terça-feira, 24 de maio de 2011

AS MINHAS SUGESTÕES PARA O CASTELO DE ALANDROAL

Na passada sexta-feira foi feita a APRESENTAÇÃO PÚBLICA DE REQUALIFICAÇÃO DO CASTELO DE ALANDROAL pelo arquitecto responsável pelo projecto, o Arq. Manuel Aires Mateus. Logo no dia seguinte, sábado, falei aqui sobre o assunto, fazendo a minha apreciação dessa mesma apresentação, e comprometi-me em deixar algumas sugestões que eventualmente poderiam ser aproveitadas por quem tem responsabilidades e interesses no projecto.

Eu próprio, sem ter grandes responsabilidades, tenho muito interesse, pois penso que este projecto de requalificação aliado ás actividades que possam vir ali a ser desenvolvidas serão de certeza da maior valia para o Concelho de Alandroal, tanto cultural como economicamente.

Fala-se na requalificação do castelo já há anos, mas até agora essa mesma requalificação tem sido adiada sistematicamente e sempre preterida em favor de outros projectos, a meu ver injustamente, pois os outros projectos que me estou a lembrar, mas que não vou enumerar, nunca trarão o retorno que o projecto do castelo nos pode trazer. Mas já me estou a alongar em considerações periféricas, vamos ás sugestões:

Falei na minha apreciação de sábado num pequeno Museu Militar a instalar na torre de menagem do castelo, a alguns poderá parecer uma ideia descabida, mas olhem que não! Ora bem, o castelo é um edifício militar, a própria torre de menagem foi uma edificação de vigia muito importante na defesa desta praça e das redondezas, era do cimo da torre que os sentinelas davam alerta para os possíveis perigos da mouraria, castelhanos, jacobinos ou até de salteadores.

Por isso fazia todo o sentido enquadrar o tema "defesa militar" numa reestruturação do castelo, e nada melhor que fazê-lo na antiga casa onde se dava corda ao relógio e que agora está ao abandono, em pleno interior da torre de menagem.

Projecto caro? Nem por isso, o que é preciso é engenho e trabalho. Eu comecei a frequentar o espaço do castelo no principio da década de 70 do século passado, tinha então 5 anos, com os passar dos anos muitas das brincadeiras foram dentro daquelas muralhas e o que é eu que eu lá via na altura? Espingardas em madeira, a maioria delas só mesmo de madeira, dizia-se então que tinham servido para instrução dos magalas, baionetas, bestas já muito deterioradas e algumas roupas já com pouca cor, que seriam fardas militares. Diz-se que algumas dessas peças estarão em armazéns da câmara, poderiam agora ser recuperadas, reconstruídas para serem expostas ao público. Interessa é fazer algo que crie interesse naqueles que nos visitem e subam à torre.

Por subir à torre. Porque não criar condições para se subir à torre em segurança para que Alandroalenses e visitantes possam usufruir das magnificas vistas que a altitude da torre nos proporciona sobre a vila e em toda a pradaria envolvente? Esta seria outra mais valia desde projecto. E com a contrapartida destas vistas, tanto ao museu como ao cimo da torre puderem ter algum retorno financeiro imediato, cobrando bilhetes pela visita.

Em relação à requalificação gostaria ainda de sugerir a recuperação e recolocação no mesmo sitio da monumental cruz da Ordem de Aviz. Cruz que se encontrava no interior do castelo, por cima da entrada principal do e em frente à Igreja Matriz e que foi retirada na década de 40 do século 20. Procurar saber onde está e recupera-la, se isso não for possível, que se faça uma reconstituição.

Já quanto ao aproveitamento do castelo para espectáculos e outros tipo de manifestações culturais, que tanto se fala, totalmente de acordo. O castelo está em local privilegiado na vila e pode proporcionar cenários magníficos para certos eventos e espaço há muito, então há que saber aproveita-lo. Apenas um senão: O Vento.

Para quem "cresceu" no castelo sabe que noites amenas como as de sexta-feira não há muitas, mesmo durante o verão. Vêm-me à memória muitas noites "mediterrâneas" de brincadeira na Praça da República, mas depois nessa mesma noite, dentro do castelo o vento que por ali irrompia "atirava-nos" dali para fora em três tempos! Eu não sou arquitecto, não sei qual a solução para esse problema, mas um técnico capacitado pode conseguir minorar o efeito do vento, por isso deixo aqui o alerta.

Por fim, os rumores. Como a apresentação de sexta-feira não foi nada elucidativa, pouco se sabe o que se vai fazer, logo correram os rumores que se vão fazer uns sanitários para apoio ás futuras actividades. A ser verdade, estou totalmente contra! Não cabe na cabeça de ninguém fazer do castelo um "mijatório" público! Até porque existem sanitários públicos nas imediações do castelo. Sabemos que para certos eventos podem ser insuficientes, então pontualmente que se instalem sanitários de campanha, mas nunca construir edifícios dentro do castelo para tão indispensável acção! Em todo o caso, faço votos para que sejam só rumores.

E agora uma curiosidade que não podia ter acontecido em melhor altura, pois agora que tanto se fala do castelo.

Sempre ouvi histórias contadas pelos mais velhos de "escorpiões" a cair do castelo, mas nunca tinha visto nenhum desses «escorpiões negros e venenosos». Não é que ontem fui alertado por um grupo de crianças, que tinha caído um escorpião do castelo! Lá fui ver, e no mesmo sitio de sempre, onde os mais velhos contavam, uma cobra negra assustada a tentar esconder-se entre as juntas da parede do castelo. Logo fiz diligencias para a matar, mas apareceu um "encantador de cobras" e não mo permitiu, quis apanha-la para mais tarde pode-la exibir em público, deixo-vos aqui dois vídeos que fiz na altura:





23 comentários:

Anônimo disse...

NÂO vão ser construidas casas de banho publicas dentro do Castelo.....isso não passam de rumores infundados

Anônimo disse...

Mas tão bem não é as casas de banho no jardim das meninas que fazem com que deixem de fazer porcarias, fazendo as necessidades em roda das paredes do centro do castelo, principalmente de noite quando há bares durante as festas.

Anônimo disse...

EDUCAÇÃO BÁSICA É O QUE POR CÁ FAZ MUITA FALTA, E AINDA QUEREM FAZER DISTO UM CCB COM MUSICA CLÁSSICA, JAZZ E MAIS COISAS QUE SÓ UM EM 1000 GOSTA, ISTO ANDA TUDO LOUCO.
TRAGAM UM TEATRO, UNS FADINHOS, UMA MUSICA CLÁSSICA, UMA NOITE DE FLAMENCO, UMA NOITE DE DANÇA, UM ARTISTA CONHECIDO QUE NÃO SEJA MUITO CARO, NÃO É PRECISO IR PARA O PIMBA MAS TÃO BEM NÃO É PRECISO IR PARA O ELITISMO.

AFINAL ESTAMOS NUMA TERRA ONDE AINDA SE MIJA E CAGA PELOS CANTOS DA VILA E PELAS AMEIAS DO CASTELO, DEIXEM-SE DE CAGANÇAS E MANIAS DAS GRANDEZAS.
SE QUEREM GASTAR DINHEIRO PARA MEIA DÚZIA DE PSEUDO INTELECTUAIS ESTÃO NO CAMINHO CERTO SE QUEREM GASTAR DINHEIRO PARA FAZER CULTURA PARA AS PESSOAS E EDUCA-LAS EM GOSTOS CULTURAIS MUDEM, AINDA ESTÃO A TEMPO.

Anônimo disse...

Manias das grandezas foi há algum tempo atrás, até se mandavam vir palmeiras de Cuba e bem baratinhas, quem as pagou sabe bem!

Anônimo disse...

O QUE É QUE AS PALMEIRAS TÊM A VER COM CULTURA?????????
OLHE QUE O GRILO TAMBEM ANDOU PARA LÁ A BANHOS E OUTRAS COISAS, QUEM SABE TAMBEM NÃO TENHA FEITO PARTE DO NEGOCIO DAS PALMEIRAS....
PALMEIRAS VINDAS DE CUBA!!!!!!!!! VÁ PASSAR ATESTADOS DE ESTUPIDEZ A OUTRA GENTE....

Anônimo disse...

O Grilo é decente, o Grilo é amigo, o grilo não engana, ao contrário de outros, as palmeiras nada têm a ver com cultura, muito menos com a nossa cultura, mesmo assim as mandaste vir, devia ser para pagar como muitas outras coisas que ficaram por pagar

Anônimo disse...

Quando o Grilo andava por essas paragens era supostamente em trabalho, quando se apercebeu da real intenção dessas viagens, todos sabemos o que fez, e a partir dessa data tem tido uma luta contra esse tipo de mordomias, luta essa que tanto vos incomoda.

Anônimo disse...

“Quando o Grilo andava por essas paragens era supostamente em trabalho, quando se apercebeu da real intenção dessas viagens, todos sabemos o que fez, e a partir dessa data tem tido uma luta contra esse tipo de mordomias, luta essa que tanto vos incomoda.
26/05/2011 10:52:00”

CARO ROSINHA JÁ É PARA AI A TERCEIRA VEZ QUE RESPONDO A ESTE COMENTÁRIO E NÃO ENTRA, DESTA VEZ VOU TRATAR TUDO NAS PALMINHAS PARA VER SE O COMENTÁRIO ENTRA, NÃO VOU É CONCORDAR COM O COMENTÁRIO ACIMA, SE O ROSINHA NÃO QUISER NÃO PUBLIQUE DE NOVO A FINAL DE CONTAS O BLOOG É SEU.

CARO COMENTADOR DE 26/05/2011 10:52:00, SE O ACTUAL PRESIDENTE SE SENTIU ASSIM TÃO MAL PORQUE É QUE FOI LÁ MAIS QUE UMA VEZ, DEVE TER GOSTADO DO PASSEIO SENÃO NÃO REPETIA A DOZE E NÃO ALINHAVA NAS REAIS INTENÇÕES DAS VIAGENS COMO O Sr. DIZ, E SE IA LÁ EM TRABALHO IA FAZER O QUÊ, PLANTAR FLORES NOS JARDINS DO FIDEL, OU FAZER CHARUTOS.

É PENA QUE NÃO NOS DIGA QUAIS ESSAS REAIS INTENÇÕES PARA FICARMOS TODOS ESCLARECIDOS.

ESSA DA LUTA PELAS MORDOMIAS TAMBÉM TEM GRAÇA, ESTE PRESIDENTE NEM COME E BEBE FORA TODOS OS DIAS Á CUSTA DO MUNICÍPIO, SÓ NO ALANDROAL É QUE É FREQUENTADOR ASSÍDUO DO RESTAURANTE MAIS CARO, FORA DO CONCELHO SÓ COME EM TASCAS BARATAS, QUANDO SE DESLOCA E TEM QUE DORMIR FORA SÓ DORME EM PENSÕES E NÃO EM HOTÉIS DE 5 ESTRELAS COMO O OUTRO, DE FACTO NOTA-SE A LUTA DO SR. CONTRA AS MORDOMIAS, ATÉ ANDA DE FIAT 600 E O CARRO É DELE.
ANTES TUDO SE SABIA, QUANTO O ANTIGO PRESIDENTE GASTAVA POR MÊS, ONDE COMIA, ONDE DORMIA E AGORA AS ALMAS ILUMINADAS COMO ESTE COMENTADOR PENSAM QUE NÃO SE SABE NA MESMA.
NÃO VENHAM DAR LIÇÕES DE MORAL COM BASE NO QUE PENSAM, POIS A VERDADE NÃO É O QUE SABEM OU JULGAM SABER, DÃO A MÃO PELOS OUTROS E FICAM SEM DEDOS.

A MIM PESSOALMENTE E Á GRANDE MAIORIA DAS PESSOAS DO NOSSO CONCELHO O QUE INCOMODA FOI TERMOS VOTADO POR MUDANÇA, TERMOS LÁ COLOCADO ESTES SENHORES QUE EM TUDO SÃO IGUAIS AOS OUTROS, E AINDA PIORES EM ALGUMAS COISAS PRINCIPALMENTE NA FALTA DE COMPETÊNCIA.

LÁ DIZ O DITADO POPULAR E BEM, NUNCA SIRVAS A QUEM SERVIU.

Anônimo disse...

Como é que votaram para mudar, se o sr. profºera º nº2 do anterior executivo...Santa ingenuidade.

Anônimo disse...

LÁ DIZ O VELHO DITADO, NUNCA PEÇAS A QUEM PEDIU, E NUNCA SIRVAS A QUEM SERVIU?

PENSO EU QUE ASSIM É QUE ESTÁ O DITADO COMPLETO E MUITO BEM.


BICARBONATO X.

Anônimo disse...

Epa, este das 17:48h parece muito nervoso, cá pra mim é o boss dos gajos que andam a criticar o nosso presidente, está a sentir-se culpado por todo o mal que nos causou, temos pena, se gostam de mandar umas criticas destrutivas, tambem têm que ouvir as verdades!!!

Anônimo disse...

VOSSO PRESIDENTE DIZ BEM PORQUE POR AQUI HÁ FILHOS E ENTEADOS.

Anônimo disse...

Filhos e enteados havia bué, agora a realidade é bem diferente, há postura e igualdade para todos, claro que tou a falar chinês para estes srs.

Anônimo disse...

Boas

São boas as ideias para o Castelo, concordo em pleno com todas elas! Venho só reforçar a atenção em relação ao vento, realmente é muito incomodativo! Normalmente à noite levanta-se uma ventania descomunal, por isso mesmo os arquitecto e engenheiros deveriam ter especial atenção a esse facto e minimiza-lo ao máximo, se isso for possível, como é óbvio. Portugal tem os melhores arquitectos e engenheiros do mundo e eu acredito que vão conseguir resolver o problema.

Martin

Anônimo disse...

Penso que o que se esta a passar na camara do alandroal, é realmente, vergonhoso, para nao dizer pior. Uma coisa é cada executivo ter a sua forma de proceder, agir e fazer a sua gerencia conforme julga melhor. Outra coisa bem diferente, foi aquilo de que me apercebi hoje à porta do edificio da camara. Ouvi funcionarios irem ter com um vereador, que pelo jeito, quer que o presidente pague, por causa da recusa do pagamento das horas que o presidente se recusa a pagar. Tenho pena de nao ter ouvido tudo, mas pelo que ouvi, o presidente mandou trabalhar com a promessa de que pagava as horas, mesmo sabendo que os limites tinham sido atingidos, comprometeu-se a pagar, as pessoas trabalharam e depois do trabalho feito, nao pagou. Porque nao quer assumir como outros presidentes fazem. Isto é de um presidente? É a uma pessoa destas que temos entregue o nosso concelho? Se nao queria pagar ou nao queria assumir, nao as mandava fazer. Estou verdadeiramente em choque. Nao esperava isto e sempre pensei que eram boatos.E ja agora o sindicato onde anda? Onde estao os comunicados a divulgar a situação? Porque nao intercede para resolver o problema? Segundo ouvi sao muitos trabalhadores nesta situaçao, algum ha-de ser sindicalizado. Mas agora nao se mexem.

Anônimo disse...

Ninguém leva a sério a tua escrita anónima. Faz-te forte e denuncia a situação a quem de direito, ou será que isso não te dá jeito?
Escrever por aqui é fácil...

Anônimo disse...

Fogo, o presidente tem os empregados da câmara em greve, deve montes de horas a todos eles, são mesmo muitos, mas teve dinheiro para as festas, para os beberetes, não paga a ninguem, nos restaurantes já não tem crédito ... meus amigos, metam essas cabeças a funcionar, não vão no canto da sereia e lembrem-se que este cenário não é a realidade, ou melhor é a realidade, mas a realidade de um passado recente que manchou o nome do nosso concelho e nos envergonha, com todos os contrangimentos que nos causa o facto de termos os tais milhões de passivo, passivo esse que foi atingido pela gerencia que todos nós sabemos, portanto já ninguem acredita em sereias, são falsas!!!

Anônimo disse...

"Exigimos o pagamento atempado de todas as remunerações, incluindo as horas extraordinárias e as ajudas de custo, a começar já no próximo mês;" (comunicado do Stal de 2 de Fevereiro de 2009)
Nesta data o Stal fez um comunicado porque a camara devia 2 meses de horas extras E AGORA QUE DEVE MAIS DE UM ANO, nao faz nenhum? Temos que perguntar o porque para a direcçao Nacional? Agora sao muitos funcionarios e muitos meses, ninguem nos defende? Fingem que nao sabem? Ainda nao moveram uma palha. A gente nao quer saber se é Grilo ou Nabais queremos que nos defendam e nao venham dizer que nao sabiam.Trabalhámos queremos o dinheiro.

Anônimo disse...

(...)
Ninguém leva a sério a tua escrita anónima. Faz-te forte e denuncia a situação a quem de direito, ou será que isso não te dá jeito?
Escrever por aqui é fácil...

Anônimo disse...

Este comentário das 15h é a imagem do chefe, aquele chefe que deixou este concelho de tanga, agora quer confungir as pessoas com estas "verdades", só mesmo alguem muito distraido vai na conversa!!

Anônimo disse...

É uma mentira pegada isso das horas, a mim e a todos os meus colegas ninguem deve nada, temos tudo em dia, tenha vergonha joao nabais, na sua altura,sim havia muitas horas em atraso!!

A.P.

Anônimo disse...

Senhor A.P.
O Senhor é Livre?
Eu não Sou.
Assim sendo assumo o meu anonimato!
E o Senhor?
Ao escrever como escreve parece querer dar a ideia que sabe do que fala, mas a verdade é que não sabe, porque a verdade é que com a desculpa de não haver dinheiro, não pagam aos funcionários, mas existe dinheiro para bebereyes e mais beberetes, incluindo esposas, filhos,netos, enteados, enteadas, etc, etc, não vale mais apenas falar no passado, pois que, parece-me que foi por falar mal do passado que alguém ganhou as eleições, por isso não se deve fazer agora igua ou pior, já chega de afirmar que quem aqui responde aos comentários é o Nabais, eu não sou o nabais e estou disposto a desmentir, para além de outros, o Senhor A.P.e outros anónimos que por tanto parecer que sabem só podem ser o Senhor Presidente ou a esposa, só que como sempre no anonimato.

Anônimo disse...

Ok, não és o nabais, deves ser o afilhado mais próximo, ahaha!! Para tanta informação e no anonimato!!