terça-feira, 20 de outubro de 2009

PESCA - A CAPTURA DE LÚCIOPERCAS

Há cada vez mais espécies novas de peixes nas nossas albufeiras, não sei se isso é bom se não. Pelo menos para as espécies autóctones, não é bom de certeza, pois muitas dessas espécies novas são grandes predadoras.

Mas se para os barbos, bogas, pardelhas, bordalos, saramugos, verdemãs, são uma verdadeira dor de cabeça, já para os pescadores desportivos da nossa região, são uma fonte de grandes troféus.

Destas novas espécies destaca-se o lúcioperca, um peixe carnívoro, que se apanha com alguma facilidade, muito gostoso e sem as sempre incomodativas espinhas, muito características dos peixes autóctones, esta espécie só tem a espinha dorsal.

O exemplar que vos vou mostrar, foi capturado ontem pelo “ carniceiro “ do Alandroal, não é irónico? O homem das carnes, “ atirar-se “ assim aos peixes?

Este lúcioperca pesou 4,940kg o que é um novo record, para esta espécie em Portugal. E foi capturado na Barragem do Lucifécit, Terena ( Alandroal ), lugar que é um autentico viveiro da espécie, no Alentejo.
JOTA VARANDAS, o felizardo pescador.

Por ultimo e para recordar mais uma vez, para terem êxitos destes, já sabem onde têm que adquirir o material, não já? Pois é meus amigos, o “Lobo do Alqueva” é que fez as montagens, deu a linha, os anzóis e sobretudo a táctica. O “carniceiro”, só teve de molhar a "minhoca" e puxar!

13 comentários:

João Transmontano disse...

Se é record ou não, isso não sei, mas o Jota está de parabens pela excelente captura.

Nuno Eduardo Coelho disse...

Eu também quero uma dessas.
"Ti Joaquim", diga lá qual é que é o fornecedor?
A carne sei que é da casa, agora o peixe desconheço...
Eheheheheh...

Anônimo disse...

BELO EXEMPLAR,DAS ESPÉCIES INVASORAS ESTA E O ACHIGÃ SÃO NO MEU ENTENDER AS MAIS APETECÍVEIS, NÃO ME PARECE QUE POSSA EXISTIR DESEQUILIBRIO NA BARRAGEM DE TERENA POIS A POPULAÇÃO DE ABLETES DÁ PARA ALIMENTAR OS ACHIGÃS E AS LÚCIOPERCAS.

Anônimo disse...

A BIODEVERSIDADE DA BARRAGEM DE TERENA NÃO CORRE PERIGO, PORQUE NESSE CONCELHO NÃO HÁ PREDADOR QUE RESISTA:
COTOVIO,CARREGA A MAÃO,LOBO DO ALQUEVA,CARNICEIRO E MAIS RECENTEMENTE O LOBO DO RIO ENCARREGAM-SE DE RESTITUIR Á MÃE NATUREZA O SEU EQUILIBRIO NATURAL.
PARABENS CARNICEIRO.GUARDA ESSE EXEMPLAR PARA QUINTA FEIRA,(ANTES DURANTE E DEPOIS) DO JOGO DO GLORIOSO.GUARDA AS ESPINHAS PARA OS SPORTENGUISTAS,PORTISTAS E AFINS---
DO AMIGO LOBO DO RIO. ÀUUUUUU-

Anônimo disse...

História da Lúcioperca em Terena: Primeiro foi o Matapintos a tentar povoar a barragem, no entanto no dia a seguir o Barreiros com apenas um lançamento capturou, naquele universo de milhares e milhares de peixes, esse elemento.(dizem que ele esfrega as amostras, num local a desvendar e ficam com um cheiro caracteristico,mortiferas para qualquer predador).
Depois foi o mestre Cotovio, que colocou alguns alevins na barragem, também tentou povoar a retunda do centro de saude mas fracassou, com as verdemâs foi um sucesso e ainda lá estão. Os biologos estão pasmados. Será que as verdemãs comeram os lúciopercas?
sabe-se que os lúciopercas
adultos alimentam-se exclusivamente de peixes, entre os quais podemos encontrar: escalos, bogas, abletes, percas sol, entre outros, enquanto que os jovens alimentam-se de crustáceos (dafnias). Dada esta alimentação, o LúcioPerca torna-se uma grande ameaça para a fauna autóctone.
Se não fosse o cotovio remediar este mal (já encheu duas arcas só com este peixe),as carpas,bogas,barbos desapareciam--

Anônimo disse...

Rosinha,esse "malandro", que por acaso é teu irmão é um verdadeiro campeâo, e alêm disso é BEMFIQUISTA e dos bons........


Um abraço para os dois

Anônimo disse...

Parabéns pela captura.
Patrícia Cid

francisco tátá disse...

Eh pá ganda peixe. "Isso" come-se assado ou frito às postas? E é acompanhado com o quê? branco tinto gasosa coca cola ou só água?
De qualquer forma eu do meu parente aprecio mais os painhos ou uns bons bifes tenrinhos. Se de qualquer forma fõr convidado para o provar eu aceito.
Um abraço valentes pescadores
Chico Manel

Anônimo disse...

Bom estou a ver que vamos
"perder"um bom talhante e vamos ganhar um mau peixeiro não??Varandas e Varandas vejam lá isso...Parabens amigo Jota.

Claré

Anônimo disse...

Cuidado com a prespectiva pois o "Vale Azevedo" só tem 1,5 metros

Anônimo disse...

O PEIXE ESTÁ LÁ, MISTURACOM COM A ÁGUA CABE AO PESCADOR FAZER ESSA SEPARAÇÃO, O CARNIÇEIRO SABE DO QUE ESTOU A FALAR, A PESCA ASSEMELHA-SE À POESIA È NECESSÁRIO NASCER PESCADOR. ALGUNS CURIOSOS, FAZEM MONTAGENS,VENDEM CANAS, DÃO OPINIÕES...ETC; MAS NÃO SABEM INTERPRETAR O GRITO DA MÃE NATUREZA.O CARNICEIRO NASCEU COM CAPACIDADES INATAS ENTRE ELE E AS BARRAGEM EXISTE UMA EMPATIA E UMA SINCRONIA, AO MAIS ALTO NIVEL.
NÃO HÁ SEGREDOS...OUTROS OS CHAMADOS AFICIONADOS,ANDAM A INTERROGAR O CARNICEIRO.FOI COM QUE AMOSTRA?QUAL A COR? COMPRASTE NA LOJA DO LOBINHO DO ALQUEVA?DESCONHECEM POIS QUE O CARNICEIRO PARA ALÉM DE BENFIQUISTA,BOM CHEFE DE FAMILIA.NASCEU COM CAPACIDADES INATAS PARA A PESCA.

Anônimo disse...

Grande "peixão".

Parabéns e um abraço
Fernando e Teresa Carvalho

Anônimo disse...

vizinho quando e onde é que esse peixe vai ser preparado