quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ALANDROAL, OBRAS NA PRAÇA DA REPUBLICA

ANTIGOS LAVADOUROS

Fala-se, e isto são conversas de café, que querem escavar a zona dos antigos lavadouros, ( Ao fundo da Praça da Republica ) recuperar o recuperável e depois de restaurados ficarem a descoberto.

Depois de ouvir isto fiquei curioso em saber como era aquela zona outrora, indaguei e para além de algumas respostas ainda consegui junto de um amigo, uma fotografia do respectivo espaço.

Esta fotografia tem certamente cerca de um século, a julgar pelo que me contaram. Como podem ver tem o lavadouro ainda em estado de plena utilização.

Mas também me disseram, mesmos os mais idosos com quem falei, alguns já com 80 anos, que os lavadouros já não são do tempo deles. Alguns destes lembram-se dos pais lhe falarem daquele lugar:

« Como era bonito ver a alegria das mulheres ali a lavar», ou que « passava ali um ribeiro, junto ao tanque e tinha muitos choupos e alandros».

Ouvi esta de alguém com um ar admirado « Se houver alguém vivo que diga que se lembra dos Lavadouros ali, está a mentir!»

É por causa da afirmação acima que eu deduzo que a foto tem cerca de 100 anos, essa mesma foto também confirma que havia ali choupos. O que não se consegue ver é o ribeiro, mas eu já ouvi mais relatos que advogam a existência desse ribeiro.

Sempre ouvi dizer que o tanque do lavadouro era abastecido pela água do giro da fonte das Seis Bicas, a montante do tanque portanto, como manda a lei da física. Tudo leva a crer que sim.

Mas, e se essa água não era suficiente? E se era também abastecido pelo ribeiro?

Fotografia, com os Lavadouros Públicos em baixo.

15 comentários:

Anônimo disse...

Não concordo com o que se vai fazer aqui, pois assim como estava tb estava bem e não se fazia despeza numa coisa sem utilidade.

mas se é para regressar-mos ao passado, então as ruas nem sequer deviam ter alcatrão, pois eu já vi fotos com o paviemnto em terra.

Modernices e passatempos, gastos desnecessários, há tanto para fazer muito mais importante que recuar no tempo.

Primeiro plantam, depois arrancam, primeiro entérram, despois escavam, onde é que eu já vi isto????

Òh!.... Não me recordo, que pena.

eumudei2009.

Anônimo disse...

Caro eumudei2009.

Há coisas levianamente pensadas, que nos leva a dizer aquilo que não queremos. Não sei se é o caso? Mas se não for, terei de discordar da sua opinião.
Aquilo que fomos e somos devemos em certa parte ao passado. Se, realmente, se colocar a descoberto o Lavadouro, já que estão a mexer na praça, será mais um património recuperado (se assim se puder chamar?). De modo algum será recuar no passado, mas sim um salto do passado recuperado no presente.

Saudações cordiais

Anônimo disse...

Então agora querem viver do passado, gastar honorários públicos? NÃAO. Virem-se para o Futuro, e deixem-se de leviandades---

Anônimo disse...

É muito interessante a recuperação desse espaço, recuperando o que é antigo com um toque de modernidade. Nunca será dinheiro mal gasto. Uma cidade ou vila que cuide devidamente dos seus espaços torna-se muito mais atractiva do ponto de vista turístico e também concerteza motivo de orgulho para os seus habitantes, que reveem nos seus antepassados parte da sua identidade. Atraindo mais visitantes, que se ficarem motivados para umas estadias no concelho acrescidas de outras despesas, estão deste modo a contribuir para o tornar mais rico.

Isto são situações sérias, que de leviandade nada têm. Uma dedicação a este tema revela uma boa sensibilidade patrimonial.


Observador atento.

Anônimo disse...

POIS É, ESTÁ BEM, MAS!.....

TUDO ISSO CUSTA MUITO DINHEIRO E SE É PARA PRESERVAR AS TRADIÇÕES E ANTIGUIDADES, PORQUE SE ARRANCARAM AS LARANGEIRAS E PORQUE SE DESTRUIRAM OS TANQUES, POIS TB ERAM HISTÓRICOS.

APESAR DE EU GOSTAR MAIS DAS ARVORES QUE ESTAVAM E QUE JÁ NÃO ESTÃO, E TB ACHEI BEM DERRUBAR OS TANQUES PARA ESSE ESPAÇO SER APROVEITADO COMO ESTÁ.

SÓ FALEI ASSIM, POR TANTO SE QUERER PRESERVAR O PASSADO EM MONUMENTOS HISTÓRICOS.

eumudei2009

Anônimo disse...

Amigo Rosinha, este Blog está cada vez melhor. É divulgando o nosso património e discutindo as opções que se oferecem, que se formam e informam os cidadãos.Com cidadãos formados e informados, o nosso Concelho tem mais futuro.
Ao contrário do que aqui se diz, recuperar aquele tanque não representa um custo muito elevado mas constituía concerteza um importante valor acrescentado no arranjo paisagístico da praça principal desta Vila.
Aliás, seria uma grande mais valia turística a perservação de um elemento histórico e cultural(dos mais representativos da vivência social dos finais do Séc. XIX), integrado num ambiente onde a modernidade se mistura com os traços da antiguidade.
Meus senhores, não vale a pena andarmos a falar de que o Turismo é o futuro do concelho de Alandroal se não soubermos o que estamos a fazer no que toca à valorização cultural e ambiental do nosso Concelho.
O património material e imaterial do Concelho do Alandroal é muito diversificado e de grande potencial mas, só é um valor do ponto de vista turístico se soubermos perservar os traços de ruralidade, que é uma das nossas riquezas comparativas, logo uma mais valia para a atractividade de uma das mais promissoras vertentes turísticas deste século, que é o touring.
Não tenho qualquer dúvida de que a recuperação do tanque, que antigamente serviu como lavadouro público, seria uma mais valia muito significativa para a nossa terra.

O Rosarenho

Anônimo disse...

Correcção: Onde se lê "(dos mais representativos da vivência social dos finais do Séc. XIX)devia estar
"(dos mais representativos da vivência social dos finais do Séc. XIX e primeira metade do séc XX)"

O Rosarenho

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

grand post , Rosinha!
grande blog: informação, discussão, participação.
Muito fixe. Não conheço espaço mais democrático no Alandroal (estou a ser injusto para as tertúlias e o monte Kornttonny)
grande abraço
ao vivo e a cores nas terras amarelas?
F3rnand0 M01t4l

Anônimo disse...

Raios parta esta gente, como comentam sobre tudo e todos mas, quando aparece um assunto sério e com interesse toda a gente se cala.
Quero aqui deixar expresso o meu reconhecimento pela opinião do Rosarenho. Não sei se é quem eu penso mas, seja ou não, apresenta uma posição clara que tenta justificar e que eu pessoalmente julgo ser muito válida.
Admito outras opiniões e estava curioso em acompanhar a discussão deste assunto, em especial com a opinião daqueles que muito criticaram as alterações em curso na Praça da República porque não lhes foi pedida opinião.
Então agora que surge um assunto onde não sabemos como vai ser mas onde podemos dar opinião já ninguém sabe o que dizer? Será que lhes é inidferente ou será que meteram a "viola no saco" porque não sabem o que é melhor para o Alandroal? Pois é, o problema é igual a muitos que foram acontecendo por estes Blog`s ao longo do tempo. São centenas de posições de "mata, esfola e volta a matar" mas, quando é para deixar uma opinião com pés e cabeça, arre burro, que eu não sou moleiro logo não sei fazer farinha.
Mas era agora que deviam dar opinião. Eu estou de acordo com o Rosarenho mas, como não sou especialista gostava de ouvir outras opiniões.
Aqui fica o desafio.

Anônimo disse...

Apenas um exemplo, que não se aplica a esta situação. Mas, elucida de alguma forma o que significa recuperar e requalificar um espaço salvaguardando as suas características unicas e de autenticidade. Manter um centro histórico devidamente preservado, requalificado e reabilitado, isto é, onde pode coexistir o edificado antigo conservando a sua autenticidade com o moderno, permitindo uma vivência dinâmica capaz de responder às necessidades da vida contemporânea, é dar-lhe capacidade de atractividade. Pois, a titulo de exemplo temos os grandes centros classificados de património mundial, que foram pioneiros neste processo e, por isso se tornaramm muito procurados pelos turistas. Daqui se pode inferir que quanto mais rico for o ambiente do centro histórico de uma localidade, mais beneficios pode proporcionar para o próprio local, região e até para o país!

Atento

Anônimo disse...

Lanço neste blogue uma petição para a proibição de palmeiras de 10 metros na praça da república.

rose

Anônimo disse...

DISERAM-ME HOJE NO REDONDO QUE JÁ EXISTE UM NOVO ENGENHEIRO PARA A PARTE DE OBRAS PUBLICAS DA CÂMARA. É UN CHAMADO ..... FERREIRA.
ENTÃO AINDA NÃO SE TOMOU POSSE E JÉ SE CONTRACTAM PESSOAS.

Anônimo disse...

21/Out/2009 18:11:00
(É muito interessante a recuperação desse espaço, recuperando o que é antigo com um toque de modernidade. Nunca será dinheiro mal gasto. Uma cidade ou vila que cuide devidamente dos seus espaços torna-se muito mais atractiva do ponto de vista turístico e também concerteza motivo de orgulho para os seus habitantes,)


VAI LÁ VAI... COM TANTO PATRIMÓNIO ARQUITÉTONICO QUE O ALANDROAL TEM, SÓ SE PREOCUPAM EM RESTAURAR O QUE ESTÁ DEBAIXO DA TERRA, TODOS AS OUTRAS OBRAS É PARA DEIXAR CAÍR(NA ALTURA NÃO INTERESSAM), IGREJAS, FONTES, BEBEDOUROS, CANAIS E LINHAS DE AGUA, O PRÓPRIO CASTELO DE QUE TANTO SE ORGULHAM, SÓ SERVE PARA NAS MURALHAS PENDURAREM OS MATERIAIS NESSEÇARIOS PARA O FOGO PRESO NAS FESTAS, E FAZEREM LÁ DENTRO AS DISCOTECAS.
JÁ ALGUÉM SE INTERESSOU, NO EMBELEZAMENTO DAS MURALHAS, NA ILUMINAÇÂO(ISSO É DESPEZISMO, PAGO P'LOS CONTRIBUINTES), NOS ACESSOS, PARA QUANDO (NÃO SE SABE BEM QUANDO) OS TURISTAS CÁ VIEREM, E QUISEREM TIRAR UMA FOTOGRAFIA DA VISTA ESPLENDIDA DO ALANDROAL, DO CIMO DO CASTELO , O FAZEREM COM SEGURANÇA. NÃO, ELE JÁ LÁ ESTÁ, E SÓ É PRECISO DIZER QUE, O ALANDROAL É O CONSELHO DOS TRÊS CASTELOS, O RESTO QUE SE LIXE.

Houve alguém que disse:
-Vamo-nos preocupar com os vivos, porque p´los mortos não podemos fazer mais.