segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE

Todas as sextas-feiras à noite (Excepções incluídas), Eu e um grupo de amigos reunimos num determinado local para debater os mais variados temas da sociedade de uma forma leviana. Com a autorização dos Tertulianos, vou passar a informar os leitores das “alarvidades” conseguidas nessas noites.

Na sexta estiveram presentes o Aphia, Bichano, Reileão,Poeta, Kacus, Águia e Eu. Faltaram o Verguinha e a Tá-ta-rá-tá. Estes dois últimos, assistiram aos preparativos da Tertúlia, mas tiveram que se ausentar porque a Tá-ta-rá-tá já começa a ter enjoos, devido ao "embaraço" em que se meteu.

A Tertúlia de sexta-feira foi sem observadores.

Ordem de Trabalhos:
1. Sopa da Panela.( Este ponto é variável semanalmente ).

Um Menu sem grande estória para contar, pois foi encomendado de antemão com a aprovação dos tertulianos. Foi um pedido já com repetição, pois já anteriormente tinha sido deglutido, mas na altura tinha-mo-nos queixado do excessivo cloreto de sódio aplicado na sua confecção.

Desta vez estava "au point". A cozinheira foi brindada com um unânime, « parabéns ».

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

O Debate foi aberto com um tema inconclusivo. O ano das primeiras eleições livres em Portugal do pós 25 de Abril. e os 15! Governos Provisórios da altura, segundo palavras do Poeta.

Primeiro as primeiras eleições livres. Havia vários palpites, uns melhores defendidos que outros, 1976, 1977 ou 1978. Eu defendia que foram em 1976, não por me lembrar delas, pois à altura ainda era menino de escola primária, mas por saber que o 1º Presidente da Republica eleito foi Ramalho Eanes e que o acidente de Camarate, que vitimou Sá Carneiro, foi no final do ano de 1980, quando este ultimo andava já em campanha por Soares Carneiro, contra um 2º mandato de Ramalho Eanes. Se os mandatos dos P.R. são de 5 anos e Ramalho Eanes venceu essas segundas eleições para ser empossado em 1981, se retirar-mos 5 a 1981, chegamos à conclusão que foram em 1976.

As contas estavam certas, não fossem algumas certezas do Reileão. Reileão que diz ser muito mau em datas, sabe ao menos que nasceu em 1960, e que participou nas primeiras eleições livres, sendo o eleitor trezentos e picos. Para votar, tinha ao menos que ter 18 anos, o que juntando a 1960, dava 1978.

Podia ser, uma vez que se confirmou o seu número de eleitor. Na altura a Freguesia de Nª Srª da Conceição tinha cerca de 2000 eleitores, se ele tem o trezentos e poucos, teve que ser dos primeiros a ser recenseado, portanto logo nas primeiras eleições.

Não se chegou a nenhum consenso, mas também não fez mal nenhum, a Tertúlia é já reincidente neste tipo de teimosias sem saída.

O que me deixou mais intrigado, foi eu ter vindo confirmar à distância de dois dias que as eleições foram de facto em 1976 e que o Reileão votou com 16 anos!!!

Ainda considerei ter havido alguma ou várias actualizações dos cadernos eleitorais, mas quando há actualizações são retirados os nomes e números dos falecidos e transferidos, mas o numero de eleitor dos que ficam mantêm-se.

Ajudem-me a resolver este imbróglio, ou então vou ter de contactar o Ramalho Eanes e dizer-lhe que as eleições que ele venceu, não foram legitimas e ele na verdade nunca poderia ter sido P.R., pois o Reileão "furou" o esquema e adulterou o sufrágio!

Logo no seguimento deste tema, o Poeta largou a alarvidade da noite, que eu alarvemente vou tentar dar a conhecer através de poesia:

Poeta, agora em politico transformado
Então após a revolução dos cravos
Dizes tu meu desconsiderado
Que houve quinze Governos Provisórios!?

Daqui saltámos para os debates da Rádio, mormente para as fracas condições que estas rádios locais proporcionam aos seus locutores e convidados. Recordando-se mais uma vez a Rádio Cá-Tá, a Rádio Voz do Alandroal.

A origem do seu nome? Os maiores impulsionadores do projecto foram o Carlos Gomes e o Francisco Tátá e foram estes dois que a baptizaram. O Aphia conta que os acusavam de terem dado os seus nomes à radio. Cá de Carlos e Tá, de Tátá ( Cá-Tá ). Conta ainda que eles sempre o negaram e ficavam "piursos" quando alguém lhes dizia tal coisa. Ao Reileão veio-lhe à memória os monólogos contados pelo Faneca Sn., acompanhados por uma música de fundo a dar para o Barroco.

Falou-se ainda no "Buraco", um lugar secreto para se ouvir coisas secretas, mas que vou procurar aprofundar na próxima Tertúlia, pois isto já foi falado há dois dias e há pormenores que já me escaparam.

Um comentário:

Anônimo disse...

O concelho do alandroal pode se gabar de todo o tipo de calotes que qualquer outro concelho da sua dimensao nao tem