segunda-feira, 18 de abril de 2011

REQUALIFICAÇÃO DO CASTELO DE ALANDROAL

Manuel Aires Mateus Assina Requalificação do Castelo de Alandroal

Município vai Avançar com Requalificação do Interior e Iluminação com Financiamento Comunitário.

A requalificação do interior do castelo visa devolver este imóvel classificado, situado em pleno coração da vila, ao dia-a-dia dos alandroalenses, ao mesmo tempo que vem dotar o espaço das infra-estruturas básicas para acolher espectáculos de ar livre e outros eventos culturais e promocionais.

Caracteriza-se como um intervenção no espaço público, nas portas de acesso e na iluminação, com o menor impacto possível, de modo a dignificar o imóvel sem o descaracterizar, com especial atenção para a emblemática torre de menagem.

Aires Mateus é um dos mais conceituados arquitectos portugueses da actualidade sendo responsável por projectos tão emblemáticos como o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, na Ilha São Miguel, Açores, ou o Museu do Farol de Santa Marta, em Cascais. Venceu o concurso de ideias para a reabilitação do Parque Mayer, em Lisboa e, entre outros prémios nacionais e internacionais, conta com uma menção honrosa no concurso para o Grande Museu Egípcio, no Cairo.

A intervenção envolve um montante próximo dos 400 mil euros e será financiada no âmbito do INALENTEJO, regulamento Política de Cidades – Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação, com uma taxa de comparticipação de 85%.

Este projecto foi desenvolvido em parceria com o IGESPAR e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e conta com o parecer favorável destas entidades.
Também em parceria com a Direcção Regional de Cultura está a ser desenvolvido um Plano Estratégico para o Castelo de Alandroal que visa enquadrar futuras intervenções ainda necessárias, como por exemplo, a reabilitação do caminho de ronda.

João Grilo, presidente da autarquia, referiu que “muito se tem falado de requalificação do vasto e riquíssimo património arquitectónico e monumental do concelho, mas este é o primeiro passo concreto e significativo nesse sentido, facto que muito orgulha este executivo, uma vez que é um projecto desenvolvido de raiz neste mandato e representativo do rumo que queremos traçar. A requalificação do castelo e os eventos culturais que estamos a perspectivar para este espaço são uma das melhores formas de projectar este concelho”.

Fonte: Gab. Imprensa Município de Alandroal.

7 comentários:

Anônimo disse...

Excelente iniciativa.

Anônimo disse...

Muito satisfeito com a notícia de requalificação do nosso património. Parabéns à Câmara Municipal!

Anônimo disse...

Mas qual! A requalificação que foi feita no executivo do Nabais, em 2006!

Porque mais teoria, não! Por favor!

Lobo do Lucefécit

Anônimo disse...

Parabéns ao nosso presidente por ser sensível a estas questões. É muito importante que se preserve o património, ele faz parte da cultura dos povos. Parabéns aos envolvidos!!

Anônimo disse...

Sem duvida uma grande noticia.

Anônimo disse...

É de enaltecer o bom trabalho da autarquia, parabens, espero que outras das requalificações necessárias sejam possiveis, apesar da conjuntura extremamente desfavorável.
JC

Anônimo disse...

Uma boa notícia, ainda por cima com um projecto financiado. Espero que tenham em atenção os vestígios que poderão aparecer no subsolo (se o IGESPAR obrigou a ter acompanhamento arqueológico no exterior do castelo aquando da reabilitação do arquiz e nas obras da praça, agora também deve ter isso em atenção). Vamos ver como se porta o actual executivo em relação a isso, mas tenho esperança que acha sensibilidade, também da parte do arquitecto responsável.