sábado, 6 de março de 2010

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE.

TERTULIANOS , suas "alarvidades" e leviandades

Ontem estiveram presentes: Aphia, Águia, Reileão, Bichano e Eu. O Verguinha juntou-se mais tarde, já depois da boa nova, que vão saber mais tarde.

Como observadores estiveram:KGB, Libaquista, Ladyleo.

Ordem de Trabalhos:
1. Feijoada ( Este ponto é variável semanalmente ).


Local da Tertúlia: Restaurante Ramalho

Há dias maganos e as cozinheiras não são excepção à regra, ontem deve ter sido um dia desses para a cozinheira que já nos habituou a grandes manjares. A feijoada foi muito pouco conseguida e até o frango que apareceu como recurso ficou em parte por consumir. No problem.. melhores dias virão.

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

A Tertúlia de ontem ficou marcada pela noticia do nascimento do 1º filho ocorrido no seio da mesma, ou mais concretamente, filha, pois foi com imensa alegria que se soube que a pequena Matilde, filha dos tertulianos Verguinha e Tá-ta-rá-tá, nasceu ontem na Maternidade de Évora com pouco mais de 2,200kg, mas correu tudo bem tanto para a bebé como para a mãe, ainda que tenha sido de cesariana. Quis Deus ou o acaso que tenha sido concebida depois de uma retumbante sexta-feira tertuliana e nasceu também numa tertuliana sexta-feira. Significativo...

Os parabéns aos pais e que a Matilde cresça com sorte e saúde, é o desejo de toda a Tertúlia.

Agora e conforme foi prometido, hoje vai a historinha do “Nái”.

Mas antes e para quem já não se lembra ou nunca soube, o “Nai” foi uma daquelas personagens “castiças” do Alandroal. Conheci-o melhor já a entrar nos seu cinquentenário, quando frequentador assíduo das petisqueiras na tasca do meu pai. Homem sempre solteiro, de estatura e compleição “alentejana”, tez escura avermelhada.

Ligeiramente introvertido fora do seu circulo, mas no seu ambiente do dia a dia, era um “Inspirado”! Muito participativo na vida social da vila, para o melhor e para o pior, ele tanto estava metido em todas as iniciativas das associações da comunidade, como se a coisa não lhe agradava, era o primeiro a “deitar abaixo”, no chamado “Tribunal da Fonte” , onde ele era a “autoridade máxima”! Tal como na vida profissional, também na vida social ele era o “aferidor” do Alandroal.

Vamos então a uma das “inspirações” dele. Certo dia, era a Pastelaria Arco-Iris ainda recente, como recentes e esporádicas eram as aparições de mulheres nesses espaços, e estava ele numa das petisqueiras que tanto gostava de fazer com os amigos, entrou uma bela senhora cá do burgo.

O “Nái” que era pessoa respeitada, respeitosa e pouco dado ao galanteio, mas perante aquela aparição ficou totalmente embevecido , tanto pela beleza da mulher, como pelo álcool já ingerido claro!

E não esteve com meias medidas, passou duas ou três vezes com uma das mãos pelo baixo ventre e de seguida soltou uma brutal exclamação « Já estou a ficar desneutralizado ».

Perceberam onde era a sua habitual neutralidade?

Segue...

22 comentários:

Anônimo disse...

So ontem me apercebi que ha 4 meses que nao pagam horas extras aos funcionarios da camara mas continuam a manda-las fazer, parece que os motoristas sao obrigados a faze-las senao as crianças que nao moram no alandroal nao vao à escola. E tambem me disseram que a mulher do grilo, sempre fez horas extras no tempo do outro presidente. Sei que ha pessoas que contavam com esse dinheirito extra, ja que as tinham que fazer e têm passado muitas dificuldades....

Anônimo disse...

tambem ja ouvi falar nessa situaçao,tambem ja vi uns programas para a travessia da ponte 25 Abril que a camara da transporte,acho que tambem devia de constar no repectivo programa que os motoristas dao o seu apoio,visto que nao sao pagos!e nos transportes do futebol,as associaçoes tem que pagar o transporte a camara e quem paga aos motoristas????????

Anônimo disse...

As horas extrordinárias são por vezes bónus que as Câmaras dão aos que menos precisam.
O motivo, eles lá sabem porquê.

Anônimo disse...

Pagam mal , não pagam horas etc.,o que é certo é que muita gente quer é ir trabalhar para a cm. Eu não sei se as pessoas querem trabalhar ou querem um emprego...
Concordo se existem horas por receber que sejam pagas(que vão ser ,pois o nosso presidente é uma pessoa de palavra e seria),e tambem concordo que só possam fazer horas aqueles funcionarios em que o seja mesmo necessario ,comoo caso dos trasportes dos miudos,isto se não for possivel alterar o horário desse mesmo funcionario,por ex. se o funcionario deveria entrar as 9h e sair ao 12:30, e se for necessario que cumpra as suas funções por ex ás 8h e se já não for necessario ao 12:30 ,mas só até as 11:30 então ai não há necessidade de se pagar horas poderia esse horario ser adptado consuante a necessidade das suas actividades (EU NÂO SEI SE ISTO é POSSIVEL) ,a cm poupava horas e tinha o seus transportes assegurados ,os trabalhadores trabalhavam as mesmas horas e já não se podiam queixar de horas por pagar.
É a minha ideia sei que não vai agradar a todos ,mas tambem não passa disso mesmo ,uma ideia de uma anonima.
Meus amigos numa empresa quem ganha não são só os patrões ,se as coisas funcionarem e existir compreenção e colaboração de ambas as partes so estao todos a ganhar,os patrões que estãoa facturar e os empregados que tem o seu posto de trabalho assegurado,e uma mão lava a outra hoje é o patrão a precisar amanha pode ser um dos funcionarios ,e se as coisas correrem bem tenho a certeza que não existe patrão nenhum que negue coisa alguma a um bomfuncionario que mostre serviço,e boa compreenção.O mesmo se passa ao contário se for o patrão a necessitar de por ex .mais produção,adiamento de dias de pagamento de vencimento por qualquer motivo,etc.
Existe hoje em dia uma grande falta de compreenção da falta ds pessoas.
SEREIA

Anônimo disse...

Caros tertulianos eu que reparo em tudo, começo a achar que vocês são muito esquisitos com a comida, uima das vezes que foram ao Zé do Alto puseram defeitos no menú, desta vez no Ramalho a comida não estava grande coisa e em relação a este restaurante já não é a primeira vez que a critica é feita. Sugestão comecem a ir só aos restaurantes onde a comida é tragável!

Anônimo disse...

Pessoa de palavra e séria? Ó Sereia por acaso estás a falar no João Mentiras?Ouviste a entrevista na Rádio Corval? Se não ouviste toma atenção à da rádio Elvas que vai ser ainda esta semana!
Muito gostas tu do João Mentiras, já dá para desconfiar!

Anônimo disse...

Amigo das 10:55 por amor de deus"já dá para desconfiar"...
O senhor é casado e muito bem casado,com uma mulher fantastica a quem eu respeito muito,respeito os 2.
Mas diga me uma coisa ,esta com ciumes de mim ou??????
Um abraço

SEREIA

Anônimo disse...

Ciumes de ti? Dasssssssssssssss
Que até usas bigode......
Tu e o Grilo têm uma coisa em comum, são grandes aldrabões...
Do fundo do mar
Rodovalho

Anônimo disse...

Ó sereia é só abraços e beijinhos e então o resto? Não passas a vias de facto?
Do fundo do mar

Tubarão Martelo

Anônimo disse...

Ó amigo tubarão está a pedir-me em casamento?
Fique já a saber que tenho muito mau feitio,pois não há bela sem se não.
Isto para casar tem que ser como deve ser, pai já não tenho infelizmrente mas tenho um bom padrinho e tem de lhe pedir a mão como manda a tradição(Nâo se esqueça do anel de noivado)
Um grande beijo senhor tubarão
SEREIA

Anônimo disse...

Pois é tenho que pedir a tua mão ao Grilo......risos...

Anônimo disse...

O par mais badalado dos notaveis do Alandroal..
Sereia e João mentiras.
VAI LÁ VAI.............

Anônimo disse...

Com uma sereia de bigode , casar?
Vamos ter pela primeira vez no Alandroal um casamento GAY , de facto á sempre uma primeira vez para tudo , mas este casamento é muinto importante , até o João Mentiras vai ser padrinho.

CAMILO BORREGO

Anônimo disse...

Olha, olha,tamtos ciumes....RISOS...
Mas não deve ser de mim pois não me conhecem deve ser do presidente!Pois é mas ele já È casado.
Quanto a gays isso já é outra história deve haver poucos deve e com dor de cotovelo.Mas eu sou do sexo fiminino,juro.
SEREIA

Anônimo disse...

TU ÉS É DO SEXO PARVO

Sardinha vaidosa

Anônimo disse...

TALVEZ....
TU LA SABES ES MULHER EU NÃO ME TENHO POR ISSO,SARDNHA ESPERTA.
SEREIA

Anônimo disse...

SOU MULHER E LESBICA E TU SEREIA NÃO ME ESCAPAS......
Sardinha Vaidosa

Anônimo disse...

Isto é que vai aqui uma açorda

Anônimo disse...

"muinto";"SARDNHA";"tamtos";"fiminino";"de facto á sempre";"diga me"......PAREM! POR FAVOR....!!!
PAREM, STOP, STOP,....BOLAS....
Tanta gente, e tanta INTELIGENCIA desperdiçada, a ESCREVER MAL!!!!!!
PORRA, sabem tanto, de tantos assuntos.. opinam sobre tudo e mais alguma coisa, têm ordenados BRUTAIS, e não se preocupam em escrever bom PORTUGUÊS.
Bolas...a cultura devía de ser proporcional ao vencimento(e vice versa)....,mas, da maneira que escrevem devíam era de ser PORQUEIROS, sem acesso á escolaridade minima, porque mesmo eu, que só tenho a quarta classe, orgulho-me de escrever com menos erros do que voçês.
"São tão espertos"...O que é que já "inventaram" para as proximas geraçôes?(para além de dizerem mal)
As "outras" gerações,(que sabiam escrever)inventaram: os computadores, os dvd´s, a internet, os plasmas, as maquinas fotograficas digitais,etc....e voçês? que tanto opinam com ordenados chorudos, em empregos completamente inuteis, dizendo mal de tudo e mais alguém, sem nunca sequer ter coragem para fazer melhor!
VOÇÊS, POVO EGOÍSTA, PREOCUPAM-SE COM O QUÊ??????????????
Realmente, é muito mais facil, falar de "alto", do que, "fazer" alguma coisa.
O ordenadinho do "estado" caí todos os meses não é?
Os escravos que trabalhem....
14 vezes por ano...
A net no trabalho é bom,(principalmente, para comentar nos blogues, e nas quintas do facebook)
só é chato porque ás vezes preciso "dela" para trabalhar(nessas alturas, cái)

Anônimo disse...

Bolas,porque é que a net não caiu quando escrevia tamanho texto tão chato , ou pior que os comentários da Sereia.
Está bem explícito o nível cultural e crítico do Alandroal.

Anônimo disse...

Olá Sereia por onde andas? Gostaria de me encontrar contigo...
De sentir as tuas escamas e barbatanas....
Com amor
Sardinha Vaidosa. hum.

Anônimo disse...

Já vai parecendo um site do find partner.
- Ó Rosinha, não me arranjas aí uma boazona(barata), para eu passar o fim de semana?