quinta-feira, 1 de outubro de 2009

POLITICA LOCAL - DEBATE AUTÁRQUICAS '09 (RCA)

CANDIDATOS À AUTARQUIA DE ALANDROAL NA RC ALENTEJO.

Peguei numa sebenta e numa caneta, deixei de olhar para o meu Sporting, que estava a dar na minha EXTRALIVE.TV, para mudar para a RC Alentejo online e tirar alguns apontamentos sobre os projectos que os candidatos tinham para o Concelho do Alandroal, e assim agora poder escrever aqui algumas linhas para aqueles que não ouviram.

Presentes no debate, João Nabais, João Grilo e Custódio Costa. Faltou a Nuria Gomes por motivos profissionais, segundo informação do pivot.

Os primeiros minutos serviram para os candidatos se apresentarem e pela ordem previamente sorteada.

João Nabais apresentou-se e fez o seu auto-elogio, João Grilo apresentou-se e "apresentou" João Nabais à sua maneira, Custódio Costa apresentou-se e "apresentou" Nabais à sua maneira.

Pelas apresentações viu-se logo qual iria ser a tónica do debate, Grilo e Costa a atacar Nabais.

Custódio Costa, « Laranjeiras arrancadas... árvores plantadas... árvores arrancadas... trabalhadores da CDU arrumados a um canto » etc..., etc...

João Nabais, « Provem... concretizem as acusações » blá..., blá... etc...

João Grilo, « A minha mulher é perseguida... a minha mulher foi afastada... a situação tem de ser rectificada, os candidatos do MUDA são perseguidos ». etc... e blá...

João Nabais ainda tentou levar o debate para discutir os programas e projectos para o Concelho, mas era escusado, só interessava atacar as politicas anteriores e defender os amigos de cada um.

Nenhum falou de politicas concretas para o futuro do Concelho, e não basta dizer « Eu vou apostar no turismo » ou « Eu vou apostar na agricultura », tem de dizer como o pretende fazer.

Estava a ser um debate de intrigas, politiquices e sem ideias de fundo. Se tivesse que entregar o meu voto pelo que ouvi, até onde ouvi, não o entregaria a nenhum destes três candidatos.

Com o debate nesta tónica deixei completamente de os ouvir e voltei para o meu Sporting, que vim a saber tinha vencido, salvando-me a noite.

Ainda assim tenho esperança que os próximos debates sejam mais proveitosos e o próximo é já depois de amanhã, na Rádio Campanário. Mas desde já aviso, não vou voltar a pegar na caneta e na sebenta!

28 comentários:

Anônimo disse...

Pois é Rosinha lamento tanto quanto tu, mas o debate não é mais que o reflexo do mandato do teu candidato!!!!! paciencia......
TC

Anônimo disse...

É de facto repugnante ver o estado a que chegou a oposição no Alandroal. Se o Nabais pode ser criticado pelo auto elogio inicial é verdade que ainda tentou falar das obras feitas e dos projectos para o futuro, agora o Grilo e o Costa, santo deus.
O Grilo,além de defender a "sua amada" era o regabofe do " Nabais é isto, Nabais é aquilo". É incrivel como um homem que está 4 anos a apoiar o Nabais agora descobriu que este era pior que o mais reles dos mortais. Eu até aceito que o Grilo precise de deitar abaixo o Nabais, porque diso depende o seu ego e o da esposa. Mas será que não percebe que "tudo o que é demais enjoa"?
O entrevistador bem perguntava "então e as propostas", "então e os projectos" mas qual quê, o senhor Grilo, qual pitbul, cerrava os dentes e não largou as calças do Nabais.
Será que dizer mal do Nabais e mostrar a raiva que sente, chega para ser Presidente? Dia 11 os alandroalenses dirão.
Quanto ao sr. Custódio Costa nem vale a pena falar nas suas intervenções. Misturou desde o princípio alhos com bugalhos e a sua visão da sociedade portuguesa e das necessidades da juventude alandroalense é tão retrógrada que ainda só sabe fazer contas em "contos de réis" nunca percebendo a diferença entre escudos e euros.
Neste quadro ainda quem se safou foi o Nabais porque mal ou bem tentou falar de alguma coisa concreta.
JP

Anônimo disse...

esqueces-te-te de um comentariozinho infeliz de certa pessoa .... que tinha vergonha de dizer que era do alandroal ... isso já não te agrda não Varandas ??

acho k pessoas k dizem isso nem no alandroal deviam estar quanto mais serem candidatos a presidentes de camara ... mas o triste é k eu até conheço pessoas que pensam assim e não é de ha 20 anos é de agora

abraço para todos

Anônimo disse...

Estão a ver como as pessoas são falsas! O que o Nabais disse, foi que as pessoas tinham vergonha de dizer que eram do Alandroal, no tempo da CDU, nunca disse que era ele.

Mas agora ganharam auto-estima. E orgulham-se da obra feita.

E parece que era verdade, pois o Grilo só dizia mal do Concelho do Alandroal, envergonhava-se de se dar com os seus conterrâneos e até com muitos dos seus familiares. Ia sempre para Reguengos, para não ter de « passar pela vergonha fde ser sacaio ».

Anônimo disse...

Um mês em Cuba??
Nem o actual recordista de viagens à conta dos contribuintes, o antigo PR Mário Soares, esteve tantos dias de viagem.

O ue se passou? as parias saão boas?

Anônimo disse...

POBRE GRILO.

Anônimo disse...

Cada um vai interpretar o que ouviu à sua maneira mas o Nabais perdeu claramente o debate. Ele bem tentou arrastar os temas para o programa eleitoral onde se sentiria mais à vontade mas sem sucesso.
Lançou desafios sobre especificações e perde. Cai na rasteira que o candidato do PCP lhe passou e contradiz-se no estado financeiro do Município e admite que precisa urgentemente de dez milhões de euros para renegociar dividas e pagar a fornecedores e empreiteiros. Atrapalha-se e reconhece o Costa como o potencial vencedor das autárquicas o que emenda sem emenda. Em desespero de causa lança uma inverdade ao afirmar que o Grilo viajou mais que ele enquanto parte integrante do executivo. É infeliz ao escolher o tema porque este tipo de táctica só resulta quando deixa duvidas no eleitorado.
O Grilo mostrou-se seguro ao longo do debate demonstrando que conhece bem a mataria e os problemas do concelho. Fraqueja por duas vezes: não consegue explicar a contradição entre a oposição ao esbanjamento em festas e um programa eleitoral com mais duas festas nem consegue explicar o que andou a fazer três anos na área da cultura e do desporto quando afirma que está tudo por fazer.
O Costa dá grande “sova” no candidato do PS com factos indesmentíveis e incontornáveis mas não consegue dizer com clareza o que vai fazer para tirar o concelho do estado caótico em que se encontra conforme se foi demonstrando ao longo do debate.

Anônimo disse...

ó rosinha, pelo amor da santa!! abre os olhos amigo!!!

Anônimo disse...

Rosinha como tu dizes:

"Estava a ser um debate de intrigas, politiquices e sem ideias de fundo. Se tivesse que entregar o meu voto pelo que ouvi, até onde ouvi, não o entregaria a nenhum destes três candidatos."

No meu caso, além de concordar contigo, serviu para sair da lista dos indecisos (PS ou MUDA).
Para mim, não é só os programas, os profectos politicos, é támbém é importante a persolalidade, caracter e educação do candidato.

Manuel João

Anônimo disse...

Robin esse discurso todo é so porque preves nao xegar a vice e entao tens que criticar o MUDA, o GRILO teve a coragem que muitos gostariam de ter, enfrentou a realidade e esta a lutar para por o Alandroal no rumo devido e merecido por todos nós, ao contrario do robim de alqueva e muitos outros que estão comodos a 8 anos sem nada fazer é tipo deixa andar que o tacho está certo e quererem continuar nessa leva mais 4 anos!
O MUDA veio para MUDAr e muita coisa já MUDOU!

O povo não é ignorante como o candidato nabais o faz ao atirar areia pos olhos e a maioria ja conhece e esperava as palhaçadas que ele a sua equipa
fazem a todo o custo para caçar o voto! E se infelizmente forem eleitos o que fazem? Mais 4 anos a ignorar todas as prioridades do concelho e a se lixar para tudo e todos e a viajar pelo mundo fora?

O muda tem uma candidatura que partiu do ponto zero, sem partidos por detraz, todo trabalho do povo, nao por vinganças pessoais mas pelas reais necessidades de mudança do nosso concelho, criticam, criticam o muda mas reparem, só critica o MUDA os RABOS PRESOS com o poder instalado, porque será?

O MUDA veio para MUDAR e muita coisa já mudou!

Não fosse a candidatura do MUDA o sr. nabias estaria agora de regresso dos seus 4 anos em cuba, assim teve que voltar 6 meses mais cedo para tentar lavar a sua imagem e atirar areia para os olhos das pessoas lançando algumas obras, fazendos montes de festas, enfim é o desespero total e tudo vale, mas a verdade é que se não fosse o MUDA ele continuava em cuba lixando-se para o Alandroal e os Alandroalenses, por isso ainda bem que o muda existe!

Não fosse a candidatura MUDA a CDU nunca mais teria hipotse de lutar pelo poder no nosso concelho, para os CDU que só criticam mas à semelhança do seu candidato soluções não as tem, esses mais valiam estar calados, pois a unica opção viavél e de mudança é o MUDA!

Não fosse o MUDA a grande maioria do povo neste momento estaria sem opções e esperança de melhores politicas e desenvolvimento real do nosso concelho.

Por toda a coragem das pessoas do MUDA ao desenvolver este projecto, enfrentar a realidade do concelho e apresentar alternativas, já valeu a pena, já temos varias vitorias, são visivéis, nada é como era antes, mas para que a mudança fundamental seja levada a cabo e todos os alandroalenses saiam a ganhar é preciso não pararmos e dia 11 todos em consciencia irmos votar e VOTAR MUDA!

Anônimo disse...

Conheço o Srª Grilo á muitos anos e sou residente em reguengos e não sabia que ele era do Alandroal pois nunca o disse nen na altura que aqui estudava nem se dava com os colegas se Santiago Maior, seria por vergonha ou por desprezo.

Anônimo disse...

2/Out/2009 11:12:00
Mais um aldrabanito e inventor sempre em prol dos mesmos!
DAAAAAAASSSSSSSSSSS............

Anônimo disse...

Quem tem vrgonha de ser do Alandroal não pode estar á frente dos destinos da nossa terra

Anônimo disse...

Muitas pessoas não ouviram o mesmo debate, ou só ouvem o que lhe agrada!!

O Nabais não apresentou propostas, o Nabais só atacou o Costa, etc etc, etc??!! são irreais essas acusações!!!

E o que apresentou o Grilo?? E quando foi confrontando com estar 3 anos como vice-presidente e não fez nada?? Já não dizem nada senhores Mudas??

Tanto o Grilo como o Costa só fizeram foi atacar o Nabais, mais nada a bem dizer.Que lavagem de roupa suja, para quem quer destronar o actual presidente.

Depois senhores do Muda, deixai de ser injustos, e FACCIOSOS DE UMA VEZ POR TODAS!! O Nabais não disse que tinha vergonha de ser do Alandroal. Disse que em tempos muitos alandroalenses tiveram vergonha de dizer de que concelho eram.

Dizer que o Nabais disse ter vergonha de ser alandroalense, é altamente falso, e injusto, e vai contra a politica e ideais do vosso movimento, certo??

Senhor(a) BA, também só ouve o que lhe convém, não é? Para si, tenho guardada uma mensagem especial, para 11/09/09. O que acha de uma pessoa que esteve 3,5 anos como vice-presidente e agora vem dizer mal de praticamente tudo?? Se estava contra tivesse saído mais cedo.

Aliás, neste mesmo blog, o senhor Grilo disse que ia cumprir o seu mandatado até ao fim, que não era politico, blá, blá. Pouco tempo depois foi o que se viu.
Acha que uma pessoa assim tem credibilidade? Como pode ser presidente de Câmara uma pessoa que um dia diz uma coisa, e passado um mês faz o inverso??
É isso que os alandroalenses deviam pensar, não lhe acha?

Vocês, Mudas, têm feito apenas uma propaganda e campanha sensacionalista, com excesso de confiança, através de comentários como o seu BA.

É óbvio que o Nabais fez coisas mal feitas. Ninguém é perfeito. E por vezes cá de fora fala-se muito bem, mas quando estamos lá dentro é que vemos que não é tão fácil assim.

O candidato Nabais é o mais fiável dos quatro, quer queiramos quer não, e os senhores do MUDA sabem disso, por isso atacam por meios injustos.

Falo só praticamente em vocês, porque sobre o candidato Costa, nem vale a pena falar muito.

Sejamos sinceros de UMA VEZ POR TODAS, este senhor a ser presidente deste município, seria uma viagem no tempo. Uma viagem ao passado, à estagnação, entre outros aspectos altamente negativos para todos nós. A CDU poder ter mais votos que o MUDA, pode inclusive ganhar as eleições, mas uma das coisas mais certas que ouvi, foi o candidato Nabais dizer que o candidato Custodio Costa não está preparado para ser presidente de Câmara.

Como pessoa justa e honesta, custa-me muito ver alguém que parece não ter tido frutos do seu trabalho, não estar de acordo mas votar a favor, durante tanto tempo, tendo inclusive falado de assuntos de há 8 anos atrás quando ainda não era visto nem achado, e estar hoje a debater-se pelo lugar de que critica.

Senhores do MUDA, o vosso líder tem todo o direito de se candidatar à presidência deste município, e embora tenha dito algumas coisas certas, esteve tempo de mais a pactuar com O que hoje diz estar errado.

- Porque só abandonou o cargo quase no seu termino?
- Porque nunca votou contra ao que se queixa hoje?
- Porque não se afastou antes?
- Porque disse que iria voltar à sua vida de professor, não se demitir e deixar-se de "politiquices" e pouco tempo de pois demitiu-se, e...?

Estas questões não são suficientes para nos fazerem reflectir e pensar antes de votar MUDA?

Sinceridade acima de tudo, meus amigos.Sinceridade!!

Respeitosamente,
Faço minhas as palavras do Robin de Aqueva

Anônimo disse...

"Muitas pessoas não ouviram o mesmo debate, ou só ouvem o que lhe agrada!!"

isto aplicasse a todos, os da CDU ouviram o que lhes agradava, os do PS e do MUDA a mesma coisa.

Anônimo disse...

Anónimo das 10.37,

Eu não escrevi neste blog qualquer linha sobre o debate de ontem. Escrevi sim no Al tejo, e veio-me responder aqui? É isso?
Então se é isso, aqui vai. Não prevejo chegar a vice?!
ehehehehehehe vice de quê? O senhor sabe quem eu sou? É mesmo para rir essa de que eu sou candidato ao quer que seja, e ainda por cima a vice :) :) Oh homem, você está completamente errado no seu palpite!!

Depois o meu discurso no al tejo, foi um apontamento honesto sobre o que muitas vezes esquecemos JUSTIÇA e VERDADE. Como é possível alguém escrever que o Nabais tenha dito que teve vergonha de dizer que era do Alandroal!!

É esse deturpar da verdade que me leva a exaltar o bom senso da justiça. O que foi dito é que houve pessoas que em tempos não gostavam de dizer de onde eram. Se o Grilo foi uma delas não me interessa. O que me interessa é sublinhar que o Nabais não disse ter tido vergonha de dizer que era do Alandroal.

Infelizmente esse deturpar começou logo no debate, com o senhor Costa a dizer o que não tinha sido dito.Mas enfim, aquele candidato só fez ataques pessoais.
A seguir vem o aproveitamento disso para as ditas campanhas escuras.

Já os estou mesmo a ver na campanha porta a porta, a qual um renhido apoiante do MUDA descreve como algo único (talvez não saiba que já se faz há muitos anos) e até como forma de libertação das povoações do concelho (deve haver localidades cercadas pelas tropas do J.N. há 8 anos e vocês são os libertadores), a dizerem que o candidato Nabais disse que teve vergonha em afirmar ser do Alandroal. É praticamente impossível que essa falsidade e esse deturpar da verdade, não saia da boca de apoiantes do MUDA e CDU.

Depois caro amigo, já que diz que o Grilo teve a coragem que muitos não tiveram, eu volto a perguntar e ninguém me responde

- Porque é que só teve coragem 3,5 anos depois?
- Porque só abandonou o cargo quase no seu termino?
- Porque nunca votou contra ao que se queixa hoje?
- Porque não se afastou antes?
- Porque disse que iria voltar à sua vida de professor, não se demitir e deixar-se de "politiquices" e pouco tempo de pois demitiu-se, e...?

Eu, e certamente muitas outras pessoas, gostávamos de saber a resposta a estas questões.

Aliás, o candidato Grilo já devia ter explicado isso. É que assim parece de que está obcecado pelo poder. Parece, às tantas até estará mesmo.

Nós temos de ver o vosso movimento de forma diferente do que vemos o MICRE ou outras listas independentes. Porque à frente de muitas listas independentes, estão pessoas que já deram provas de competência e de muito trabalho. Foram presidentes de Câmara, e não foram vereadores durante quase um mandatado no qual pactuaram com o que hoje apregoam como errado, e agora julgam-se salvadores da pátria. Há uma grande diferença entre o ter sido, ter feito, e o ter sido, ter aprovado e agora dizer que está mal. Não há?


Quanto aos debates, julgo que seriam muito mais frutuosos se fossem mano a mano. Como seria o do Costa vs Grilo??
Aí sim seria interessante sabermos o que eles têm a apresentar (verdade seja dita que o Grilo falou um pouco do seu programa), ou passariam o debate a atacar o Nabais?! Mano a mano, isso sim seria esclarecedor...e muito interessante :)

Saudações,
Robin de Alqueva

fernando disse...

cá para mim todos querem é poder, falando agora em desenvolver o concelho, criar postos de trabalho, fixar as pessoas no alandroal, aquela zona industrial mete dó,as casas no alandroal estao mais caras que em reguengos,assim não se vai lá.....

Anônimo disse...

Sabendo quais são a opções politicas do Rosinha e apesar de não partilhar das mesmas, tenho de concordar que este Sr. está de parabéns pela forma como tem gerido o blog. Há sempre um ou outro que se queixa, mas nem Deus evitaria isso. Este blog é dos mais visitados do concelho. PARABÉNS.

Anônimo disse...

Este "Sr." Nabais fez neste debate aquilo que tem feito nestes 8 anos, um troca tintas:
1º-diz que já teve vergonha de dizer que era do Alandroal, depois confrontada pelo Grilo, disse que não tinha dito essa frase, a gravação pode ser ouvida.
2º- afirmou que o candidato Grilo fez mais viagens em 4 anos do que ele proprio em 8,foi desmentido peli Grilo, e mais uma vez disse que não tinha dito aquilo, tambem ficou registado na gravaçãoi, enfim são 8 anos muito bem sintetizados neste diz que não diz.

Anônimo disse...

eo que dizer do prof grilo?
um desastre, só ataques,por vezes a roçar o ódio,esquecendo-se do tempo do bom tempo que lá passou e nunca se opondo ao que o Nabais fez até abril passado. se o nabais á tão mau porque este sempre ao lado dele.
É UMA CONTRADIÇÃO COMPLETA ESTE SENHOR

Anônimo disse...

eo que dizer do prof grilo?
um desastre, só ataques,por vezes a roçar o ódio,esquecendo-se do tempo do bom tempo que lá passou e nunca se opondo ao que o Nabais fez até abril passado. se o nabais á tão mau porque este sempre ao lado dele.
É UMA CONTRADIÇÃO COMPLETA ESTE SENHOR

Anônimo disse...

eo que dizer do prof grilo?
um desastre, só ataques,por vezes a roçar o ódio,esquecendo-se do tempo do bom tempo que lá passou e nunca se opondo ao que o Nabais fez até abril passado. se o nabais á tão mau porque este sempre ao lado dele.
É UMA CONTRADIÇÃO COMPLETA ESTE SENHOR

Anônimo disse...

O sr presidente fala muito bem!!! Fez, fez e visitou as freguesias. Mas as aldeias não; em Montejuntos nao fez nada nem visitava á 4 anos.

Anônimo disse...

Eu felizmente não sou do alandroal... Mas vivo cá!!! E pelo que tenho visto, lido e ouvido ultimamente afirmo que tenho vergonha de dizer que moro no alandroal

Anônimo disse...

ENTÃO VAI-TE EMBORA DE CÁ, PORQUE PESSOAS QUE TÊM VERGONHA DE DIZER UMA COISA DESSAS NEM CÁ DEVEM VIR. POIS MAS DEVES SER ALGUM PARASITA QUE PARA GANHARES ALGUM TIVES-TE QUE VIR PARA CÁ.
TEM VERGONHA PÁ.

Anônimo disse...

A MULHER DO GRILO DIZ À BOCA CHEIA QUE AS PESSOAS DO ALANDROAL NÃO TÊM FORMAÇÃO/EDUCAÇÃO NENHUMA.
SÓ POR ESTA AFIRMAÇÃO DÁ PARA VER COMO ELA É.
COITADA TINHA AMBIÇÃO DE SER 1ª DAMA

Anônimo disse...

eu trabalhei com ela e conheci na Gabriela uma mulher decente e amiga de ajudar.

Competente, até o Nabais confessou que um dia lhe atribuiu o MÉRITO, reconhecido por ele.

Anônimo disse...

Olha o Grilo defende a esposa, sinal que é um casal unido, sempre na companhia dela, sinal de confiança, não tem problemas de mostrar carinho em publico, sinal que se amam. Não vejo qual o mal nisso, antes pelo contrario, admiro. Um casal bem disposto, e amigo, talvez este sentimento desperte inveja em algumas pessoas, pois eu tenho a certeza que há Maridos que tem vergonha das Esposas e as evitam em publico.