quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

CANTARES DOS REIS NO ALANDROAL.

O Grupo de Cantadores dos Reis de Alandroal, saíram ontem à noite mais uma vez à rua para cantarem os Reis aos Alandroalenses.

Como tradicionalmente começaram por brindar os seus cânticos aos mais idosos, no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Alandroal, depois iniciam um périplo pelas ruas da vila, parando a momentos nalgumas casa comerciais, onde eram esperados com uma "mesa farta" para saciarem os seus apetites, tudo isto depois de brindarem os proprietários com um cântico e uma vénia final.

E foi assim que aconteceu no edifício de sede do Concelho, onde além um farto banquete, eram esperados pelo Executivo Camarário e por vários populares.

O Presidente João Grilo, começou por se mostrar lisonjeado com a visita, a qual agradeceu e desejou que se mantenha por muitos mais anos. Não terminou sem antes dizer que tinha uma pequena surpresa para os Cantadores dos Reis.

« Este ano temos uma pequena maldade para lhes fazer, vão ter de nos ouvir cantar a nós!»

A "pequena maldade", não foi mais, nem menos, que cantar os parabéns aos Cantadores dos Reis, que este ano fizeram 20 anos.

Facto que os cantadores muito agradeceram, e depois de sopradas as velas do bolo criado para o efeito, tomou a palavra o porta voz dos cantadores, João Ribeiro.

Que agradeceu a surpresa, mas emocionadamente e em 1º lugar quis lembrar os 3 fundadores do grupo já desaparecidos, José Galvão, José Vicente e Vicente Roma.

Depois aproveitou a ocasião, para pedir colaboração ao Município, na realização de um projecto ainda em embrião, mas que inicialmente consiste em celebrar esta efeméride dos 20 anos do grupo, fazendo várias actividades durante um mês, com outros grupos similares da região.

Concordou-se que esta ideia iria ser trabalhada num futuro muito próximo, por ambas as partes.

Depois os Cantadores dos Reis, dedicaram mais um cântico a todos os presentes, que podem ver aqui em mais um vídeo Alandroalandia.
Clique na seta para ver o vídeo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Nota-se a falta do Faneca.
Boas melhoras amigo.
Assinado:"quando é que te vás embora"

Anônimo disse...

ROSINHA:o grupo de cantares iniciou o cante na Junta de freguesia da Alandroal e não no Lar da Santa Casa como é referido na peça.

Anônimo disse...

grande Perinha, grande air-FAdo, grandes loendros!

Anônimo disse...

Muito bem presidente Grilo, não se esqueceu dos vinte anos cantando os reis e presenteou com um bolo de aniversário os nossos cantadores. Muito boa a sugestão do grupo para comemorar este aniversário, fazendo várias actividades durante um mês com outros grupos da região. A colaboração com a Câmara penso que vai ao encontro de todos os que se enraízam nestas tradições culturais tão longínquas no tempo.

Anônimo disse...

O MAIS ENGRAÇADO NISTO É O GRILO A ESCREVER NOS BLOGUES A DIZER BEM DELE PRÓPRIO!!!!!!!!!!!!

VAI LÁ VAI

ATÉ A BARRACA ABANA

SIR LARANJEIRA

Anônimo disse...

SIR LARANJEIRA AGITA A PALMEIRA E SAI BANANEIRA COM TANTA ASNEIRA!!!

AHAHAH...
EHEHEH...
IHIHIH...
OHOHOH...
UHUHUH...

PARTO O COCO A RIR COM ESTES SIRES!!!

Anônimo disse...

ISTO SIM É CULTURA. GOSTEI DE VER O " CHAIMITE" UM ABRAÇO.