p'rá semana...

CONTRA-TERTÚLIA!!!

EU sabia que a crónica
Relatada à terça-feira,
Iria faltar a retórica
Prá escrita ser certeira!

Escrever sobre a tertúlia
Ao sábado, vá que não vá...
Na sexta grande folia,
Terça a memória não dá!

Dizes que três tertulianos
Se negaram à cabidela;
Mas quem foram os maganos
Que não comeram da barrela?

Diz EU:

Quanto à famosa cabidela,
Já a comi confeccionada!?...

Digo eu:

Cozinhada numa panela,
Que crua não sabe a nada!

A de sexta estava diferente
Com um aroma afrodisíaco?...
Mesmo sem sabor deslumbrante,
Ficou com ar demoníaco!

As discussões quase infundadas
Sobre matérias que não entende...
Invariavelmente sempre faladas,
Nem o próprio as compreende!

O tema mais participado
Dentro da esfera policial:
Não é para aqui chamado,
E ninguém lhe leva a mal!

Para não ser martirizado
Escreveu uma pequena acta...
Assim fica mais sossegado,
Não presta contas à malta!

O Aphia não quer relva
Prá gente se rebolar,
Às vezes até enerva...
É só pra chatear!

Pra terminar a receita
Da tertúlia que passou:
Deixo uma nota escrita
Do que lá não se falou?!...

Coloca-se num tacho o PDI...
Mais alzheimer como mistura.
Junta-se o vinho que bebi
E a memória da criatura!!!

POETA

12 comentários:

Buga disse...

Ora viva amigo Rosinha...
Cada vez gosto mais de "bispar" estes post`s da Tertúlia, e antes de mais, deixar aqui os meus parabéns a todos os Tertulianos, porque muito antes de serem uns comilões, são um excelente grupo de amigos, e isso é que interessa acima de tudo!!!!!!
Hoje tenho duas curiosidades, e só respondes se quiseres, claro....
Como já disses-te, esta "pescrita" de hoje, não está grande coisa, é verdade, mas se nos tens informado onde manjaram tal iguaria, arranjavas mais uma ou duas linhas...
Tudo isto para perguntar onde encheram a "MULA"?
E uma curiosidade ainda maior, todos têem uma alcunha, e tu?
Será que apenas te chamam de "EU"?
Peço desculpa se já informas-te a malta sobre essa minha curiosidade, mas não vi...
Continuem assim, e viva a amizade!!!
Um abraço...

Varandas disse...

Ai a porra do Alzheimer!

Já tinha prometido que passaria a informar os locais da Tertúlia e até disso me esqueci :(

Ainda vou remediar isso no texto, mas já agora vou adiantando que foi no Rest. Ramalho.

Quanto à segunda curiosidade do amigo Buga, não a posso satisfazer, estou "obrigado" ao sigilo tertuliano, no que concerne ao significado das alcunhas.

Abraço, Rosinha.

Anônimo disse...

PDI, Alzheimer... Lapsos de memória? Como se chama mesmo aquela doença transmitida por Baco???

POETA

Anônimo disse...

Momentary laps of reason...
al

Anônimo disse...

Passou-se o mesmo com a colocação do post "COMENTÁRIO 5 ESTRELAS".

Anônimo disse...

EU sabia que a crónica
Relatada à terça-feira,
Iria faltar a retórica
Prá escrita ser certeira!

Escrever sobre a tertúlia
Ao sábado, vá que não vá...
Na sexta grande folia,
Terça a memória não dá!

Dizes que três tertulianos
Se negaram à cabidela;
Mas quem foram os maganos
Que não comeram da barrela?

Diz EU:

Quanto à famosa cabidela,
Já a comi confeccionada!?...

Digo eu:

Cozinhada numa panela,
Que crua não sabe a nada!

A de sexta estava diferente
Com um aroma afrodisíaco?...
Mesmo sem sabor deslumbrante,
Ficou com ar demoníaco!

As discussões quase infundadas
Sobre matérias que não entende...
Invariávelmente sempre faladas,
Nem o próprio as compreende!

O tema mais participado
Dentro da esfera policial:
Não é para aqui chamado,
E ninguém lhe leva a mal!

Para não ser martirizado
Escreveu uma pequena acta...
Assim fica mais sossegado,
Não presta contas à malta!

O Aphia não quer relva
Prá gente se rebolar,
Às vezes até enerva...
É só pra chatear!

Pra terminar a receita
Da tertúlia que passou:
Deixo uma nota escrita
Do que lá não se falou?!...

Coloca-se num tacho o PDI...
Mais alzheimer como mistura.
Junta-se o vinho que bebi
E a memória da criatura!!!

POETA

Anônimo disse...

O POETA apurou a receita. A do PDI está fantástica!!!

Anônimo disse...

A crónica da tertúlia esteve um pouco morta para o que é habitual, mas o POETA encarregou-se de lhe dar vida. Escreve que a malta agradece!!!!!

Sacaio amigo

Anônimo disse...

Coloca-se no tacho o poeta
Mistura-se com o que bebi
Esmaga-se bem o pateta
E até o Grilo sorri...

Sir Endovélico (poeta e psicólogo)

Anônimo disse...

Ó Sir Endovélico (poeta p pequeno, porém psicólogo p pequenez), dás muita importância às quadras do POETA com P grande. Os tertulianos agradecem mas podes ir esmagar para outro lado as patetices que o pessoal da tertúlia agradece. Já agora, onde encaixa o teu comentário quadrante no que foi escrito por EU sobre a tertúlia de sexta-feira? Parece que andas perdido, a entrevista ao Diário do Sul do presidente Grilo é uns degraus acima. Sorri, não desanimes pela falta do tacho e bebe umas bejecas que isso passa!

Distanciamentos dos tertulianos

Varandas disse...

Ao Distanciamentos dos tertulianos,

Ai está na integra, estava perdido entre muitos outros não publicados, mas com a chamada de atenção foi recuperado.

Rosinha.

Anônimo disse...

PELOS VISTOS HÁ POR AI MAIS GENTE A COMER BEM ,E QUE SABE ESCOLHER BONS RESTAURANTES.CABIDELA NUNCA TIVE O PRAZER DE PROVAR, TALVEZ PARA A PROXIMA......
SEREIA......