terça-feira, 24 de maio de 2011

NOVO RUMO NA CULTURA DE ALANDROAL


“Noite Mágica” no Castelo Marca Abertura de Novo Rumo para a Cultura no Alandroal

Recuperação e dinamização do património dão mote a politica cultural de envolvimento local e projecção nacional

Mário Laginha e os Aduf mostraram, num concerto arrebatador e enquadrado pelo magnífico cenário do castelo do Alandroal, aquilo que podem vir a ser as noites de verão naquele espaço já em 2012.

Para além da apresentação do projecto de requalificação do espaço público e iluminação do castelo de Alandroal, a autarquia apresentou em simultâneo um projecto de dinamização cultural daquele espaço, uma vez requalificado.

Assim, entre outros possíveis eventos, o município pretende lançar já no próximo ano um festival de música “com características únicas no país e com o potencial de envolver toda a região”.
Um festival que aposta na complementaridade de dois géneros musicais fundamentais da identidade cultural do mundo ocidental: a música erudita (com destaque para a ópera) e o jazz, mas onde projectos de cariz mais popular também terão o seu espaço. Uma festa da música que vai muito além do momento em que está a acontecer e que ao longo do ano envolve os músicos da região em acções de formação e de divulgação contribuindo para o seu desenvolvimento musical, ao mesmo tempo que trás até ao concelho residências de artistas consagrados ou estágios de jovens músicos de todo o país. Um evento para o qual a autarquia conta com a direcção artística do maestro Pedro Moreira, director da Escola Superior de Música de Lisboa.
O município assume como prioridade “preservar o património é, em simultâneo, dar-lhe novas funções e vivências para que este possa continuar a cumprir a sua missão, como o tem vindo a fazer ao longo dos séculos: ser espaço definidor de identidades, espaço de conhecimento, de partilha e de cultura”,
O presidente João Grilo referiu na sua intervenção que são vários os projectos em que o município está a trabalhar para recuperar o dinamizar o património do Concelho: “para além do castelo do Alandroal, estamos apostados em reabilitar a Fortaleza de Juromenha, vamos intervir em breve na Capela da Boanova, estamos a estudar possibilidades para o Castelo de Terena, estamos a preparar a requalificação da emblemática Fonte Monumental, a “Fonte das Bicas”, estamos a rever a Carta Arqueológica do Concelho e temos projectos para S. Miguel da Mota e para o Endovélico”.
Tudo isto assenta numa visão de cultura como factor de diferenciação e motor de desenvolvimento sustentado. Para o autarca, apostar no património material e imaterial do concelho como um produto de elevada qualidade e dinamizar os espaços com vida cultural aumenta a atractividade e o número de visitantes, com reflexos directos no turismo e na economia local.

Dinamização do Fórum Cultural, “Agenda Cultural de Verão” e Cinema Digital 3D em Setembro


O presidente anunciou ainda a criação de uma “Agenda Cultural de Verão” que vai trazer animação ao coração da vila e o regresso do Fórum Cultural à actividade regular já em Setembro próximo, com uma aposta clara em actividades que envolvam as pessoas muito para além do papel de espectador passivo, com o reavivar de tradições adormecidas e com uma aposta na qualidade e na excelência, com destaque para o relançar da programação regular de cinema com um novo sistema digital 3D.
Entretanto, o município prepara já o próximo “Por Terras do Endovélico”. A segunda edição deste evento onde a cultura, a gastronomia e as actividades económicas se entrecruzam para mostrar o melhor do concelho irá decorrer de 25 de Junho a 03 de Julho.

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal.

7 comentários:

Anônimo disse...

Ora tomem lá bem atenção e compreendam se quiserem, olhem bem para a foto nesta postagem e digam lá
se faz ou não faz falta umas casas de banho no castelo com tantas pessoas tão longe das ditas,pode até não ter tempo de chegar tão longe quanto a distância em que estão as casas de banho, evidentemente que faz falta mas umas casas de banho móveis e não fixas, agora é só compreenderem porquê.

Anônimo disse...

Anunciar coisas é com eles, lá diz o ditado falar é fácil fazer é que é pior, e anunciar coisas ao principio da semana para se fazerem a meio ou no final da mesma, não esta com nada, nem aqui nem em parte alguma, mais valia estarem quietos, é a técnica do fazer por fazer, isto não é fazer cultura é fazer politica.
Desta vez, das 200 pessoas no castelo, mais de 100 eram de fora, convidados, e a coisa resultou, porque os convidados tiveram que ficar ate ao fim, tinham beberete á espera, já os outros depois do discurso, começaram a zarpar.
Será que vai haver sempre convidados, e beberetes????
Duvido, e a trabalhar as coisas desta forma super amadora, adivinha-se uma verdadeira série de sucessos.

UTENTE DO CASTELO

Anônimo disse...

Olha outro a querer petisco, de facto das pessoas que estavam presentes, eu não conhecia ninguem, foi tudo convidado, (querias era petisco), deves ser como alguem que anda a ser falado por aqui, depois de ter o taxo e que taxo, queria meter mais um familiar noutro taxo, como não foi possivel, agora tambem só sabe criticar, dantes pagavas para passeios pelo mundo, com o resultado que sabemos e não abrias o bico, até gostavas!!

Anônimo disse...

Algumas pessoas são mesmo assim, tem uma personalidade forte, se lhe dão qualquer coisa deste lado, apoiam com todas as suas forças, mas se por qualquer motivo lhe prometerem do outro lado, é para esse lado que vão, isto sim são a nata mais pura do Alandroal, luta-se pelos interesses do nosso concelho, mas depende de que lado está o vento!

Anônimo disse...

QUANDO NÃO HÁ ARGUMENTOS RAPIDAMENTE SE MUDA DE ASSUNTO, SE NÃO FOSSEM OS TAIS CONVIDADOS TINHAS DA TERRA 50 A 60 PESSOAS E METADE NO FINAL JÁ ESTAVAM A DORMIR.
BASTA VER A FOTOGRAFIA NINGUEM EM PÉ E ALGUMAS CADEIRAS VAZIAS, E COMO SEI QUANTAS CADEIRAS LÁ ESTAVAM NÃO VENHAM COM TANGAS....

Anônimo disse...

É verdade que estava muita gente de fora, mas não é também isso que se quer? Que mal tem virem pessoas de propósito ao Alandroal? Quanto ao pessoal da terra foi quem quis ir,era de borla, não foi tarde, foi véspera de fim-de-semana, a música era boa e esteve uma excelente noite.

Anônimo disse...

Comentador das 12:52h, não se trata de mudar de assunto, a pessoa de quem se fala quer é desviar as atenções, se for descoberta perde toda a pose com que tem andado por aí a difamar quem lhe deu tudo o que tem, se vocês não lhe derem qualquer coisa ela faz o mesmo que fez a quem tudo lhe deu, muda-se, é uma pessoa de causas justas, mas esse qualquer coisa tem que ser muito, é muito exigente!!