terça-feira, 5 de abril de 2011

ALANDROAL, CORDÃO HUMANO PELA SAÚDE

Centenas de pessoas em Cordão Humano contra alterações ao transporte de doentes não urgentes

A população do concelho de Alandroal saiu à rua, no passado Sábado, dia 2 de Abril, para manifestar o seu descontentamento contra as alterações ao transporte de doentes não urgentes, através da realização de um Cordão Humano, que ligou a Praça da República ao Centro de Saúde de Alandroal.


Às várias centenas de pessoas que participaram na manifestação juntou-se o Executivo da Câmara Municipal de Alandroal, o deputado do PCP na Assembleia da República, eleito pelo círculo de Évora, João Oliveira, o presidente dos Bombeiros Voluntários de Alandroal e representantes de outras instituições do concelho.

O Presidente do Município alandroalense, João Grilo, salientou que o objectivo do cordão humano foi o de “chamar a atenção para os problemas que se vivem actualmente em relação ao transporte de doentes não urgentes”, referindo ainda que “existe um registo contínuo e constante de situações de pessoas que deveriam beneficiar de transporte face às suas situações clínicas e que não estão a ter esse benefício, o que não pode acontecer”.

O autarca chamou a atenção para a necessidade de juntar as entidades responsáveis e, de uma vez por todas, encontrar uma solução para esta situação, que está a ter um impacto muito negativo na vida das pessoas. João Grilo aproveitou ainda para referir que na próxima sexta-feira, dia 8 de Abril, vai realizar-se mais uma reunião entre a Câmara Municipal de Alandroal e as entidades responsáveis pela saúde no concelho de Alandroal e no distrito de Évora.

Por seu lado, o deputado do PCP eleito pelo círculo de Évora, João Oliveira, explicou que “por ter uma população envelhecida e com poucos recursos económicos, este tipo de medidas, de corte no transporte de doentes e nos direitos à saúde, são duplamente gravosas para o Alandroal”.
O Executivo da Câmara Municipal de Alandroal garantiu que tudo continuará a fazer para que seja reposta a situação do transporte de doentes não urgentes, que foi alterada por um despacho do secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, que determina que o acesso ao transporte pago pelo Ministério da Saúde passa a obedecer a dois requisitos, a prescrição clínica e a insuficiência económica.

Fonte: Gab. Imprensa Município de Alandroal.

3 comentários:

Anônimo disse...

É triste que tantos anos de democracia não tenham sido suficientes para o Povo não se deixar manipular por oportunistas.

Anônimo disse...

Triste será sim o seu comentário (se é que percebi o que quiz dizer...)! O (a) comentador (a) não tem familia idosa? não tem ninguém doente? Ainda bem para si! Mas, conhece o ditado popular que diz:"Quando vires as barbas do vizinho a arder põe as tuas de molho"?!

Anônimo disse...

Esta fotografia mostra bem a forma de estar de certa gente, tal formatura melitar, os generais num lado e a tropa no outro.
Lá diz o ditado nunca sirvas a quem serviu.........

POETA POPULAR