sábado, 27 de março de 2010

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE.

TERTULIANOS , suas "alarvidades" e leviandades

Ontem estiveram presentes: Aphia, Reileão, Bichano, Poeta e Eu.

Como observadores estiveram KGB, Mata-birra, Rei do Gado e Gitana.


Ordem de Trabalhos:
1. Caldeta de Peixe do Rio e Carpa Assada . ( Este ponto é variável semanalmente ).

Como já estava definido, a Tertúlia quis-se também associar à " I Mostra Gastronómica de Peixe de Rio " e nada melhor que fazê-lo com uma caldeta na Capital do " Peixe do Rio ", Juromenha.

Assim como o Restaurante " O Mateus " fazia parte deste Roteiro gastronómico, foi o escolhido. E não nos arrependemos, pois a caldeta servida estava ao gosto de todos, e muito especialmente ao meu, pois estava espessa e com muitas ovas à mistura. Até os barbos que a acompanhavam ajudaram ao requinte daquele repasto, pois eram em tamanho suficiente para que se fizesse uma conveniente selecção das espinhas.

Já a Carpa Assada com molho de tomate, foi uma estreia naquele restaurante, pelo menos foi o que nos foi dito pelo " Chief "! Preparou aquele molho especialmente para ser avaliado por nós.

E pode-se dizer que passou com distinção, estava tão gostosa como a habitual carpa ali feita com molho de poejo, mas com a tremenda vantagem de não ser tão indigesta. E digo isto porque aqueles que já tiveram o prazer de comer a tradicional Carpa com Poejo, sabem como é agradável ao paladar, mas depois há muitos estômagos que se ficam a queixar durante alguns momentos. Esta nova maneira de confeccionar a carpa, merece bem uma nova deslocação a Juromenha.


Local da Tertúlia: Restaurante O Mateus, em Juromenha.

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

A Tertúlia de ontem ficou indubitavelmente marcada pela I Mostra Gastronómica, ainda se falou muito, até em demasia do caso Hulk, mas eu não gosto muito de aflorar aqui os casos do desporto, deixemos isso para outras rubricas.

Quanto à Mostra, ficou no ar que os tertulianos aprovaram a iniciativa e desejam que ela seja o embrião para algo que venha a crescer muito no futuro.

E que o diga o Chefe Mateus, que sem ninguém ainda lhe ter perguntado nada, disse-nos logo com um sorriso na cara: « Em passando este fim de semana, estou quinze dias sem fazer caldetas!!!» « É pá isto tem sido demais, até nos dias de semana, é só caldetas..., caldetas...».

Quanto à discussão tertuliana sobre a Mostra, ela incidiu muito sobre a divulgação e timing da mesma.

Considerou-se que a divulgação foi bem feita ao nível da comunicação social, regional e nacional. Os cartazes da Mostra estavam com um disign simples, mas bonito, e sobretudo com duas frases muito bem conseguidas, consideradas até bastante castiças!

« Caldetas... e o que vier à rede! » e « O Alandroal faz render o peixe », esta ultima pode até ser um slogan para continuar...

No entanto, não há bela sem senão. E os tertulianos consideram que estes mesmos cartazes, não se mostraram muito úteis na beira das estradas, pois a caligrafia não foi a mais apropriada, porque a mensagem não era visível aos automobilistas. Estes para saberem que evento era, tinham de parar as viaturas, o que muitos não faziam por ser incómodo e perigoso. Há que melhorar nesse aspecto.

Quanto ao timing, o qual gerou muita polémica nos meios locais, na Tertúlia não gerou assim tanto porque a maioria dos intervenientes não conhece a legislação, esse esclarecimento ficou a meu cargo e prometo que o farei aqui também no blogue, logo que findada a Mostra.

De alarvidades anda a Tertúlia muito fraca, os tertulianos andam muito assertivos, o que me trás muito preocupado, a vida não pode ser levada sempre tão a sério!

Ainda assim vou-me socorrer de uma exclamação do Bichano, que bem podia ser de qualquer um de nós, na hora que lhe pedi a sua comparticipação: « Quanto!!!? Assim depressa acabas comigo!
»

CONTRA TERTÚLIA:

A tertúlia do dia vinte seis...
(Só pra nós pequenos segredos);
Diz um ditado: vão-se os anéis...
Graças a Deus ficam os dedos!!!

POETA

19 comentários:

Camões disse...

Quanto à contra-tertúlia desta sexta-feira só me ocorre uma quadra:

A tertúlia do dia vinte seis... (Só pra nós pequenos segredos);
Diz um ditado: vão-se os anéis...
Graças a Deus ficam os dedos!!!

POETA

Anônimo disse...

Rosinha ordena a quadra se faz favor.

A tertúlia do dia vinte seis...
(Só pra nós pequenos segredos);
Diz um ditado: vão-se os anéis...
Graças a Deus ficam os dedos!!!

POETA

Anônimo disse...

Quem acha que "...« Caldetas... e o que vier à rede! » e « O Alandroal faz render o peixe », ..." que foi bem conseguido....por amor de Deus!

Que falta de gosto e originalidade e que PIMBA

Mas enfim, quem não sabe mais

Anônimo disse...

Ficam os dedos vão-se os aneis...
isso é uma grande treta;
o POETA está é a ficar
mas é um grande forreta.


Apenas e só brincadeira!

Anônimo disse...

Pelo que leio e não vejo
O poeta tem de acertar
As quandras das tertulia
Antes do vinho "mamar"

Camões disse...

Apenas e só brincadeira?...
Lá vás chamando forreta!
Muito gostosa a caldeta...
Com tempero de primeira!!!

Pra me redimir...

POETA

Anônimo disse...

Apenas por brincadeira,
o alcunhei de "forreta";
peço desculpa ao Poeta;
sou sessentona jarreta.


Se calhar nem me conhecem
e não me levem a mal;
Embora morando longe
eu sou do Alandroal.


Uma Alandroalense que ama a sua TERRA.

Anônimo disse...

esta parte merece destaque.

Ainda assim vou-me socorrer de uma exclamação do Bichano, que bem podia ser de qualquer um de nós, na hora que lhe pedi a sua comparticipação: « Quanto!!!? Assim depressa acabas comigo!

pois é meus amigos, pelo que conheço Restaurante "O Mateus", a comparticipação é em relação qualidade,(onde é de louvar) coisa que não acontece na maior parte dos Restaurantes deste concelho!!

mas até se compreende certos comentários vindos desta tertúlia!!


Cumprimentos

francisco tátá disse...

Meus amigos: meteram-me tanta inveja que agarrei no carro e na familia e fui até ao ZÈ DO ALTO (com letra grande, claro) pois não podia deixar passar esta MOSTRA (com letra grande claro) participar no evento. Gostei da caldeta ( mas prefiro sem ovas trituradas) mas o peixe frito...valha-me Deus...só que tinha de regressar e conduzir...e como tal!!!
Venham mais...
Chico Manel

Anônimo disse...

Não vão pela qualidade preço que isso dava pano para mangas! O mais anedótico da situação é que comendo e bebendo o mesmo, umas vezes é um preço, outras vezes é outro. Porque será?

Anônimo disse...

Amigo o serviço tão bem se paga amigo, deves estar habituado ao Zé da esquina ,mas olha nenhum destes restaurantes é o Zé da esquina são todos de qualidade fiz questão de comer em todos pois vim passar a Páscoa,o senhor é que deve reparar nas entradas ,vinhos e sobremesas que come ,não lhe parece?
E meu senhor cada um tem o seu preço o senhor vai onde poder e ainda bem que assim o é....

SEREIA

Anônimo disse...

concordo perfeitamente com a sereia!!

Anônimo disse...

A Sereia anda mas é parva e comer em todos os restaurantes? Dúvido...

Anônimo disse...

A Sereia anda-se a esticar... Há
por aí umas mentiritas!...

Anônimo disse...

Caros Tertulianos,
cuidado com a "ementa";
mesmo pagando a "Bula"
esta 6.ª NÃO ESTÁ ISENTA.

Apenas e só brincadeira.

Anônimo disse...

Ó Sereia, tu só não reparas nas entradas, vinhos e sobremesas, como reparas no que os outros comem e bebem, era o que dizias, algum tempo atrás, demonstrando o teu carácter nobre de coscuvilheira e metediça na vida dos outros, tu melhor que ninguém te definiste como pessoa de baixo nível de educação e princípios.
Não venhas para aqui dar lições aos outros quando não tens qualquer moral e dignidade para o fazer.
Aliás, só uma pessoa feia de tudo se intitula a toda a hora de linda, é claro que se o fosses de verdade não terias que o andar a apregoar todo o tempo, tanto auto elogio, só se percebe, pela necessidade que tens em ser o que na verdade não és.
Vai aprender a escrever português, e depois comenta qualquer coisa, que não seja dizer mal de todos, menos do teu querido João Mentiras.

Peixe do Rio…

Anônimo disse...

"MENTIRITAS" ,ó amigo não devo a cabeça a ninguem ,ninguem me conhece que necessidade tenho eu disso...
Venho ao Alandroal infelizmente só de vez em quando não está á espera que fique em casa,pois não?
Mas que grande vontade tem os senhores de saber se eu sou ou não bonita ,se digo ou não a verdade , diga lá para que vinha eu para aqui dizer mentiras ou agradar a alguem se a unica coisa que sabem de mim é que o meu pseudonimo é
sereia?
Mas com que tipo de pessoas é que os senhores estão habituados a lidar ?
Eu falo o que sinto eo que acredito e sempre numa boa ,sou divertida e bem desposta ,tenho o hábito de reparar em tudo ,'paciencia não se pode agradar a todos.
Amigo Varandas parece-me que é o ultimo comentario meu que vai aparecer por aqui.
Um abraço da bela
SEREIA

Varandas disse...

À SEREIA

A minha cara leitora tem andado um pouco chateada, será que se anda a deixar abater por certos comentadores destabilizadores que por aqui andam?

Já mostrou ter "arcaboiço" para os meter no bolso, só tem que continuar como começou, usando a sua boa disposição e ironia. Pode ser que os contagie a eles e lhes passe a azia!!!

Rosinha.

Anônimo disse...

Um grupo de gente boa do Alandroal, de varias tendências e cores politicas, queremos agradecer ao Peixe do Rio… comentador de 30/03/2010 17:51:00 por ter definido de uma forma muito simples e concisa o tipo de pessoa que a Sereia ou Sereio é.
Se como a dita ou dito dizem, nunca mais vão comentar por aqui, e a ser verdade, Sr, Peixe do Rio bem aja pelo grande feito e como tal ficaremos para sempre agradecidos.
Muito obrigado.