terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PESCA - A CAPTURA DE LUCIOPERCA

Estavam a pensar que com o frio e a chuva, os mais badalados lúcios do momento não cooperavam com os pescadores?

Puro engano, não há luciperca, que resista ao material made in-Al-sport, mais a mais, quando a esse material se junta um pescador persistente e apaixonado por esta "arte"!

Como é o caso do Paulo Palma, um aficionado pescador de Pardais, frequentador da Al-sport, que capturou um lúcioperca no dia 26 de Dezembro 2009 na barragem de Luciffecit. Este belíssimo exemplar pesou 5,250 kg. e media 84 centímetros.

Paulo Palma, com o seu exemplar, numa fotografia já tirada em casa.


84cm. de peixe, que deve ter dado um belo assado.

20 comentários:

Buga disse...

Amigo Rosinha, recebi um comentário no meu blog em Italiano ou qualquer coisa do género, em que o comentarista diz que o record está em 13 quilos!!!
Sabes se é verdade?
Acho estranho, uma vez que normalmente as "cenas" se sabem muito rapidamente e o Grande ALANDROALANDIA está sempre em cima do acontecimento e nada publicou sobre o assunto......

Parabéns ao Paulo Palma, e a todos os pescadores persistentes...

Um abraço...

Varandas disse...

:) é provável, porque eu só tenho feitos pesquisas em Portugal.

E segundo já li estes peixes podem ir até aos 20kg. pese embora tenham uma curta média de vida ( 6 anos ).

E depois esta espécie é muito recente em Portugal, nem as nossas temperaturas são as ideais para o seu maior crescimento, por isso é natural que nos paises de onde são "naturais" se dêem melhor.

No entanto, nós vamos averbando o nosso record, depois logo se verá, se o Lucifécit não prega uma surpresa aos "bambini" !

Fica bem, Rosinha.

Anônimo disse...

Pesava 5,250 Kg a balança estava homologada ou foi pesada a olho?

Anônimo disse...

EU PESCADOR

Eu pescador que pesco por um instinto antigo
e procuro não sei se o peixe se o desconhecido
e lanço e recolho a linha e tantas vezes digo
sem o saber o nome proibido.

Eu de cana em punho escrevo o inesperado
e leio na corrente o poema de Heraclito
ou talvez o segredo irrevelado
que nunca em nenhum livro será escrito.

Eu pescador que tantas vezes faço
a mim mesmo a pergunta de Elsenor
e quais águas que passam sei que passo
sem saber resposta. Eu pescador.

Ou pecador que junto ao mar me purifico
lançando e recolhendo a linha e olhando alerta
o infinito e o finito e tantas vezes fico
como o último homem na praia deserta.

Eu pescador de cana e de caneta
que busco o peixe o verso o número revelador
e tantas vezes sou o último no planeta
de pé a perguntar. Eu pescador.

Eu pecador que nunca me confesso
senão pescando o que se vê e não se vê
e mais que o peixe quero aquele verso
que me responda ao quando ao quem ao quê.

Eu pescador que tragao em mim as tábuas
da lua e das marés e o último rumor
de um nome que alguém escreve sobre as águas
e nunca se repete.

Para o Lobo do Alqueva.

Assinado: Lobo do Rio.

Anônimo disse...

Onde comprou esse lucio?
E que tenho um jantar e queria comprar um igual, foi no pingo doce?

João Silva disse...

O lucio perca pode crescer mt mais... conheço uma pessoa que ja apanhou uma carpa de 6 kg na barragem da Marateca e la o recorde de ser 3 4 kg e sabe-se la os monstros que la ja foram apanhados

Anônimo disse...

Diz.se!! Embora eu nunca tenha visto que o ano passado em Abrantes se apanhou á rede um lucio perca com 14kg e em spinning o maximo que conheço sao 7.4kg

Anônimo disse...

Aqui estão as informações sobre o lucioperca. E embora pareça exagerado são maiores do que qualquer um de vocês pensa! ^^

http://www.arnpd.com/artigo_pesca.asp?Id=4

Anônimo disse...

em abrantes o maximo em spinning ja vai perto de 9 kg!

António J Macedo disse...

Passei ontem pelo Alandroal, vindo de Monsaraz.
Fui à Amieira, e em Reguengos também tentei a lucioperca, mas disseram-me que com este frio nada se apanha, só frio ...
Já vi q me afastaram com um engano. :)
Sou um iniciado mas não desisto.
Está quase aqui neste blog a minha foto com uma magnifica lucioperca ;)
Bom Ano para os pescadores e pescadoras alandroalenses!

Unknown disse...

Boa tarde pessoal,

qual o período de melhor pesca ao lúcio perca?

e existe algum período que ele mal ataca?

já agora alguém daqui pesca no Mondego?

Unknown disse...

Toda a inf. e sites que vocês tenham assim como blog mandem sff.

grande abraço

Varandas disse...

A zona que conheço melhor para a captura de luciopercas é Alqueva, Lucifecit (Alandroa) e Vigia (Redondo).

A altura em que se t~em tirado os melhores exemplares é agora no outono. Até ao fim de novembro se as temperaturas não baixarem muito.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos, Varandas.

Unknown disse...

Obrigado Varandas, hoje pesquei mais um apenas de 1,2kg, mas tive vários toques sem ferrar, procuro ainda a melhor técnica/montagem, tenho observado pescadores e tento estudar a melhor forma..

comentem as vossas montagem malta para trocarmos ideias.

Unknown disse...

Obrigado Varandas, hoje pesquei mais um apenas de 1,2kg, mas tive vários toques sem ferrar, procuro ainda a melhor técnica/montagem, tenho observado pescadores e tento estudar a melhor forma..

Pessoal passem neste blog: http://pescariomondego.blogspot.pt/

Para nos ajudarem a aperfeiçoar a pesca ao lucioperca, uma vez que vocês tem de certeza mais experiência uma vez o lucioperca está a muitos mais anos no vosso rio, obrigado

comentem as vossas montagem malta para trocarmos ideias.

António J Macedo disse...

E que tal um encontro sobre a pesca à lucio- perca?
Tipo este:

6ªfeira das 21 às 23: a teoria sobre o bicho e sua captura
Sábado de manhã: a pratica da pesca no local, com 2 ou 3 monitores/orientadores.
Almoço: lucio- perca à alentejana ... Ou outro peixe do rio pescado uns dias antes ...
Local: Alandroal
Apoios: Camara Alandroal; turismo; empresas locais.
Inscrição paga.

Caro Joel, isto talvez fosse engraçado...
Posso ajudar na organização, sem interesses, se isto for avante.
Abraço
Antonio

Unknown disse...

António J Macedo, isso seria muito fixe mesmo, mas como estou mal de finanças não me posso meter numa deslocação destas :(

Se poder entretanto me ajudar aperfeiçoar a minha pesca passando no meu blog e dando inf.

e ainda por email agradecia.

Mas não não quer dizer que essa ideia não seja colocada em prática numa altura mais oportuna ;)

até já e obrigado

Varandas disse...

Bons dias caros leitores,

Se precisarem de alguma ajuda para desenvolver essa ideia, eu também os posso aqui encaminhar.

Entretanto vejam o psot que meti ontem com várias pescarias feitas nos últimos 8 dias.

Cumprimentos, varandas.

Unknown disse...

Boa Tarde Varandas,

olha manda-me o teu email por mensagem para poder falar contigo com mais fluidez, é que preciso de tirar uma duvidas já para esta sexta.

obrigado pela tua atenção e disponibilidade em ajudar :)

Varandas disse...

Olá Joel,

Não posso colocar aqui o meu e-mail por questões de segurança.

Se não te importares coloca aqui o teu e eu contacto-te. Ou então procura-me no facebook, por Manuel Varandas, do Alandroal.

Cumprimentos, Varandas.