segunda-feira, 3 de maio de 2010

ALANDROAL APROVA ORÇAMENTO E PLANO PARA 2010

A Assembleia Municipal de Alandroal aprovou, no passado dia 29 de Abril, a Prestação de Contas do ano de 2009, o Orçamento e as grandes Opções do Plano para o ano de 2010.

Os documentos de prestação de contas, à data de 31 de Dezembro de 2009, revelaram um passivo total de quase 21 milhões de euros e uma dívida a terceiros de 15 milhões de euros. Foi encerrado o ano com um excesso de 6 milhões de euros relativamente ao limite de endividamento líquido permitido pela Lei das Finanças Locais. O endividamento líquido do Município de Alandroal, no ano de 2009, aumentou 170% relativamente ao ano anterior. Os resultados líquidos do exercício foram negativos e superiores a 3 milhões de euros.


João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, entende que «a aposta exclusiva do anterior executivo numa “política do betão” deixou o concelho com os mesmos problemas estruturais que já tinha, como a falta de tecido empresarial e falta de oportunidades para os jovens. Além disso, levou a que o concelho tenha, hoje em dia, menor capacidade para ultrapassar este problema».

O Presidente da autarquia alandroalense continuou dizendo que «realmente, os equipamentos públicos, quando devidamente planeados, dimensionados, executados e dinamizados são importantes para melhorar as condições de vida da população, ainda que não tenham, por si só, o poder de alavancar o desenvolvimento de um concelho. Infelizmente, no caso do concelho de Alandroal, os equipamentos que temos não foram bem planeados, nem dimensionados às nossas necessidades. Além disso, e como se não bastasse, muitos desses equipamentos não estão pagos e outros foram construídos sem que se cumprisse o previsto na lei, o que levou a que a autarquia perdesse quase 900 mil euros de financiamento e tenha ainda que devolver quase 400 mil euros».

A pesada herança que resulta do estado de degradação das contas do Municipio, não deixou muita margem para a elaboração do orçamento e grandes opções do plano para 2010. Num orçamento apresentado de quase 30 milhões de euros, 80% constitui dívida. Embora com uma margem de actuação bastante limitada, este orçamento lança as bases de uma estratégia de desenvolvimento sustentado legitimada pelos eleitores em Outubro de 2009.

Tendo como pano de fundo todos os condicionalismos apresentados e no horizonte as penalizações associadas, o Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, assegura que «não nos intimidam as dificuldades, aceitamo-las como desafios, mas entristece-nos a falta de humildade face à realidade dos factos».

Fonte: Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Alandroal.

17 comentários:

Anônimo disse...

AO QUE DIZEM, A ADERÊNCIA DOS IDOSOS ÀS INICITIVAS DA CÂMARA TEM ULTRAPASSADO TODAS AS EXPECTATIVAS!!!!

ELES JÁ DIZEM À BOCA CHEIA QUE QUEREM É QUE A DRª FÁTIMA CUMPRA COM O QUE PROMETEU, NÃO É DE LIVROS E LÂMPADAS QUE NECESSITAM!!!



A Velhinha da Praça

Anônimo disse...

"o Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, assegura que «não nos intimidam as dificuldades, aceitamo-las como desafios,"

Nota-se...é por isso que a cantiga é sempre a mesma: ai, ai, ai não há dinheiro!
Se gosta assim tanto de desafios meta as mãos à obra e deixe-se de lamechices que o que é demais enjoa......


Inspector Gadget

Anônimo disse...

Também com a boca cheia para que é que precisam de livros e lâmpadas? Nem as iniciativas os calam... onde é que eu já ouvi isto???

Anônimo disse...

Drª não vá embora, não se esqueça que quem ganhou as eleições foi a drª. Votamos em si , não votamos em vaidosos e incompetentes. Querem metê-la fora do executivo, o maquinista já anda impaciente, quer a todo o custo ser vereador. Não lhe faça a vontade.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Dra Fátima não abandone o executivo do municipio do alandroal... mantenha-se no seu cargo ate ao final. o muda venceu porque a Dra estava na lista...
o maquinista ja pagou a maquina as custas da camara, foi o pior vereador que o alandroal ja teve, nao pode de maneira alguma voltar a exercer tais funções. ele nem na camara merecia estar. o grilo, o nabais e o maquinista e que endividaram o nosso concelho. fique Dra Fátima...

Anônimo disse...

Um dos grandes problemas é que quem votou no muda, votou no Grilo e na Dra Fátima mas quem manda mesmo em tudo é uma Sra. que não é de todo a Dra. Fátima.
Mais dia menos dias dá barraca.

Anônimo disse...

Parece que as palavras da Drª Margarida Godinho, caíram em saco roto. A senhora pediu para arregaçarem as mangas para se construir um Concelho melhor e agora sai um comunicado da Câmara para falar no Plano 2010 e da unica coisa de que fala é em dividas do passado??? Então no que consiste o Plano?

Será que o Grilo só "planeou" falar do passado e não fazer mais nada? Triste plano este... :(

O Politico

Anônimo disse...

Tá certo!!!!É o plano dele!!Vai andar a desculpar-se o número de anos suficiente para ter direito à reforma como ex-presidente!!!!!Até que é um bom plano...eheheheh

Anônimo disse...

A Margarida Godinho quando cá esteve andou sempre de mangas caídas e agora quer todos de mangas arregaçadas. O Grilo é o tira-te lá para eu me pôr. Segundo se consta comprou á empresa das touradas 300 bilhetes para oferecer. Então onde é que mudou? Só no tacho dele e de alguns que o acompanharam. De alguns agora, porque há outros em fila de espera.

Anônimo disse...

Nada mudou, aliás mudou para pior... Sra Presidente, se tem gente a mais na CMA, sabe o que tem que fazer, agora Sra Presidente, ao que parece não tem, porque todos os dias entram mais uns, então não arrume as pessoas a um canto, elas são válidas, dê-lhe trabalho, exija resultados, vai ver que vai lá.

Alandroalense (que não votou em nenhum de vocês)

Anônimo disse...

ref 5/5, 2246. O comentário é 5 estrelas. è mesmo isso.

Anônimo disse...

O incompetente do Srº Vitor Pires vai voltar para a câmara isto esta lindo estas.
E dizem que não há dinheiro!
Ainda faltam os outros, queiram aguardar.

Estejam atentos

Anônimo disse...

Sr. Grilo,(não o trato por Dr. porque não o é)
Quando pago as bolsas

Anônimo disse...

Estou apreensiva, bastante apreensiva em relação ao desenvolvimento do concelho. O eleitorado deu a vitória ao MUDA por apenas 7 votos de diferença. Teria sido mais fácil ao Grilo propor as medidas adequadas ao desenvolvimento e os outros se votassem contra teriam de assumir as responsabilidades políticas perante o eleitorado. Mas não. O Grilo faz uma aliança com a CDU, que apesar de ser o partido menos votado é quem manda na câmara. Os pontos de decisão estão controlados por gente do PCP. Prova desta cedência é o último assessor do Costa imposto pelo partido cominista. Até quando vai ceder o presidente? O desejo de poder é tanto que permite cedências destas. Tenham juízo...
Acho bem que que dr. Fátima salte já do comboio, senão vai ser conivente com tudo isto. Eu não votei no partido comunista. Eu não votei para isto.
UMA COMERCIANTE QUE VÊ O ALANDROAL PARADO NO TEMPO.

Anônimo disse...

E OS MEMBROS DAS MESAS ELEITORAIS QUANDO RECEBEM? PARECE QUE TÊM A RECEBER DE DUAS ELEIÇÕES.
AFINAL, NÃO É SÓ O NABAIS QUE PAGAVA TARDE E A MÁS HORAS.

Anônimo disse...

refª 8/5 13.48. Não és só tu que estás apreensiva, eu também estou. Se eu soubesse que ia dar nisto não me mamavam o voto. Podem vir com palavras mansinhas que daqui já não levam nada.