sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

TERTÚLIA " CANTIGAS DE PREVENÇÃO DA TOXICODEPENDÊNCIA "

Vila de Terena recebeu tertúlia “Cantigas de Prevenção da Toxicodependência ”

As entidades executoras dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) e o Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT), em colaboração com a Câmara Municipal de Alandroal, promoveram no passado dia 13 de Janeiro uma tertúlia de “Cantigas de Prevenção da Toxicodependência”.

A iniciativa, que decorreu no bar “A Moagem”, em Terena, foi conduzida por Duarte Coxo, músico e psicólogo clínico, e por Paulo de Jesus, coordenador da equipa de prevenção do Centro de Respostas Integradas de Évora. O objectivo central desta iniciativa foi a sensibilização para a importância da prevenção na problemática da toxicodependência, recorrendo a uma abordagem intimista e direccionada.

Num ambiente descontraído e informal, propício à reflexão e à partilha de experiências, os dois técnicos do Instituto da Droga e Toxicodependência foram conquistando o público presente, que enchia por completo a sala principal do bar “A Moagem”, levando-o a discutir de forma aberta e espontânea a problemática das drogas e a da sua prevenção.

Entre cantigas relacionadas com os temas tratados, como o clássico “Chico Fininho”, de Rui Veloso, Duarte Coxo rapidamente conseguiu “quebrar o gelo” e levar os presentes a falar de temas como a importância de reconhecer a família como um lugar essencial na promoção de competências de vida. Segundo o técnico, “o tempo e espaço em que vivemos não estão directamente relacionados com as problemáticas da sociedade actual. O que é importante alterar é a qualidade das relações que desenvolvemos hoje em dia. Precisamos de qualidade nas relações entre pais e filhos, entre amigos, entre namorados, etc.”, salientou Duarte Coxo.

A ideia de que todos, enquanto cidadãos, temos responsabilidades na prevenção da toxicodependência, foi outro dos temas debatidos. Para Paulo de Jesus, “não nos podemos alhear das nossas responsabilidades na sociedade. Realmente é muito mais cómodo não ligar aos problemas só porque não nos dizem directamente respeito, mas essa é uma ideia errada. Hoje em dia, e cada vez mais, o papel activo da sociedade civil na procura de soluções para os problemas sociais é crucial, portanto, todos temos o dever de nos mobilizarmos na prevenção desta e de outras problemáticas”, explicou o técnico do IDT.

Paulo de Jesus explicou ainda que, “actualmente já percebemos que não se pode simplesmente erradicar as drogas, não se consegue, mas estamos a fazer progressos na forma como abordamos o problema. Descobrimos que é preciso proporcionar aos jovens a conhecimento e a informação para que eles possam fazer as escolhas certas soa longo das suas vidas. É ai que a prevenção tem que actuar, e aí todos temos responsabilidades”, concluiu o técnico.

No final da sessão todos os presentes ficaram com a sensação de que a tertúlia foi bastante produtiva e lhes alterou a forma de pensar, deixando a certeza de que se pode fazer mais pela sociedade em que vivemos, concretamente ao nível da prevenção.

Fonte: Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Alandroal.

11 comentários:

Anônimo disse...

TOXICODEPENDENCIA!!!

Área, INFELIZMENTE, muito sensível para o Concelho.

De aplaudir a iniciativa em Terena mas, não descurem Montes Juntos (é grave) e acentuadamente pelo "ALCOOLISMO". Atenção!!! ás outras povoações. PREVENÇÃO, PREVENÇÃO. Rápido...

Solidário

Anônimo disse...

Alandroal é URGENTE;pela demência e pela cegueira.Texto escrito não ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Anônimo disse...

As passeatas a Cuba para tratar da visão foi no que deram, o cérebro ficou afectado e sem o novo acordo ortográfico.

Anônimo disse...

Pergunte áo Grilo esas coisas das passeatas a Cuba, porque ele também lá andou a passear, a fumar charutos que tanto gosta entre outras coisas, e na altura gostou, e muito.
Aí tem a pessoa indicada para lhe dizer toda a verdade e lhe esplicar essas coisas de que fala dos cérebros afectados.

TOPA TUDO OU QUASE.

Anônimo disse...

NADA!

Anônimo disse...

"NADA!"

SEI,SEI E TODA A GENTE SABE E O SR. TAMBÉM QUE NÃO É MENTIRA NENHUMA QUE O GRILO TAMBÉM ANDOU A PASSEAR À CONTA DA CAMARA DO ALANDROAL, POR CUBA E NÃO SÓ, VOCÊS BEM TENTAM FAZER-SE DE PARVOS E TENTAM DISFARÇAR, MAS CONTRA FACTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS E NEM COM DISFARCES E MENTIRINHAS CONSEGUEM ESCONDER ESTA VERDADE.
CADA VEZ QUE FALAM DE CUBA ENTERRAM MAIS O HOMEM, SERÁ QUE É DE PROPÓSITO?????????????????????

Anônimo disse...

NADA DE NADA!!!

Anônimo disse...

NADA DE NADA!!!

É EXACTAMENTE A MUDANÇA VISTA ATÉ AGORA!!!!!!!!!

Anônimo disse...

NADA, MESMO NADA DE NADA, ZERO À ESQUERDA: O CEGO TOPA TUDO OU QUASE "NADA" NAS TREVAS SAUDOSAS DO PASSADO!

Anônimo disse...

AMIGO, INFELIZMENTE TREVAS DO PASSADO E NO PRESENTE E A VER PELA INCOMPETENCIA DESTE PRESIDENTE E DE QUEM ESTÁ Á VOLTA, TREVAS NO FUTURO.

Anônimo disse...

TOPA TUDO OU QUASE NADA QUEM O É NUNCA O QUER SER SÓ!