terça-feira, 4 de maio de 2010

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "RELIGIOSIDADE POPULAR NO ALENTEJO"


O Fórum Cultural de Alandroal recebeu, no passado dia 1 de Maio a apresentação do livro “Religiosidade Popular no Alentejo”, da autoria de João Augusto David de Morais, médico e antigo professor convidado da Universidade de Évora. A cerimónia de apresentação contou com a presença de João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, Fátima Ferreira, Vice-Presidente da Autarquia alandroalense, Fernando Mão de Ferro, representante da editora Colibri, Rui Arimateia, Professor na Universidade de Évora e o autor do livro, David de Morais.

A obra, que faz parte de uma trilogia sobre a cultura alentejana, tem por base um estudo sobre a festa da Santa Cruz, na Aldeia da Venda, que o autor levou três décadas a concluir. O autor explicou que um dos motivos que o levou a escrever aquela trilogia sobre a cultura alentejana foi o facto de, nos seus estudos, ter verificado que a verdadeira cultura alentejana está a ser alvo de um etnocídio crescente, o que é ainda mais grave quando o Alentejo, Trás-os-Montes e Açores são as únicas regiões que ainda conservam alguma da sua identidade cultural própria.

A apresentação foi bem acolhida por parte da população e o Fórum Cultural de Alandroal recebeu cerca de 100 pessoas que não deixaram de mostrar o seu interesse pelo tema abordado no livro. A Câmara Municipal de Alandroal conseguiu ter acesso a um documentário da RTP, sobre as festas da Santa Cruz, gravado em 1973, que foi projectado no final da apresentação do livro. O programa da apresentação do livro contou ainda com uma sessão de autógrafos com o autor da obra.

O Presidente da Autarquia alandroalense, João Grilo, destacou o importante contributo desta obra para a preservação desta importante tradição do concelho e referiu que «a identidade cultural é hoje um dos principais factores de ligação ao território, devendo ser recuperada e reforçada como forma de fixação da população e atracção de visitantes». Avançou ainda que, neste sentido, a autarquia está a desenvolver um alargado programa de apoio à recuperação e dinamização das tradições do concelho.

Fonte: Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Alandroal

16 comentários:

Anônimo disse...

Estes gajos não deixam de mentir.
Basta olhar para a foto e ver que é uma grande mentira, dizer que estavam 100 pessoas no auditório.
Na foto aparecem cerca de 38! As restantes 62 estariam todas amontoadas no cantinho inferior direito?
Deviam estar uma 50 pessoas e eles vêm falar em 100!!!!
Depois não querem ser apelidados de M.......

A Velhinha da Praça

Anônimo disse...

João Grilo disse
«a identidade cultural é hoje um dos principais factores de ligação ao território, devendo ser recuperada e reforçada como forma de fixação da população e atracção de visitantes».

Sr. presidente Grilo não é por acaso que lhe chamam JOÃO MMMM.
O Sr. diz, mas não faz, e falar é uma coisa, fazer é outra! Qual a identidade cultural que o Sr. fala no nosso concelho? Onde está? Primeiro tem que criá-la do zero, porque recuperar é quase impossível, e está a contar com aquilo que não tem e que ainda não foi feito?

É só poesia, basta ler!

«a identidade cultural é hoje um dos principais factores de ligação ao território, devendo ser recuperada e reforçada como forma de fixação da população e atracção de visitantes».

Fala em fixação… as pequenas empresas que são poucas no concelho, e que pagam os seus impostos autárquicos no Alandroal, o Sr. não apoia. Dá o trabalho a pessoas de fora, e fala em fixação.
As pessoas fixam-se quando vão a uma autarquia com um problema que é da competência da mesma, como acessibilidades, problemas de água etc, e são rapidamente resolvidos, o que não acontece no Alandroal. E só depois deste tipo de problemas básicos estarem minimamente resolvidos é que as pessoas se fixam por questões culturais ou outras.
Pelo que diz, as pessoas vêm todas viver para o nosso concelho pela oferta de atracção cultural, aliás cultura é com o Sr. basta ver o que fez ao fórum e aos hábitos culturais que já começavam a existir.
O senhor, como presidente, obra, ainda não fez nada a não ser mediatismo e divagar, agora como poeta e lírico, vai lá vai, ninguém o bate, nem o Nabais.
Não gosta que lhe chamem João mmmm então não minta.

Velhinho da praça

Anônimo disse...

Ó dona velhinha, então a foto não poderá ter sido tiráda ainda antes da apresentação do livro? E será que durante a mesma não poderiam estar já as +- 100 pessoas?
Velhinha, acho mas é que já deves uns anitos á cova......

ASS: O COVEIRO...

Anônimo disse...

Segundo ouvi no café, a Drª Fátima discutiu com o Grilo e já bateu com a porta!

Alguém confirma a veracidade da noticia?

Sacaio interessado

Anônimo disse...

A Dra ja saiu???????????

Anônimo disse...

Não sejam saloios...

Anônimo disse...

Caro Sr. coveiro, eu estive lá e afirmo sem mentiras que não estavam mais que 50 pessoas, o pessoal do Muda tal como o João...., não sabem fazer contas.
Escola senior com eles.

Anônimo disse...

ei malta alguem me pode dizer se ha autocarro pa festa da venda? PORRA PA COM A CARTA APREENDIDA NAO POSSO IR A PE. ALGUEM ME ESCLARECE.

Varandas disse...

Pelo que sei, haverá autocarro nos locais habituais, mas é amanhã para a corrida de touros.

Rosinha

Varandas disse...

Pelo que sei, haverá autocarro nos locais habituais, mas é amanhã para a corrida de touros.

Rosinha

Anônimo disse...

por ele não saber fazer contas é que não consegue dar contas das obrigações que teo já pagou a agua deste mêsm.... por exemplo pagar as dividas a fornecedores , as bolsas de estudo... enfim, pergunto eu sr grilo se por acaso já Pagou a água deste mês?

Anônimo disse...

Na 1ª fila três personalidades da Mina do Bugalho. No tempo da Margarida Godinho nunca vieram a nenhum evento cultural. No tempo do Nabais muito menos. Agora não falham uma. Será a conveniência do momento, ou o preparar do futuro?
Ou será que o tema da religiosidade do alentejo foi sempre um tema com interesse para a Mina?
Depois da reforma agrária, digo eu?

Anônimo disse...

Então e tu o que te leva a fazeres esse comentário?

Também andas a preparar o teu futuro?

Como tens sido corrido por onde tens passado, preparas nova aventura??????

Anônimo disse...

estava pouca gente, estava e os n.ºs não interessam o que interessa á o desinteresse das pessoas por coisas válidas, se fossse o conceerto do emmanuel estava cheio, mas é o povo que temos, só dá valor ao que não é nosso.
Mas deviam ver se a inauguração da exposição na venda e a sessão de autografos estava assim,pois não o centro de cultura foi pequeno para todos os que quiseram ver as fotos, o filme e comprar o livro do Dr. David Morais, ser
a que quer dizer alguma coisa... secalhar a apresentação devia ter sido feita no local próprio, mas houve que decidisse e ficou como ficou.

Anônimo disse...

Amigos não importa quantos eram, importam sim os que estavam pois deveriam ser os que realmente faziam falta,só faz falta quem está e mais nada...
Más línguas.
Quando se faziam espectáculos na altura do outro senhor com um ou dois espectadores não diziam nada agora que é uma coisa para promover a nossa cultura cortam logo na casaca .
Um abraço da bela
MELUSINE

Anônimo disse...

Não dizim nada?????Esta Melusine deve andar desorientada!!!!!Fartaram-se de cascar no homem ....então agora aguentem-se quando cascam neles.....é bem feito....pela boca morre o peixe!

Lacrau dos campos