terça-feira, 16 de março de 2010

DIVULGAÇÃO - MOSTRA DE ARTESANATO


Alandroal: Fórum cultural recebe mostra de artesanato

O Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal vai receber a mostra de artesanato “A Arte de Reaproveitar a Madeira”, a partir do próximo dia 19 de Março. A exposição, da autoria do artesão Manuel Claré, vai estar patente no Fórum alandroalense até ao próximo dia 04 de Abril e conta com o apoio da Câmara Municipal de Alandroal.


Candeeiros, candelabros, bancos e castiçais, são alguns dos exemplos de peças que os visitantes poderão ver na exposição “A Arte de Reaproveitar a Madeira”. Manuel Claré, autor das peças que vão ser expostas, explica que «o objectivo da mostra é dar a conhecer às pessoas que a madeira pode ainda ter utilidade, mesmo quando se julga que a única solução é deitá-la fora».

O artesão explica que, desde miúdo tem o gosto pela arte trabalhar a madeira, mas só aos 33 anos conseguiu fazer o curso de marceneiro. Manuel Claré assegura que «é especialmente gratificante transformar algo velho e sem uso numa peça nova», por isso apenas utiliza nos seus trabalhos madeira já usada e também alguma que encontra pelos seus passeios no campo.

Há alguns anos atrás, num desses passeios, descobriu por acaso uma raiz de árvore. Ao apreciar o pedaço de madeira inerte achou que poderia torná-la numa peça única. Esse foi o ponto de partida para começar a transformar raízes de árvores em peças de artesanato, uma das vertentes do seu trabalho.

João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, assegura que a «autarquia está sempre disponível para apoiar este tipo de iniciativas. Este tipo de trabalho não é muito comum e, como tal, é para nós um orgulho poder apresentar uma exposição deste tipo e de um artista do concelho. Vale a pena vir ao Alandroal visitar a exposição e aproveitar para ver toda a beleza paisagística e arquitectónica que temos para oferecer», concluiu o autarca.

Fonte: Gabinete de Imprensa do Município de Alandroal

12 comentários:

Anônimo disse...

grande mestre claré
para mim, esta http://www.flickr.com/photos/alacraus/2338646998/ é das minhas preferidas!
abraço
Comissário

Anônimo disse...

CARO ROSINHA VI NO CANAL 1 DA RTP O ANUNCIO DO 1º FESTIVAL DE JAZZ DE REGUENGOS DE MONSARAZ QUE PELO QUE PERCEBI COMEÇA AMANHÃ. SE NOS PUDERES DAR INFORMAÇÃO MAIS DETALHADA AGRADECEMOS.

Anônimo disse...

O Zé Carvalho BLÁ BLÁ BLÁ, o Zé Carvalho BLÁ BLÁ BLÁ!!!
O Forum blá blá blá, o Forum blá blá blá!!!

Queres mais do mesmo?
Vai ao site da camara de Reguengos pá!!!
Já tás a querer largar xeiro aqui outra vez....
Já enjoaaaaaammmmmmmmmmmm!!!

Anônimo disse...

Pelos vistos vocês os mudinhas patéticos é que querem do mesmo, ou seja nada.
Está á vista de toda a gente que quem sabe o que faz, faz e bem, e também já se percebeu que a pessoa de quem vocês não conseguem deixar de falar, não precisa da Câmara do Alandroal para nada, ao contrario de muitos que por lá estão, que nunca tinham tido um carro de jeito se não fosse o da Câmara, nunca tinham jantado fora tantas vezes, como agora á conta do orçamento, e quando de lá saírem voltam para as suas vidinhas pobres de tudo.
Tinham inveja da vida do homem, agora, para mal dos vossos pecados a inveja é redobrada pois em vez de um tacho tem vários. Risos…

Anônimo disse...

Pergunte lá ao senhor Zé Carvalho onde foi ao dinheiro para comprar um monte e o jaguar,deve ser com o proficionalismo que tem ,o que virá a seguir um BENTLEY,ou um AUDI R8,e agora qual será o vinho que bebe? E digestivos quem sabe um LOUIS XIII?
Proficionais temos alguns e não duvido que ele seja um deles mas a ganhar tão bem como ele só no tempo do outro senhor.

SEREIA

Anônimo disse...

"deve ser com o proficionalismo que tem ,o que virá a seguir um BENTLEY,ou um AUDI R8,e agora qual será o vinho que bebe? E digestivos quem sabe um LOUIS XIII?
Proficionais temos alguns e não duvido que ele seja um deles".

Ó Sereia deves andar um bocado baralhada. Ou bem que o homem é profissional, ou bem que não é vê lá se te entendes...

Anônimo disse...

Amigo o senhor era pago a preço de ouro por amor de Deus....
Não estou a questionar o seu proficionalismo mas tudo tem a sua conta.
Jantares,horas ,etc...


SEREIA

Anônimo disse...

"Amigo o senhor era pago a preço de ouro por amor de Deus...."

Ó tótó o homem já publicou o que ganhava e não é nada de extraordinário....vê lá mas é se te deixas de perseguições parvas e abres a pestana....
"Jantares,horas ,etc..." e o que mais irão buscar? Quantas vezes o homem ia à casa de banho e a quantidade de papel que gastava não?

Tenham juízo...

Anônimo disse...

Até o papel devia ser XPTO...

Anônimo disse...

amigo ele poblicou o que lhe convinha...
engana-me que eu gosto..

Anônimo disse...

Vocês são mesmo parvos...o homem publicou as contas de um ano inteiro....burros!
Quanto ao papel.....folheado a ouro que desliza melhor....eheheheh

Anônimo disse...

Podem dizer o que quiserem, mas quem ficou com a fama de João Mentiras foi o Grilo e dela não se safa, porque foi apanhado com a boca na botija e provou-se que é um aldrabão.
O resto é paisagem e quer gostem quer não gostem tem que engolir a seco, que remédio.
As pessoas quando são integras não tem alcunhas.