quarta-feira, 19 de maio de 2010

PENSAMENTO DO EDITOR - O NOVO JARDIM DAS MENINAS


Tenho visto a obra de remodelação do Jardim das Meninas avançar a " conta gotas", mas agora quer-me parecer que já falta muito pouco para chegar ao seu fim e a pergunta que se coloca no imediato é: Como é que a Câmara pensa aproveitar aquele espaço?

Diz-se em conversas de café e por gente com responsabilidade no assunto, que é para um novo posto de turismo ou para um quiosque de venda de produtos regionais, tudo boas ideias, mas que em nada ajudam à dinamização da praça.

A principal praça de uma vila, funciona como que um fórum natural de uma sociedade, onde se encontram gentes de todos os extractos sociais e se fala de tudo um pouco. Foi assim ao longo de séculos em todo o lado e é ainda assim em muitas vilas ao nosso redor, vá-se a Reguengos, Redondo, Vila Viçosa, Borba... E é ver as suas praças cheias de gente nas esplanadas, principalmente à noite.

A Praça da República em Alandroal, de há uns 10 a 12 anos para cá, até mete dó! Mesmo nas noites amenas de Verão, não se vê vivalma naquele local. Mas nem sempre foi assim, foi desde a morte do saudoso Arnaldo Passos, e o consequente encerramento do seu bar, que mesmo sem ser um local de eleição servia de apoio à praça e "segurava" ali os Alandroalenses, muitas vezes até de madrugada.

Se voltarmos então ao tempo da minha juventude, na mudança dos anos 70 para 80 do séc. passado, aquela praça era um poço de vitalidade, depois do jantar estava sempre apinhada de gente. Nós os gaiatos éramos sempre 30 ou 40 a brincar às escondidas, os mais radicais era a rebentar bombas, os políticos e os lavradores mais abastados, "perdiam" passos numa ponta à outra da gradaria da Câmara, na arca da fonte era a oposição, na quina da fonte era a "má língua", no Jardim das Meninas eram as senhoras a tomar conta das crianças e das belas adolescentes e lá ao cantinho das escadarias da cadeia, os hyppies, chamemos-lhe assim, e por fim nos bancos da praça e com os pés na parede da minha casa, a minha mãe desatinava com isso coitadinha, era a assistência.

Mas todos estes se serviam do Café do Balancé e do Café Central. Para aqueles que não se recordam o Balancé era um grande espaço de cafetaria e salão de jogos onde é agora a Caixa Agrícola e que fechou por doença de um dos proprietários, o Central passou a restaurante e já não era a mesma coisa, agora é aquilo que se sabe! O bar do Arnaldo apareceu mais tarde para colmatar a falta destes, mas com o seu desaparecimento nunca mais aquele espaço abriu.

Estou-lhes a contar tudo isto porquê? Porque se não existir um café, snakc-bar ou quiosque no perímetro da praça que sirva quem para ali quiser vir, nunca as pessoas se manterão ali tempo suficiente para uma conversa. O que faz com que a "nossa" praça apresente sempre um aspecto desolador e não tenha a vida que uma praça principal de uma localidade deve e merece ter.

O novo Executivo Camarário tem agora uma oportunidade singular para mudar esse estado de coisas. A zona foi toda remodelada, quer se goste ou não, atrai muita curiosidade e principalmente tem a oportunidade de com a remodelação do Jardim das Meninas poder implementar ali um bar que sirva de apoio a todos os queiram frequentar a "Baixa Alandroalense"! E assim revitalizar o centro da vila.

Com isto não estou a dizer que deva ser a Câmara a explorar o espaço, deve ser sempre por particulares, para que a concorrência seja leal.

Podem-me dizer: háaa... mas está ali a Maria perto. Pois mas Maria é um restaurante, é uma casa de que muitos nos orgulhamos, mas é um estabelecimento que trabalha diferente, que tenta captar outro tipo de clientes e para outras ocasiões.

Por isso o que se pede é que este executivo saiba aproveitar esta oportunidade de ajudar o Alandroal e ajudar-se a si próprio.

39 comentários:

francisco tátá disse...

Sugestão a ter em conta. Vamos vêr se é compreendida e aceite.
Tudo o que recordas ainda não se me apagou da memória e também eu na minha mocidade passava até altas horas na Praça. Ainda me recordo de um tal Emilio que fazia parte de uma família de Teatro que residiu muito tempo no Alandroal, nas casa do Toríbio e que nos meteu o vício do jogo da moeda. Era sempre até ás quatro. Bons tempos.... e depois ir a casa buscar uma linguiça ou os restos do jantar para cear. Até o Balanças ía buscar a casa uma chouriça.
Chico Manel

Anônimo disse...

dizem que o Grilo ontem na reunião de câmara com os nervos partiu uma garrafa de água com um murro. imaginem quando o João Nabais regressar como vai ser.

Anônimo disse...

Ao que parece este presidente foi pugilista....é que pelos vistos passa as reuniões a dar murros nas mesas! É evidente que este tipo de comportamento denota muitas coisas que não são concebiveis a um autarca.
Senhor professor o senhor não nasceu para isto......tome uns calmantes e faça ioga!

Lacrau dos campos

Anônimo disse...

Este comportamento revela a raiva e o ódio que lhe vai na alma.
Se não se consegue controlar peça a demissão. Os alandroalenses agradecem-lhe.

Sacaio Bruto

Anônimo disse...

Valerá de alguma coisa dar uma opinião sobre o que o Rosinha pôs à discussão? Valeria caso as idiotices não se revelassem imediatamente. Isto vai parecendo o blogue da má língua!

Manuel Palhoco disse...

Caro amigo Rosinha, os meus parabéns pela oportunidade com que abordou este assunto.
De facto,é urgente que os alandroalenses retomem o hábito de usufruir de uma das coisas que têm de melhor,o ambiente calmo e descontraído das noites de verão. O Alandroal tem hoje todas as condições para retomar hábitos de convívio e lazer, fora de casa.
A Praça da Republica e o Arquiz são hoje uma enorme oportunidade para retomar velhos hábitos de usufruir o espaço público, desde os mais velhos até às crianças.
É tempo de retomar hábitos de convívio, sem preconceitos e com respeito absoluto pelas idéias políticas, religiosas ou clubisticas de cada um. O direito à diferença não se aplica apenas à sexualidade.
Na minha modesta opinião, o pós 25 de Abril tornou as pessoas do Alandroal demasiado fechadas, pouco dispostas a tolerar a maneira de ser e de pensar do seu vizinho, senão mesmo dos amigos.
É urgente alterar isso e o melhor remédio que conheço é que as pessoas se encontrem e falem, nem que seja do tempo.
É urgente que as famílias retomem o hábito de "dar uma volta" pela Praça depois de jantar.
Já que tentamos copiar tanta coisa em Espanha, era óptimo copiar a alegria e a descontração com que os nossos vizinhos espanhóis transformam as Praças e Largos em esplanadas a fervilhar de gente.
Mas também podemos copiar exemplos em Portugal; vejam como os eborenses transformaram a Praça do Giraldo numa grande esplanada.
E não é preciso inventar novos comerciantes, basta que os actuais "também saiam da sua concha" e com um pouco de imaginação, encontrem formas de explorar com êxito estas potenciais esplanadas.
Em muitas cidades e vilas, os empregados atravessam estradas e ruas para servir os clientes das esplanadas, porque não há-de isso ser possível no Alandroal?
O Jardim Arnaldo Passos tem todas as condições para ser um pólo de dinamização desta forma de convívio e descanso que as esplanadas representam. Basta que haja vontade e imaginação.

O Rosarenho

Anônimo disse...

Para o comentador das 21:33:00

As verdades têm que ser ditas, doa a quem doer!!!!!

Trabalho na câmara à mais de 20 anos e nunca vi tamanha desorganização.

Ninguém sabe o que anda a fazer.

Toda a gente quer mandar, toda a gente quer protagonismo, e o que se nota é que a confusão está instalada.

As pessoas hoje chegam à câmara para tratar de qualquer assunto, têm que falar com meia dúzia de pessoas e acabam por se ir embora sem os assuntos resolvidos!!!


Assin: Funcionária com calos no rabo

Anônimo disse...

Valerá de alguma coisa o seu comentário? Vale o que valem todos que acusam sem provas concretas. Quem é mentiroso/a geralmente não quer ser sozinho, e como fomos julgamos. Nada mais fácil para confundir!!!

Anônimo disse...

Olha!!!!!!!!

Nesse tempo havia mais gente.
E não havia computadores...
Só vinho, cervejas, amores
E a droga estava ausente!
Hoje é tudo diferente,
Passou à história o passado.
Poderá ser recordado
Mas não volta nunca mais!
Não há épocas iguais
E é assim em todo o lado.
--------------------------------
Este verso que fala do assunto em causa sem ofender ninguém foi enviado ontem.
Não foi publicado.
Se o não publicaste por não ir a reboque daquilo que entendes ser o mais correcto...
Então eu digo que és dum sectarismo a toda a prova.

Anônimo disse...

Aonde andou o Sr Palhoco no pós 25 de abril??Certamente que não foi pelo alandroal pois não?È que eu recordo-me de ainda não há muitos anos haver isso tudo que o Varandas muito bem aqui retratou...Mas tambem me lembro que de há uns bons oito ou nove anos alguem ter acabado com isso tudo (ou pelo menos ter contribuido para tal)Ou esqueçe-se o Sr Palhoco quem tirou as festas de setembro do centro da vila?quem acabou com os mercados na zona do arrequiz?quem tirou a expoguadiana do centro da vila ??Há Pois é foi o antigo presdidente se essa era a ideia e a forma de revitalizar o centro de uma vila obrigado mas assim não!!!E já agora Sr.Palhoco demagogia não obrigado como dizia aLena de Água...

AL

Varandas disse...

Ao comentador de 21/05/2010 14:11:00,

É totalmente falso que o comentário a que se refere tenha sido para aqui enviado, a ser verdade tinha sido publicado como foi agora, até porque como diz não ofende ninguém.

Dá é a sua opinião errada e completamente descabida de verdade e sentido, mas é a sua opinião e eu respeito-a.

Rosinha.

Anônimo disse...

Senhor(a) AL, parece que o que foi muito bem retratado e mais alertado pelo Rosinha, foi a actividade nocturna na Praça.

Os mercados, que eu saiba são feitos de dia. E em todas as vilas e cidades com ordenamento, coisa que o Alandroal não tinha há 8/9 anos atrás, eles são feitos num Parque de Feiras. Um local próprio para esse fim.

Infelizmente, o P.F. do Alandroal fica um pouco afastado do centro. No entanto havia um "comboio" para levar e trazer as pessoas, pelo no que diz respeito à dificuldade de deslocação de pessoas mais idosas, o problema da distancia do P.F. era amenizado pelo transporte. Agora onde anda esse "comboio"? Descarrilou?

Expo Guadianas na Praça? Houve uma. O que tem a dizer sobre os incómodos causados ao transito, se uma feira temática estiver um semana instalada no centro de uma localidade? E não é só durante o período que decorre, mas também o montar e desmontar...

Festas de Setembro. Oh meu caro(a), então nas festas de 2008,não falo em anteriores, você não estava por cá? Não soube dos bailes que se realizaram no Jardim das Meninas? e olhe que tiveram boa afluência. Em 2009 devido às obras foram deslocados para o Mercado Municipal. Não só houve vida nocturna na Praça, como também diversidade para várias faixas etárias/gostos. Tínhamos bailarico na Praça, e disco no interior do castelo. Já se esqueceu disso?

No entanto era muito agradável ver a Praça cheia de pessoas nas noites de baile das antigas festas de Setembro. A tombola, etc. Infelizmente, se tem andado cá muito atento(a) após o 25 do 4, sabe perfeitamente o rumo que os bailes em frente à fonte tomaram. Começaram pura e simplesmente a ficar às moscas. E...E não fosse quem você acusa de ter dado tamanha machadada na vida da Praça, talvez nem na Praça, nem no Arquiz tínhamos tido festas.

Depois, e já que não fala só de actividades nocturnas, em 2008 ou 2009 houve uma excelente actividade no lugar em causa. A Praça da Alegria em simultâneo com o "mercadillo" da escola.

Para terminar, acho lamentável vir alguém culpar A,B ou C pelo fim do fervilhar de vida que a Praça já teve, e não só faço minhas a maioria das palavras do verso do comentador(a) das 14.11, como acrescento que hoje em dia há muitos, mas muitos mais meios de comunicação à disposição das pessoas e de fácil acesso. Pode parecer impossível, mas eles tornaram-nos muito mais fechados!!

Sem Tréguas

Anônimo disse...

Este é o blog mais suis generis que conheço,há por aqui uma grande abundância de pessoas que querem á força toda ter a exclusividade dos nomes,tanta justificação, tanto pudor, tanto provincianismo negativo e retrogrado.

Manuel Palhoco disse...

Senhor (a) AL.

Eu sempre soube por onde andava, por isso é que também sempre sei para onde quero ir.

Quando fiz referência ao período do pós-25 de Abril, foi de forma intencional que não acusei ninguém nem nenhuma corrente de opinião, exactamente porque não queria que esta discussão descambasse para aquilo que, em minha opinião, contribuiu de forma decisiva para um clima de desconfiança e má-lingua que destrói a vida social no Alandroal. Infelizmente, o amigo(a) que assina AL, não perdeu a oportunidade para "sacudir a água do capote" e mais uma vez, ter como unica capacidade de análise, dizer que "a culpa é dos outros" e repetindo um argumento absurdo desde a primeira hora, que é pensar que era possivel continuar a manter o Arquiz como estava, realizar uma Feira Temática como a Expo Guadiana no centro da Vila ou continuar a manter as Festas de Setembro com o mesmo estilo em que eram realizadas (ou será por acaso que se não fosse a Câmara já não havia Festas de Setembro há 5 ou 6 anos?). Se é absurdo pensar isso nos tempos que correm, mais absurdo ainda é confundir a dinamização da vida da Praça da Republica com um mercado à quarta-feira ou umas Festas anuais. O que o Rosinha lançou foi um repto e uma ideia para discutir formas de trazer vida diária ao centro da Vila, sem ser para tratar de assuntos na Câmara ou fazer uma ou outra compra.
E sobre isso a opinião de AL nada acrescentou. Será porque para si o Alandroal devia voltar a ter tudo como há 9 ou 10 anos atrás ou porque é daqueles que julga que só a sua visão das coisas faz sentido? Olhe que foi esse sectarismo que ajudou a criar o clima de má-lingua e intolerância que prejudicou e prejudica, a vida associativa do Alandroal.
Por outro lado, a pregação contra "os vampiros dos últimos 8 anos" cada vez engana menos gente e, a continuar como até aqui, é melhor começar já a pensar quem é que pode esconjurar todos os seus fantasmas.
Mas vamos agora voltar ao assunto que o Rosinha introduziu:
1- É óbvio que, sem uma esplanada no Jardim Arnaldo Passos (ou será que também vão mudar o nome?)não vale a pena pensar em restituir actividade à Praça da República.
2- A esplanada deve ter uma gestão moderna (e privada), que lhe transmita uma dinâmica atractiva para todos os sectores da população mas, em especial para os jovens e as famílias.
3- O sistema de internet sem fios, gratuito e acessível a todos, que tem estado em fase experimental, deve ser concluido e a zona envolvente ao Castelo (Praça da Republica e Arquiz) deve ser dotado de espaços com mesas e bancos para evitar o que actualmente acontece que é o pessoal com os computadores no colo ou dentro dos carros.
- Outras coisas se poderão fazer, em especial com animação de Verão e, não tenho dúvidas que as pessoas aparecem.
Aliás, basta ver a quantidade de gente que passeava ou se sentava pelo Arquiz desde que está arranjado.
É óbvio que continuará a haver pessoas que acham que nada de novo deve acontecer mas, esses são o que são e nunca terão capacidade para fazer mais do dizer mal.

Anônimo disse...

O Senhor Palhoco disse tudo, mas quero reforçar uma ideia, o Alandroal de hoje (centro de saúde, piscinas, zona industrial, loteamentos habitacionais, arrequiz, forum, terminal rod'oviario,parques infantis, etc, etc, etc) poderá ser comparado com aquele que passados trinta anos o PCP nos deixou? Existem dividas? Pudera as obraas estão à vista. Só não vê quem não quer. O PS não pode esquecer isto, bem sei que muitos que votaram MUDA foram á procura de emprego para si ou para algum filho, puro engano e a aprova está á vista, já é tempo daqueles que foram enganados denunciarem tal situação

Anônimo disse...

passo por aqui e vejo grandes discursos feitos pelo sr. palhoco e por sr. sem treguas que não engana nimguem e reparo que depois de tanta mas de de tanta corrupção que houve dentro da autarquia ainda tenha o descaramento de vir em grande paleio que tudo o que o antigo executivo fez foi bem feito!!

hehehe
sr palhoco e sr nabais

eu sou um jovem de 22 anos os senhores acham realmente que foi com as festas megalomanas que por aqui se fizeram que ajudaram o meu pai e a minha mãe??

NÃOOOOOOOOO!!!!!

simplesmente contribuiram para aumentar a divida que por mais sacrificios que se façam ainda existe alguem que paga.

meus senhores quando vierem para aqui falarem de ambientes nocturnos
e de fetss e etc, deviam ajudar o actual autarqua a arranjar soluções para o desenvolvimento deste concelho !!

VOCÊS NADA FIZERAM

ASS:: alguem que não é formado mas vota

Anônimo disse...

..."e reparo que depois de tanta mas de de tanta corrupção que houve dentro da autarquia"...

Então senhor Rosinha, desta feita deixa passar tais acusações sem que o autor das mesmas se tenha identificado??!!

Oh jovem de 22 anos, para a próxima assina por: Alguém que não é cego mas só vê o que lhe agrada, em vez de: alguem que não é formado mas vota

É que as três palavras que antecedem a tua assinatura (VOCÊS NADA FIZERAM), são mesmo de quem só vê o que lhe agrada.

Depois, ainda não apareceu aqui ninguém a dizer que tudo o que último executivo fez, foi bem feito. Ninguém é perfeito como deves calcular.

E podes desistir de dar palpites/insinuações sobre quem eu sou, porque nem na próxima vida advinhas.

Sem Tréguas

Anônimo disse...

..."e reparo que depois de tanta mas de de tanta corrupção que houve dentro da autarquia"

Até que pode estár certo , mas o João mmmm era vice presidente, e como tal tambem culpado e corrupto.

Topa Tudo

Anônimo disse...

Gostei do comentário do Sr. Palhoco, dia 24 - 00:38. É sensato, não faz alarde de grandes realizações no tempo em que, como assessor, participou na administração da Câmara, mas também é verdade que algumas vezes o ouvi defender, na Assembléia Municipal, o aumento do montante dos empréstimos, contribuíndo assim para a enorme dívida que a Autarquia agora tem.

E que todos vamos ter que pagar.

Como ele, também eu espero que o jardim passe a chamar-se " Jardim Arnaldo Passos ".

Já o comentador do dia 24 - 22:16 me merece alguns reparos.

Vejamos :

Das várias obras que referiu, executadas no tempo da presidência do Sr. João Nabais, será bom esclarecer o seguinte :

Centro de Saúde : A Tapada das Caraças foi comprada e paga durante o mandato do Sr. João Ribeiro. Ainda nesse mandato ficou assegurado o financiamento da obra do Centro, através da sua inclusão no PIDAC. A demora na execução deve-se apenas ao Governo, que demorou muito tempo a libertar as verbas necessárias para a obra. Foi tal a demora, que o Centro de Saúde só ficou pronto no tempo do presidente Nabais. E este, naturalmente, e muito bem, limitou-se a inaugurá-lo.

Piscinas : O terreno em que as piscinas foram construídas, foi comprado e pago durante o mandato do Sr. João Ribeiro. O projecto e o financiamento foi assegurado no tempo da presidência da Dra. Margarida. No tempo do Sr. João Nabais foram construídas e, também naturalmente, inauguradas.

Zona industrial : Todo o terreno que actualmente é propriedade da Câmara, foi comprado e pago ao proprietário da Pipeira, estendendo-se desde os telheiros até à antiga lixeira. Ainda no tempo dos comunas.

Quanto aos mandatos do Sr. Inácio Melrinho, devo dizer-lhe que quando chegou à Câmara, das 14 povoações que o Concelho tem, apenas duas tinham, e apenas parcialmente, água, esgotos e luz. E, por aqui, talvez possa avaliar melhor, o trabalho desenvolvido nesses anos.

Quando os comunas deixaram a Câmara, ficou também uma dívida de 1 milhão de euros, verdade se diga.

Nos oito anos seguintes, essa dívida passou de um milhão de euros, para quase trinta milhões.

Entretenha-se lá agora com estas contas, e veja se as obras feitas as justificam.

Sem desprimor para essas mesmas obras.

Anônimo disse...

O comentador de 25/05/2010 15:37:00
tem toda a razão, é mais que evidente que a última governação foi um desastre. Na minha perspectiva fizeram-se algumas coisas válidas, mas caiu-se em exageros e quizeram dar passos maiores do que a perna. O pricipal responsável todos nós sabemos quem foi, mas não esteve sozinho nessa odisseia. Critica-se o Nabais, muito bem, que tem culpas e muitas, tem, e por isso não se lhe perdoa.
Mas se o povo não tiver memória curta não se pode esquecer doutros responsáveis como João Grilo (Vice-Presidente) ou Galhardas (Vereador). Estes senhores também têm culpas no cartório e como tal também têm que ser criticados, responsabilizados e também não se podem perdoar pois ajudaram à festa! Ou há justiça ou não há!

Justiceiro de Terena

Anônimo disse...

Estou de acordo com o último comentário, não podemos é continuar a ser enganados, ou seja, o actual Presidente é tão culpado com o Nabais com a ctual divida da câmara, esta é a verdade, foi vice durante um mandato, tem que assumir as suas responsabilidades e não sacudir a água do capote, é que nem todos os alanadroalenses sem deixam enganar, pois que se muitos infelizmente não entendem destas politiquices, a maioria entende e já percebeu que o actual presidente está a chamar burros a todos nós, ao querer fazer crer que não tem nada com isto, tudo isto é falso e temos que nos levantar contra este estado de coisas, amanhão pode ser tarde. Que raio de mudança aconteceu, vejam o que se passa na câmara´actualmente, quem apoiou o movimento está a ser beneficiado (funcionário ou fornecedor) onde está a mudança) está na hora de ser criado outro movimento destinado a exigir ao Grilo que fale verdade, só dizer mal do anterior não é solução para o nosso concelho, queremos melhor é certo, mas basta de mentiras, queremos obra, queremos progresso. Já agora gostaria de saber quantas vezes o Grilo votou contra o Nabais, se nunca, é cumplice, não nos queira atirar areia para os olhos, qualquer dia será desmacarado e aí vai ser enxovalhado pelo povo do alandroal, pois porque o senhor nunca quiz saber do seu concelho. Bem sei que agora virão os habituais defensores do muda, mas atenção a maioria foi enganada, ou com promessa de emprego, ou coisa parecida, terão que ser vocês os primeiros a denunciar esta falsidade, a bem do Alandroal, a bem da verdade.

Anônimo disse...

Tem toda a razão e é por essas e por outras que a doutoura Fátima apresentou a demissão do cargo de Vice-Presidente....pudera quem manda é a outra!!!!!

Anônimo disse...

Mas como é co Grilo e´tão culpado das dívidas como o Nabais se o homem não deixava ninguém dar opinião!!!!!!!!

Anônimo disse...

É fácil!!!! Votava contra, recusava-se a assinar documentos, etc....Agora desculpas esfarrapadas é que não.....

Anônimo disse...

Aquilo que eu ainda não consegui perceber, é, porque é que vão dar o nome do jardim, a um homem(Deus tenha a sua alma em descanso), que nunca fez nada por o Alandroal.
Nem um tostão gastava no Alandroal, nunca fez cá nenhum tipo de investimento, nunca angariou um posto de trabalho, nunca se modernizou, nunca teve intervenção politica, social, ou humanitária, nunca foí sequer interveniente, ou dador para qualquer instituição sediada no concelho.
Se é este um exemplo a seguir? Então num futuro proximo, talvez teremos os nossos jovens a segui-lo.
Quando crescerem, e perguntarem aos pais, quem era o SR. Arnaldo Passos, que deu o nome ao jardim, e porquê?, terão pura e simplesmente que responder, que era um senhor que vendía umas cervejas por uma janela nas traseiras da mercearia, que ficava virada para o antigo jardim das meninas, e que o fazía de modo completamente ilegal. Na altura não tinha-mos mais nada. Era o que havía. Se fosse hoje era completamente diferente.
Mas, este tipo de comportamento é que marca a diferença.
Não precisam de ser honestos, humanos, solidarios, nem de fazer nada por a vossa terra..a única coisa que precisam é de ter a sorte, de um parvalhão qualquer os colocar no sitio certo, nem que seja a titulo póstumo.
Isto tudo, para só dizer ao Sr. Rosinha, que está muito preocupado com o desenlace do edificio aí sediado. Não se preocupe..hoje pode ser quiosque, amanhã pode ser posto de turismo, no outro día pode ser centro de emprego...e etc.., pode mudar todos os meses, para se adequar ás nessecidades do concelho e da vila.
A unica coisa que não pode mudar com a mesma frequencia, é o NOME.

ASS:Tendencia politica, DE DIREITA.

Anônimo disse...

É OBRA...
35 milhões de dívidas? Mas só até ao fim de 2009. Parece que daí para cá!!!baia, baia.
FICARAM AS OBRAS? Mas não estão pagas!!!
Algumas nem sequer aprovadas as candidaturas.
Foi um fartar vilanagem.

Nota: Centro de Saúde, Piscinas e Zona Industrial eram projectos da CDU.
Mais!!!

Anônimo disse...

Todos tiveram culpas, Nabais, Grilo e galhardas.
Que falta de vergonha e etica e de muitas outras coisas, só quererem culpar o antigo presidente.
O João mmm, na altura disse a tudo que sim, e agora, coitado foi uma vitima, o Sr Grilo já é um homem e bem grande, ou melhor deveria ser.

Anônimo disse...

Há culpa de todos em geral e ninguém em particular. Onde é que eu já ouvi isto?... Ao mesmo tempo tivemos o Nabais, Grilo e Galhardas como presidentes no anterior mandato. É obra! Conclusão: coitadinho do Nabais, era uma pessoa muito consensual... tal e qual o nosso primeiro, a culpa é sempre dos outros. Sacode!!!!!!!

Anônimo disse...

Nunca ouvi o João Nabais dizer que a culpa era só dos outros, mas já ouvimos o Grilo dizer que a culpa é só do Nabais, portanto quem sacode a agua do capote é o Grilo e o Galhardas.
Para mim são todos culpados e todos tem que dar contas.

Anônimo disse...

Pois não ouviste, não havia outros!!!

Anônimo disse...

Caro comentador de 27/05/2010 21:47:00
Devia falar só do que sabe, então é só o presidente que assina documentos , mais ninguem numa autarquia o faz, nem é preciso haver reuniões para ver quem vota contra ou a favor das decisões.
Tenha vergonha e para dizer asneiras é bem melhor estar calado.

Tanta culpa tem o Nabais como o Grilo!!!

Anônimo disse...

Vergonha é coisa que ele não tem, nunca teve! Essa de se vitimar, nem que para isso tenha de usar os truques mais baixos e sujos, é muito velha e já não cola...

Anônimo disse...

O senhor comentarista de 25/5/2010 18:28:00 tem toda a razão, os projectos das piscinas (do Centro de Saúde pago a 100% pelo Estado) a requalificação do projecto do edifício da Câmara, o loteamento das Caraças, a zona industrial, arrequiz etc. foram projectos CDU, nem vale apena falar mais nisso. As obras feitas e que fique de uma vez por todas esclarecido, não conrespondem nem de longe á divida da Câmara que depois dos apuramentos finais ascendem a mais de 30.000 milhões de euros. Esta é a verdade e a pura verdade, que o Sr.JOÃO NABAIS empenhou ou aliás limitou o desenvolvimento deste Concelho na próxima década, era isto que deveria ser assumido, colaborar numa solução possível e não andarem a escrever em blogues como se de anjinhos se tratassem.
As dívidas são reais, como é verdade que o Sr.NABAIS, sucessivamente dizia que já tinha feito mais em oito anos que o Melrinho e companhia btinham feito em vinte e cinco anos! Fez mais passeatas, porque o Melrinho só foi a Badajoz, esbanjou em festas e touradas milhões de euros e o Melrinho soube gerir, gastou em operações em Cuba que não pagou, o Melrinho quando saíu da Câmara saiu de cabeça erguida e de consciência tranquila e nunca a policia judiciária nem Inspeções lhe apontou o dedo nem o perseguiu.
Os Comunistas geriram a Câmara, com sentido de responsabilidade, sem apoios comunitários e com humildade.

Anônimo disse...

O Melrinho saiu de cabeça erguida, e tinha por acaso capacidade para fazer alguma coisa de vulto.
Saiu de cabeça erguida e não fez quase nada, sendo o Alandroal um dos concelhos mais atrasados do Alentejo quando terminou o seu mandato, assim qualquer um sai de cabeça levantada.
Se ter sentido de responssabilidade é nada fazer, então é muito facil, porque fazer coisas sem se gastar dinheiro é impossivel.
Os comunistas que não se vendam por tuta e meia, traindo o partido e os seus valores.

Comunista que não se vende.

Anônimo disse...

Estas muito enganado, fala de ti e deixa os comunistas, porque se tens água em casa, se tens luz no quadro électrico, se tens casa de banho em casa aos comunistas o deves e não havia fundos comunitarios. As obras feitas pelo Nabais estão nos 30 milhões? ou será que valem muito menos?
E os subsidios dessas obras foram os comunistas que os gastaram? E o dinheiro da touradas onde está? Onde está o dinheiro das Expos.
Onde está o dinheiro das consultas que as pessoas pagaram no Algarve?
Onde está o dinheiro que o José da Rita recebeu de obras que nem iniciou?
Por acaso nestes oito anos tiraram o Concelho da cauda dos Concelhos mais pobres do Alentejo?
Não, colocaram-no no Concelho mais endividado do País... isto vocês sabem que é verdade, e mais o Melrinho nunca trouxe a Judiciária atrás sabam porquê, porque é sério.

Anônimo disse...

Ó sr. de 26/05/2010 23:12:00 a sua assinatura já diz tudo.......queria um jardim com o seu nome não?
Lá porque o homem não era da sua cor já não presta....por isso é que o Alandroal está a miséria que está!

Anônimo disse...

Se fosse eu a escolher o nome seria "Jardim A.Passos"

Um amigo

Anônimo disse...

sou sacaio, com muito gosto... Alandroal,falam pouco em cultura, se alguma vez se hove essa palavra, dao a entender que o artesanato não tem valor e até parece excluido do interesse da culturaa, para o desevolvimento turistisco em relaçao ao artesanato e tenha cada vez menos interece isto só visto.

Anônimo disse...

Podes crer, a tua escrita só visto porque lido não dá. APRE!!!!!!!