sexta-feira, 28 de maio de 2010

EUREKA TOURISM - INOVAÇÃO EM TURISMO APRESENTADO NO ALANDROAL


O auditório do edifício sede do Município recebeu, no passado dia 25 de Maio, a apresentação da iniciativa “Eureka Tourism - Inovação em Turismo”, perante uma plateia composta por empresários da área do Turismo, organizações públicas e empresas do sector de I&D. O objectivo deste programa passa pela consciencialização da importância de investir em inovação e em investigação e desenvolvimento (I&D), como forma de tornar as empresas de turismo mais competitivas no mercado.


O seminário organizado pela Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo | Genuineland e pelo INOV INESC contou com o apoio da Câmara Municipal de Alandroal e TGLA Turismo Terras do Grande Lago Alqueva. O acto de abertura do seminário coube ao Presidente da Câmara, João Grilo, e ao representante da TGLA, Sofia Vieira, os quais reforçaram a importância da inovação para o sucesso das empresas, ao mesmo tempo que explicaram de que forma estão a introduzir essa mesma inovação no desenvolvimento do concelho e do destino Alqueva, respectivamente.

A Presidente da Genuineland, Apolónia Rodrigues, e o Coordenador de IT do INOV INESC, António Leal, enquanto membros portugueses do Comité Consultivo, informaram qual o papel destas duas organizações ao nível da divulgação do programa “Eureka Tourism” e da criação de redes e incentivo ao aparecimento de novos projectos.

O ponto alto da reunião foi a explicação do que é a iniciativa Eureka Tourism pelo representante da Agência para a Inovação, Jorge Liz, e pela coordenadora internacional, Elodie Texier. Elodie explicou que «o Eureka Tourism é uma iniciativa intergovernamental, actualmente com 39 membros, com financiamentos descentralizados a nível nacional e exclusivamente dedicada ao turismo. O objectivo da iniciativa é, em conjunto com as empresas ou instituições que se candidatem, desenvolver projectos de qualidade, dirigidos ao mercado».

Outro ponto alto do seminário foi a incubadora de ideias que contou com a presença do CEO da Create It, Nuno Guerra, do CEO da Vista DMC, Simão de Deus, e do investigador do INESC e INOV, Gabriel Pestana.

João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, explicou que «foi com agrado que a Câmara Municipal acedeu ao convite da Genuineland e do INOV INESC para receber aqui esta apresentação da iniciativa Eureka Tourism. Como é sabido, este Executivo está a delinear as linhas de desenvolvimento que queremos para o concelho de Alandroal e o Turismo ocupa um lugar de destaque. Portanto, todas as iniciativas que nos possam ajudar a desenvolver o nosso produto turístico e a ajudar os nossos empresários são bem-vindas».

Fonte: Gab. de Imprensa da Câmara Municipal de Alandroal

8 comentários:

Anônimo disse...

QUAIS EMPRESARIO OS QUE SÃO APOIANTES DO MUDA?
É QUE OS QUE NÃO SÃO ESTÃO NA LISTA NEGRA....

Anônimo disse...

Sou dos que vou mudar a minha empresa para outro lado, não temos apoio,as acessibilidades são de terra e apoios é mentira...

Anônimo disse...

Vê lá bem o estado em que o teu amigo "dito cujo" deixou isto que só agora pensas em mudar. Mas muda, gente como tu não faz cá falta!

Anônimo disse...

NÃO FAZ FALTA, MAS AINDA DOU TRABALHO A ALGUMAS PESSOAS DO CONCELHO E PAGO A TEMPO E CONDIGNAMENTE, SE CALHAR AINDA ALGUEM DA SUA FAMILIA FICA NO DESEMPREGO SE FECHAR E FOR EMBORA.
QUEM NÃO FAZ FALTA NO ALANDROAL OU EM QUALQUER PARTE DO MUNDO SÃO PESSOAS QUE SÓ FALAM E NADA FAZEM.
GENTE COMO TU É QUE FAZ MUITA FALTA A ESTA TERRA, POR ISSO É QUE ISTO ESTÁ COMO ESTÁ E AINDA VAI FICAR PIOR.

Anônimo disse...

Concordo, entao o actual executivo, que acusava o outro de tanta coisa e agora faz o mesmo ou pior, so ajuda os empresarios que ele pensa que o apoiaram, os outros para ele nao existem. Um presidente como deve ser ajuda todos os municipes e nao so alguns. A uns "ajuda" ate a exaustao, a outros zero.... e depois fala em ajudar todos e dividir por todos... atempadamente divulgarei as ajudas que dá e as que nao dá.....

Anônimo disse...

Tudo a mesma canalha, o Nabais só queria passeio e este quer "encher" de dinhero os apoiantes do muda, sem pensar sequer no que é certo ou errado, é tudo ao desvario e tal como o outro é QUERO, POSSO e MANDO, so que o outro ainda sabia mandar, este, manda a mulher.
A.M.L.

Anônimo disse...

Vê lá bem o estado em que o teu amigo "dito cujo" deixou os cofres da câmara que os apoiantes do MuDA não dão mãos a medir a encher as algibeiras de dinheiro. Tás completamente baralhado, cuidado quando acordares para a realidade e perceberes que este tempo já não é o mesmo tempo!

AGREES!!!!!!!

Anônimo disse...

Alguns entram, outros nem por isso...