quinta-feira, 18 de março de 2010

PESCA - A CAPTURA DE ENGUIAS

Já aqui falámos de capturas de quase todas espécies existentes nas nossas águas, mas da espécie que aqui lhes trago hoje, raramente se conseguem imagens:

A ENGUIA EUROPEIA. A enguia é um peixe pouco frequente nas nossas águas e quando aparecem são muito difíceis de tirar, dando luta sem quartel ao pescador, sendo por isso motivo de orgulho para qualquer pescador desportivo a sua captura.

Foi o que aconteceu com esta de 78cm, capturada pelo Inácio Varandas, no passado Domingo na Ribeira do Licifécit, a jusante da barragem com o mesmo nome.


Inácio, o "babado predador" de peixes, com o seu "troféu".

5 comentários:

Anônimo disse...

PERGUTEM LÁ AOS AMANTES DAS ENGUIAS SE QUANDO AS VÃO COMER A VILA FRANCA SE SÃO CONGELADAS.
QUEM GOSTA DE PEIXE DO RIO TAMBEM NÃO GOSTA DELE CONGELADO.
AÍ GRILO E COMPANHIA SÓ FAZEM M....

Anônimo disse...

OS AMANTES DAS ENGUIAS GOSTAM DELAS BEM VIVAS EH!EH!EH!

ASSINADO: ENDOVÉLICO

Anônimo disse...

Ó sr. endovélico o senhor gosta delas bem mortas e mal-cheirosas....mas há gostos para tudo...Olhe a ASAE.

Endovélica

Anônimo disse...

O Endovélico gosta mesmo delas mal cheirosas, acusou o toque e nunca mais disse nada.
Gostos são gostos!!!!!
Endovélica

Anônimo disse...

Observações da Endovélica (8 anos de idade), depois de ter recebido da sua mãe a espinhosa missão de vigiar às escondidas a sua irmã Sereia (17anos),que por fim teve permissão da sua severa mãe para poder namorar no sofá da sala.
Endóvélica faz o seu ingênuo e detalhado relatório de tudo que viu, ouviu e sentiu:

Para a Mãe:
Mãe, a Sereia e o namorado apagaram a maior parte das luzes e
sentaram-se no sofá. Ele chegou perto dela e começou abraçar a Sereia com muita força.
A Sereia deve ter começado a ficar doente, porque o seu rosto começou a ficar vermelho.
O namorado dela deve-se ter percebido que ela começava apassar mal, porque ele colocou a mão dentro da blusa dela, acho que pra sentir o seu coração.
Só que ele demorou muito pra o encontrar !!!
Aí mãe, foi ele quem começou a ficar doente, porque os dois começaram a ficar ofegantes, com pouca respiração.
Acho que a mão dele estava fria, porque ele a colocou por dentro da saia da Sereia, que deitada no sofá ia dizendo que estava muito quente.
Depois de algum tempo consegui ver o que estava a deixar os dois
doentes: uma ENGUIA enorme tinha saltado do bolso das calças dele, era muito grande, devia ter uns 20 cm de comprimento.
Foi então que a Sereia agarrou a enguia com as duas mãos, acho que para evitar que ela fugisse, e disse que era a maior que já tinha visto.
De repente a Sereia deve ter ficado maluca, porque ela tentou comer a enguia.
Colocou ela inteirinha na boca e ficou tentando engolir.
Acho que enguia é uma coisa muito dura e ruim para se comer,principalmente viva, porque depois de muito tempo a enguia vomitou e saiu da boca da Sereia
ainda inteirinha!!!
O namorado da Sereia então, enfiou a enguia num saco plástico, tentando sufocá-la, daí a Sereia tentou ajudá-lo e deitou-se prendendo a enguia entre as
pernas, enquanto o namorado deitava-se em cima dela, eles ficaram tentando
esmagar a enguia entre eles.
Mãe, eu fiquei assustada porque a Sereia gritava tanto e se contorcia toda. Depois de muito tempo os dois soltaram um suspiro de alívio. Acho que conseguiram matar a enguia, porque vi ela pendurada por baixo da barriga do
namorado da Sereia.
A Sereia e o namorado sentaram-se no sofá e começaram.se a beijar e eu quero que um raio caia na minha cabeça, se a enguia morta não ressuscitou e viveu de novo e eles começaram a batalha novamente.
Acho que o namorado estava cansado, porque foi a Sereia que tentou
esmagar a enguia sentando-se em cima dela.
Imagino que a Sereia é muito fraquinha, porque depois de algum tempo o namorado pediu para ela se deitar de bruços e voltou a tentar esmagar a enguia, mas dessa vez com muita força.
Fiquei preocupada, porque a Sereia gritava muito, porém, a vontade de matar a enguia era tanta que ela gritava ‘Vai,Vai, Não Pares, Não Pares’.
Depois de uns 40 minutos enfim o alívio: a enguia morreu!
O namorado da Sereia disse que estava todo esfolado e jogou a pele da enguia pela janela. Mãe, eu estava a pensar, acho que as enguias são como gatos, tem sete vidas ou mais… ‘

Assinado: Endovélico