quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

GALA MUSICAL, ENSAIOS DAS BANDAS


A Gala Musical dos antigos conjuntos de baile de Alandroal é já no próximo dia 5 de Fevereiro, e os elementos das bandas não se poupam a esforços para que estejam todos "afinadinhos" no dia da Gala, pois assim que podem, é vê-los a ensaiar. Imagens tiradas na terça-feira em mais um ensaio.

Em cima: João Pua, Pua e Paixão, o trio de violas a "agitar" as cordas.


Aqui o baterista e vocalista Fernando, um dos mentores desta ideia e do aparecimento de muitas das bandas que vão ser homenageadas, acompanhado por mais duas violas, Pacheco e Pua.


"Manel" Delgado, um dos quatro teclas que irá com certeza fazer muitas "entradas"!


"Dino" Roma, a voz que leva tempo a afinar, mas depois de afinar, não há meio de a fazer calar.


Agora a tradicional viola fumadora, até faz chorar, não pela musica, mas por causa do fumo!

Para finalizar um curto vídeo, só para terem um pouquinho de movimento, porque, desde já aviso que a qualidade da imagem e do som é muito má, não por causa dos artistas, mas porque a máquina de fotografar, como fica aqui provado, nunca se deve substituir à máquina de filmar. E depois a acústica e luz da garagem também não ajudaram, não é?


Cliquem na seta para começar e coloquem o som no minimo.

32 comentários:

Anônimo disse...

Duas correcções, não é "Paijão" mas sim Paixão, e não é "um dos três teclas", mas sim um dos quatro teclas.

Varandas disse...

Já estão as correcções feitas. Já agora gostaria de acrescentar algo que me foi dito à posteriori:

As entradas para a Gala são a 12,50€ incluindo o jantar, para aqueles e aquelas que só estiverem interessados no dancing, a entrada será 2,50€.

E ainda, para além da actuação das bandas anunciadas, haverá ainda uma surpresa musical, algo inédito no Alandroal.

Rosinha.

Anônimo disse...

A iniciativa é bastante boa, mas algo incompleta. Por exemplo, vi no blog almusica.blogspot.com o nome de outros grupos que por cá existiram, e que não constam do cartaz.

Foram contactos e não quiseram fazer parte, não foram contactados?

Uma questão importante é, para quem revertem os lucros? Apenas para as Pirâmides?
Porque não pensaram em fazer o encontro no salão dos Bombeiros, e os lucros reverterem para os BVA que de tanta ajuda necessitam?!

Anônimo disse...

Estão todos a esquecer-se da banda que mais deu a conhecer o Alandroal, inclusivé em Espanha e que foi a BASS, a primeira!
Mas se calhar até convém a alguns que não se lembre.......

Anônimo disse...

Uma boa ideia, concordo.....

Anônimo disse...

A Bass foi de facto a primeira banda da nossa terra ,infelizmente nenhum dos músicos está entre nós e ,que eu tenha conhecimento não ficou nenhum registo das letras ou música da banda.
Eu apenas tenho uma fotografia pois ainda tenho ligações familiares com 2 dos músicos .
Aqui fica uma sentida homenagem aos artistas de outros tempos.

Melusine

Anônimo disse...

Melusine, fale do que sabe e não do que não sabe.
O mestre Barradas ainda é vivo e não sei se o António Berbem não o será.

Anônimo disse...

Isto é tudo muito bonito, mas as verdades têm que ser ditas dôa a quem doer, pois como diz o ditado e bem quem fala verdade não merece castigo.
A única banda ou grupo ou orquestra como lhe queiram chamar que deu prestígio nacional e até internacional, embora só em Espanha, foi a BASS, tudo o resto, embora com os laços afectivos e de várias ordens, não passaram nem passam de grupos de bailaricos, e embora tenham o seu valor e mereçam de nós todos os afectos e amizade, não levaram o nome do Alandroal, e nem o prestigiaram para além do nosso concelho e alguns concelhos vizinhos.
Não tenho nada contra estas formações musicais, até pelo contrário, acho que todas elas têm valor e é pena que em vez de uma meia dúzia não haja dúzia e meia, agora meter-mos no mesmo saco, e no mesmo patamar estas formações com a original BASS( que não sei porquê é excluida deste encontro ) é no minimo uma falta de respeito muito grande para um grupo musical em que a diferença de nível em todos os aspectos é como comparar o cú das calças com a Feira de Borba, isto é o que se diz por aqui, mas também posso dizer que é comparar o olho do c....... com a Sé de Braga.
Algo se passa com esta gente do Alandroal, para não dizer mais digo que no minimo tem memória curta, e que pelos vistos é tudo farinha do mesmo saco.................Aproveito para responder, ou melhor, para elucidar certas gente que por aqui comenta sem saber do que fala:

"A Bass foi de facto a primeira banda da nossa terra ,infelizmente nenhum dos músicos está entre nós e ,que eu tenha conhecimento não ficou nenhum registo das letras ou música da banda."

Em primeiro lugar um dos trompetistas da banda, o Barradas, está vivo graças a Deus. O Zé Salomé Vieira ainda hoje toca saxofone na Orquestra Planície do redondo e em várias filarmónicas e está vivo e de saúde graças a Deus. Um dos vários pianistas da Bass (nos finais dos anos 50), o Vitorino Salomé, que na altura era só músico e não cantava também está vivo e de saúde graças a Deus e continua no activo a fazer espectáculos e a gravar discos. Por fim, o Janita Salomé que era a "mascote" do grupo também lá cantou quando era ainda um gaiato.
Mas possívelmente toda esta gente ainda viva e já de certa idade, ainda ofuscaria muitos pseudo-músicos e cantores.O mais fácil mesmo foi não se terem lembrado desta gente e sem dúvida nenhuma do único grupo profissional que o Alandroal alguma vez teve.

Anônimo disse...

As minhas desculpas de facto o senhor Barradas está vivo.
O Janita e o Vitorino que eu saiba era apenas pequenotes na altura e não chegaram a pertencer de facto há Banda, mas em fim...
Concordo plenamente com o senhor das 15:31,a Bass foi a única banda de renome do nosso concelho.
Melusine

Anônimo disse...

E voltamos ao de sempre! Nunca ninguém se lembra de fazer nada e quando alguém se lembra, logo surgem uns quantos iluminados a desancar nos outros. Oh terra!...
Bem se diz e é verdade que cada um tem o que merece!

Anônimo disse...

Tá tudo desafinado!!!!!!!!!
Músicos, comentadores...
É mesmo uma desgraça.

Anônimo disse...

excelente comentário,essa é que é a verdade,o povo do alandroal é mesmo assim ninguem faz nada e quando alguem faz ,é só criticar tenham vergonha,esses senhores que falam do bass,já podiam ter feito esta gala há mais tempo e ter convidado esses senhores do bass ,mas nâo ,só apareçem agora para criticarem ,tenho o dito ass apoiante de quem fáz alguma coisa.

Anônimo disse...

É evidente que as pessoas têm liberdade de associação, a inicitiva tem mérito e como diz o povo " a bodas e batizados só vão os convidados!" Até aí, de acordo. Agora, induzir os visitantes ou os historiadores em erro ao subentender, com o título de gala,que os grupos de baile se resumem a estes quatro é abusivo e desrespeitoso para com o enorme leque de músicos que se consituiram em grupo.
Para o fervoroso adepto dos BASS, aconselho-o a distinguir o trigo do joio, pois esta gala destina-se aos amadores dos bailes e não aos profissionais, porque a qualidade é justificada por essa mesma designação.

José Roque

Anônimo disse...

oh meu Deus, mas esta gente não tem juízo???
So sabem criticar???
venha iniciativa de amadores ou músicos profissionais e sempre bem vinda...agora dizer que não valem nada, por assim dizendo?? que eu tenha conhecimento muitos dos que tocam tem conhecimentos musicais e são assim dizendo profissionais. É pena que portugal continue com a vista virada para o passado e nao olhe a seu redor e veja que existe juventude integrado nesse meio é por isso e por outras que isto esta como esta, por as pessoas serem assim como sao. Agora sim concordo com o comentário que fizeram " se fazem fazem, se não fazem não fazem ". Se não gostam não vão só vai quem faz falta. parecem as velhas a criticarem e a falar da vida das pessoas.. para a próxima tenham cabeça e usem na a fazer então um evento melhor.. Façam mais inventos, e nunca cruzem os braços sendo amadores ou profissionais. porque as vezes vale mais um bom amador do que um mau profissional..FORÇA E BOA SORTE PARA DIA 5 :p

Anônimo disse...

Com todo o respeito pelas várias opiniões de vários comentaristas, tenho que contrapôr a três opiniões aqui expostas e com as quais tenho muitas divergências.

"Para o fervoroso adepto dos BASS, aconselho-o a distinguir o trigo do joio, pois esta gala destina-se aos amadores dos bailes e não aos profissionais, porque a qualidade é justificada por essa mesma designação.

José Roque"

30/01/2011 16:05:00

Então na próxima vez digam que é só para profissionais, acho isto dos profissionais e dos amadores uma desculpa ridícula e sem nexo, o que conta é a camaradagem e as raízes, não ponham as pessoas em ghetos de pretos e brancos ou de amadores e profissionais.
Que alguns a quem o Sr. chama de profissionais possam incomodar muita gente não tenho dúvida mas que são pessoas de bem, simples, cordiais e fieis às suas origens não tenha o Sr. nenhuma dúvida até porque quase todas as pessoas em questão nasceram no Alandroal coisa que o Sr. não deve saber assim como muitas outras coisas.
É de facto muito feia a desculpa infantil e insensata que tentam lançar para o ar, para não lhe chamar outra coisa que a boa educação manda.

"O Janita e o Vitorino que eu saiba era apenas pequenotes na altura e não chegaram a pertencer de facto há Banda, mas em fim..."

Quem formou a BASS foram os irmãos Salomé, João Alferes Salomé e Manuel Alferes Salomé, filhos do ferrador Salomé, e como família de músicos, que ainda hoje estão no activo a nível nacional (para dor de corno de alguns............) e não a nível do concelho do Alandroal, passaram pela bass muitos membros da família.
Quando o Vitorino tocou piano na BASS tinha 19 a 20 anos, se acha que isso é ser pequenote lá terá as suas razões mas já não tem razão nenhuma quando diz que não é membro de uma banda um músico que faz parte da mesma a tempo inteiro durante 3 anos, antes de dizer asneiras e de falar do que não sabe,ou seja coisa nenhuma, é melhor estar calada se não cai no ridículo embora me pareça que gosta de tal facto.


"porque as vezes vale mais um bom amador do que um mau profissional..FORÇA E BOA SORTE PARA DIA 5 :p

30/01/2011 18:44:00"

Tem toda a razão vale mais um bom amador do que um mau profissional, mas não tenha dúvida que vale mais um bom profissional do que dúzias de maus amadores, e infelizmente na minha terra, Alandroal, que não sei se será a sua, existem muitos amadores muito maus e poucos profissionais bons.
Mas gostos são gostos, fique lá o Sr.ou a Sra. com os amadores.

Musico reformado

Anônimo disse...

Também acho que quem está a organizar isto deveria ter tido mais cuidado quando fez o levantamento de todas as Bandas Musicais. Isto não é deitar abaixo, é apenas uma critica construtiva. Quando se pensa num evento destes, acho que não se deve fazer por fazer..isso qualquer um fazia!
Muitas vezes a ânsia do protagonismo manda mais que tudo o resto.

De qualquer modo bons concertos!

Um Músico

Anônimo disse...

Isso é que é falar. grande homem, ou senhora se for o caso peço desde já imensas desculpas, não há que ter papas na língua mas é isso mesmo vão criticar para outro lado. Deixem trabalhar quem trabalha. mas para tanta conversa percebem de musica?, ou é só ai aparece na tv já é grande já deu nome. a e tal um autografo, por favor, pessoal dar mais valor ao que temos. assino apoiante da gala,
tudo de bom.

P.S- Irei ver a surpresa que iram preparar tudo se anda a especular do que será?, algo de diferente?

Abraço a organização.
Victor Mendes

Anônimo disse...

Não sou de facto do Alandroal mas isto desculpem não me podia passar em branco. Concordo e apoio a senhora ou senhor que postou o comentário " mais vale um bom amador do que um mau profissional", sim porque ate os profissionais tem de passar por amadores.SR. Musico reformado.
então se ha maus amadores, porque não lutam que eles sejam bons, e de certa forma acabam por os deitar abaixo??
se existem profissionais, porque não lhe é dado o devido valor?
sim porque eu também tenho conhecimento que nos " grupos amadores como vocês chamam " existem la profissionais.
e pergunto me porque então eles la foram parar?, porque só lhes dão o devido valor fora da suposta " terra natal"??
pessoal deixem se de coisas, tem de ver mais para o horizonte.Só por serem músicos reformados ou músicos da actualidade deviam dar mais oportunidades, porque sim musico que é musico da valor a todo o tipo de musica e valor principalmente ao empenho dos outros. e não digo isto da boca para fora, digo por experiência própria. TENHAM VERGONHA, do que andam a publicar.
Tânia Pereira " Violoncelista "

Anônimo disse...

Para o caríssimo "Músico reformado":

Pelo seu comentário anterior fiquei com a nítida sensação de que o BASS, sendo como diz que foi, um conjunto de profissionais que não teve comparação possível com os tais "grupos de bailaricos" como os apelidou, estaria o mesmo fora das lides dessas festividades, logo teria toda a lógica a sua não inclusão nesta gala que se destina a esses grupos, a julgar pelo título. Acredite que não foi pejorativa a designação de amadores, a qualidade dos músicos pode, sublinho pode, ser proporcional à quantidade de tempo que dispoem para desenvolver a sua actividade.
Quanto à simplicidade dos irmãos Salomé, folgo em saber que lhes sobra a eles o que falta a si; acessibilidadee, tolerância, compreensão e anti-vedetismo. Só me admira que enalteça estes valores e não faça uso desse raciocínio quando fez as comparações absurdas e ofensivas que fez.

José Roque

José Leitão disse...

Pessoal antes de fazerem comentários indecentes e desculpem a expressão, de pessoas que não percebem um cu de música, vejo e tomem atenção ao programa da gala é desde os ANOS 70, tenham vergonha do que escrevem se há alguem que faz alguma coisa pelo Alandroal são os 5 do Ritmo... não sejam cobardes pensem o que escrevem se nao se fizesse esta gala ninguem mais a fazia e depois criticam??? como diz uma SRA e bem só faz falta quem está!!!! Sinceramente sou de lisboa mas conheço bem um dos musicos do Alandroal e vejo que no Alandroal não se pode fazer nada!!! FORÇA COM A GALA E FAÇAM MAIS EVENTOS FAÇAM PELO ALANDROAL!!!! Abraço aos musicos e á organização!!!!



Pianista profissional

Varandas disse...

Que polémica, minha gente!

Vou tentar elucida-los. Ao que me foi dado a saber, os organizadores da Gala, são músicos ligados ao BASS II e 5 DO RITMO, a estes dois conjuntos quiseram ligar mais dois ao projecto, porque de uma forma ou de outra também estiveram ligados ás outras duas bandas em causa ( Dominus e Horbitnik ).

Esta é a Gala que eles pensaram em organizar, quem quiser outro tipo de "coisa", porque não começa já a "majicar", o que interessa são ideias e quem as ponha em prática.

Olhem que tinham muito por onde começar, porque desde o 25 de Abril de '74 até ao fim do século passado, o Alandroal ultrapassou com certeza a dezena de bandas, foi muita gente, ainda qque alguns tenham participado em mais que uma banda.

Fiz uma pequena busca:
-BASS II
-HORBITNIK
-DOMINUS
-5 DO RITMO
-PAIS & FILHOS
-NOVO HORIZONTE
-STATUS BAND
-SEQUENCIA MUSICAL
-HOBBY
-NOVA ERA
-SOM 2000
-REFUGIADOS
-MEDUSA

Encontrei 13, mas ainda me devo ter esquecido de alguns.

Se ajudarem esta Gala a correr bem, quem sabe, estas pessoas ou mesmo outras, ganhem motivação para organizar outra coisa ainda mais abrangente.

Por agora, começar por quatro bandas já é uma epopeia que vocês não queiram saber! Meter alguns músicos a tocar novamente, quando já não a o faziam há mais de 20 anos, é obra!!!

Têm que ser muitos ensaios e isso leva muito tempo.

Vamos ver como se vão sair.

Rosinha.

Anônimo disse...

Sim concordo plenamente.Rosinha
nota se logo que esta gente não percebe mesmo nada de musica, não sabem o trabalho que da e o cansaço de ser musico. Porque juntar estas bandas e obra, apoio. Irão se sair bem, mesmo que não se saiam o importante e a iniciativa e a vontade de fazer alguma coisa. Se foi uma senhora que escreveu " só vai quem faz falta" apoio, porque gente como se assinam de músicos e musico reformado não tem moral nenhum para aparecer. Muito bem Sr. José Roque, José Leitão e Sr. ou menina Tânia Pereira diria também a outro comentário mas como nao esta assinado limito me a usar as suas palavras "porque as vezes vale mais um bom amador do que um mau profissional..FORÇA E BOA SORTE PARA DIA 5 :p ". se derem mais valor ao que tem e a quem faz alguma coisa é que tem cabeça.

Força e felicidades para a organização. Pedro Cunha

Anônimo disse...

"tenham vergonha do que escrevem se há alguem que faz alguma coisa pelo Alandroal são os 5 do Ritmo..."

Amigo tenha lá calma que eu já fiz parte dos 5 do Ritmo, mas não concordo com o que diz,muito obrigado pelo que diz do grupo do meu coração, mas a Bass a primeira, foi o grupo com mais pestigio que o Alandroal teve e que levou o nome do Alandroal por todo o País e foi escola de nomes ainda hoje importantes da musica Portuguesa.
Tenham lá calma e acho que é sempre perigoso comentar o que não se sabe e do que não se sabe, a politica para os politicos e a musica para os musicos.
As verdades devem estar sempre em primeiro lugar.

Anônimo disse...

Sim verdades em primeiro lugar..e a verdade e que este povo não respeita nem faz nada, e ainda critica. mas em fim, cada um por si.

Anônimo disse...

Será que (quase) toda esta gente não sabe ler??
Elucido: O Programa diz "Dos anos 70 à actualidade".
Pois é.Quando não se sabe ler,dificilmente ou nunca se saberá escrever.Esta é a realidade e o resto é conversa.
Força para a organização e Grupos presentes.

Anônimo disse...

É A TERRA QUE TEMOS E A QUE MERECEMOS!
Quem faz das terras o que elas são, são as suas gentes as suas culturas os seus costumes, a sua humildade e o seu bem querer.
Ora como está demonstrado mais uma vez neste blog, os comentários são as pessoas que por cá abundam.
Quando não se faz é porque não se faz, quando se faz é porque se faz. Quando há é porque há e quando não há é porque não há, e quando alguém tem alguma ideia ou iniciativa lá veem logo deitar abaixo, que infelizmente é mais facil do que ajudar e apoiar, pra seguirmos todos no mesmo caminho em prol da nossa terra.
Mas com muita pena minha sempre assim foi no Alandroal e sempre assim será.
Um bem haja a todos os que tiverem a iniciativa de ir com as ideias para frente, sejam quem forem, desde grupos de amigos como estes que se juntaram para fazer musica, associações, clubes, autarcas, todos, porque pra frente é que é o caminho.

Anônimo disse...

Falam,falam, falam .... e não dizem nada.

Assinado: Joel.

Anônimo disse...

"Um bem haja a todos os que tiverem a iniciativa de ir com as ideias para frente, sejam quem forem, desde grupos de amigos como estes que se juntaram para fazer musica, associações, clubes, autarcas, todos, porque pra frente é que é o caminho.

02/02/2011 18:23:00"

Todos não, tire os autarcas da lista porque esses nada fazem, e ainda destruiram o que de bom se fazia.
O vazio é tão grande que temos nós que fazer.

Anônimo disse...

O meu amigo devia pensar ou informar-se antes de falar dessa forma por acaso ainda não leu o ultimo boletim municipal?"Coordenadas" Ou leu e não lhe disse nada o que leu??È que parece-me que nesse boletim vêm dívidas que o actual executivo está a pagar feitas pelo anterior dessa tal cultura que o meu amigo apregoa é que fazer e os outros pagarem disso já cá tinhamos muito.
Veja se atina ou acha que podemos continuar na mesma eu faço e tu pagas ??Olhe a ser assim compro eu um Ferrari e você paga pode ser???

Anônimo disse...

Não, não pode! Pede ao Grilo que o compre com o dinheiro que anda a estourar com os amigos...........e mais não digo........

Anônimo disse...

Não, não pode! Pede ao Nabais que o compre com o dinheiro que andou a estourar com os amigos....... e mais não digo.......

Anônimo disse...

Que falta de imaginação......nunca lhe disseram que é muito feio copiar????