quinta-feira, 12 de maio de 2011

ECOPONTOS, COMO UTILIZAR?

Recentemente foram postos a disposição dos utentes os 2 ecopontos subterrâneos construídos aquando da requalificação da zona envolvente à Praça da Republica em Alandroal. Em conversa de café e na família, reparei que havia muitas dúvidas em relação ao sitio correcto onde colocar certo lixo doméstico.

Como também não consegui responder a todas as perguntas decidi fazer uma pesquisa para me documentar melhor e assim poder ajudar e então a quem possa interessar, aqui vos deixo o ABC do Ambiente.

Separar por cores
Os Ecopontos são constituídos por três contentores individuais destinados a receber separadamente diversos materiais. Subterrâneos ou de superfície, a separação é feita por cores: plásticos e metais para o contentor amarelo, papel/cartão para o azul e vidro para o verde. As embalagens de madeira, por se tratarem de embalagens menos frequentes, apenas podem ser depositadas nos ecocentros.

Quando levar os resíduos ao Ecoponto, ponha os objectos um a um no respectivo contentor, por exemplo, não introduza no contentor amarelo sacos fechados que contenham latas e garrafas de plástico. A separação objecto a objecto facilita as tarefas que se efectuam de seguida na Estação de Triagem.

PLÁSTICO & METAL
Depositar plásticos:
Garrafas e garrafões de água, sumos e refrigerantes, vinagre, detergentes e produtos de higiene e óleos alimentares;
Sacos de plástico;
Esferovite;
Pacotes de leite e bebidas (ECAL), Iogurtes;
Embalagens de cartão para alimentos líquidos

Não depositar:
Embalagens de produtos tóxicos ou perigosos, por ex.: combustíveis e óleo de motor.

Depositar metais:
Latas de bebidas;
Latas de conserva;
Tabuleiros de alumínio;
Aerossóis vazios;
Metalizados.

Não depositar:
Electrodomésticos;
Pilhas e baterias;
Objectos que não sejam embalagens (por ex.: tachos e panelas, talheres, ferramentas, etc.)

PAPEL & CARTÃO
Depositar:
Embalagens de cartão, por ex.: caixas de cereais; bolachas, etc.;
Sacos de papel;
Papel de embrulho;
Jornais e revistas;
Papel de escrita.

Não depositar:
Embalagens de cartão com gordura, por ex.: pacotes de batatas fritas, caixas de pizza;
Sacos de cimento;
Embalagens de produtos químicos;
Papel de alumínio;
Papel autocolante;
Papel de cozinha, guardanapos e lenços de papel sujos;
Toalhetes e fraldas.

VIDRO
Depositar vidros:
Garrafas;
Garrafões;
Frascos;
Boiões.

Não depositar:
Loiças e cerâmicas (pratos, copos, chávenas, jarras, etc.);
Materiais de construção civil;
Janelas, vidraças, espelhos, etc.;
Lâmpadas.

Fonte: ABC do Ambiente.

4 comentários:

Anônimo disse...

Agora é esperar e ver como vão as pessoas que tanto mal dizem, aqueles que falam no carro que não vem apetrechado para recolher este lixo (esta foi mesmo para rir), vamos ver como vão respeitar estes ecopontos e fazer o que lhes compete, separar o lixo, provavelmente nem lhes vão ligar, a preocupação deles é quem leva o lixo! Tratem de contribuir para um mundo melhor, deixem-se daquela do contra, sejam cidadãos do mundo e recuperem-no, se todos fizermos um pouco com toda a certeza os nossos filhos, netos e por aí, vão ter mais motivos de orgulho dos seus antepassados!!!

Anônimo disse...

Ultimamente tenho frequentado por meios de necessidade para fazer alguns trabalhos o (Espaço de Internet, mas com os computadores que se lá encontram já tão velhos e usados, maquinas essas que tem volta de 10 anos,e não há meio de meterem computadores novos para bem de quem precisa e de quem frequenta o dito espaço.
Porque os computadores que ainda lá estão, são a maior miséria que já vi.

Anônimo disse...

Apesar de me parecer bastante clara a informação disponível nos referidos contentores e da separação por cores já ser uma prática antiga, pelo menos por alguns, é de louvar este esclarecimento aqui feito. A acrescentar que existem junto a estes os contentores para todo o lixo que não cabe nas características dos "coloridos", como restos de alimentos. Existe, ainda, um oleão junto ao Mercado Municipal para depósito de óleo de cozinha.
Participe na separação do lixo e contribua para um ambiente melhor, uma vez que uma grande parte do lixo separado é reciclável.

Anônimo disse...

Agora e sempre torna-se necessária a atitude cívica de cada um. Depositar objectos metálicos no Oleão ESSA NÃO...por premeditação ou por deseducação JAMAIS, como vi JUNTO AO MERCADO.

Vim á Santa Cruz.

Do Alto da Maria Pontinha.