sexta-feira, 29 de abril de 2011

TERENA, FESTA DA BOA NOVA


Festas em honra de Nossa Senhora da Boa Nova estão de volta a Terena

A vila de Terena, no concelho de Alandroal, vai voltar a receber as tradicionais festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Nova, já entre os próximos dias 29 de Abril e 3 de Maio. Espectáculos musicais, eventos desportivos, garraiadas e as tradicionais procissões, são alguns dos ingredientes que fazem desta edição das festas da Boa Nova um evento a não perder.

Uma salva de morteiros e uma largada de gado bravo marcam o início dos festejos, na próxima sexta-feira, dia 29 de Abril, a partir das 22:00 horas. Já no sábado, 30 de Abril, os pontos altos serão a celebração da Santa Missa, cantada pelo agrupamento de escuteiros 655 no santuário da Boa Nova, às 12:00, e a tarde desportiva que vai opor as equipas do CCD Terena ao Redondense e ao JS Alandroalense, a partias das 16:00 no campo de futebol de Terena.

As celebrações continuam noite dentro, com a realização de um espectáculo com o humorista Serafim, às 22:30 horas. Depois disso será a vez de subir ao palco o conjunto Oásis Trio. A animação nocturna segue depois com “DJ Tobixx”, que promete colocar toda a gente a dançar.

O Domingo, dia 1 de Maio, reserva ainda a tradicional arruada com a Banda da Escola de Música do Centro Cultural de Alandroal, a celebração de uma Missa, uma largada de gado bravo e a actuação da Tuna Académica da Universidade de Évora, “Seistetos”. Ainda no Domingo, ao final do dia, terá inicio um dos momentos mais simbólicos das festividades, a saída da procissão das velas, que levará a imagem de Nossa Senhora da Boa Nova até à Igreja Matriz de Terena. Já na segunda-feira a imagem de Nossa Senhora da Boa Nova fará o percurso inverso, regressando ao Santuário da Boa Nova, acompanhada de perto pelos seus fiéis seguidores.

Considerada a comemoração cristã com mais simbolismo em Portugal, a Festa da Boa Nova recebe todos os anos milhares de crentes que caminham descalços para pagarem as suas promessas e fazem as suas oferendas à Senhora da Boa Nova. Porque foi, e continua a ser, uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas em Portugal, são cada vez mais os forasteiros que se deslocam ao concelho de Alandroal, a Terena, para testemunhar esta celebração. Não perca a oportunidade de conhecer uma das mais importantes e mais antigas celebrações cristãs em Portugal, e aproveite para conhecer o concelho de Alandroal, a sua gastronomia e o seu riquíssimo património cultural, histórico e arquitectónico.


Fonte: Gab. Imprensa Município de Alandroal.

Nenhum comentário: