sexta-feira, 7 de maio de 2010

A FESTA DA SANTA CRUZ.


A Festa da Santa Cruz, inicia-se já hoje, mas o ponto alto destas festas será amanhã à tarde com o inicio do Cântico ao Horto das Oliveiras.

A Santa Cruz é uma festa tradicional, que se realiza na Aldeia da Venda, desde tempos imemoriais e que tem assumido um caris religioso embora no seu início se tratasse de uma festa pagã.

Não há certezas temporais sobre as suas primeiras realizações mas é considerada uma manifestação cultural com vários séculos de existência.

" CÂNTICO AO HORTO DAS OLIVEIRAS "

Inicialmente tratar-se-ia de um "rito de iniciação", ou seja, a apresentação à sociedade das raparigas e dos rapazes em idade casadoira. Neste ritual tanto os membros masculinos como os femininos apresentavam características próprias da sua condição. Verifica-se que as raparigas trajavam de branco que indicaria a sua castidade e que os rapazes se faziam acompanhar de armas que eram um símbolo de virilidade.

A transição do paganismo para a religiosidade deu-se da mesma forma que os povos foram assumindo o cristianismo como fé. Trata-se de uma manifestação cultural que é ainda hoje entendida como a representação da salvação de uma pecadora (Maria Madalena) que segue Jesus no caminho para o Calvário.

Maria Madalena, uma pecadora que ao ver Jesus ser condenado e arrastar-se na caminhada para a crucificação que se realiza no chamado Horto das Oliveiras, lhe limpa o rosto ensanguentado quando este cai com o peso da cruz que carrega e é agredido pelos Judeus.

Ela , limpa-lhe o rosto com uma toalha que traz consigo na qual este fica marcado. Comovida com a prova que Jesus lhe deixa arrepende-se de todos os seus pecados decidindo pedir perdão pelos mesmos. Maria Madalena ou (Madanela), como lhe chamamos, era uma mulher que vivia amargurada, pecadora, que se vestia de preto e usava os seus cabelos despenteados em sinal de tristeza e desapego pela vida.

É nesta peregrinação para o Calvário onde vai pedir perdão que Madanela ostenta a toalha onde figura o rosto de Jesus Cristo.

PARTICULARIDADES

O Cântico é composto por 14 raparigas e 12 rapazes.

As raparigas dividem-se em dois grupos de 7, os quais são compostos por 4 cantadeiras, 2 madrinhas e a Morsoma de um lado e a Madanela de outro. As cantadeiras e as madrinhas simbolizam os 12 apóstolos de Jesus, vestem-se de branco, usam grinalda e ouro, símbolos de pureza, imitando as vestes dos apóstolos que seguiam Jesus Cristo. Só a Madanela veste de negro, com cabelos soltos e ostentando a sobriedade e descrição até nas jóias que são todas de prata.

Os 12 rapazes vestem-se de cor escura e ostentam as armas que enquanto festa pagã significavam virilidade e posteriormente tinham como função a defesa e a segurança, uma vez que tanto a Cruz como as raparigas são enfeitadas com ouro.

A Cruz, transportada pela Mordoma, expoente máximo do cântico, apresenta-se como Jesus que tem o poder de conceder o perdão. É enfeitada com tecido e tule brancos sobre os quais são colocados elementos de ouro (fios, pendentes, brincos, pregadeiras, etc.) que hoje já não são verdadeiros, mas que o eram até cerca de 20 anos e todas as pessoas da aldeia tinham gosto em emprestar o ouro que possuíam para enfeitar a Cruz que é rematada com fitas de cetim ou seda.

O Sudário, transportado pela Madanela, lenço branco bordado à mão, no qual se encontra a imagem de Jesus coroado de espinhos (resultado de ter secado o rosto de Jesus na via sacra) é enfeitado à volta desta imagem com fitas de seda ou cetim de cor preta e roxa. Tanto de um lado como de outro, o Cântico é ainda acompanhado por crianças que transportam bandeiras e por crianças que se vestem de anjinhos. As crianças representam a pureza, vão também vestidas de branco, as bandeiras representam os pendões dos apóstolos e os anjinhos atiram pétalas de flores a quem passa.

Todo o recinto da festa, todos os locais por onde passa o cortejo é enfeitado com rosmaninho com o seu odor muito característico e tanto o local onde se realiza o encontro como as portas das casas de onde saem a Mordoma ou a Madanela são enfeitadas com folhas de palmeira e flores do campo.

A Casa da Cruz, local essencial desta tradição tem actualmente um local próprio. Situada na parte mais alta da aldeia, onde desde sempre foi o ponto de partida para a Mordoma. Antes de existir este local, a Casa da Cruz era todos os anos montada na casa de um particular que gentilmente cedia a sua casa para esse efeito.

É enfeitada com um "céu" de tecido branco onde são colocadas estrelinhas. As paredes são forradas com colchas (gentilmente oferecidas por particulares), as quais são cozidas ao céu, sendo depois enfeitadas como representações de santos, laços de fita pintados e almofadas bordadas. É feito um altar em frente da porta, decorado com representações de santos e flores, onde são colocadas mesas enfeitadas com laços e fitas, colchas e toalhas antigas bordadas, emprestadas pelos particulares.É enfeitada uma mesa que é colocada no centro do encontro, junto à qual ambos os grupos ajoelham, onde é feito o Beijar da Cruz e feita a troca pelo Santo Sudário, a qual é enfeitada de forma diferente de cada lado.

A porta da Casa da Cruz é enfeitada com folhas de palmeiras e decorada com flores de cor garrida e alegre enquanto a porta da casa de onde sai a Madanela é enfeitada com folhas de palmeira e flores de cores sóbrias.

O encontro, local que simboliza o Calvário, é constituído por mastros enfeitados com uma planta a que se chama "chopo" e flores de cores garridas do lado da Mordoma e cores sóbrias do lado da Madanela, são colocadas por cima bandeirinhas de cores garridas.

Todo este trabalho é pertença de Alandroal.org, se quiser saber tudo sobre a festa da Santa Cruz, desloque-se este fim de semana à Aldeia da Venda, para assistir ao vivo, ou entre em Alandroal.org para ler a obra completa.

3 comentários:

Anônimo disse...

disseraome que ia aver autocarro pa festa mas ninguem me dis se ha mesmo e se ha a que horas e. rossinha tu sabes dizerme.

cabritinha da serra

Varandas disse...

Pelo que sei haverá autocarro nos locais habituais amanhã para a corrida de touros.

Rosinha

Anônimo disse...

Só é pena que não se tenha pedido autorização a quem escreveu os textos, mas enfim...
outra coisa, para a próxima data da festa disponibilizem autocarros também para ver o cântico,as moças são bem mais giras que os touros