sábado, 17 de outubro de 2009

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE

Todas as sextas-feiras à noite (Excepções incluídas), Eu e um grupo de amigos reunimos num determinado local para debater os mais variados temas da sociedade de uma forma leviana. Com a autorização dos Tertulianos, vou passar a informar os leitores das “alarvidades” conseguidas nessas noites.

Ontem estiveram presentes o Aphia, Bichano, Reileão, Poeta, Kacus, Águia e Eu. Faltaram o Verguinha e a Tá-ta-rá-tá.

A Tertúlia de sexta-feira decorreu sem observadores "oficiais", mas ocasionais havia muitos.

Ordem de Trabalhos:
1. Frango de tomatada, acompanhado de batatas fritas e salada.( Este ponto é variável semanalmente ).


A avaliação deste prato não foi muito consensual, foi mais ao gosto de uns do que de outros. O Aphia por exemplo, costuma ser um "pisco" a comer, mas ontem para surpresa geral, repetiu! Outros, ainda andam com tamanha azia que nada lhes sabem bem.

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

A Tertúlia de ontem à noite sofreu um tremendo revés, logo no seu inicio. Por questões logísticas, fomos deslocados para uma sala que não reunia as condições para o seu normal funcionamento. Muito barulho, entrada e saída constante de pessoas exteriores à Tertúlia...

Quem teria sido o responsável por tamanha anarquia? Ai se Eu sei...!

Logo ontem, que o Poeta trazia um bloco cheio de notas para esmiuçar os resultados das Autárquicas no Alandroal! Não foi possível, pois o ambiente não se revelou propicio para se ter uma conversa "séria".

Goradas as expectativas iniciais, dedicá-mo-nos quase em exclusividade a vingar-mo-nos no frango. Mas ainda ficá-mos a saber através da Kacus que no Redondo se vai cometer mais um atentado contra o património, tudo em nome do desenvolvimento.

Vocês lembram-se de eu ter falado aqui, na boa noticia de saber que no Redondo iam fazer uma variante para tirar o trânsito externo do interior da vila? E assim, os Alandroalenses que iam para Évora já não tinham de andar a zig-zaguear nas ruas de Redondo?

Pois é, é essa variante tão desejada pelos Alandroalenses, que está a gerar grande controvérsia no Redondo. O projecto já está em execução e o trajecto vai passar onde está implantado o Sitio Arqueológico de S. Pedro, nas costas da Igreja com o mesmo nome e a norte do Coliseu de Redondo. O Sitio Arqueológico vai desaparecer e alguns Redondenses mais saudosistas e preocupados com o Património Histórico estão inconformados. Pudera!!!

A Tertúlia prosseguiu sem grandes incidências até atingir o seu ponto G, o embate entre o PS vs MUDA, em matraquilhos.

Pelo PS, Eu e o Bichano, pelo MUDA, o Poeta e o Águia. Os outros formavam a claque de uns e outros, todos menos o Aphia, que não tinha recebido indicações do Partido, a quem devia apoiar.

Começa a campanha: Nas primeiras "sondagens", o PS entra avassalador, com 3 "apoios" sem resposta. « São favas contadas », argumenta o Bichano. A equipa do MUDA, está apreensiva, mas não desiste, continua a trabalhar, ainda que sem grandes "técnicos". O PS está confiante, e torna-se displicente.

O MUDA consegue 1 "apoio", consegue outro, e outro, até conseguir empatar nas "sondagens", o PS começa a desesperar, dá alguns tiros nos pés, mas com dois "debates" bem conseguidos consegue ganhar a 1ª campanha.

A seguir o Dia D, o embate definitivo, quem ganhasse este, seria o vencedor.

O PS começa dando outro tiro nos pés, defende que devia atacar e ataca quem devia defender, o MUDA também aparece com nova táctica, abstraindo-se de tudo o que estava ao lado e concentrando-se única e exclusivamente no ataque ao PS, e resulta, para estes últimos. Agora é o MUDA que consegue 3 "apoios" de rajada, o PS começa a assustar-se e faz algumas correcções. Começa então a recuperar, consegue empatar a contenda e mesmo ultrapassar por margem mínima, mas mostra-se nervoso.

O MUDA não cabe em si de contente, nunca esperando estar naquela situação, enche-se de coragem e pede uma re-contagem, afinal estavam empatados! Últimos "cartuchos", a expectativa estava ao rubro, os do MUDA extasiados, os do PS, baralhados. Na mesa reinava grande confusão, o Poeta numa jogada à margem das regras faz pender a balança para o lado do MUDA...

Desaparece uma bola!!! O jogo acabou, o MUDA clama por vitória, o PS não aceita a derrota, quer jogar todas as cartadas até ao fim, mas a Tertúlia tem de acabar na sexta-feira, não pode durar até terça-feira.

Assim acabou o jogo de matraquilhos, com o MUDA à frente.

Estes factos foram reais, qualquer semelhança com terceiros, é pura coincidência.

E claro que a "alarvidade" da noite vai para o Poeta, quando por artes exteriores ao jogo, fez desaparecer a bola que poderia ter dado o triunfo à equipe do PS.

Diz-se agora, que essa bola pode estar caída algures, lá p'rás bandas de Monte Juntos!!!

Por ultimo, a Tertúlia recebeu um convite da recentemente galardoada Estação Biológica do Garducho, para realizar ali a uma Tertúlia. Estamos a ponderar uma aceitação do convite, só falta assegurar um transporte adequado à situação.

13 comentários:

Anônimo disse...

Rosinha uma boa maneira de explicar os acontecimentos de dia 11 de Outubro , sem sangue e com alguma ironia no roubo da bola , mas se o "MUDA" dos matrecos ganhou , como é que com uma bola o "PS" dos matrecos ganhava ?? no maximo empatava :P

Parabéns por esta crónica , estives-te bem


Cumps
DMC

Anônimo disse...

Rosinha:
Cuidado com os erros de ortografia.
Será tudo ainda fruto das eleições?
Ou será que o jogo de matraquilhos não passou de um arranjinho para que o afia não tivesse qualquer hipótese de jogar?

Anônimo disse...

Pela minha honra que o golo da vitória foi uma mão casual. Tentei lançar a bola para o terreno de jogo ao estilo PS com ricochete para favorecer a equipa contrária, e então não é que foi direitinha para a baliza do adversário?!... A mão era MUDA, nada havia a fazer... Deus escreve direito por linhas tortas!

POETA

Anônimo disse...

Varandas diz aí a esse pessoal para deixarem de se preocupar com os sítio arqueológicos do Redondo, e se a tertúlia se preocupa com o alandroal que observem bem as obras da praça e que denunciem a pouca "funcionalidade"com que a mesma vai ficar .Não tem acessos para deficientes nem nos multibancos nem nos passeios,tem passeios com quase vinte centimetros de altura ,num lado tem meio metro de passeio do outro lado tem quase dois metros .Como vai ser o transito nesta rua ?Caldeiras de árvores em frente das portas das pessoas? Alteração do aspecto de alguns monumentos nacionais a fonte das seis bicas quase vai ser engolida por um passeio que só por um bocado não é maior que o próprio muro da fonte?Se isto não te preocupa então Varandas??Alerta .E já agora aonde está o edital que deveria lá estar a informar o custo da obra e o prazo de execução?Ou não está financiada ou acaba quando acabar?

Anônimo disse...

Muito pertinentes todas as perguntas do comentador, uma ou outra que requerem resposta imediata para soluções adequadas, mas todas elas muito importantes para uma obra que ainda pode ser repensada nalguns aspectos funcionais e de salvaguarda do património histórico. Haja sensibilidade de todas as partes da sociedade Alandroalense para o "Mamarracho" se transformar num quiosque que se enquadre na arquitectura histórica do local.
Os Alandroalenses devem lutar por isso e muito mais!

Carlos Galhardas

Anônimo disse...

ESTE C GALHARDAS ATÉ JÁ PERCEBE DE ARQUITECTURA. GRANDE HOMEM. GRANDES CONHECIMENTOS.
ONDE TERÁ ANDADO ATÉ AGORA?

Anônimo disse...

Anónimo das 12.44,

O Carlos Galhardas parece ser um fenómeno, um daqueles casos em que dizemos "Mas onde é que você tem andado este tempo todo?" como acontece às vezes quando se descobre um determinado talento. Só que neste caso não podemos aplicar isso.

Para ser franco, e espero que o senhor Rosinha aceite este comentário, o Carlos Galhardas parece que se tornou um entendido nos mais variados assuntos e problemas da sociedade alandroalense. No entanto pende sempre pro mesmo lado. A herança não presta, só tem projectos maus, tudo (ainda não li nada da parte dele que diga o contrário) foi/está mal feito, etc

Oh caríssimo Cabé desculpe lá, mas não acha que já começa a exagerar e a ir para o lado do ridículo sempre com a mesma retórica?

Quanto ao amigo que falou e falou sobre passeios. Já reparou que as ruas ainda vão ser asfaltadas, que antes do asfalto se procedem a nivelamentos das ruas, e que a altura dos passeios vai reduzir? E sabe que há medidas standards para passeios? Veja lá bem noutras localidades, e depois responda. Responda, quando souber do que fala.

Tantos engenheiros que nós temos... e depois só o Sócrates que é tirou o curso à pressa :) :)

Anônimo disse...

ROSINHA,QUAL O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO PLENÁRIO DE JUROMENHA PARA A JUNTA DE FREGUESIA?

Anônimo disse...

Também acho muito estranho este aparecimento do Carlos Galhardas, e também acho que se devia acalmar para não cair no ridículo, as eleições já foram, já pode descansar!
Mas penso também que qualquer cidadão tem o direito, e o dever, de estar atento ao que o rodeia, não é preciso ser arquitecto para ter sentido prático e estético!

Anônimo disse...

Concordo que nos devamos preocupar com as acessibilidades e outros aspectos práticos resultantes da remodelação da praça do Alandroal, e ainda bem que alguém está atento a isso, no entanto, não nos devemos alhear do que se passa á nossa volta, o património é de todos e não nos devemos deixar cair em tentanções bairristas, até porque, apesar de podermos discordar com o traçado da variante, a Câmara Municipal do Redondo foi, em certa medida, exemplar, uma vez que o povoado fortificado do S. Pedro, ocupado durante largo período do Calcolítico, foi alvo de escavação arqueológica integral durante trinta meses nos últimos cinco anos; o município disponibilizou para o efeito o seu arqueólogo, trabalhadores e ainda apoiou ( com alimentação e alojamento) os jovens voluntários vindos de várias universidades do país que participaram na escavação.
C. R.

Anônimo disse...

Resposta ao anónimo do dia 19 00.10h.Então o meu amigo vem com essa prosápia toda :tantos engenheiros que há por aí ,como se fosse alguem que percebesse do que diz e depois vem dizer que as ruas vão ser asfaltadas???Parece que quem não sabe do que está a falar é o Sr.Já agora é de cá do Alandroal???Talvez se fosse percebesse do que se fala.
Tenha um bom dia .

Anônimo disse...

Olhe p'ra maquete do projecto!!! Desde quando é que a calçada é preta????

Anônimo disse...

Pois para quem quer perceber mais disso deveria estar mais informado .porque se assim fosse saberia decrto que asfalto em centros históricos como é o caso é pura e simplesmente proibido uzar-se...E fico-me por aqui fique o meu amigo com a sua ignorância SFF...