terça-feira, 27 de outubro de 2009

PESCA - A CAPTURA DE LÚCIOPERCAS

Já aqui vos falei várias vezes do lúcioperca, das suas vantagens e desvantagens, mas agora, o grande desafio entre os Alandroalenses, consiste em capturar o maior exemplar.

No fim de semana passado, foi batido novamente o record de peso, 6,020kg. O Miguel Oliveira foi o senhor desta proeza.

Miguel Oliveira, com um lúcioperca de 6,020kg.


Se o Miguel tem o record para o maior exemplar, o António Correia é com toda a certeza, o que mais tentou bater esse record. Não o conseguiu é certo, mas é certamente o pescador que mais exemplares tem apanhado.















Estes dois "dinossauros" da pesca, nas fotos acima, bem tentaram, mas não foram além de uns meros exemplares, para a fotografia. Mas vão continuar a tentar, a crença é grande!

10 comentários:

Anônimo disse...

vê-se mesmo que não há noticias nesta vila....Lol

Anônimo disse...

Que um peixinho cozido ou grelhadinho...é útil na nossa ementa, isso é verdade. Mas, tanta referencia à captura dos bichinhos faz-nos parecer tão devastadores...deviamos comer só vegetais. Mas na verdade, eu não era capaz de viver com base num regime puramente vegetalista! Enfim...nós humanos, seres dotados de inteligência, ainda não descobrimos a formula correcta de viver. Será que é possivel encontra-la?

francisco tátá disse...

Olha o Oliveira... grande amigo, com ele vivi bons momentos nas nossas tradicionais garraiadas. Grande pega ele fez num toiro bravissimo na velhinha praça do Alandroal,,,e eu ajudei
Chico Manel

Anônimo disse...

Os do Tó são congelados

Anônimo disse...

Rósinha, ao lúcio pésca-se com amostra ou á boia?

Juca....

Anônimo disse...

com verdemã nao vale!!!!!!!!!!
SALSICA....

Anônimo disse...

rosinha deixa de ser forreta e diz lá qual o isco para o lucio !!!

Varandas disse...

É pá... já me tinha esquecido de responder ao Juca.

O lucioperca pesca-se mais ou menos como o achigã: Amostras grandes de peixe ( 8 a 10cm ). E depois é lançar a corricar.

Mas como se estão a tirar as maiores é com abletes. Usa-se uma boia entre 15 e 20g. um chumbo para a calibrar a boia e como isco, uma ablete metida num anzol grande ( 1 a 3/0 ). Não se esqueçam de meter um cabo de aço ou linha entrelaçada no "empate", é que os maiores cortam a linha de nylon.

Boas pescarias.

Rosinha

Anônimo disse...

As razões são como os relógios e cada um tem a sua hora.
Quiçá porque seja mais leal do que muitos outros - nunca mordo à calada; comigo sabem com o que contam e não pretendo ser socialmente correcto. Pretendo, outrossim, ser justo e correcto comigo e com os meus valores, que tenho a obrigação de comungar com os demais. É isso que faço com os meus filhos.
Tenho vindo a reparar que aos fins de semana a barragem de Terena tem vindo a sofrer "invasões" dos chamados amantes da pesca e por conseguinte da natureza. Para se moverem de madrugada devem de facto nutrir alguma simpatia pela modalidade. Mas tal não se nota e comtempla nas acções e atitudes para com a natureza. Estes "invasores" não respeitam quase nada, pois veja-se:- Garrafas vazias juntoá margem ( alguns até levam consigo crianças menores), pescam com um sem numero de canas ao mesmo tempo,capturam o que podem e não respeitam medidas.Estes senhores deviam apelar á sua consciência para tentar mudar hábitos e costumes. pois a pesca não é só a captura do peixe, é mais do que isso...
Pelo facto de não existir regulamentação, que proteja esta espécie,(Lucioperca) não quer dizer que se capture de forma descriminada...
Os recursos esgotam-se, ajam em consciência.

PS. Pressinto que estou a pregar aos peixes.

Assinado: Lobo do Rio.

Anônimo disse...

os do correia nao contao ele levaos de casa ja congelados sao sempre os mesmos