segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ALANDROAL, AGENDA 21 LOCAL

Município de Alandroal está a preparar Agenda 21 Local

Agenda 21 Local é instrumento de planeamento que pretende alavancar o desenvolvimento local de forma sustentada

A Câmara Municipal de Alandroal está a preparar a implementação da “Agenda 21 Local”, um importante instrumento de planeamento, que integra quatro bases de desenvolvimento sustentável para o território do Município, a rentabilidade económica, a protecção ambiental, a responsabilidade social e a governação local.

A elaboração e implementação da Agenda 21 Local de Alandroal surge integrada num acordo de parceria, assinado pelos municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), em 13 de Março de 2008. O referido acordo tem financiamento assegurado, através de uma candidatura conjunta ao programa INALENTEJO, no âmbito do Quadro de Referencia Estratégica Nacional (QREN).

O Município está convicto de que o desenvolvimento sustentável local apenas poderá ser alcançado através da articulação de esforços e partilha de saberes entre os vários agentes da sociedade civil, nomeadamente as autoridades locais e os agentes económicos, culturais e educativos. Assim, é desejo da Câmara Municipal de Alandroal que o processo de implementação da Agenda 21 Local possa contar com a participação de toda a comunidade local (Associações, GNR, Escolas, Juntas de Freguesia, população), para que se consiga delinear uma estratégia de desenvolvimento sustentável para o nosso concelho.

A melhoria da qualidade de vida da população, conjugando factores como o desenvolvimento económico, a protecção do ambiente, a justiça social e a governação, é o fim último do programa Agenda 21 Local. Para implementar a sua Agenda 21 Local a Câmara Municipal de Alandroal está a preparar um conjunto de iniciativas, abertas a toda a comunidade local, para debater e delinear as estratégias que levem ao desenvolvimento local sustentável. A realização de sessões públicas de discussão e de um questionário à população são algumas dessas iniciativas.

Fonte: Gabinete de Imprensa do Município de Alandroal.

Nenhum comentário: