sábado, 2 de abril de 2011

ALANDROAL, CORDÃO HUMANO PELA SAÚDE

Foram muitos os que esta manhã quiseram protestar no Alandroal contra as alterações introduzidas no transporte de doentes não urgentes.

Para isso a Assembleia Municipal de Alandroal organizou um Cordão Humano entre a Praça da República e o Centro de Saúde em Alandroal. Compareceram centenas de pessoas de todo o Concelho, mas em grande maioria as mais idosas, pois também são elas as mais afectadas pela politica seguida pelo Director do Centro de Saúde de Alandroal.

Desfeito o Cordão Humano, o povo ouviu palavras de incentivo dos Autarcas.

Recordo que o despacho governamental nº 19264/2010, veio meter nas mãos dos médicos a responsabilidade de quem tem ou não direito a credencial de transporte para consultas não urgentes. E como consequência disso, o Director do Centro de Saúde de Alandroal decidiu cortar na atribuição dessas credenciais, o que deixa de fora muitos doentes sem tratamentos ou consultas.

De facto, o despacho em questão veio trazer alguma confusão junto de alguns directores concelhios de saúde, mas ao Alandroal e como sempre ( será fatalidade? ) calhou-lhe a "fava"! O director do Centro de Saúde de Alandroal decidiu interpretar o despacho da maneira mais penalizadora para os utentes deste Concelho e cortou as credenciais em muitos serviços, penalizando em muito os Bombeiros Voluntários de Alandroal, taxistas e sobretudo os doentes, que são quem mais sofre com essa tomada de posição.

Digo que nos calhou a "fava", porque nos outros concelhos o despacho é igual, como não podia deixar de ser, mas a maioria desses directores decidiram interpretar o texto de maneira a proteger a qualidade de vida dos seus doentes e dessa forma continuam a passar as credenciais necessárias.

Assim e já depois de outras acções, tais como a aprovação por unanimidade de uma Moção na Assembleia Municipal e de uma Sessão Publica realizada há uma semana no Fórum de Alandroal, hoje os Alandroalenses decidiram protestar contra esse estado de coisas, e fizeram-no na forma de um cordão humano, que espero venha a ter o resultados esperados: A defesa da saúde dos nossos doentes.

Para que isso aconteça, basta que os responsáveis locais tenham essa vontade. Embora considere, mesmo tendo algumas esperanças, que o caminho não está fácil, pois mais uma vez os responsáveis máximos da saúde no concelho não enfrentaram a situação, pautando pela ausência.

No culminar do protesto de hoje, falaram aos munícipes o Vereador Custódio Costa e o Presidente João Grilo. O Vereador Costa, leu um discurso que me pareceu desproporcionado para a ocasião, juntando aqui e ali politica Nacional com politiquice local, salvando-se o paragrafo final em que apela ao bom senso do Director do Centro de Saúde de Alandroal para desbloquear a situação.

Vereador Costa, foi o porta-voz do executivo

Já o Presidente João Grilo, num discurso improvisado, apelou à união dos Alandroalenses para esta luta e para outras dificuldades que se adivinham para o Concelho. Referiu ainda na sua pequena intervenção, uma afirmação que considero muito forte, algo assim « Há uma pessoa com responsabilidades no Concelho, que anda nos bastidores a tentar sabotar a trabalho daqueles que querem resolver os problemas»! Sem ter pronunciado qualquer nome, mas ainda assim é uma afirmação forte!

Em baixo mais um vídeo Alandroalandia, onde mostra a forte participação dos Alandroalenses de todo o Concelho, na sua vontade de ganhar mais uma luta que considero é justíssima.


Clique na seta para ver o vídeo.

13 comentários:

Anônimo disse...

Os representantes do Centro de Saude não comparecem porque estas iniciativas são um aproveitamento politico por parte da câmara

Anônimo disse...

palhaçadas. mais uma vez o grilo na tv e um comissio cdu.
porquê o costa a falar?nem vice presidente é.
coitado do grilo.
asneiras atráz de asneiras.
a culpa do encerramento do centro de saude é sua. nada fez.
agora para querer limpar a cara defende os taxistas e os bombeiros que ganharam rios de dinheiro â conta de alguns médicos, que passavam credenciais por tudo e por nada.
agora todos pagamos as favas e só meia duzia,as comeu.

Anônimo disse...

depois da porta arrombada trancas na porta

Anônimo disse...

APROVEITAMENTO POLÍTICO?

Nem da Câmara, nem do Centro de Saúde...LUTA E REVOLTA DO POVO.
Isso SIM.
Contra aqueles que durante 37 anos de uma desejável e transparente DEMOCRACIA e "sob auspiciosos proveitos mensais" decidem desastrosas medidas que, pela negativa, retiram direitos aos cidadãos e aos serviços que CONSTITUCIONALMENTE os devem apoiar.

Se já não tem argumentos para defender O INDEFENSÁVEL, cale-se.

Olhe. Vai ter outra oportunidade para alterar o miserável rumo deste País.

No dia 5 de Junho. VEJA SE NÃO SE VAI ESQUECER...outra vez e "com o seu voto" afunda-o mais.

VIVA A PRIMAVERA

Anônimo disse...

Bom dia!
Eu estive presente neste cordão humano,e ouvi o discurso de presidente e do vereador.
O sr. administrador do blog diz que o presidente referiu que "Há uma pessoa com responsabilidades no Concelho, que anda nos bastidores a tentar sabotar a trabalho daqueles que querem resolver os problemas", desculpe mas eu não ouvi isso, ouvi que "parece que por cada pessoa que aparece e tentar resolver os problemas, há outra nos bastidores a tentar destruir", apelando assim a união.
Acho que é muito diferente daquilo que referiu.

Anônimo disse...

Como e possivel que tudo aquilo que se tenta fazer para benificio da populaçâo tenha que meter logo desconfianças, insultos e aproveitamento politico.
Em minha opiniao todas as forças politicas do concelho devian ter estado ao lado da populaçâo, o facto de n~^ao estarem esse sim é aproveitamento politico.
Comentador do dia 2(21e20)que eu saiba a ordem de encerramento do centro de saude,por muito que lhe custe, veio do ministerio, o Grilo ainda nâo tem poderes para isso.
Custa-me ver que, estando eu longe, gostava de ter participado nessa iniciativa, e pessoas que por ai esiâo só criticam.
Olhem mas é pelo que tem sentido e por algums momentos deixem a politica de lado e deiem as MÃOS.
UM ABRAÇO J.P.

Só Memorias Curtas... disse...

Ora pois muito bem!!!
Continuamos na mesma porcaria, se algo se faz, de quem é a culpa? do grilo, se nada se faz, de quem é a culpa? do grilo...
O "chefe" do centro de saude, fez que o fez, mas o grilo é que paga... Os outros 500 que já fecharam em portugal, pois, é culpa do grilo...
Oraganizam-se manifes, fazem-se protestos, luta-se contra, mas aqui nesta ultima, apenas alguns lutam, porque outros continuam a preferir jorrar veneno pelos blogues...
As pessoas tem a memoria bastante curta, e jogam sujo, ou pelo menos tentam....
salvam-se as centenas que ainda tentam lutar contra a desgraça e poucas mais......

Quem não deve, não teme, mas quem deve, deverá "e irá" pagar perante a justiça.... Mais cedo ou mais tarde, acredito que justiça será feita, a todos, mas mesmo todos que comem e tem comido á conta do pobre... Justiça seja feita, e espero que não demore....

Varandas disse...

Ao comentador de 03/04/2011 09:23:00.

Que diz que também ouviu o Presidente, aceito a sua versão, pois vai dar ao mesmo, ainda que por outras palavras, e eu também não usei nenhum gravador, para transcrever tal qual o Presidente disse. Mas convergem no mesmo sentido, por isso aceito.

Quanto aos outros comentadores que não viram aqui os seus comentários editados. Lamento muito, mas a vossa idolatração Grilo vs Nabais, não é para aqui chamada, falem noutra postagem da "guerrinha" Grilo vs Nabais, ou melhor parem com isso!

Vocês sabeis que nunca fui partidário do MUDA, nunca o escondi, mas também nunca me viram contra alguma iniciativa do Presidente Grilo, que seja para o desenvolvimento ou defesa do nosso Concelho. E esta é uma iniciativa em que estou com ele, como devíamos estar todos, tal como ele apelou à união de todos os Alandroalenses, porque só assim conseguiremos o propósito que todos ansiamos: Melhor saúde para todos.

Este é um daqueles assuntos, em que as pessoas com responsabilidade de voltar a repor os nossos direitos na saúde, virem que há divisão entre a população e os seus lideres políticos, aproveitam-se disso para nos virarem as costas, e enquanto nós vamos brigando ele vão levando a melhor. A pouco e pouco vão-nos levando tudo!

Meus caros Alandroalenses, em certos assuntos, temos de remar todos para o mesmo lado, se não nunca chegaremos a bom porto.

Cumprimentos, Rosinha.

Anônimo disse...

EU NÃO CONSIGO ENTENDER MUITAS DAS COISAS QUE SE ESCREVEM, OU MELHOR ACHO QUE A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO NÃO ESTÃO POR DENTRO DO QUE SE PASSA COM ESTA QUESTÃO DAS CREDENCIAIS.
NÃO SEI CONTRA QUEM PROTESTAM!
SÓ HÁ UMA PESSOA, ALIÁS DUAS, DE QUEM PODEM RECLAMAR, O MÉDICO DE FAMÍLIA E O DIRECTOR DO CENTRO, PORQUE SÃO ESTES DOIS QUE DECIDEM SE O UTENTE TEM OU NÃO DIREITO A CREDENCIAL, SEGUNDO A SUA SITUAÇÃO CLINICA!!!!
SÓ ELES É PODEM DECIDIR SE PASSAM OU NÃO A CREDENCIAL, TUDO O RESTO SE MANTEM IGUAL.O QUE ACONTECE É QUE DEVE DE HAVER PESSOAS, NOMEADAMENTE OS TAXISTAS E TAMBÉM ALGUMAS CORPORAÇÕES DE BOMBEIROS (NÃO QUER DIZER QUE SEJA A DO ALANDROAL) QUE ESTRANHARAM ESTE MAIOR RIGOR E ENTÃO VÊM PARA A RUA PROTESTAR!
OU ALGUÉM TEM DÚVIDAS ACERCA DA POUCA VERGONHA QUE HAVIA EM RELAÇÃO A DETERMINADAS SITUAÇÕES QUE SE PASSAVAM COM OS TAXISTAS E TAMBÉM ALGUNS BOMBEIROS (VEJAM O EX: DOS BOMBEIROS DE REGUENGOS QUE SALVO ERRO FORAM MULTADOS, SEGUNDO SE DIZ EM CERCA DE 20 MIL CONTOS HÁ UNS ANOS DEVIDO A ESTAS SITUAÇÕES)
PARECE QUE ESTA GENTE QUE PROTESTA AGORA DEFENDIA TODA ESTA POUCA VERGONHA QUE SE PASSAVA!!!!
AGORA O QUE DEVE DE HAVER É BOM SENSO POR PARTE DE QUEM DECIDE SE DEVE OU NÃO PASSAR AS CREDENCIAIS E NÃO CORTAR A QUEM REALMENTE NECESSITA DELAS. ISTO É QUE ESTÁ EM CAUSA, TUDO O RESTO É FOGO DE ARTIFICIO!!!

Anônimo disse...

Resumindo acabou-se o tacho

Muitos encheram o bandulho á conta dos doentes!

Quem? Alguns taxistas!

Exemplo

Levar um doente, por exemplo a Évora. Se levasse um doente era paga uma viagem. No entanto se levasse 4 doentes eram pagas 4 viagens! mas então o táxi não ia lá só uma vez?

Resumindo fazia uma viagem e recebia por 4!

Rico negócio, sem dúvida!

E o mesmo se passava com algumas corporações de bombeiros.

Acabou-se o tacho meus senhores!

Quem precisar de uma ambulância com urgência, não deixará de a ter!

Agora ver senhores e senhores, que passam os dias nos cafés, não perdem um pé de dança nos bailaricos, dançando horas a fio e depois qquando é preciso ir a uma consulta fazemºse de doentes e precisam de ambulância?

ACABOU-SE A MAMA!!!

E claro que houve imediatamente um aproveitamento politico, ou não fosse o nosso presidente uzeiro e vezeiro nessas lides!!!

Anônimo disse...

Este último comentário diz tudo acerca da polémica que para aí vai acerca dos transportes, credenciais e protestos

Muito bem dito

Anônimo disse...

o ultimo comemtario e de um inteligente que nao sabe o que diz , tem que se informar primeiro.pois e tudo ao contrario daquilo que escreveu.quanto e a percentagem que recebe? pelo que vejo deve ser um modelo de pessoa a seguir no desempenho das suas funçoes .

Anônimo disse...

“O "chefe" do centro de saúde, fez que o fez, mas o grilo é que paga... Os outros 500 que já fecharam em Portugal, pois, é culpa do grilo...”

Caro comentador, concordo consigo é evidente que muitas coisas que acontecem e vão acontecer no nosso concelho a culpa não é do grilo, mas também é verdade que em muitas coisas a culpa também é do grilo, por isso nem tanto ao mar nem tanto á terra, o homem não é o diabo mas santo também não, e já nem digo Deus como o querem pintar.
Queira ou não queira neste processo o Grilo e a Dr.ª Fátima tem muita culpa no cartório e mais que culpa incompetência, e por mais que queiram, não vale de todo a pena tapar o sol com a peneira.