sexta-feira, 29 de abril de 2011

POSTAGEM DESPORTIVA

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

REDONDENSE CAMPEÃO DISTRITAL, sobe assim à 3ª Divisão Nacional.

Divisão de Honra

Perolivense 3-0 U.Giesteira
O Calipolense 0-2 Monte Trigo
Borbense 0-0 Sp.Viana
Santiago Maior 0-2 Oriolenses
GDR Canaviais 0-0 Bencatelense
Escouralense 0-1 Redondense
Lusit. Évora 1-0 Desp.Portel

Classificação:
1ºRedondense 66, 2ºLusitano 65, 3ºM.Trigo 56, 4ºEscouralense 42, 5ºCalipolense 38, 6ºViana 37, 7ºOriolenses 37, 8ºPerolivense 35, 9ºPortel 34, 10ºBorbense 29, 11ºCanaviais 26, 12ºBencatelense 25, 13ºS.Maior 20, 14ºGiesteira 2.

1ª Divisão

Corval 2-1 Aldeense
Brotense 1-5 Sp.Arcoense
São Manços 2-1 S.B.Outeiro
Alcaçovense 4-2 Vera Cruz
Desp. Cabrela 2-0 Rosário
Santana1 -1 Lavre
CF Estremoz 3-2 Luso Morense
Valenças 1-2 Arraiolense

Classificação:
1ºEstremoz 72, 2ºLavre 59, 3ºArcoense 51, 4ºArraiolense 48, 5ºValenças 48, 6ºCorval 43, 7ºMorense 41, 8ºS.Manços 41, 9ºCabrela 37, 10ºCortiço 35, 11ºSantana 35, 12ºRosario 34, 13ºOuteiro 33, 14ºAlcacovas 32, 15ºAldeense 29, 16ºBrotas 28, 17ºV.Cruz 5.

O PELADO DE TERENA

Distrital de Juvenis:
Terena – Redondense. Sábado ás 15h.

Infantis Futebol de 7 – Fase Final:
Rio de Moinhos – Terena. Sábado ás 10, 30h.

TERENA, FESTA DA BOA NOVA


Festas em honra de Nossa Senhora da Boa Nova estão de volta a Terena

A vila de Terena, no concelho de Alandroal, vai voltar a receber as tradicionais festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Nova, já entre os próximos dias 29 de Abril e 3 de Maio. Espectáculos musicais, eventos desportivos, garraiadas e as tradicionais procissões, são alguns dos ingredientes que fazem desta edição das festas da Boa Nova um evento a não perder.

Uma salva de morteiros e uma largada de gado bravo marcam o início dos festejos, na próxima sexta-feira, dia 29 de Abril, a partir das 22:00 horas. Já no sábado, 30 de Abril, os pontos altos serão a celebração da Santa Missa, cantada pelo agrupamento de escuteiros 655 no santuário da Boa Nova, às 12:00, e a tarde desportiva que vai opor as equipas do CCD Terena ao Redondense e ao JS Alandroalense, a partias das 16:00 no campo de futebol de Terena.

As celebrações continuam noite dentro, com a realização de um espectáculo com o humorista Serafim, às 22:30 horas. Depois disso será a vez de subir ao palco o conjunto Oásis Trio. A animação nocturna segue depois com “DJ Tobixx”, que promete colocar toda a gente a dançar.

O Domingo, dia 1 de Maio, reserva ainda a tradicional arruada com a Banda da Escola de Música do Centro Cultural de Alandroal, a celebração de uma Missa, uma largada de gado bravo e a actuação da Tuna Académica da Universidade de Évora, “Seistetos”. Ainda no Domingo, ao final do dia, terá inicio um dos momentos mais simbólicos das festividades, a saída da procissão das velas, que levará a imagem de Nossa Senhora da Boa Nova até à Igreja Matriz de Terena. Já na segunda-feira a imagem de Nossa Senhora da Boa Nova fará o percurso inverso, regressando ao Santuário da Boa Nova, acompanhada de perto pelos seus fiéis seguidores.

Considerada a comemoração cristã com mais simbolismo em Portugal, a Festa da Boa Nova recebe todos os anos milhares de crentes que caminham descalços para pagarem as suas promessas e fazem as suas oferendas à Senhora da Boa Nova. Porque foi, e continua a ser, uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas em Portugal, são cada vez mais os forasteiros que se deslocam ao concelho de Alandroal, a Terena, para testemunhar esta celebração. Não perca a oportunidade de conhecer uma das mais importantes e mais antigas celebrações cristãs em Portugal, e aproveite para conhecer o concelho de Alandroal, a sua gastronomia e o seu riquíssimo património cultural, histórico e arquitectónico.


Fonte: Gab. Imprensa Município de Alandroal.

POLITICA LOCAL, BLOCO DE ESQUERDA

Clique na imagem para ampliar.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

COMUNICADO DO MUNICÍPIO DE ALANDROAL


Como é do conhecimento geral, as celebrações do 25 de Abril ficaram este ano marcadas pela ausência da Banda da Escola de Música do Centro Cultural de Alandroal no acompanhamento ao executivo camarário nas cerimónias de hastear da bandeira nas sedes das juntas de freguesia do concelho. A banda esteve presente apenas no hastear da bandeira na sede concelho, deslocando-se em seguida para Bencatel para participar nas festas daquela localidade. O presidente e os vereadores deslocaram-se a todas as sedes de freguesia onde a cerimónia se realizou sem acompanhamento musical. Chegados à sede da junta de Freguesia de Alandroal (Nossa Senhora da Conceição) no encerrar do percurso, como é hábito, encontraram as bandeiras já desfraldadas e a junta encerrada.

O presidente, em conversa com os músicos e elementos da direcção da banda imediatamente após o hastear da bandeira, teve oportunidade de manifestar o seu profundo desagrado com esta atitude que não dignifica a banda perante todos os munícipes deste concelho que em larga medida contribuem para a sua sustentabilidade.

Nunca antes a banda tinha deixado de estar presente nos momentos solenes da vida deste concelho, conferindo-lhes, dessa forma, a dignidade que merecem.

Ao assumir um compromisso fora do concelho para este dia e esta hora, estava a direcção do Centro Cultural de Alandroal plenamente consciente que deste modo não poderia honrar este compromisso que tem para com a Câmara Municipal, mas sobretudo, para com a população do concelho, que suporta com os seus impostos o pagamento dos vencimentos do mestre e dos professores, dos instrumentos e das fardas, das instalações e dos transportes e outros apoios de que a banda tem vindo a beneficiar. A Direcção do Centro Cultural está, com esta postura, a deixar que outros interesses menos claros se sobreponham aos deveres da colectividade.

Este comportamento é revelador do clima de confronto que a Direcção do Centro Cultural decidiu adoptar perante este Executivo.

A Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente, tem feito um grande esforço para celebrar com o Centro Cultural um protocolo de colaboração que permita a continuidade da banda, ao mesmo tempo que garanta que a mesma esteja ao serviço das actividades e festividades do concelho.

É aceitável que uma banda que é suportada quase em exclusivo com dinheiros públicos ainda cobre às comissões de festas 3500 euros para actuar em Terena na Festa da Boa Nova? Ou 1200 euros para actuar na Aldeia da Venda na Festa da Santa Cruz? Quando outras bandas de fora do concelho apresentam orçamentos bastante mais baixos? Por que razão sofreram estes orçamentos aumentos significativos após o início de funções deste executivo ao ponto de no ano passado a banda não ter estado em praticamente nenhuma das festividades do concelho? Pode esta Câmara Municipal financiar por um lado toda a actividade de uma banda e escola de música e por outro ver-se obrigada a subsidiar as colectividades para poderem pagar as actuações dessa mesma banda de música? Onde acaba a dedicação à causa do associativismo, da educação pela música e do espírito de participação cívica e começa o negócio?

Depois de vários meses de negociações de um protocolo, de avanços e recuos e outros episódios menos dignificantes que um dia serão conhecidos em toda a sua extensão, parece ter-se chegado a um impasse.

Saliente-se que tal protocolo nunca existiu antes, sendo a banda apoiada pontualmente quando havia necessidade através de subsídios e não tendo, como tal, qualquer compromisso assumido com a Autarquia. Ora, esta situação é, no quadro legal actual, absolutamente insustentável. Para que a Câmara possa apoiar a banda o Centro Cultural deve reunir alguns requisitos legais e ao mesmo tempo assumir o compromisso de que os dinheiros públicos que lhe são entregues são de algum modo replicados e devolvidos à comunidade.

Na curta troca de impressões do dia 25 de Abril, o Presidente da Câmara Municipal disponibilizou-se para mais uma vez reunir com a direcção para tentar ultrapassar esse impasse e fechar um acordo.

Por fim, é importante clarificar também tudo o que tem sido dito em relação à situação do mestre. O mestre é desde há vários meses sabedor do imperativo legal a que a Câmara está sujeita de fazer cessar o seu e outros contratos (cinco) que se encontram em igual circunstância. Também desde essa altura está informado que antes de esse contrato terminar seria convidado a assinar um novo contrato. Que fique claro que nunca esta câmara teve intenção de dispensar os serviços do actual mestre da banda. Qualquer outro aproveitamento desta questão só pode ter como objectivo contribuir para a desinformação e manipular os sentimentos das pessoas, em especial dos músicos, que sendo na sua maioria muito jovens, são também mais influenciáveis.

Por fim, para os que querem ver na postura que a Câmara tem adoptado em relação a esta questão sinais de atitudes persecutórias ou de ingerência na vida de uma colectividade, que fique claro que não são tais acusações que nos vão desviar do caminho da justiça, da verdade e do rigor na aplicação dos dinheiros públicos em prol do desenvolvimento social e cultural deste concelho.

A Câmara Municipal de Alandroal pede a todos os munícipes, em especial a todos aqueles que estão, estiveram, ou pensam vir a estar ligados à banda e que se interessam por este assunto que se informem o melhor possível de tudo o que aconteceu e está a acontecer, sendo certo que o clima de boato e contra-informação instalado só beneficia quem de facto está interessado em destruir. A Autarquia e o seu executivo estão, como é seu apanágio e obrigação, na posição diametralmente oposta.

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal.

ALANDROAL MONUMENTOSO

O CASTELO DE TERENA

O Alandroalandia está a meio da trilogia sobre os castelos medievais do Concelho de Alandroal. Se na 9ª edição do "Alandroal Monumentoso" dei a conhecer melhor o Castelo de Alandroal, o 1º desta trilogia, que irá acabar no Castelo de Juromenha, esta 10ª edição vai dar a conhecer o Castelo Medieval de Terena. E não poderia haver melhor altura para o fazer, pois estamos na semana que antecede a Festa de Nossa Senhora da Boa Nova, a semana em que Terena se to5rna na principal atracção das redondezas.


O castelo medieval

As informações documentais mais antigas sobre a povoação de Terena, datam do reinado de D. Afonso III (1248-1279), quando o cavaleiro-régio Gil Martins e sua esposa, D. Maria João, lhe passaram foral, em 1262. Embora se desconheça uma data precisa para o início das obras de construção do castelo, acredita-se que terá tido lugar neste período, uma vez que a fronteira do Alto Guadiana se revestia de importância estratégica para a Coroa portuguesa, e dado o interesse manifestado pelo rei D. Dinis (1279-1325) na consolidação desta linde, assegurada ainda pelos castelos de Elvas, Juromenha e Alandroal.

O Castelo de Terena, vista geral.
Sob o reinado de D. Fernando (1367-1387) o castelo e a sua barbacã encontram-se referidos (1380), o que denota que os trabalhos de fortificação encontravam-se em progresso.

Após a crise de 1383-1385, D. João I (1385-1433) fez a doação dos domínios da vila à Ordem de Avis, o que alguns autores compreendem como um indicativo de obras de recuperação e modernização da sua defesa.

D. João II (1481-1495) nomeou como Alcaide-mor da vila a Nuno Martins da Silveira (1482), nome associado a obras de reconstrução no castelo. Essa ampla campanha de obras prosseguiu nas primeiras décadas do século XVI, sob o reinado de D. Manuel I (1495-1521) vindo a ser completadas as obras na Torre de Menagem e no paço de alcaides. Nesta fase, o castelo encontra-se figurado por Duarte de Armas (Livro das Fortalezas, c. 1509). O risco da torre de menagem é atribuído aos arquitectos do reino, Diogo e Francisco de Arruda.


Da Guerra da Restauração aos nossos dias

No contexto da Guerra da Restauração da independência portuguesa, a posição defensiva do castelo foi preterida em detrimento da fortificação da Praça-forte de Elvas, que concentrou os esforços dos arquitetos militares. Embora por essa razão não tenha conhecido obras de modernização no período, mas tão somente de reforço, como o demonstra a Porta das Sortidas, voltada para a Espanha, a sua defesa veio a sofrer estragos sob ataque de tropas sob o comando do duque de São Germano.

No século XVIII, sofreu novos danos causados pelo terramoto de 1755.

O castelo encontra-se classificado como Monumento Nacional por Decreto publicado em 2 de Junho de 1946.

A intervenção do poder público no monumento, entretanto, só se fez sentir a partir de 1937, por intermédio da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN), em campanha que incluiu a reconstrução de um pano de muralha e a reinvenção de ameias. Mais recentemente, tendo passando para a afetação do IPPAR, na década de 1980 foram promovidos trabalhos na Torre de Menagem, entre os quais se destacam a reconstrução de abóbadas. Alguns críticos notam que foram adulterados elementos arquitectónicos originais nestas campanhas, vindo assim a descaracterizar o monumento.

Características

De modestas dimensões, o castelo apresenta planta no formato pentagonal irregular, com quatro torres de planta circular dispostas assimetricamente, apenas uma protegendo um ângulo da muralha.

Embora figurada por Duarte de Armas, não se conhece bem a primitiva entrada do castelo. O seu desenho revela um acesso direto, protegido em ambos os lados por cubelos associados à torre de menagem, a meio de um dos panos da cerca.

Castelo de Terena, entrada e torre de menagem

A torre de menagem apresenta planta quadrangular, dividida internamente em dois pavimentos. Cunhada em cantaria, é dotada de seteiras cruciformes, porta de capitelação encorada e balcões manuelinos, sobrepujada pelo sino de correr.

A defesa do portão atual, manuelino, em cotovelo, encimado por dois grandes arcos de volta perfeita, com impostas marcadas e decoradas com bolas e entrelaçados, é complementada por uma pequena barbacã, cujo terraço ameado é alcançado por um adarve. A remodelação do conjunto do portão e da torre de menagem, cujo interior foi apalaçado na ocasião, é atribuída aos irmãos Diogo e Francisco de Arruda, por volta de 1514.

O Castelo de Terena, vista interior da muralha da Porta do Campo.

Em lado oposto ao portão principal rasga-se na muralha a Porta do Campo, também denominada como Porta do Sol. Entaipada durante as obras promovidas no final do século XVII, apresenta ainda a primitiva estrutura dionisina, em arco apontado ao estilo gótico, ladeada por dois torreões de planta circular.

Fonte: Wikipédia.

Próximo Alandroal Monumentoso: O Castelo de Juromenha.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALANDROAL


O Alandroalandia informa os munícipes Alandroalenses que se irá realizar uma REUNIÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL do Município de Alandroal.

Assim a próxima REUNIÃO , será amanhã quinta-feira, dia 28 de Abril pelas 20,30h, no Auditório do edifício sede do Município de Alandroal, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Apreciação da informação do Presidente da CMA acerca da actividade do Município, bem como da situação financeira do mesmo.

2. Análise e Aprovação dos Documentos de "Prestação de Contas" e "Relatório de Gestão do Ano 2010".

3. 1ª Revisão Orçamental para o ano 2011.

INTERVENÇÃO DOS CIDADÃOS: Por se tratar de uma REUNIÃO ORDINÁRIA, findos os trabalhos, qualquer cidadão pode pedir esclarecimentos ou fazer qualquer outro tipo de intervenção.

PARTICIPEM

terça-feira, 26 de abril de 2011

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

Dia da Liberdade Comemorado em Ambiente de Esperança num Futuro Melhor

Passados 37 anos da revolução do “25 de Abril", e numa altura em que o país enfrenta grandes desafios, ganha ainda mais importância a necessidade de recordar os valores que estiveram na origem da “revolução dos cravos”, a liberdade, a democracia e a luta por um futuro melhor.

No Alandroal, esta evocação foi feita através de um conjunto de iniciativas em que a Câmara Municipal se associou, este ano, à Junta de Freguesia de S. Brás dos Matos – Mina do Bugalho e à Associação para a Protecção dos Idosos de Terena (APIT).

A noite do dia 24, na Barragem do Lucefécit, começou com as “Vozes d’Alqueva”, a que se seguiu um espectáculo pirotécnico e piroaquático, que encheu de cor a Barragem de Lucefécit.

Já a manha do dia 25 de Abril foi marcada pelas tradicionais cerimónias de hastear da bandeira, no edifício sede do Município e em todas as freguesias do concelho. As celebrações continuaram de tarde, na localidade da Mina do Bugalho, onde foram inaugurados o “Parque Sénior” e o “Parque de Merendas”, construídos pela Junta de freguesia de São Brás dos Matos (Mina do Bugalho) com o apoio financeiro da Câmara Municipal integrado no âmbito da componente de investimento, prevista no Protocolo de Delegação de Competências assinado com esta Junta de Freguesia no ano de 2010.

Na sua intervenção, o Presidente da Autarquia alandroalense, João Grilo, referiu que “neste momento difícil que o país, e consequentemente, o concelho atravessam, é importante que estejamos todos unidos na reflexão sobre os desafios colectivos que nos esperam. O Executivo Municipal vai continuar empenhado em cumprir o seu trabalho com total dedicação, seriedade e transparência, porque só dessa forma conseguiremos ultrapassar as dificuldades que se nos apresentam”, referiu ainda o autarca.

A terminar as celebrações, ouve ainda espaço para um espectáculo de fados, com algumas das melhores vozes do concelho e para um lanche convívio oferecido pela Autarquia alandroalense e pela junta de freguesia de são Brás dos Matos. Entre temas relacionados com os valores de Abril, vozes como Bernardino Roma, Francisco Valentim ou Lúcia Roma, alegraram o final de tarde do dia 25 de Abril.

Fonte: Gab. Imprensa de Imprensa do Município de Alandroal.

DIVULGAÇÃO - JAIMÃO NO ALDRABAR

Clique na imagem para ampliar.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

ALANDROAL, COMEMORAÇÕES DO DIA 25 DE ABRIL

Depois de alguma polémico em torno da presença ou não da Banda de Alandroal nestas comemorações, tudo aconteceu como em anos anteriores. O Hastear da bandeira foi feito em frente aos Paços do Município, e ao som do Hino Nacional tocado pela Banda da Escola de Música do Centro Cultural de Alandroal.

Veja aqui o vídeo Alandroalandia:

A Banda foi recebida, logo pela manhã, por todo o Executivo Camarário e convidada a entrar no Edifício dos Passos do Concelho, depois da sua actuação.



Na cerimónia esteve presente o Executivo Camarário, mas notou-se a falta de representantes de outras instituições da sociedade alandroalense. Notou-se igualmente a falta de público, mas isso já é habitual.

As comemorações seguem em à tarde, junto à Barragem do Lucifécit, com uma garraiada a partir das 15h. Depois a partir das 17h. na Mina do Bugalho com vários espectáculos. ( Ver programa próprio ).

DIVULGAÇÃO - MOTORKLUBE DE ALANDROAL, 1º ANIVERSÁRIO


Não podemos deixar de referir que o Motorklub durante o ano de 2010 participou em todos os eventos e actividades para as quais foi convidado, ou solicitada a sua participação.

Promoveu e desenvolveu ele próprio alguns encontros e actividades, nomeadamente de carácter social, trazendo ao nosso Concelho colegas de todo o País, mas acima de tudo divulgou e promoveu o Concelho de Alandroal em todo o Portugal e alem fronteiras.
Agradecemos desde já todo o apoio que nos foi dado e bem hajam.

A Direcção
Luis Guerra
Eduardo Codices
Ruth Mendes

Fonte: Motorklub Alandroal.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

DIVISÃO DE HONRA
U.Giesteira 0-4 Escouralense
Monte Trigo 4-0 Perolivense
Sp. Viana 1-0 O Calipolense
Desp.Portel 4-2 Borbense
Bencatelense 2-2 Santiago Maior
Redondense 6-0 Canaviais
Oriolenses 1-2 Lusit. Évora

Classificação: 1ºRedondense 63, 2ºLusitano 62, 3ºM.Trigo 53, 4ºEscouralense 42, 5ºCalipolense 38, 6ºViana 36, 7ºOriolense 34, 8ºPortel 34, 9ºPerolivas 32, 10ºBorbense 28, 11ºCanaviais 25, 12ºBencatelense 24, 13ºS.Maior 20, 14ºGiesteira 2.

1ªDISTRITAL
Lavre 1-1 Cabrela
Cortiço 5-2 São Manços
Rosário 3-2 Alcaçovense
Luso Morense 6-0 Santana
Aldeense 0-2 CF Estremoz
Arcoense 1-3 Corval
Arraiolense 2-0 Brotense
S.B.Outeiro 2-2 Valenças

Classificação: 1ºEstremoz 69, 2ºLavre 58, 3ºArcoense 48, 4ºValenças 48, 5ºArraiolense 45, 6ºMorense 41, 7ºCorval 40, 8ºS.Manços 38, 9ºCortiço 35, 10ºSantana 34, 11ºCabrela 34, 12ºRosario 34, 13ºOuteiro 33, 14ºAldeense 29, 15ºAlcacovas 29, 16ºBrotas 28, 17ºV.Cruz 5.

O PELADO DO C.C.D. TERENA

Pausa nos campeonatos.

MINA DO BUGALHO, BAILE DA PINHA.

Clique na imagem para ampliar.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

COMUNICADO DA BANDA DE MÚSICA DE ALANDROAL

Solicitou-me uma directora da Banda da Escola de Música do Centro Cultural de Alandroal, que postasse no Alandroalandia um comunicado, que passo a transcrever abaixo:

Alandroal 21 de Abril 2011.

A direcção do Banda da Escola de Música do Centro Cultural de Alandroal tem tentado nos últimos dias contactar o Sr. Presidente da Câmara de Alandroal, para resolver o diferendo com os horários de actuação da banda para o dia 25 de Abril, mas tem sido em vão, o Sr,. Presidente, até hoje à tarde não atendeu o telemóvel e não respondeu aos sms’s enviados.

A Direcção do Centro Cultural e em resposta à carta que recebeu do Município no dia 20 de Abril, em que o Sr. Presidente solicita a participação da banda a partir das 8h. nas celebrações do dia 25 de Abril, reitera aquilo que sempre disse:

A banda estará disposta a colaborar com a câmara sempre que lhe seja possível e vai ser com muito gosto que estará ás 8 horas em frente à Câmara Municipal de Alandroal no dia 25 de Abril, para o hastear da bandeira e depois também junto à sede da Junta de Freguesia de Alandroal. Às 9,30h. rumará a Bencatel, onde irá procurar cumprir um contrato previamente assinado com as festas daquela terra.

Para depois e a partir das 13,30h., estar-mos novamente ao dispor do Sr. Presidente, para actuar-mos nas comemorações do 25 de Abril. E será com enorme gosto que a banda actuará para todos os munícipes do Concelho de Alandroal.

Fátima Tique.

XVI LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT

Resultados da 23ª jornada da Liga fantástica Al-sport ´10, que se disputou à 27ª jornada da Liga Sagres.


1º MELRINHO- 42 PTS. Uma vitória sobretudo alicerçada em jogadores de Vitória. Quero dizer do Vitória de Guimarães, pois o Melrinho tem nada mais, nada menos do que 7 jogadores da equipa minhota, inclusive o João Alves que já não joga há 2 meses! Grande vitória...

2º TROCO- 36 PTS. Este 2º lugar foi um conjugar de vários factores aleatórios sem explicação!

3º MANGUITO- 35 PTS. Uma equipa equilibrada que desta vez deu os seus frutos.


Top 10 da liga:

O "top 10" continua ao rubro, com constantes modificações e lideranças. Tudo em aberto para as três ultimas jornadas.

1º- TROCO- 830 pts;
- MIGUEL- 830 pts;
- N.COELHO- 830 pts;
4º- A.BASTOS- 827 pts;
5º- M.CARLOS- 824 pts;
6º- P.T.- 808 pts;
7º- JEREMIAS- 807 pts;
8º- LOBO DO RIO- 746 pts;
9º- P.FAUSTINO- 745 pts;
10º- HUGO- 744 pts.

CENTRO SOCIAL DE ALANDROAL PROMOVEU "PÁSCOA AVÓS E NETOS"

Iniciativa pretendeu juntar as duas gerações nas comemorações da Páscoa e contou com apoio da Autarquia

Aproveitado a aproximação da Páscoa, o Centro Social Paroquial de Alandroal, como entidade executora do programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social para o concelho, promoveu a iniciativa “Páscoa Avós e Netos”. Com o objectivo de juntar estas duas gerações nas comemorações da Páscoa, a iniciativa contou ainda com o apoio da Câmara Municipal e com a colaboração da Paróquia de Alandroal.

A iniciativa “Páscoa Avós e Netos” desenrolou-se em duas etapas distintas. A primeira etapa decorreu na manhã do passado dia 19 de Abril, na Aldeia da Venda, e a segunda decorreu na tarde do mesmo dia, no Alandroal. O Centro Social Paroquial de Alandroal propôs às crianças do concelho que aprendessem com pasteleiros do concelho a confeccionar um folar de Páscoa, com a ajuda dos seus avós.
A preparação do folar de Páscoa.

A explicação sobre o significado da Páscoa e qual o motivo da sua comemoração e as tradicionais pinturas dos ovos de Páscoa foram outras das actividades que as crianças puderam experimentar.

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

RESTAURANTE A MARIA, GANHA NOVO GALARDÃO.


Prémios “Turismo do Alentejo 2011” atribuíram 12 galardões, entre os galardoados está o Restaurante A Maria, que recebeu o prémio Melhor Gastronomia.,

O Turismo do Alentejo entregou na passada sexta-feira os prémios “Turismo do Alentejo 2011”, tendo atribuído 12 galardões e 12 menções honrosas nas nove categorias a concurso.

Os prémios “Turismo do Alentejo 2011” foram atribuídos numa cerimónia que contou com a presença do ministro da Agricultura, António Serrano, no âmbito do Congresso Internacional “Alentejo: Património do Tempo”, que decorreu no fim-de-semana.

Os prémios, que receberam um total de 42 candidaturas, distinguiram o Convento do Espinheiro enquanto Melhor Empreendimento Turístico, tendo ainda entregado duas menções honrosas nesta categoria ao Hotel Convento de Alter e ao Évora Hotel.

Na categoria Animação Turística o prémio foi entregue à Amieira Marina, com a entrega de duas menções honrosas ao Walk in Alentejo SAL – Sistemas de Ar Livre e ao ECOALGA – Centro de Mergulho de Porto Covo.

Na categoria Melhor Turismo Rural foram entregues quatro prémios, nomeadamente à Casa da Ermida de Santa Catarina, à Herdade do Sobroso, à Herdade da Malhadinha Nova e à Herdade do Touril.

Já o prémio para o Melhor Enoturismo foi entregue à Cartuxa, ainda que nesta categoria tenham sido igualmente entregue duas menções honrosas, concretamente ao Monte da Ravasqueira e à Herdade das Servas.

O prémio para Melhor Evento distinguiu duas iniciativas, o Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo - Terras Sem Sombra e o Festival Músicas do Mundo de Sines, tendo ainda sido entregue uma menção honrosa ao Espaço Arcana, no Redondo, e à Feira da Doçaria Conventual de Portalegre.

O prémio para Melhor Gastronomia distinguiu igualmente duas candidaturas, a do restaurante Tomba Lobos, em Portalegre, com a proposta “Aromas à Solta”, e do restaurante “A Maria”, no Alandroal, que viu o seu Cozido à Portuguesa distinguido, enquanto o Marquês - Bar 31, em Porto Covo, e o restaurante Talha de Azeite, em Grândola, foram distinguidos com menções honrosas.

Na categoria Melhor Projecto Público foi atribuída uma menção honrosa ao Parque de Natureza de Noudar, em Edia, bem como ao operador Alentejo Tours, na categoria Melhor Operador Incoming, enquanto o prémio Comunicação Alentejo foi entregue à Associação de Turismo do Litoral Alentejano e Costa Vicentina – Casas Brancas.

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo decidiu ainda atribuir o “Prémio Especial Turismo do Alentejo” ao Centro Histórico de Évora - 25 anos Património da Humanidade, bem como aos 50 anos da Delta Cafés, enquanto o “Prémio Agência Regional de Promoção Turística” foi conquistado por José António Preto da Silva.

Fonte: Turisver.

ALANDROAL, AUTARQUIA PROMOVE COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

Assinalamos este ano o 37º aniversário da revolução do “25 de Abril", num momento de claras dificuldades sociais. Neste contexto, ganha ainda mais importância a necessidade de não se esquecerem os valores que estiveram na origem da “revolução dos cravos”, a liberdade, a democracia e a luta por um futuro melhor.

Com esta ideia em mente, e com o objectivo de não deixar esquecer esta data tão importante para a sociedade portuguesa, Câmara Municipal de Alandroal vai promover um conjunto de iniciativas que prometem fazer a população do concelho relembrar o espírito da revolução do 25 de Abril de 1974.

A exibição de um documentário sobre o período de 1974/1975, espectáculos musicais, fogo-de-artifício, um lanche convívio e as tradicionais cerimónias de hastear da bandeira, formam o cartaz das celebrações dos 37 anos do 25 de Abril de 1974. As comemorações vão acontecer um pouco por todo o concelho e iniciam-se no dia 24 de Abril, às 17:00 horas, com a exibição do documentário “AS Operações SAAL”, no Fórum Cultural de Alandroal.

Mais tarde, a partir das 21:30 horas, a barragem do Lucefécit, em Terena, recebe um espectáculo musical e um espectáculo pirotécnico, seguidos de uma garraiada organizada pela Associação de Protecção dos Idosos de Terena (APIT). Já no dia 25 de Abril, as comemorações iniciam-se às 08:00 horas, com o hastear da bandeira nacional junto ao edifício sede da Câmara Municipal de Alandroal, seguindo-se em todas as juntas de freguesia do concelho.

As comemorações prosseguem depois com a inauguração do Parque Infantil, Parque Sénior e Parque de Merendas da Mina do Bugalho, a partir das 17:00 horas. Na tarde do dia 25 de Abril o ponto será um espectáculo de fados, com a participação de artistas convidados e alguns fadistas do concelho, ao que se segue um lanche convívio oferecido pela junta de freguesia de São Brás dos Matos.

A Câmara Municipal de Alandroal convida-o a participar nas comemorações do 25 de Abril de 1974, relembrar os seus ideais e reflectir sobre os desafios colectivos que nos esperam.

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal.

terça-feira, 19 de abril de 2011

A PENSAR NA BANDA!

A BANDA DA ESCOLA DE MÚSICA DE ALANDROAL.

Anda aqui grande polémica com a Banda de Alandroal, por causa da sua presença ou não nas comemorações do 25 de Abril.

A banda de Alandroal tem mais de 100 anos, com alguns pequenos interregnos, mas chegou até aos nossos dias, para ser agora o nosso maior motivo de orgulho em termos culturais. Por esta banda têm passado muitas gerações de Alandroalenses e ali se criaram muitos músicos. Por tudo isto e pelo muito que ainda fica por dizer, entendam-se, não façam nada que se possam vir mais tarde a arrepender e que ponha em causa a existência da banda.

Vou tentar explicar o contencioso. A Banda de Alandroal aceitou um contrato para tocar na Festa de Bencatel, que este ano coincidiu com o dia 25 de Abril, festa esta que a banda vem fazendo há muitos anos, sendo que Bencatel é a localidade onde a banda se deslocou mais vezes ao longo da sua história. Ora vendo as coisas assim, os "Bencateleiros" merecem toda a consideração dos elementos da banda e da sua Direcção.

Mas dá-se a circunstância que o dia 25 de Abril, é desde hà 37 anos uma data assinalável em Portugal, sendo por isso Feriado Nacional e motivo de festejos por todo o Pais, Alandroal incluído, claro. Eu durmo a 50mt. do edifício da câmara e desde que eu me lembro, que neste dia sempre a Banda de Alandroal esteve presente no hastear da bandeira ao lado das maiores individualidades do Concelho.

Foi assim no tempo do ex-Presidente Inácio Melrinho, do ex-Presidente João Ribeiro, da ex-Presidente Margarida Godinho e do ex- Presidente João Nabais. Sempre a banda esteve presente, independentemente de quem fosse a direcção da banda. Direcção, que actualmente é personificada na pessoa do José Tique, a quem reconheço o bom trabalho à frente da banda, tem sido incansável ao longo de anos e anos de dedicação à banda e por isso tem todo o apreço dos Alandroalenses.

Mas continuando, agora interpôs-se o tal contrato com Bencatel ai pelo meio, ao mesmo tempo que o Presidente exige a presença da banda nos festejos do 25 de Abril e está-se na iminência da banda não estar presente nalguma das partes, o que não auguraria nada de bom para o futuro da banda. Não interessa agora apurar quem não informou quem, do quê, ou se alguém teve alguma culpa, interessa sim contentar todas as partes, para que não se criem feridas difíceis de sarar!

Ora tudo isto, exige muita ponderação, bom senso e sobretudo diálogo entre as partes: Presidente da Câmara, Direcção da Banda e Festeiros de Bencatel. Se houver diálogo e vontade tudo se resolve e talvez a banda consiga acorrer aos dois sítios para desenrascar a situação. HAJA PORTANTO PONDERAÇÃO E BOM SENSO, para bem de todos.

Só um aparte:
Todos sabemos que a Câmara é em larga escala a principal patrocinadora da banda, pelo que o Presidente da Câmara tenha toda a legitimidade em querer que os festejos incluam a banda.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

TERENA, FESTA DA BOA NOVA

A Festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Nova, em Terena, é uma das mais emblemáticas festas/romarias da região. Assim e a quinze dias do principal dia desta festa o Alandroalandia dá a conhecer toda a programação das mesmas.

Este ano a Festa da Boa Nova começa a 29 de Abril ( Sexta-feira ) e só vai acabar em Maio, no dia 03.




Clique nas imagens para ampliar.

REQUALIFICAÇÃO DO CASTELO DE ALANDROAL

Manuel Aires Mateus Assina Requalificação do Castelo de Alandroal

Município vai Avançar com Requalificação do Interior e Iluminação com Financiamento Comunitário.

A requalificação do interior do castelo visa devolver este imóvel classificado, situado em pleno coração da vila, ao dia-a-dia dos alandroalenses, ao mesmo tempo que vem dotar o espaço das infra-estruturas básicas para acolher espectáculos de ar livre e outros eventos culturais e promocionais.

Caracteriza-se como um intervenção no espaço público, nas portas de acesso e na iluminação, com o menor impacto possível, de modo a dignificar o imóvel sem o descaracterizar, com especial atenção para a emblemática torre de menagem.

Aires Mateus é um dos mais conceituados arquitectos portugueses da actualidade sendo responsável por projectos tão emblemáticos como o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, na Ilha São Miguel, Açores, ou o Museu do Farol de Santa Marta, em Cascais. Venceu o concurso de ideias para a reabilitação do Parque Mayer, em Lisboa e, entre outros prémios nacionais e internacionais, conta com uma menção honrosa no concurso para o Grande Museu Egípcio, no Cairo.

A intervenção envolve um montante próximo dos 400 mil euros e será financiada no âmbito do INALENTEJO, regulamento Política de Cidades – Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação, com uma taxa de comparticipação de 85%.

Este projecto foi desenvolvido em parceria com o IGESPAR e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e conta com o parecer favorável destas entidades.
Também em parceria com a Direcção Regional de Cultura está a ser desenvolvido um Plano Estratégico para o Castelo de Alandroal que visa enquadrar futuras intervenções ainda necessárias, como por exemplo, a reabilitação do caminho de ronda.

João Grilo, presidente da autarquia, referiu que “muito se tem falado de requalificação do vasto e riquíssimo património arquitectónico e monumental do concelho, mas este é o primeiro passo concreto e significativo nesse sentido, facto que muito orgulha este executivo, uma vez que é um projecto desenvolvido de raiz neste mandato e representativo do rumo que queremos traçar. A requalificação do castelo e os eventos culturais que estamos a perspectivar para este espaço são uma das melhores formas de projectar este concelho”.

Fonte: Gab. Imprensa Município de Alandroal.

ALDEIA DA VENDA, TERTÚLIA DE CANTIGAS DE PREVENÇÃO E OUTROS DIZERES.

Aldeia da Venda recebe tertúlia “Cantigas de Prevenção da Toxicodependência ”

As entidades executoras dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) e o Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT), em colaboração com a Câmara Municipal de Alandroal, voltam a promover as “Cantigas de Prevenção da Toxicodependência”.

Depois do bar “A Moagem”, em Terena, ter recebido esta iniciativa, desta feita é o bar “O Galera”, na Aldeia da Venda, a ser palco para as cantigas de prevenção da toxicodependência, no próximo dia 21 de Abril, a partir das 21:30.


A iniciativa vai ser conduzida por Duarte Coxo, músico e psicólogo clínico, e por Paulo de Jesus, coordenador da equipa de prevenção do Centro de Respostas Integradas de Évora. O objectivo central desta iniciativa é a sensibilização para a importância da prevenção na problemática da toxicodependência, recorrendo a uma abordagem intimista e direccionada.

Venha participar nesta tertúlia, onde a música e a conversa se cruzam para debater os temas relacionados com a prevenção da toxicodependência, num ambiente informal e descontraído.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

POSTAGEM DESPORTIVA

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

DIVISÃO DE HONRA

Santiago Maior 0-5 Redondense
Canaviais 0-5 Escouralense
O Calipolense 1-1 Portel
U.Giesteira 1-6 Monte Trigo
Perolivense 2-1 Sp. Viana
Borbense 2-2 Oriolenses
Lusititano 7-0 Bencatelense

Classificação: 1ºRedondense 60, 2ºLusitano 59, 3ºM.Trigo 50, 4ºEscouralense 39, 5ºCalipolense 38, 6ºOriolense 34, 7ºViana 33, 8ºPerolivas 32, 9ºPortel 31 10ºBorbense 28, 11ºCanaviais 25, 12ºBencatelense 23, 13ºS.Maior 19, 14ºGiesteira 2.

I Divisão
Brotas 1-3 Outeiro
CF Estremoz 2-1 Sp.Arcoense
Corval 2-0 Arraiolense
Valenças 2-2 Cortiço
Vera Cruz 1-2 Rosário
Desp. Cabrela 1-0 Luso Morense
Santana do Campo 2-0 Aldeense
Alcaçovense 2-2 Lavre

Classificação: 1ºEstremoz 65, 2ºLavre 57, 3ºArcoense 48, 4ºValenças 47, 5ºArraiolense 42, 6ºS.Manços 38, 7ºMorense 38, 8ºCorval 37, 9ºSantana 34, 10ºCabrela33, 11ºOuteiro 32, 12ºCortiço 32, 13ºRosario 31, 14ºAldeense29, 15ºAlcacovas 29, 16ºBrotas 28, 17ºV.Cruz 5.

O PELADO DO C.C.D. TERENA

Distrital de Juvenis:
Calipolense – Terena. Sábado ás 14 horas

Distrital Infantis Futebol de 7 – fase final:
Terena – Montoito. Sábado ás 09,30 horas.

CANDIDATURAS A "PORTA 65 JOVEM"


Nova fase de candidaturas a Porta 65 Jovem começa no final de Abril

A primeira fase de candidaturas ao programa de apoio aos jovens arrendatários Porta 65 Jovem de 2011 arranca no próximo dia 26 de Abril. Podem concorrer os jovens entre os 18 e os 30 anos, no caso de casais jovens um dos elementos pode ter até 32 anos.

Os jovens que precisam de apoio para pagar a renda de casa podem candidatar-se a partir do final deste mês ao Porta 65 Jovem, exclusivamente através da Internet. São beneficiadas as candidaturas que englobem menores e pessoas com deficiência.

Com as novas regras que entraram em vigor em 2010, os jovens que já beneficiaram deste programa e o tenham abandonado, por qualquer motivo, podem voltar a candidatar-se. Também aqueles que estão no seu primeiro ano de trabalho podem apresentar a candidatura.

Recorde-se que os candidatos podem, ainda, incluir as prestações sociais (subsídios maternidade ou bolsas de estudo) no cálculo dos rendimentos, apresentar a declaração de rendimentos dos últimos seis meses e não do último ano, como anteriormente, e entregar apenas a promessa de contrato de arrendamento.

Para dúvidas mais específicas sobre o programa, os interessados devem contactar o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), através da Linha Verde - 800 201 684 (de segunda a sexta-feira, das 09:00h às 18:00h) ou pelo endereço de correio electrónico atendimentoPorta65Jovem@ihru.pt.

Fonte: Portal do Cidadão.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

ALANDROAL: AUTARQUIA INICIOU REQUALIFICAÇÃO DE EDIFÍCIO DA ANTIGA ESCOLA PRIMÁRIA

A Câmara Municipal de Alandroal já começou com as obras de requalificação do edifício da Antiga Escola Primária de Alandroal, com o objectivo de o tornar num pólo dinamizador das actividades socioculturais e dos tempos de lazer da nossa população.

Os trabalhos deverão estar concluídos até ao final do mês de Agosto e vão incidir essencialmente na recuperação do telhado, cozinha e algumas paredes, na pintura de todo o edifício e na construção de casas de banho.

Tal como noticiado anteriormente, as obras de requalificação da antiga escola primária destinam-se a preparar o edifício para receber a sede do Pólo de Alandroal da Escola Popular Túlio Espanca/Universidade Sénior, tornando-o num espaço do interesse de toda a população, onde se possam desenvolver actividades relacionadas com a aprendizagem (formações), com as artes e com o lazer. Ateliês de pintura, dança, percussão musical, trabalhos manuais, aulas de culinária, inglês e informática, são alguns exemplos das actividades que vão ser desenvolvidas neste espaço, depois de concluídas as obras de requalificação.

Numa fase mais avançada do projecto da Escola Popular/Universidade Sénior Túlio Espanca, a câmara Municipal de Alandroal pretende estender o conceito a todo o concelho, aproveitando e dinamizando os edifícios das escolas primárias que foram descontinuadas, com o objectivo é descentralizar a acção e proporcionar o acesso ao conhecimento a toda a população do concelho.

Sabendo que o edifício da Antiga escola Primária diz muito aos alandroalenses, uma vez que muitos foram os que lá passaram os seus anos de estudo, a Câmara Municipal de Alandroal vai devolver este espaço à população, na forma de um recinto de convívio, cultura e artes, projectado para todas as faixas etárias, desde os mais jovens aos mais idosos, e funcionando em articulação com a Biblioteca Municipal, uma vez concluída.

Fonte: Gab. imprensa Município de Alandroal.

ALANDROAL RECEBEU REUNIÃO DA A.T.M.T.G.L.A.


Encontro serviu para discutir e avaliar a candidatura conjunta do PEGLA

O auditório do edifício sede da Câmara Municipal de Alandroal recebeu hoje uma reunião da Associação Transfronteiriça dos Municípios das Terras do Grande Lago Alqueva (ATMTGLA), para discutir e fazer o ponto de situação da candidatura do projecto PEGLA (Projecto Estruturante para o Desenvolvimento das Terras do Grande Lago Alqueva), entre todos os parceiros envolvidos.

Dirigida por Manuel Bento Rosado, Presidente da Associação Transfronteiriça dos Municípios das Terras do Grande Lago, a reunião contou com a presença dos representantes da grande maioria das 21 entidades que compõem a ATMTGLA, que trocaram opiniões entre si, sobre o estado da candidatura do projecto PEGLA.
O PEGLA é um projecto, promovido pelos municípios membros da Associação Transfronteiriços dos Municípios das Terras do Grande Lago Alqueva, que tem como objectivos principais o desenvolvimento do território das terras do grande lago Alqueva, de forma harmoniosa e equilibrada, tendo em conta o desenvolvimento e exploração das suas diversas vocações e potencialidades, nomeadamente, através da criação de infra-estruturas e actividades náuticas que fortaleçam a diversidade de atractividade e da criação de uma oferta turística diversificada e diferenciada, que explore os elementos, Território, Água e Natureza, Gastronomia, Artesanato e Património Arqueológico.

Saliente-se que a Associação Transfronteiriça dos Municípios das Terras do Grande Lago Alqueva é a “chefe-de-fila" da candidatura do projecto PEGLA e é composta pelos Municípios portugueses de Alandroal, Moura, Mourão, Portel, Reguengos de Monsaraz, Serpa e Vidigueira, e pelos Municípios espanhóis de Alconchel, Cheles, Olivença e Villanueva del Fresno. Além destes Municípios, fazem parte da ATMTGLA entidades públicas e privadas do Alentejo e da Extremadura espanhola, como a EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva) ou a Diputación de Badajoz.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

ALANDROAL MONUMENTOSO

O CASTELO DE ALANDROAL

Na 9ª Edição do Alandroal Monumentoso, dar-lhe-ei a conhecer o 1º dos três castelos medievais do Concelho de Alandroal. No caso vai ser o Castelo de Alandroal.

Castelo de Alandroal, Porta Nascente.

O castelo medieval

Erguido sob o reinado de D. Dinis (1279-1325), de acordo com a inscrição epigráfica sobre uma das portas, a sua primeira pedra foi lançada em 6 de Fevereiro de 1294 por D. Lourenço Afonso, Mestre da Ordem de Avis. Uma segunda inscrição, no alçado Oeste da Torre de Menagem (hoje integrado na Sala do Tesouro da Igreja Matriz), informa a conclusão de sua edificação, em 24 de Fevereiro de 1298, sendo Mestre da Ordem, o mesmo D. Lourenço Afonso. Uma terceira inscrição, no torreão à direita do portão principal, datada críticamente entre 1294 e 1298, refere o nome do seu construtor, que se identificou apenas como "Eu, Mouro Galvo".

Em 1606, a maior parte das construções no interior da cerca encontravam-se arruinadas. No século XVIII, o conjunto perdeu a sua barbacã, demolida para dar lugar, no interior dos muros, às edificações dos novos Paços do Concelho e da Cadeia da Comarca.

Castelo de Alandroal com sua barbacã ( Pintura de João Paulo Galhardas )

Considerado como Monumento Nacional por Decreto de 16 de Junho de 1910, apenas na década de 1940 se procederam a obras de consolidação e restauro, principalmente a reconstrução de alguns troços de muralhas e a desobstrução da estrutura de numerosas casas que, ao longo dos séculos, se haviam adossado às muralhas.

Características

Em estilo gótico, o castelo apresenta planta oval (na qual se inscreve um pequeno bairro intra-muros), reforçada por três torres de planta quadrangular, nos ângulos, e uma sólida Torre de Menagem adossada à cerca. O portão principal (Porta Legal) é ladeado por duas torres quadrangulares, ligeiramente avançadas (para permitir o tiro vertical sobre a entrada), ligados por uma cortina e encimadas por ameias de remate piramidal.

A Torre de Menagem, de planta quadrangular, divide-se internamente em três pavimentos. A esta torre, adossou-se, ainda no século XIII, a Igreja de Nossa Senhora da Graça, que alterada posteriormente, hoje apresenta traços renascentistas, patentes particularmente na abóbada artesoada.
Castelo de Alandroal, com vista parcial dos 2 torreões ladeando a Porta Legal e no interior a Torre de Menagem e Torre da Igreja.

Ao castelo, em posição dominante, associava-se a cerca da vila, de urbanismo muito simples, com uma única via (rua do Castelo) no sentido leste-oeste, flanqueada por duas portas. A principal, denominada Porta Legal, a leste, através da qual se acede ao adro da igreja, é constituída por um arco gótico com corredor, flanqueada por dois torreões quadrangulares ligados por cortina e encimados por ameias de remate piramidal. Parte daqui a única rua que atravessa o castelo e que termina na chamada Porta do Arrabalde, a oeste, com seteiras em mármore e também flanqueada por uma torre, onde no seu pé-direito, no exterior, foi gravada a “vara”, medida padrão à época, para a aferição das medidas utilizadas no comércio local.

Os estudiosos apontam ainda, como marcas identificativas da formação cultural islâmica de seu construtor, além da epigrafia anteriormente citada, uma janela em forma de ferradura numa das torres e semelhanças entre o sistema de torres deste castelo e as muralhas almóadas de Sevilha.

Fonte: Wikipédia

Para completar, a opinião do IGESPAR:

«O castelo gótico do Alandroal é uma das melhores datadas obras de arquitectura militar do período dionisino, graças a duas inscrições, comemorativas do arranque e da conclusão dos trabalhos de construção. A primeira data de 6 de Fevereiro de 1294 (BARROCA, 2000, vol. 2, t.1, pp.1108-1113) e encontra-se sobre uma das portas da fortaleza. Por ela sabemos que o promotor do projecto foi o Mestre da Ordem de Avis, D. João Afonso, que colocou a primeira pedra nessa data. A segunda corresponde ao dia 24 de Fevereiro de 1298, sendo mestre da Ordem D. Lourenço Afonso, e localiza-se no alçado ocidental da Torre de Menagem (actualmente integrado na Sala do Tesouro da igreja matriz) (IDEM, pp.1140-1144).

No espaço de apenas 4 anos, procedeu-se, assim, à edificação do conjunto fortificado, informação que é preciosa para a caracterização da arquitectura militar ao tempo de D. Dinis, mas também para o reconhecimento do grande investimento que a Ordem de Avis efectuou, por esses anos, em castelos no Alentejo, de que são também exemplo os de Noudar e Veiros.

Mas esta fortaleza é ainda importante sob outros aspectos, nomeadamente quanto à identidade e formação cultural do seu arquitecto. Uma terceira inscrição, datada criticamente entre 1294 e 1298 (localizada no torreão direito da porta do castelo) refere expressamente o nome do responsável pela condução dos trabalhos, um homem oriundo da comunidade muçulmana e auto-intitulado «Eu, Mouro Galvo» (IDEM, pp.1114-1118).

Este letreiro tem sido considerado uma das mais importantes marcas mudéjares no nosso país e revela a existência de um albanil islâmico a comandar a edificação de um castelo, num tempo em que os inimigos não eram já, em primeira instância, as forças muçulmanas do Sul da península.

In- IGESPAR.

No próximo Alandroal Monumentoso veja o Castelo de Terena.

terça-feira, 12 de abril de 2011

XVI LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT

Resultados da 22ª jornada da Liga fantástica Al-sport ´10, que se disputou à 26ª jornada da Liga Sagres
O titulo precoce do F.C. Porto, está a estragar a estratégia a muito boa gente, pois a maior parte dos jogadores é poupada pelos seus treinadores o que deixa alguns destes treinadores da Liga Al-sport furibundos! Isso está reflectido inclusive, nas baixas pontuações no trio do pódio, pois esta semana houve dois vencedores com uns míseros 35pts. Fica no entanto o P.T. em 1º porque no primeiro critério de desempate ( Maior numero de golos na jornada ), sobrepôs-se ao Jeremias.

1º P.T.- 35 PTS. Vitória da estratégia da "antecipação". O P.T. há semanas que anda a evitar jogadores do Porto e sobretudo do Benfica. Só teve um jogador com pontuação negativa e ainda conseguiu 4golos.

2º JEREMIAS- 35 PTS. O Jeremias enveredou pela mesma estratégia, mas ainda mais elaborada, pois do Benfica já não tem nenhum e mesmo do Porto só já tem 2. Só não ganhou porque a equipa "facturou" poucos golos.

3º M.GOMES- 32 PTS. Como foi possível o Sr. Gomes aparecer aqui em lugar tão ilustre? Só tem duas explicações: Para além de não ter nenhum "lampião" na sua equipa, teve uma avaria na internet, o que não lhe deixou inventar muito!


Top 10 da liga

Reparem bem na classificação esta semana e a quatro jornadas do fim: Três treinadores empatados na liderança ( 796 pts ), algo inédito nesta liga e já nesta altura e mesmo entre o 1º e o 5º só distam 4 míseros pontos. Isto pode cair para qualquer lado!

1º- A.BASTOS- 796 pts;
- MIGUEL- 796 pts;
- N.COELHO- 796 pts;
4º- TROCO- 794 pts;
5º- M.CARLOS- 792 pts;
6º- P.T.- 780 pts;
7º- JEREMIAS- 773 pts;
8º- P.FAUSTINO- 729 pts;
9º- LOBO DO RIO- 723 pts;
10º- HUGO- 720 pts.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

MUNICÍPIO DE ALANDROAL ADERIU AO PROJECTO " A MINHA RUA".


Município de Alandroal aderiu ao projecto “A Minha Rua”

A Câmara Municipal de Alandroal já aderiu ao projecto a “Minha Rua”, uma plataforma informática que permite aos cidadãos do concelho reportar pequenos problemas de que possam ter conhecimento, sem que para isso tenham que se deslocar à Autarquia.

Com a adesão a este projecto, a Câmara Municipal de Alandroal passa a disponibilizar mais uma ferramenta aos seus munícipes para exercerem um papel mais activo e mais participativo na resolução dos problemas locais e, além disso, ajudar a Autarquia a cuidar da sua rua. O Município de Alandroal fica assim mais próximo dos seus munícipes.

"A Minha Rua" é um projecto de participação cívica, disponível a partir do Portal do Cidadão, que permite o envolvimento activo do cidadão na gestão da sua rua ou bairro, comunicando as mais variadas situações relativas a espaços públicos (iluminação, jardins, veículos abandonados, limpeza de caminhos e valetas, limpeza e manutenção de contentores de lixo, etc.) e sugerindo melhorias directamente à sua Câmara Municipal. Por sua vez, a Autarquia fará a gestão dessas situações e comunicará ao munícipe o estado em que se encontra a situação que comunicou.

A plataforma do projecto “A minha Rua”cidadãos permite ainda aos cidadãos assinalar directamente as ocorrências no mapa, disponibilizado pelo sistema interactivo, escolhendo exactamente o local do facto que pretendem reportar à Autarquia, através de uma nova aplicação que utiliza a tecnologia Google Maps, designada de georeferenciação.

Para fazer a comunicação de uma ocorrência basta que entre no site da Câmara municipal de Alandroal, em www.cm-alandroal.pt, e carregue no link do “A Minha Rua”, que o vai direccionar para o site do Portal do Cidadão. Depois apenas terá que preencher o formulário disponível, indicar qual a situação que pretende reportar e assinalar no mapa o local desejado.

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal.

sábado, 9 de abril de 2011

FEIRA DOS ALIMENTOS DO A.V. ALANDROAL.

O alunos do Agrupamento Vertical de Alandroal participaram ontem em mais uma Feira dos Alimentos.

Esta foi mais uma feira onde foram vendidos animais, doces, quinquilharia e principalmente produtos hortícolas, típicos da região oferecidos pelos alunos e Encarregados de Educação envolvidos.

Os produtos foram distribuídos por várias bancas na Praça da Republica em Alandroal e teve uma forte adesão, tanto da comunidade escolar como da população em geral.

Em baixo uma curta foto-reportagem do evento:
A praça este bastante animada.

A banca da bijutaria e"pedras preciosas" , foi uma das mais concorridas das feirantes femininas.



Na fruta, os citrinos foram a maior aposta dos jovens feirantes


As bancas começaram muito bem compostas e a oferta era muita e variada...


... Mas como podem ver na foto abaixo, nalguns produtos a venda correu bem. Para isso também contribuiu a técnica de vendas destes feirantes, o megafone foi um chamariz eficiente!





Os temperos da época, hortelã, poejos, salsa... foram os mais difíceis de escoar.

Os animais de capoeira também estiveram presentes: rolas turcas, coelhos, pombos, galinhas, hamsters...




E por fim um belo exemplar de uma moganga!


sexta-feira, 8 de abril de 2011

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

Taça Distrito de Évora
Meia final
Redondense 1 – Oriola 0
Sporting de Viana 2 – Calipolense 1

Redondense e Sporting de Viana são os finalistas deste ano da taça.


Divisão de Honra
Domingo ás 16h
Santiago Maior 3 - Giesteira 0 ( acerto de calendário )

1ªDISTRITAL
Luso Morense 1 – Alcaçovense 1
Aldeense 2– Cabrela 1
Arcoense 6 – Santana do Campo 1
Lavre 4– Vera Cruz 0
Arraiolense 0 – Estremoz 2
S. Bartolomeu do Outeiro 2 – Corval 1
Fazendas do Cortiço 2 – Brotense 3
S. Manços 1 – Valenças 1.

Classificação: 1ºEstremoz 62, 2ºLavre 56, 3ºArcoense 48, 4ºValenças 46, 5ºArraiolense 42, 6ºS.Manços 38, 7ºMorense 38, 8ºCorval 34, 9ºCortiço 31, 10ºSantana 31, 11ºCabrela 30, 12ºAldeense 29, 13ºOuteiro 29, 14ºRosario 28, 15ºAlcacovas 28, 16ºBrota 28, 17ºV.Cruz 5.

O PELADO DO C.C.D. TERENA

Distrital de Juvenis :
Terena – Juventude. Sábado ás 16h.

Distrital Infantis Futebol de 7 – Fase Final:
Afeiteira – Terena. Sábado ás 9h.

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES

BARES
- Snack-bar a Rampa ( Santiago Maior ). I Concurso de DJ's. Sábado à noite. ( Ver programa próprio ).

LAZER
- V Passeio BTT-Cicloturismo Mina do Bugalho. Domingo de manhã.

EXPOSIÇÕES
- I Exposição de Caça e Pesca Desportiva. Sábado e Domingo nas Pirâmides de Sº Pedro. ( Ver programa próprio ).

ALANDROAL JÁ TEM SISTEMA DE RECICLAGEM DE ÓLEOS LUBRIFICANTES USADOS

A partir de agora, sempre que decida mudar o óleo ao seu carro já tem disponível um oleão, onde poderá dirigir-se para depositar o seu óleo lubrificante usado. Dando cumprimento ao Decreto-Lei n.º 153/2003, de 11 de Julho, a Câmara Municipal de Alandroal estabeleceu um protocolo com a Sogilub – Sociedade de Gestão Integrada de Óleos Lubrificantes Usados, Lda. - para estabelecer no Alandroal um sistema de valorização de óleos lubrificantes usados.

Justificar completamenteO óleo lubrificante usado pode ser entregue no armazém da Câmara Municipal de Alandroal, no Largo do Matadouro, de segunda a sexta-feira, das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 16:30. A Sogilub faz a recolha dos resíduos e reencaminha-os para os diversos fins possíveis, a reciclagem, a regeneração ou valorização energética. Esta medida tem como principais vantagens a preservação do ambiente, evitando o depósito de óleos usados na natureza, e o reaproveitamento do óleo para produção energética.

Os sistemas de gestão de resíduos municipais desempenham um papel muito relevante no panorama nacional, em termos de protecção e defesa do ambiente. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Alandroal está consciente do importante papel que desempenha na protecção do meio ambiente, nomeadamente através da disponibilização dos meios necessários para que a população do concelho possa conduzir os resíduos que produz para a reciclagem.

XVI LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT

Resultados da 21ª jornada da Liga fantástica Al-sport ´10, que se disputou à 25ª jornada da Liga Sagres.

Depois de um breve interregno na Liga Sagres, para os jogos amigáveis da Selecção Nacional, ai temos a 21ª jornada da liga Al-sport e logo com resultados significativos que mexeram com os aspirantes ao titulo. Venceu o António Bastos, e que vitória! Parecia já afastado do titulo, mas esta semana ganhou mais de 30 pts, a qualquer um dos favoritos o que o trouxe novamente para os lugares cimeiro, estando agora em 4º no acumulado, mas a só 8pts do 1º.


1º A.BASTOS- 47 PTS. A aposta em jogadores alheios ao "jogo do apagão", deu os seus frutos. Só nos três jogadores do Maritimo que meteu, teve 25pts, ai esteve a diferença para os restantes.

2º L.FERNANDO- 37 PTS. Ainda não mexeu na Liga desde que começou, o que posso dizer? Foi um 2º lugar por exclusão de partes.

3º NUNO ROMA- 35 PTS. Outro caso parecido ao de cima, só por uma vez mexeu na equipa. O 2-1 do Benfica vs Porto, penalizou todos os outros treinadores, ao Nuno penalizou um pouquinho menos.

ADITAMENTO:
Depois de apresentado recurso, pelo treinador Jeremias, o mesmo foi aceite por ser provido de razão. O Jeremias com 35pts, empatou com o Nuno Roma, mesmo no 1º critério de desempate, o maior numero de golos na jornada, mas no segundo, que é o orçamento mais baixo, o Jeremias acaba por arrebatar o pódio ao Nuno. Já não vou mudar nada, mas a verdade fica reposta.


Top 10 da liga: Têm aqui o "top ten", mas reparem bem no "top five", do 1º ao quinto lugar há 12 pts de diferença, o que deixa antever uma ponta final da Liga Al-sport muito renhida.

1º- N.COELHO- 774 pts;
2º- MIGUEL- 771 pts;
3º- TROCO- 770 pts;
4º- A.BASTOS- 766 pts;
5º- M.CARLOS- 762 pts;
6º- P.T.- 745 pts;
7º- JEREMIAS- 738 pts;
8º- P.FAUSTINO- 719 pts;
9º- LOBO DO RIO- 705 pts;
10º- M.JOÃO- 701 pts.