quinta-feira, 29 de outubro de 2009

VIAGEM NO TEMPO E NA MEMÓRIA

Aquando da minha ultima rubrica " Viagem no Tempo e na Memória ", postei uma gravura do meu amigo e malogrado " Palera ", sobre os primórdios do castelo de Alandroal.

Agora e por intermédio de outro amigo, o Transmontano, consegui mais duas gravuras que atestam a veracidade dos que defendem que o castelo de Alandroal, teve em tempos, na sua parte exterior uma " Cerca amuralhada ".

Este pequeno texto, que desconheço a origem, faz menção a essa mesma muralha e menciona o autor das gravuras.

Fiz uma pequena pesquisa, para saber quem foi Duarte Darmas, em que altura viveu e ter assim uma pequena ideia da época destas gravuras.

In-Wikipédia.
Duarte de Armas, (Lisboa, 1465 - 1516?), foi um escudeiro da Casa Real e "debuxador" português.

Filho de Rui Lopes de Veiros, escudeiro da Casa Real, bacharel em Direito Canónico e notário apostólico, que exerceu as funções de escrivão da Livraria Régia e da Torre do Tombo.

Hábil no desenho, foi encarregado por Manuel I de Portugal para levantar o estado das fortificações da fronteira com Castela, o que fez em planta e em panorâmicas, com as respectivas medidas, sinais cartográficos e notas explicativas, de Castro Marim a Caminha. Editou o Livro das Fortalezas.




Não me parece que estes desenhos sejam possuidores de grande rigor, pelo menos no aglomerado de casas em volta do castelo, mas pelo menos, levam-nos a crer que o castelo de Alandroal teve mesmo uma 2ª muralha.

2 comentários:

Anônimo disse...

A chamada igreja matriz era a sala de armas do castelo segundo Túlio Espanca

Anônimo disse...

"Hoje, dia 25 de Fevereiro de 1298, conclui-se a construção desta mui nobre fortaleza de L'androal, tendo início aos 6 de Fevereiro de 1294, por ordem e vontade d'el Rei e nosso senhor D.Dinis... tendo eu, Lourenço Afonso 9º mestre da ordem de Aviz, por ele colocado a primeira pedra, e na qualidade de Alcaide, ajudado a construir, assim comotodas as gentes desta aldeia mourisca de L'androal, e dado opinião ao mui sábio mouro Galvo."

Texto de:
João Paulo Galhardas

Esta descrição feita por João Paulo foi também desenhada, e nesse desenho estão em evidência a torre maior e uma torre menor com gorita, assim como o Alcaide Lourenço Afonso e o mouro Galvo.

Carlos Galhardas