terça-feira, 19 de abril de 2011

A PENSAR NA BANDA!

A BANDA DA ESCOLA DE MÚSICA DE ALANDROAL.

Anda aqui grande polémica com a Banda de Alandroal, por causa da sua presença ou não nas comemorações do 25 de Abril.

A banda de Alandroal tem mais de 100 anos, com alguns pequenos interregnos, mas chegou até aos nossos dias, para ser agora o nosso maior motivo de orgulho em termos culturais. Por esta banda têm passado muitas gerações de Alandroalenses e ali se criaram muitos músicos. Por tudo isto e pelo muito que ainda fica por dizer, entendam-se, não façam nada que se possam vir mais tarde a arrepender e que ponha em causa a existência da banda.

Vou tentar explicar o contencioso. A Banda de Alandroal aceitou um contrato para tocar na Festa de Bencatel, que este ano coincidiu com o dia 25 de Abril, festa esta que a banda vem fazendo há muitos anos, sendo que Bencatel é a localidade onde a banda se deslocou mais vezes ao longo da sua história. Ora vendo as coisas assim, os "Bencateleiros" merecem toda a consideração dos elementos da banda e da sua Direcção.

Mas dá-se a circunstância que o dia 25 de Abril, é desde hà 37 anos uma data assinalável em Portugal, sendo por isso Feriado Nacional e motivo de festejos por todo o Pais, Alandroal incluído, claro. Eu durmo a 50mt. do edifício da câmara e desde que eu me lembro, que neste dia sempre a Banda de Alandroal esteve presente no hastear da bandeira ao lado das maiores individualidades do Concelho.

Foi assim no tempo do ex-Presidente Inácio Melrinho, do ex-Presidente João Ribeiro, da ex-Presidente Margarida Godinho e do ex- Presidente João Nabais. Sempre a banda esteve presente, independentemente de quem fosse a direcção da banda. Direcção, que actualmente é personificada na pessoa do José Tique, a quem reconheço o bom trabalho à frente da banda, tem sido incansável ao longo de anos e anos de dedicação à banda e por isso tem todo o apreço dos Alandroalenses.

Mas continuando, agora interpôs-se o tal contrato com Bencatel ai pelo meio, ao mesmo tempo que o Presidente exige a presença da banda nos festejos do 25 de Abril e está-se na iminência da banda não estar presente nalguma das partes, o que não auguraria nada de bom para o futuro da banda. Não interessa agora apurar quem não informou quem, do quê, ou se alguém teve alguma culpa, interessa sim contentar todas as partes, para que não se criem feridas difíceis de sarar!

Ora tudo isto, exige muita ponderação, bom senso e sobretudo diálogo entre as partes: Presidente da Câmara, Direcção da Banda e Festeiros de Bencatel. Se houver diálogo e vontade tudo se resolve e talvez a banda consiga acorrer aos dois sítios para desenrascar a situação. HAJA PORTANTO PONDERAÇÃO E BOM SENSO, para bem de todos.

Só um aparte:
Todos sabemos que a Câmara é em larga escala a principal patrocinadora da banda, pelo que o Presidente da Câmara tenha toda a legitimidade em querer que os festejos incluam a banda.

28 comentários:

Varandas disse...

O 1º comentário é meu e só para dizer isto:

Sejam harmoniosos nos vossos comentários. Comentários acusatórios só com identificação.

Cumprimentos, Rosinha.

Anônimo disse...

Querer é uma coisa, obrigar a Banda a ir aqui ou acolá é outra coisa, bem como querer inseri-la nos subsídios que dá às Comissões de Festas do concelho.

Esperem para ver se o presidente Grilo foi ou não foi informado atempadamente sobre a coincidência das festas em questão, ou se não houve até uma proposta para tocarem cá de manhã. Consultem ambos os programas, e vejam como isso é/era possível.

Elso Balixa disse...

Desde já, os meus parabéns pela forma como descreveste a situação da banda.
NÃO QUERO levantar confusão apenas quero deixar aqui mais umas pistas e claro a minha opinião.
Quando dizes que o presidente "o Presidente exige a presença da banda", não é só o presidente, somos todos nós! É uma vergonha a banda estar somente presente no hastear da bandeira no edifício da câmara, as outras freguesias devem de pertencer a outro concelho!!!
É verdade que a câmara é claramente a patrocinadora maior(para não dizer a única), dá o espaço, instrumentos, paga a maestros e professores, paga aos externos quando são necessários, fardas, etc..., e ainda lhes paga pelas actuações.
Em relação à ponderação, bom senso e sobretudo diálogo entre partes, apenas digo com certeza que a banda não quer chegar a acordo com um protocolo proposto pela câmara, e mais para cúmulo, a direcção da banda não compareceu numa reunião no Forum, agendada previamente por ambas as partes numa sexta-feira onde até os ensaios foram adiados.
Como vês e deves compreender, a banda está um bocadinho como se diz na gíria "a cuspir no prato onde comeu". Voltando à gíria "não é por causa de um que se desmancha uma açorda-de-alho". Certo é que a banda não vai estar presente nas nossas comemorações, o perdão....
Como sempre rosinha deixa o povo ler e escrever porque faz bem exercitar o cérebro. Além do mais algumas não chegam lá acima!

ramalho disse...

vamos lá ver .... o Rosinha mas os horarios das festas coicidem?

Anônimo disse...

Rosinha eu embora não esteja muito por dentro da questão acompanho de perto porque tenho uma filha na banda. Não há dúvida que estamos a uma "guerra" politica de ambos os lados. Se é verdade que a banda sempre tocou no concelho pelas comemorações do 25 de Abril e eu aí até estou de acordo que a banda toque no hastear da bandeira, também é verdade que por muitos apoio que a câmara dê à Associação não tem o direito de exigir! Senão transforme-a em Banda Municipal e então aí o presidente da câmara já pode exigir aquilo que muito bem entender!
Concluindo o meu raciocinio, acho que o presidente não tem o direito de exigir e a direcção devia ter tido o bom senso de não ter feito um contrato para fora do concelho neste dia!
Há culpas dos dois lados e convem não esquecer o papel do Bia no meio disto tudo.....

Tenho dito.

Anônimo disse...

daquilo que leio retiro como conclusão que é mais uma politiquice para acabar qualquer coisa que deve vir do tempo do nabais para ser substituído por outro do tempo do muda.
como diz a famosa lei nada se perde, nada se ganha tudo se transforma ... espero que para melhor porque me parece que existe agitação das águas dos dois lados.. . espero que na transformação ganhem os municipes.

Anônimo disse...

Caros comentadores e comentadoras, que se saiba o presidente do Municipio do Alandroal não é dono nem patrão da banda e só porque patrocina não tem o direito de se julgar como tal. A banda tem direcção, tem maestro, tem músicos e tem pessoas e não escravos à mercê de qualquer ditador.
Para bem de todos que se entendam com respeito de ambas as partes.

Antigo músico

Anônimo disse...

A seu tempo tudo será claro como a água.

Anônimo disse...

Desculpa lá Rosinha mas quem te informou que o presidente "exige"? Será que não fazia apenas questão? Se foi uma expressão tua parece-me infeliz já que estão todos a pegar nela para abrasar o Grilo.
Se é verdade que a direcção e os músicos não são escravos de ninguém também me parece que não é escravatura o dever de actuar no concelho que os patrocina quase na totalidade e onde os munícipes contribuem para a sua existência.

Anônimo disse...

Parabens rosinha! Agora isto sim parece um blog com comentários realmetne moderados.Vão ver que tudo se resolve!
A falar é que as pessoas se entendem!

Anônimo disse...

Só gostava de esclarecer uma coisa, quando se diz que a banda faz esta festa há muitos anos, isso é verdade, mas não é menos verdade que já não a faz há uns anos e foi estranho a forma barata e até quase oferecida como a direção a quis fazer, nem se preocuparam com transporte, refeiçoes nem com os que vêm de fora ganhar quase o que a banda vai ganhar , estranho!!! Sabemos que a câmara não manda na banda, mas a câmara como unica fonte de receita desta associação, tem que ter algum retorno, e se não for nestes momentos, quando será??? A câmara por aquilo que se tem visto, tem tido abertura para resolver a situação, tem que haver da parte da direção da banda essa mesma abertura para que tudo se resolva, esquecendo a politica, pois só assim se justifica estar à frente de algo que não tem cor partidária, ontem estava um partido, hoje está outro e amanhã está outro e este tipo de associações tem que continuar sem este tipo de politiquices!

Anônimo disse...

Bom dia

Mais um tema polémico, e com comentários moderados, estamos a evoluir e isso é bom.

Se a banda vive ou sobrevive a conta da câmara, isto é, se a câmara paga praticamente tudo ou QUASE tudo, qual é o mal de se fazer um acordo em que a banda oferece 4 ou 5 actuações de “borla” para o concelho. Eu acho que seria mais que justo. Não acho justo é a câmara pagar para a banda existir e pagar para actuar, assim ganham sempre os mesmos.
Na minha opinião deveria haver um acordo entre ambas as partes e resolverem essa situação, mas para isso, têm de haver boa vontade das duas partes.

Martin

Anônimo disse...

Meus amigos, é precisamente um acordo entre as partes o que a Banda e a sua Direcção pretendem, protocolo de colaboração é isso. O que acontece é que a Câmara não está para aí virada porque a meu ver aspira outros objectivos e aí o "amigo" Bia terá muito que explicar... É verdade que os responsáveis máximos que têm passado pelo Múnicipio do Alandroal têm conseguido sempre colaborar e trabalhar com a Banda e esta em respeito e reconhecimento pelos mesmos sempre colaborou com estes a todos os níveis, nunca se recusando a fazer que serviço fosse (desde que possível) e sempre de forma gratuita (salvo excepção de algum reforço imprescindivel). Com este Presidente de Câmara também a Banda tem agido dessa forma numa tentativa de consenso pois tem gosto no que faz e não quer privar a população de beneficiar dos momentos a que tem direito. Este executivo não tem cumprido com boa parte dos seus deveres. De todos os apoios que a Banda recebia, com este presidente somente o que se mantém é o pagamento ao Maestro (ainda) e a cedência do espaço (ainda). Ah, colaborou com umas camisolas (intercâmbio realizado no Alandroal com a Banda da Castanheira) e facultou creio que um ou dois, não sei bem, bilhetes por músico aquando de uma tourada em Vila Viçosa.
Esta Banda, que segundo alguns desbanda, tem mostrado que é forte e só nos pode encher de orgulho.

Anônimo disse...

Ora viva sr diretor, gostei do sua exposição sobre as verbas que o municipio vos oferece. Quer dizer que a câmara além de vos oferecer transporte que depois os srs nem têm a dignidade de ir pedir, preferindo o conforto da carrinha da choupana, de ceder as instalações à banda, pagar os ordenados aos professores, ao maestro, que comparado com os vencimentos dos maestros dos concelhos vizinhos é excessivamente avultado, ainda vos oferece camisolas, bilhetes para touradas para os familiares dos elementos da banda, visto que os musicos não precisam, porque vão tocar. Vocês não andam bem, com tanta oferta e ainda dizem mal do homem, por favor!

Anônimo disse...

Quais touradas... só se for as de Vila Viçosa, que patrocina!!!

Anônimo disse...

Ora Boa Tarde! É só para dizer ao Sr(a) das 13:32H que está muito longe de saber quem foi o responsável pela exposição que menciona os apoios que a Banda recebeu. Mas alegro-me que tenha respondido a este meu desafio, porque a intenção era mesmo essa. Assim dá-me a possibilidade de continuar a exposição porque como percebeu sou a favor da verdade e transparência e não houve receio algum em ao revelar esses apoios poder prejudicar a Banda.
Mas comecemos:
- quanto ao transporte, prove as ofertas por parte do Munícipio (a Banda utiliza vários transportes para colmatar a legislação em vigor no Munícipio, que apenas concede o autocarro gratuitamente uma vez no ano a cada Associação, mas só o transporte da Choupana é que faz impressão, porque será?);
- quanto às instalações cedidas, estará a querer sugerir que a Banda está a mais? (até ao que sei foram cedidas sedes a várias Associações do Concelho recentemente, mas a uníca que parece incomodar é a da Banda ou será que esta ao contrário das outras tem que fazer um agradecimento especial por isso?);
- em relação aos professores, que fique claro de uma vez por todas que a Banda há muito que não tem nenhum ao seu dispor por falta de pagamento por parte do Munícipio (se não for verdade que provem);
- quanto ao Maestro, espero que não se levantem quaisquer dúvidas quanto às suas competências, uma vez que quanto ao vencimento já surgem "quês" (até ao que sei o que se prepara para o "substituir" não vem ganhar menos de certeza, pois enquanto professor de música,de aulas que nem sempre dá, ganha pouco menos, ou não é?);
- quantos às camisolas, faço reforço do que já foi dito antes. Foram oferecidas pelo Municipio, no âmbito de um Intercâmbio que muito valorizou e dignificou o Concelho (mas nao foi esse o apoio dado pelo Munícipio a todos as outras Associações?);
- e por fim, os bilhetes da Tourada. Para que saiba, o Sr. Presidente João Grilo ao querer justificar tantos apoios à Banda, mais que a todas as outras Instituições, aventurou-se a dizer que gastou balúrdios para a mesma ir tocar à Tourada o que não corresponde de todo à verdade. Questionado no que é que gastou o Exmo. respondeu que comprou 300 bilhetes (quem beneficiou deles? A banda recebeu os que já foram referidos mas só porque o Presidente nem tinha a quem os dar. Mas quantos sobraram? Para quem foram? Qual foi o papel dessas pessoas na Tourada?).
Tirem as vossas conclusões.

Bem haja.

Anônimo disse...

Bem, a coisa tá a melhorar, já começam a admitir apoio!

Anônimo disse...

Pelo que percebi de tudo o que já foi dito, a Banda até à data parece nunca ter referido ausência total de apoios por parte do Munícipio. Nem nunca me pareceu ter referido que o Munícipio tenha obrigação de a sustentar. O que me dá a sensação, é que estes foram diminuidos e a Banda por questão de sobrevivência tem de fazer festas par receber algum dinheiro, pelo menos para a manutenção do dia-a-dia.
Eu acho bem que vão tocar a Bencatel, pelo menos ao que parece lá valorizam-vos.
Não deixem, no entanto de fazer alguma actuação no nosso Concelho no dia 25 de Abril.

Reconhecedora do trabalho da Banda

Anônimo disse...

Se a "reconhecedora do trabalho da banda" alguma vez tivesse ouvido entrevistas dadas à radio campanario, por responsaveis da banda, com toda a certeza mudava de ideias

Anônimo disse...

ora aqui esta a prova. é este o link da entrevista que fala. do josé tique á radio campanário. é so copiar e ouvir.

http://www.radiocampanario.com/c/noticias2010/dezembro2010/noticia1167.html

Anônimo disse...

São os comentadores anónimos das 11:28 e das 17:00h que sabem do que falam, e dizem verdade no verdadeiro sentido da palavra.
Lamento profundamente que um grupo cujo maior orgulho é tocar na sua terra seja acusado de "cuspir no prato onde come" apenas e tão simplesmente por tentar sobreviver.
Lamento também a pouca comparência da população aos referidos hasteares de bandeira do 25 de Abril, tão pontual e assiduamente assinalados todos os anos, e que apenas este ano adquiriram alguma importância.

Desapontada.

Anônimo disse...

ESCLARECIMENTO.

A Direcção de Banda esclarece que a mesma sempre colaborou com o município e tem todo o interesse em continuar a colaborar.

A direcção da banda informou atempadamente o Sr. Presidente que a mesma tinha assinado um contrato para actuar em Bencatel no dia 25 de Abril entre as 10 e as 13h.
Estando disponível para o hastear da bandeira entre as 8h. e as 9,30h. E depois estando disponível a partir da 14h. para aquilo que o Presidente bem entender.

Fátima Tique.

Anônimo disse...

Força banda! Vocês são amadores, vocês são uns senhores. O povo gosta da banda o povo gosta de vos ouvir tocar. Obrigado banda do alandroal

Anônimo disse...

È muito esquisito que depois de tanto explicar e justificar, venham dizer que a câmara não quer assinar acordos com a banda, quem recusa ir às reuniões são os diretores da banda, idependentemente de haver vontade ou não eu só pergunto como vai esta instituição viver se não fizer o acordo com a câmara, como vão pagar as suas despesas?

Anônimo disse...

É com tristeza que vou lendo tudo o que se diz por aqui, uns dizem mal da câmara, outros da direção da banda, no fundo quem fica prejudicado com tudo isto é a banda. Já fiz parte de algumas colectividades e por muito que digam sem apoio não sobrevivem, quem está à frente de uma coisa destas tem que deixar para trás das costas muito daquilo que por vezes são os seus principios, temos que negociar com quem de direito, não podemos meter o eu à frente da colectividade que representamos, sabemos que neste concelho, por um motivo ou por outro tudo acaba e a pior coisa que pode acontecer é sermos acusados de ter contribuido para tal e para que isso aconteça basta tarmos no local certo à hora errada. Quando se está muito tempo à frente de uma colectividade, sem querer ganham-se vicios muito perigosos que se podem virar contra nós.

Anônimo disse...

Mais um GRANDE elemento Cultural da vila e do concelho submetido aos subterrâneos "jogos" do perdedor e do ganhador que fazem da DEMOCRACIA...um jogo de "cégos" interesses.

Não pode ser. Preparemos a resposta a dar a estes senhores que, com o sincero voto que o Povo lhes deu, não vão desempenhar os cargos para servir honestamente a causa pública mas sim "PARA SE SERVIREM DELA. É ou não verdade nestes últimos quase 12 anos?
Basta!!!.
Troquemos-lhe as voltas, como diria O OUTRO.

Republicano

Anônimo disse...

Tró-la-ró!!!!!
Tró-la-ró!!!!!
Viva a música duma Banda só!
Tró-la-ró!!!!!
Tró-la-ró!!!!!

Anônimo disse...

Eu que tenho quase 70 anos, sempre vivi e trabalhei no concelho do Alandroal, e que já vivi sobre a orientação de vários Presidentes de Câmara de diferentes cores, faço a seguinte pergunta.
Porque é que desde que este executivo tomou pose se passam tantas quezílias e novelas baratas com quase todas as áreas do nosso Concelho, é no mínimo estranho.
Nunca outro qualquer executivo para por em pratica o seu trabalho, teve que cortar radicalmente com as coisas, como este que corta tudo á foice.
Quase todos adaptaram e deram continuidade a certas coisas que estavam no bom caminho, menos este executivo que cortou em tudo, mesmo no bem feito e reconhecido até pelo actual Presidente, como foi o caso do trabalho que alguém fazia no Fórum cultural.
Começo a concordar que o erro, se calhar, não é só dos outros, ou pelo menos na totalidade e que este senhor que apregoou, tolerância, isenção, acabar com ódios e perseguições, afinal não passa de mais um que só fala da boca para fora, e nada muda e nada faz, é o verdadeiro culpado deste mau clima.
Chegou ao poleiro, e o poder é uma coisa que nem todos têm capacidade de lidar com ele.
Está tudo visto, pobre Alandroal que tem á frente do seu destino gente deste fraco calibre.