domingo, 16 de janeiro de 2011

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE

TERTULIANOS , suas "alarvidades" e leviandades


Ordem de Trabalhos:
1. Cozido à Portuguesa. ( Este ponto é variável semanalmente ).


Menu sempre muito solicitado e apreciado pelo tertulianos e desta vez não fugiu à regra, se mais houvesse, mais se tinha comido. Principalmente a farinheira cozida, que é de entre os enchidos, sempre o mais disputado. Quem não teve tempo de a disputar foi a Ladyleo, distraiu-se com a conversa e nem a cheirou, ficou indignadissima. Não sei se é defeito se feitio, mas as mulheres acontece-lhes muitas vezes isto, conversam, conversam e quando dão por ela! já passou...

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

A sessão de sexta-feira foi longuíssima, os assuntos variados, mas mais uma vez pouco apanhei, pois a Tertúlia estava muito alargada e com algumas discussões muito longe do meu limite auditivo.

Ainda assim posso dizer que a conversa começou bem e prometedora, era sobre sexo. Principalmente o "Air-fado" e a "Folk", que estavam com os níveis da libido no vermelho. A contenda entre estes dois não chegou a "vias de facto", porque o "Air-fado" jogou uma cartada infeliz, ao considerar que « nem sempre as mais bonitas, são as melhores ». Com uma jogada destas "lerpou", como outros ao longo da noite e fez a "Folk" arrepiar caminho.

Ainda alguns começavam a saborear o tema e já o "Aphia" estava: Presidenciais? Então as Presidenciais? E pronto, "morreu" o sexo para dar lugar à politica!

Na Tertúlia há de tudo um pouco, mas a julgar pelas posições e reacções, o Nobre e o Alegre colhem a maioria da simpatia, com os Cavaquistas e Lopistas a serem menos entusiastas. Dos restantes nem os nomes foram pronunciados. Mas digo-vos já que a discussão não foi "bonita", muito parecida com os debates televisivos dos políticos. Ninguém apresentou ideias, nem politicas, nem sequer a defesa de candidatos.

O que é que se fez? Apontar defeitos aos outros candidatos, denunciar podres dos outros e ninguém quer saber das ideias do candidato que apoia! Isto é o espelho da politica nacional, importada para a politica local!

Mais ou menos consensual foi o facto de se admitir, que, ganhe quem ganhar, e aqui foram equacionados o Cavaco, Alegre e Nobre, o Pais fica exactamente na mesma, nem pior nem melhor, independentemente de quem venha a ser o Presidente da Republica. Pois considera-se que um Presidente da Republica não tem poderes governativos.

Já fora das Presidenciais, mas ainda falando de politica, quando se discutiam os sistemas capitalista e socialista, o "Aphia" conquistou proeza de receber duas nomeações para alarvidade da noite, escolha o leitor qual a maior:

Há cerca de 25 anos o pai do "Aphia" foi à ex-URSS e o petiz só fez um pedido, a Perestroika. Conta agora o "Aphia", « Ao olhar para a Perestroika e apesar de não perceber nada de cirílico, percebia-se que era um livro grandioso »!

Ou esta: « O socialismo é uma invenção comunista »!

Até para a semana, Rosinha.

Um comentário:

Anônimo disse...

Até que enfim a tertúlia voltou ao seu normal.
Há falhas nos comentários pois de certeza que o Rey-Leão tambem mandou uma das dele, bem como o Águia
Quanto ao Air-Fado tem que se lhe dar o desconto da idade.
Continuem que eu fico com inveja de não estar aí.