quinta-feira, 22 de outubro de 2009

LÚCIOPERCA, O GRANDE PEIXE


Pronto, já o "morfámos"!

O lúcioperca, capturado pelo talhante do Alandroal, deu pano para mangas em conversas na Al-sport e até nalguns comentários, bem dispostos no Alandroalandia.

Como é uma espécie recente, muito se especulou como devia ser confeccionado. Decidiu-se fazer com a cabeça uma "caldeta" Alentejana e com o corpo um assado no forno com batatas.

Juntou-se um grupo de 7 "entendidos" em culinária regional, gente que já "escamou" muito peixe, para analisar as potencialidades desta espécie em termos culinários e o impacto económico que possa trazer à região.

Como já frisei, com a cabeça fez-se uma "caldeta" que deu para os 7, mais 2 aprendizes. Foi unânime a sua aprovação: « Belo peixe!», « Saboroso », « Melhor que o cherne do Durão Barroso! ». Estas foram algumas das frases usadas pelos " entendidos ".

Dentes bem afiados, que só as linhas al-sport o vencem.

Inclusive, foi convidado de propósito um " entendido " de Juromenha, terra do peixe do rio, e ele homem " encartado " na matéria, para dar a sua opinião: « Tem uma carne rijinha, mas suave. E eu não devia dizer isto, mas não encontro paralelo entre o lúcioperca e qualquer outro peixe do rio! »

Quando veio a travessa com o peixe assado no forno, isso ai então meus amigos, foi o clímax!!!
Ficámos todos convencidos que se descobriu ali algo mais que um simples menu de peixe de água doce.

Podem parar com a construção de campos de golfe no Alqueva, não emitam mais licenças para prospecção de ouro no Alentejo, esqueçam-se do petróleo. O futuro do Alentejo está na exploração deste novel recurso económico.

Agora praticamente, só ainda há no Lucifecit, mas já se avistaram no Alqueva, e logo que se comecem a reproduzir em toda aquela extensão de água, serão uma fonte inesgotável de riqueza.
António Correia, ontem com mais uma boa pescaria de lúciopercas

Tentem desculpar o entusiasmo e possivelmente até o exagero destes entendidos, pois eles, degustaram o peixe com o inevitável DOC de Borba e essa mistura pode criar alucinações!

7 comentários:

Anônimo disse...

Já comi Lúcio-Perca no Restaurante Monte Agrícola, nas Hortinhas´e estava divinal. É de comer e chorar por mais!!!
PC

Anônimo disse...

isso não interessa...! Cá peixes ou o raio! Vamos é continuar a esmiuçar o Nabais!!!!!

Anônimo disse...

Mostram, mostram....mas não oferecem nada....

xiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Anônimo disse...

rosinha qual o isco para esse peixe ?? explica lá, eu prometo que vou comprar o material á tua loja

Anônimo disse...

O AMIGO CARREGA, VAI TER DE MUDAR DE VIATURA OU ENTÃO PINTAR A ACTUAL DE OUTRA COR, DIGO ISTO PORQUE O PESSOAL ASSIM QUE VÊ A VIATURA DO CARREGA A MÃÃOO ESTACIONADA JUNTO ÀS MARGENS NA BARRAGEM DE TERENA, FAZEM AUTÊNTICAS ROMARIAS, PARA JUNTO DESTA. O HOMEN FICA LOGO CERCADO DE PESCADORES, ENFIM! È O QUE VALE PERCEBER DO OFICIO.

Anônimo disse...

Mais do que de críticos, os jovens necessitam de modelos. E na arte da pesca o Carrega a Mãâooo, é um modelo a seguir. Tal como Jesus vivia rodeado pelos apostolos o amigo carrega vive rodeado pelos aficionados que tentam decifrar os enigmas desta arte.
Mas astuto como uma raposa velha...O carrega só ensina o básico, guarda para si a essência.

Anônimo disse...

Já aqui se falou do Lobo do Rio, Lobo do Alqueva, carrega a MÂÂÂOOOO, mestre Cotovio etc.. No entanto, foi relegado para segundo plano o professor da Mina" pequena Aldeia localizada no Alentejo profundooooo, comparada com a Gália " O professor catedrático AMEIXA, (primeiro e talvez o único a pescar a corricão um Lúcio perca de 5 Kg),caracterizado pela sua modéstia e simplicidade , não teve espaço neste blog, no entanto foi ele um dos pioneiros na arte de capturar estes belos peixes, deixo por isso a minha homenagem para o amigo Ameixa.
"A simplicidade é uma força que vence todas as astúcias"