sábado, 21 de maio de 2011

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DE REQUALIFICAÇÃO DO CASTELO DE ALANDROAL


A Câmara Municipal de Alandroal organizou ontem à noite, com pompa e circunstância, a apresentação pública do Projecto de Requalificação do Castelo de Alandroal.

Estava uma noite agradável no Quintal do Relógio, dentro do próprio castelo, um cenário bonito e muita gente interessada naquilo que considero uma boa envolvência para ouvir os oradores da noite, João Grilo, Presidente do Município e Manuel Aires Mateus, arquitecto responsável pelo projecto. Ao fim da noite, os presentes puderam ainda desfrutar das musicas interpretadas por Mário Laginha e os ADUF.

Das palavras do Presidente João Grilo, não vos posso dar conta, facto que lamento, pois a Tertúlia de Sexta à Noite demorou mais tempo que o esperado e desejado, por consequência entrei no "quintal" já com o discurso do Presidente terminado. Mas vi e ouvi a apresentação de Requalificação do Castelo que era o facto mais importante da noite e pela qual estou muito interessado.

Há muito tempo defendo que o Castelo de Alandroal devia ser mais "acarinhado" e sobretudo mais aproveitado pelos Alandroalenses. Possivelmente agora alguém com mais responsabilidades politicas teve essa mesma visão e sinceramente criei algumas expectativas em relação a este projecto. Mas ontem mesmo, essas mesmas expectativas arrefeceram um pouco, já explico.

A apresentação do projecto pelo seu máximo responsável, o Arquitecto Manuel Aires Mateus não teve o efeito esperado em mim e a apresentação esteve muito aquém do todo o "engalanamento" da noite. As projecções da apresentação foram feitas com pouco tempo de exposição e com muita luz de fundo o que não permitia acompanhar o "laserpoint", nem nos permitiu visualizar que tipo de intervenção acarreta projecto.

No entanto pela voz do arquitecto ficámos a saber que a intervenção é mais ao nível de limpeza, iluminação e pequenos restauros.

O que não vi, nem ouvi, foi uma palavra sobre o aproveitamento turístico da Torre de Menagem, o que a confirmar-se esse "esquecimento" deixa de fora do projecto a maior valia do castelo, onde se pode criar um miradouro com vista privilegiada sobre a planície alentejana ou até um pequeno museu militar na casa do relógio, no interior da torre.

Como já disse anteriormente a apresentação não impressionou, nem deixou ver o que ia ser intervencionado, mas isso não quer dizer que por detrás dessa pobreza não esteja um grande projecto de requalificação do espaço do castelo. Até admito que o possam ter feito por estratégia, isto é, não criar grandes expectativas e depois o trabalho final ser algo positivamente surpreendente. Pelo menos vou ficar com essa esperança, pois acredito na ideia da câmara da revitalização daquele espaço e na necessidade do restaurar, para posterior uso cultural, recreativo...

Acredito que este projecto, a ser bem executado, será uma mais valia importante para o Alandroal em vários aspectos e como tenho vontade que vingue, irei fazer algumas sugestões, que a serem aproveitadas poderão ser um contributo para a requalificação do Castelo de Alandroal. Mas isso ficará para o principio da próxima semana.

Manuel Varandas.

43 comentários:

Anônimo disse...

Porque deitou este presidente para o lixo um anterior projecto de requalificação para o Castelo mandado fazer pelo anterior presidente?

Pelo que se sabe tinha custado uns milhares de euros....e não há dinheiro....olha se houvesse!!!!

Anônimo disse...

Dinheiro deve haver, mas claro, para ser bem gasto e não esbanjado como era apanágio da gerencia antiga!

Anônimo disse...

Acho interessante estes comentários acerca do dinheiro, antes era para as viagens exóticas, para os passeios, nunca se pagava a ninguem, o nome do concelho sempre manchado e ninguem se queixou, aliás nem se importavam. Agora que anda tudo em dia andam muito preocupados!

Anônimo disse...

Caro comentador de 21/05/2011 21:03:00 em relação às viagens exóticas pergunte pormenores ao actual Presidente que lá andou a passear à custa do orçamento.
E eu estou à espera assim como muita gente que este executivo pague as dividas, e se há dinheiro para festanças também deveria haver para pagar a quem se deve.

Anônimo disse...

Dividas?? De que gerencia? 28000000€ Só podem tar a brincar!!!

Anônimo disse...

Acabou-se-vos a reinação, essa é que é a grande apoquentação!

Anônimo disse...

Esse nome de "festanças" rimou muito bem mas com outra personagem desta estória!!

Anônimo disse...

"Dividas?? De que gerencia? 28000000€ Só podem tar a brincar!!!"

Da gerência???De que gerência fala???Será da do antigo Vice-Presidente e actual presidente e também a do antigo vereador e actual vice-presidente?????Eles continuam aí se tem alguma dúvida é uma questão de perguntar-lhes directamente.
O problema é que estão mesmo a brincar com a cara de toda a gente, até com a sua!!!!

Anônimo disse...

Pois é, foram mesmo todos esses que contrairam esse enorme passivo, por isso mesmo se vai ver quem vai ficar mal na foto!! Provavelmente o sr!!!

Anônimo disse...

Dois excelentes concertos, num ambiente muito bom e numa noite agradável.
Quanto à apresentação da requalificação do castelo também achei pouco aprofundada. Penso que o castelo não necessita de obras muito profundas porque como está não estás mal, apenas precisará de infraestruturas como casas de banho e pouco mais, e depois é só dá-lhe vida. O que me preocupa é que se vão andar a mexer no chão será que têm em conta que havia ali um cemitério e casas que terão alguma importância na história do local?

Anônimo disse...

Adorei o concerto dos Aduf, e o castelo presta-se muito para este tipo de concertos, venham mais.

Anônimo disse...

Extraordinário Mário Laginha nos breves instantes em que faltou luz e som, mostrando porque razão os melhores, quaisquer que sejam as circunstâncias, nunca se atrapalham.
Público e músicos em perfeita sintonia numa noite inesquecível!
Só duas palavras para o discurso do presidente da câmara: 5*****estrelas!

Maria

Anônimo disse...

Comentadora Maria, quero dar os parabens pelo excelente comentário, no meu ponto de vista foi precisamente o que se passou naquela noite, independentemente de questões politicas, só com um sentimento positivo podemos andar com este concelho para a frente, não se pode continuar a criticar por criticar, quer se faça bem ou menos bem, o concelho está a precisar de todos juntos!!!

Anônimo disse...

O Alandroal precisa é de iniciativas assim...A população merece ter mais eventos deste tipo. Continuem...

Anônimo disse...

O Alandroal precisa é de iniciativas assim...A população merece ter mais eventos deste tipo. Continuem...

Anônimo disse...

Apenas uma palavra para a noite de sexta.feira....EXCELENTE

Anônimo disse...

O Alandroal é muito engraçado, agora é tudo excelente.........mas quando havia actividades cultural a maioria dos que agora vêm para aqui mandar postas de pescada provavelmente não punham lá os pés........

Anônimo disse...

A NOITE FOI EXELENTE, MAS QUANDO SE FAZ UM ESPECTACULO PROFISSIONAL E SÉRIO HÁ UMA COISA QUE NUNCA FALTA, É A LUZ, PORQUE HÁ FORMAS TECNICAS PARA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA.
AMADORES...

Anônimo disse...

Este Presidente deitou (?) para o lixo o projecto do anterior?. Então o anterior não deitou também para o lixo o PROJECTO DOS ARRANJOS EXTERIORES DO QUARTEL DOS BOMBEIROS e não colaborou "para que fosse retirada toda a actividade" á Helipista que lá foi e está construída?.

Assim sendo e assim o é, quer um quer outro PREJUDICARAM, PREJUDICAM e/ou DESTRÓIEM avultadas verbas e recursos QUE TODOS PAGAMOS.

Isto tem um nome. Não queiram continuar a ser CAUDA INFELIZ DA EUROPA.

Basta.

Varela Gomes III

Anônimo disse...

Se este presidente deitou fora um projecto anterior, provavelmente foi melhor, todos sabemos a forma facil de contruir, de fazer, de desgovernar do antigo presidente, sem olhar a custos, era sempre a andar e depois foi o que se viu, sabemos em relação a este presidente, que tem tido um cuidado enorme em não fazer derrapar mais as contas da camara, temos que deixar trabalhar e no fim fazer as contas!!

Anônimo disse...

Falam por aí que alguem fez algo estranho para a luz acabar!! A ser verdade é muito mau!!

Anônimo disse...

Eu gostei foi da história do espectáculo ser a custo zero........então e as aparelhagens, e os artistas e os comes e bebes que houve para os convivas foi tudo de borla?????Tá bem tá...........

Anônimo disse...

Tenham vergonha, pelos danos que causaram a este concelho, eles não andam por aí a passear, um dia vai ter um fim e ... meus deus, como alguem vai ficar mal!! É incrivel vocês ficarem a pensar como é possivel fazer espectáculos de tão elevado nível a valores que nem vos passa pela cabeça, mas como alguem diz por aí ... amadores!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Lá andam as criticas e claro, a tentarem adivinhar, agora falam em custo zero, meus amigos, a custo zero também não!!! Há pouco tempo era milhares de euros, agorav é a custo zero, vá lá nova tentativa!!!

Anônimo disse...

Quem falou em custo zero foi o próprio Grilo na entrevista dada à rádio Campanário!!!!!É só confirmar.......Custo zero, tretas.......

Anônimo disse...

Mau, já não percebo nada disto, afinal foi a custo zero, já falavam em milhares de euros, o interessante para alguns é criticar, mesmo gostanto dos eventos!!

Anônimo disse...

QUANTO CUSTOU ESSA NOITE AOS COFRES DO MUNICÍPIO?
QUEREM VER QUE FOI TUDO DE BORLA.
E AS HORAS, QUANDO AS PAGAM?

OU PENSAM QUE É TUDO ESTÚPIDO?
VÃO BRINCANDO VÃO.

Anônimo disse...

Mas se foi a custo zero, lógicamente não custou nada, basta ter estado atento ao discurso do sr presidente. Em relaçao às horas, isso é uma grande treta, temho familiares na camara e dizem que têm tudo em dia. Falando em pagamentos atrasados e má gerencia, se eu tivesse desse lado, estava bem calado, o passado é bem triste, até digo mais, é para esquecer, porque é vergonhoso, basta lembrar dos numeros!!!

Anônimo disse...

Mas qual custo zero!!!!!!Anda mas é tudo a dormir..............

Anônimo disse...

Se calhar o Presidente tem razão, com o jeito que ele tem para manobrar numeros, na outra vez pos um zero a mais e passou de 1.000 para 10.000 mil, agora se calhar tirou uns numeros e ficaram só os zeros, lá está custo zero......

Anônimo disse...

Invejosos, deixaram isto com uns belos milhões de passivo e agora querem que este presidente faça o mesmo, temos pena!! Vão ter que conviver com o sucesso!!

Anônimo disse...

Jeito para manobrar numeros, essa é para rir, faz lembrar uma história de um passado recente, onde se gastava à grande e à francesa, as contas sempre certas, pelo menos para enganar o povo, felizmente para nós, o homem perdeu e depois das continhas bem feitas ... bem esses numeros já todos sabemos!!! Giro, manobrar numeros, qualquer dia vai aprender a monobrar outro tipo de numeros, contar os dias até que saia da ...

Anônimo disse...

Sucesso? com o clima de quase terror que se vive na camara? um executivo com os funcionarios todos contra ele, ate os que nele votaram? tenham juizo

Anônimo disse...

POR VOCÊS O HOMEM JÁ ESTAVA JULGADO E PRESO LOGO EM JANEIRO OU FEVEREIRO, AINDA NÃO FOI JULGADO E CULPADO DE NADA SÓ ABSOLVIDO. POR VOCÊS O PS JÁ LHE TINHA TIRADO O APOIO E DADO AO GRILO, MAS CONTINUA A SER O REPRESENTANTE MÁXIMO DO PARTIDO NO NOSSO CONCELHO AINDA COM OUTROS CARGOS E COM TOTAL APOIO DO SÓCRATES,QUEM O GRILO ANDA A BAJULAR.
BEM, NA VERDADE O TEMPO PASSA DEPRESSA, VÊM AS NOVAS ELEIÇÕES AUTARQUICAS E O HOMEM VAI CONCORRER COM TODO O APOIO DO PS E GANHAR AS ELEIÇÕES, E O GRILO VAI DAR AULAS E AINDA VAI COM A LINDA ALCUNHA QUE O VAI PERSEGUIR PARA SEMPRE.

VIDENTE

Anônimo disse...

Os que tão contra são os que são aliciados com falsas promessas!!

Anônimo disse...

Vidente,

Já pensou na possibilidade do concelho do Alandroal, nas próximas eleições autarquicas já não aparecer no mapa?

Anônimo disse...

Isso embora sendo uma possibilidade, neste momento é só uma mera possibilidade, quem sabe se no fundo seria o ideal para este concelho, isto é uma guerra, andam por aí uns srs que só sabem criticar tudo o que se faz, criticam quando deviam tar bem calados depois de terem deixado o concelho de "tanga"

Anônimo disse...

É VERDADE O CONCELHO ESTÁ DE TANGA, MAS AS FESTANÇAS CONTINUAM, E DE BORLA NÃO SÃO, E JÁ QUE FALA DE TEREM DEIXADO O CONCELHO DE TANGA , PERGUNTE AO ACTUAL PRESIDENTE QUE ANTES ERA VICE, E AO ACTUAL VICE QUE ANTES ERA VERADOR, É QUE FOI ASSINADO POR ELES MUITAS COISAS QUE NOS DEIXARAM DE TANGA.

Anônimo disse...

Epa, olha este das 13:15 de ontem, muito nervoso e muito informado, deve ser o chefe maximo da organizada critica destrutiva, agora ta a fazer crer que os outros que o abandonaram é que deixaram o buraco negro no concelho!!

Anônimo disse...

Vamos ser claros! e se para tanto for necessário, vamos ver os comentários efectuados no ano de 2009, e então verificar quem na altura fazia criticas por tudo e por nada,sou daqueles que não apoiei o nabais, mas a verdade tem que ser dita, ainda hoje dei uma volta pelo concelho e o que verifico é que o desenvolvimento existente até hà dois anos atrás, aliás reconhecido pelo actual presidente, simplesmente parou, estagnou, a não ser os abrigos para passageiros que foram pintados por vontande do Vereador Costa,Coitado com os mesmos horizontes de sempre.

Anônimo disse...

Lá anda a voz da critica, deve ser o chefe, até é contra o nabais!!!! Esta nem dá pra rir, enfim!!

Anônimo disse...

É SÓ CULTURA, O QUE O CONTERRÃNEO ZÉ CARVALHO VEIO DESPOLETAR POR AQUI.

Anônimo disse...

VIVÁ CÓLTURA DESPOLETADA DO ZÉI!!!!!