terça-feira, 23 de março de 2010

BURACOS MISTERIOSOS NO ALANDROAL

Não muito longe de Alandroal, mais ou menos a meio caminho entre a periferia da vila e da Fonte das Freiras, apareceu um buraco no meio de um olival.

Nada de anormal, não fosse o facto de parecer não ter fundo! Segundo o Alandroalandia apurou, técnicos da câmara mandaram entulhar o referido buraco, por uma questão de segurança, mas por mais entulho que lá metam, não conseguem fazer a desaparecer a cratera de aproximadamente 3 metros de diâmetro.





A meu ver, mas eu não tenho o curso de " Minas e Armadilhas ", é mais um daqueles buracos causado pela erosão da água. Não se esqueçam que por baixo do Alandroal passa " um braço de mar ", segundo escritos antigos. Com a quantidade de precipitação que caiu este ano, um dessas galerias deve ter alargado e a terra que estava por cima perdeu a sustentabilidade e caiu até ao fundo dessa mesma galeria.

Mas sem ter certezas, deixo uma pergunta no ar. Não seria melhor, antes de entulhar, averiguar de facto o que está ali por baixo? É que se for água, pode-nos dar muito jeito em anos de seca!

32 comentários:

Anônimo disse...

É o Nabais que anda a fazer buracos para se esconder, e o Grilo e o antigo vereador tambem tem que os fazer, porque vão todos ser chamados a contas.
Ainda fica a Gabriela como presidente, se é que não o é já...

SEREIA AZUL

francisco tátá disse...

Rosinha...já na minha infancia aqueles lugares tinham algo de místico. Lembro-me perfeitamente de ali serem encontrados vestígios não só da fundação do Alandroal, como de qualquer local existente na época Romana ( a minha tia Chica, guardava umas moedas que por lá encontrou, e muitos mais do Alandroal terão por ali encontrado vestígios de uma localidade. Esse "buraco" já por lá tinha aparecido (recordo-me perfeitamente)assim como certas "peças" da antiguidade.
Parece-me ser altura, de em tempos de férias se fazerem por ali umas escavações.
É bom que alguem com mais saber e possibilidades académicas se debruce sobre o assunto.
Isto é o que eu chamo os blogues locais ao serviço da sua terra.
Um abraço
Chico Manuel

Anônimo disse...

não é um caso isolados, alem desse buraco abriram mais dois nas redondezas...
Pastor de pulgas

Anônimo disse...

Dizes bem amigo Xico.
Era bom que alguém com mais saberes académicos se debruçasse sobre estas questões que no fundo estão relacionadas com o passado histórico e cultural do Alandroal.
Mas infelizmente temos vários engenheiros na nossa câmara e parece que isto lhe passa tudo ao lado.
O engº Galhardas não parece ter astúcia nem saberes para realizar esses estudos, os que têm canudo querem é o vencimento ao fim do mês!
E quanto ao entulhar o buraco por parte da autarquia, a ser verdade, parece mesmo uma brincadeira de mau gosto.

Rosa Maria

Anônimo disse...

Alguém com saber na matéria e com capacidades académicas só pode ser a Kacus. Vasculha tudo a rigor e com grande competência!

Anônimo disse...

Boa noite.
Pela localização que o Rosinha descreve parecem-me suficiente próximo da "villa" romana de Vilares para que com ela tenham alguma relação. Por alí é possível encontrar à superfície vários vestígios da sua existência, às quais o Chico Manuel faz referência, como fragmentos de cerâmicas de construção (telhas e tijolos), cerâmica comum, elementos em mármore e bronze; no local pode-se ainda observar a presença de trincheiras que poderão pertencer a um troço de via romana;é ainda documentada, nas proximidades, a existência de uma necrópole (cemitério), igualmente de época Romana.
O sítio é referido na bibliografia desde as Memórias Paroquiais de 1758,passando por vários autores como Túlio Espanca, Jorge Alarcão, Mário Saa ou Manuel Calado na Carta Arqueológica do Alandroal (que deve ser consultada pelos responsáveis da autarquia para tal, sempre que forem autorizados trabalhos de escavações, remoção ou revolvimento de terras), onde pode conferir a sua localização e uma pequena descrição do sítio.
No que diz respeito aos buracos, é difícil, através das imagens, perceber o que serão, no entanto parece-me que dada a proximidade a Vilares se deveria consultar um técnico competente antes de qualquer intervenção no local; poderão corresponder a silos ou poços, ou então não ser nada disso e sim algo parecido com o que o Rosinha propoe.
Quanto ás escavações que o Chico Manuel fala parecem-me muito boa ideia!
Conceição Roque

Anônimo disse...

O João Mentiras vai ter de se esconder dentro de um buraco assim porque não vai conseguir dar conta do recado.
Pelo menos aqui na freguesia de Santiago o descontentamento já se começa a notar.
As ajudas são só para os amigos.
Não foi para isso que votamos nele.

Sacaio esperto

Anônimo disse...

Ò sacaio esperto de tão esperto que és não consegues sequer distinguir entre o falar sério e dizer mal das pessoas porque na tua terra sempre assim foi???Diz mal da tua familia que disso deves do saber muito bem ...mas deixa lá os outros em pa ; E já agora um favor que te pedimos os Alandroalenses quando se está a falar de assuntos sérios se não tens nada que dizer além de disparates deixa-te estar caladinho.
Vais ver o figurão que fazes

Nuno Eduardo Coelho disse...

Eu parece-me que é a caverna do "Dragão"!
Mudou-se para o Alandroal, e é nessa cova que o "Dragão" azul vai hibernar!!!!
Eheheheheheh....

SAUDAÇÕES BLOQUISTAS E BENFIQUISTAS

Anônimo disse...

Antes de mais, peço desculpa por ser aqui que vou colocar este comentário...

Tanto que se tem falado de pesca, e semanas gastronómicas e sei lá mais o quê que se vai passar no "Alandroal", e que os do contra se lembraram de andar por ai a questionar por ser proibida a pesca nesta altura, então sendo assim já se deram ao trabalho de se informarem se é só no Alandroal que isso se passa?
Então eu digo-vos que se passa em variadissimas localidades de todo o Portugal de Norte a Sul, e todas na altura do defeso...

E ATENÇÃO, no Alandroal são 8 dias, nos outros lados é um mês inteiro...

Deixo-vos apenas um exemplo!!!

("Festival do Peixe do Rio "programa do hotel"
27 e 28 de Março de 2010")

("O Hotel Guerreiros do Rio coloca á disposição transporte até á Mesquita e travessia do Guadiana para o Pomarão (Local do Festival)



Custo 10,00€ por pessoa

Saidas do Hotel a partir das 09.00H de Sabado e Domingo

Reserva Previa


Um típico festival gastronómico associado ao peixe do rio. Decorre na aldeia ribeirinha do Pomarão durante o mês de Março. Uma excelente oportunidade para provar o muge frito, o ensopado de enguias, as enguias fritas, a lampreia, a caldeirada de peixe do rio, as sopas de peixe e outros petiscos típicos.")


É apenas um exemplo...
E para esses que vem aqui criticar que está mal feito por ser no defeso da pesca, queira deus que todos sejam apanhados quando forem por ai á pesca nesta altura, porque a maioria dos que aqui criticam, são trangressores do piorio que vai havendo....

Boas pescarias a todos, agora ou depois...

Anônimo disse...

Caro senhor, de 24/03/2010 16:47:00os restaurantes, hoteis e qualquer entidade privada podem fazer o que quiserem, pois lá estão as autoridades para os sancionar e o problema é deles, mas meu amigo esta organização foi do Município do Alandroal e ai é que está toda a diferença, uma Câmara a promover ilegalidades só de gente louca e irresponsável.
Mas neste país, quem de facto deveria dar exemplos é quem pratica as maiores vigarices.

PESCADOR DO RIO

Camões disse...

Parece a caverna do Dragão?!...
Diz a Águia muito emproada!
Quando sair da hibernação...
P'lo bloquista és depenada!!!

POETA

Anônimo disse...

Então os senhores são pescadores e não sabem que no Alqueva se pode pescar o ano inteiro!
Senhor Varanda corrija-me se estiver errada.Obrigado.

SEREIA

Anônimo disse...

Mandaram logo os empregados da câmara entulharem o buraco, já se sabe que eles gostam muito de trabalhar só devem ter mandado duas ou três pazadas de entulho no dia todo.

Anônimo disse...

O comentário de Conceição Roque deve ser levado a sério pelas entidades competentes a bem do nosso património histórico e cultural. Esperemos que estas entidades não sejam como as outras que as antecederam e que nestas matérias eram zeros à esquerda.

Anônimo disse...

Os politicos eram bem empurrados lá bem para o fundo. São todos iguais

Anônimo disse...

NÃO SEREIA LINDA , NÃO SE PODE PESCAR DURANTE O ANO INTEIRO, E NÃO É SÓ O ROSINHA QUE SABE DE PESCA.NESTE MOMENTO E QUANDO O EVENTO COMEÇOU , NÃO SE PODE PESCAR.

Anônimo disse...

Pedido de informação de alandroalense a viver fora da terra.

A Carta Arqueológica do Alandroal teve algum desenvolvimento desde que foi publicada ?

A edição parece-me ter saído em 1993 ( só não lhe dou a data exacta porque não tenho, agora, o livro à mão ).

Já houve alguma actualização ?

Esse tipo de edições/publicações nunca são produtos acabados, precisam de actualizações periódicas. Como vivo longe, talvez eu não me tenha dado conta de uma eventual revisão. Parece-me, até, que o Alandroal foi pioneiro nesse género de publicação. Ao menos uma vez na vida fomos os primeiros.

Gostaria que a resposta me fosse dada pela Conceição Roque, já que me parece entendida na matéria.

Já agora gostava de saber se esta senhora é a mesma ( com o mesmo nome ) que aparece na lista de colaboradores do Dr. Manuel Calado.

Muito obrigado.

Anônimo disse...

Trabalho há mais de 20 anos nesta câmara e já tive varios presidentes, mas aldrabão, mentiroso e falso como este ainda não tinha visto nenhum!!!!!!!!!!!

Maria Papoila

Anônimo disse...

Caro “Alandroalense a Viver Fora da Terra” e demais interessados:
As informações que solicita poderiam ser prestadas, tenho a certeza, por qualquer outro cidadão mais atento; no entanto, se puder contribuir, deste modo, para um melhor esclarecimento, tentarei dar apenas uma achega.
Faço notar, porém, que será apenas uma opinião, o mais objectiva possível, mas que julgo ser partilhada pela maior parte dos meus colegas, e que se aplicará ao concelho do Alandroal como a qualquer outro que tenha anteriormente editado uma Carta Arqueológica.
Parece-me consensual que um documento desta natureza é, por definição, por um lado, uma obra inacabada, à qual é sempre possível adicionar novos dados ou aperfeiçoar os já existentes, por outro, um Instrumento de trabalho, tanto para o meio científico, como para uma correcta administração dos recursos por parte das autarquias.
A primeira edição da Carta Arqueológica do Alandroal está a fazer 17 anos e a sua revisão mais se justifica pela extensa área territorial que o concelho ocupa; acresce o facto, nada despiciendo, de que nos últimos anos os trabalhos efectuados no âmbito do projecto da Barragem do Alqueva vieram acrescentar dezenas de novos sítios, sujeitos a levantamento e escavação, constituindo uma imensa e importantíssima informação, até ao momento não sistematizada, sobre o concelho.
Colaborei na elaboração da Carta Arqueológica do Alandroal como aluna do curso de Técnicos de Arqueologia de Campo, que decorreu no Alandroal entre 1993 e 1994, promovido pelo Centro de Emprego de Estremoz e a Câmara Municipal do Alandroal, e no qual o Manuel Calado foi coordenador.
Conceição Roque

Anônimo disse...

ja agora queria deixar aqui um abraço pa kina maria e pa malta touda. voçes sao de mais,


ass, cabritinha da serra

Anônimo disse...

3 H - Comunicação de Marketing, Lda.Cç. Marquês Abrantes 43-R/C-D Lisboa, LISBOA, Lisboa 1200-718

p: 213947320 f: 213947328

Em vez de pagarem rios de dinheiros a estes senhores paguem mas é as horas extraordinárias aos funcionários e aos fornecedores

Anônimo disse...

Ah... a Carta Arqueológica do Alandroal foi elaborada e publicada em 93/94 ! ... mas esse não foi o tempo da "dinastía" dos comunistas ?
- E eu a pensar que os comunas apenas se preocupavam em comer criancinhas ao pequeno almoço e em dar injeccções atrás da orelha dos velhos.

- Calculem ... como eu estava enganado ! ... afinal, também tinham preocupações culturais.

- Possivelmente também foi no tempo deles que se publicou o livro dos Cantadores de Alegrias, Mágoas e Mangações. ( lembram-se ... aquele que cantava os poemas da maior parte dos poetas populares do Concelho e, ainda por cima, com a fotografia de cada um deles ) ou, ainda, aquela publicação que focava a aldeia da Venda e as festas da Santa Cruz e que, salvo erro, tinha na capa uma fotografia da Pedra Alçada.

Será que foi também no tempo desses desalmados comunas que se editaram, durante anos seguidos, os livros das crianças da itinerância pré-escolar ?

-Fico a perguntar para mim mesmo, quantos livros editou a Câmara do Alandroal depois dessa época !...

-Venham-me depois falar em cultura... venham ! ...

- Passem bem.

Anônimo disse...

AO comentador das 9:52,muito obrigado pela informação eu de facto não tinha a certeza,e perguntei ao senhor Varandas porque sei daqui deste blog que ele é pescador(Infelizmente não o conheço ).Obrigado pelo Linda .....RISOS....
Um abraço do fundo do mar
SEREIA

Anônimo disse...

"O comentário de Conceição Roque deve ser levado a sério pelas entidades competentes a bem do nosso património histórico e cultural. Esperemos que estas entidades não sejam como as outras que as antecederam e que nestas matérias eram zeros à esquerda."

Fiz este comentário sobre a atenção que as entidades competentes devem ter para com o património histórico e cultural e, ao reler o mesmo, deparei com um grave erro que pode levar a más interpretações. Onde escrevi "as outras que as antecederam", referia-me exclusivamente à governação socialista dos últimos 8 anos na Câmara Municipal do Alandroal. É um facto que nesta matéria, a governação comunista, nada ficou a dever aos que os procederam, bem pelo contrário, demonstraram disponibilidade, sensibilidade e vontade para os aspectos culturais do nosso concelho, tendo tido para esse efeito uma abertura com as várias correntes de opinião da altura, quer comunistas ou de outras áreas políticas. A grande diferença esteve aí mesmo e esperemos que os novos governantes possam daí tirar as ilações necessárias para o quão importante são as questões patrimoniais e culturais.

Um independente

Anônimo disse...

Então quando é que os homens PJ entram pela camara dentro novamente ?
Mas agora com uma carrinha celular, deve entrar pela rua dos bombeiros apanhar os dois clientes, depois pelo jardim de são Pedro e depois seguir para Tires.....hehehehe

Anônimo disse...

Andas muito aziado com a PJ. Toma uns sais de fruta camarada!!!!

Anônimo disse...

vão prender os bombeiros?
não acredito

Anônimo disse...

Os bombeiros não vão prender ninguém, mas o Festanças e João Mentiras se calhar vão tirar umas férias forçadas e o destino é o mesmo...
Sacaio Atento

Anônimo disse...

Vão para Cuba os dois mais uma vez,tanto aldrabão é um como o outro, e ainda há quem vote e defenda esta cambada.
Andam todos ao mesmo.

Anônimo disse...

Como os sais de fruto não fazem efeito toma umas pastilhas Rennie...

Anônimo disse...

o alandroal/concelho, tem grandes potencialidades historicas. é pena não ter sido aproveitado... mas como no alandroal se critica quem faz e quem não faz, fica tudo na mesma