quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ALANDROAL MONUMENTOSO

O PELOURINHO DE JUROMENHA

6ª Edição do "Alandroal Monumentoso". Esta é uma edição muito especial, pois irá dar-vos a conhecer o monumento menos visto e conhecido do Concelho de Alandroal. Menos conhecido e menos visto porque não está erguido em parte nenhuma, está guardado, pelo menos o que resta dele, num armazém municipal.

Já aqui falei no pelourinhos de Alandroal e Terena, deixei propositadamente para o fim desta trilogia o de Juromenha para falar nele quando fosse anunciado o inicio do Projecto de Recuperação da Fortaleza de Juromenha, porque estava prevista a restauração do monumento com a recuperação da fortaleza, mas agora parece-me apropriado falar do mesmo, uma vez que se está a discutir ao PLANO DE SALVAGUARDA DE JUROMENHA, assim e num trabalho do Gabinete Técnico de Alandroal ( GTL ) apresento-lhes a história conhecida do Pelourinho de Juromenha.

O Pelourinho terá sido construído após a atribuição do Foral de Leitura Nova a Juromenha, em 1512 (PAJUR, 2000, p.22). O monumento encontrar-se-ia junto aos antigos Paços do Concelho, na Praça da Fortaleza, perto do alçado esquerdo da Igreja Matriz da Nossa Senhora do Loreto (ESPANCA, 1978, p.38).

O Pelourinho de Juromenha está classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto-lei nº 23: 122 de 11 de Outubro de 1933.

Base do Pelourinho de Juromenha

Os fragmentos atribuídos ao monumento foi encontrado abandonado e quebrado num quintal do arrabalde de Santo António (PAJUR, 2000, p.21), estando actualmente em posse do Município do Alandroal. Quando foi localizado apresentava-se quebrado na junção Base - Fuste e Fuste - Capitel, nesta última falta parte da cantaria e no capitel falta a coroa ou a cruz que o encimava (PAJUR, 2000, p.22). O seu estado de conservação é bom.

A base do Pelourinho, constituída por plinto e toro da Ordem Toscana, apresenta trabalho de seiscentos ou setecentos posteriores ao d fuste. A cimalha do toro, onde supostamente assentaria o fuste, possuiu um diâmetro superior a esse último, o que indica que a base não seria a original, mas um reaproveitamento (PAJUR, 2000, p.22). Alguns pelourinhos não tinham base, assentando o fuste directamente no chão ou numa plataforma, como são os casos dos pelourinhos do Canal, Arraiolos e Redondo (CHAVES, 1938), poderia, também, ser o caso do Pelourinho de Juromenha.

Pormenores do capitel do Pelourinho de Juromenha

O fuste apresenta sinais de trabalho à picota e um capitel de forma esférica, que está separado por dois hemisférios distintos, com ranhuras centrais que formam duas linhas contínuas e paralelas (PAJUR, 2000, p.22). A decoração é composta por círculos côncavos, que percorrem os dois hemisférios, unindo-se nos pólos do capitel por uma ligação, igualmente côncava. Toda a estrutura foi trabalhada em mármore do Alandroal (PAJUR, 2000, p.22).


Agradeço antecipadamente a colaboração dos leitores para um melhor conhecimento dos nossos monumentos, por isso, se alguém souber algo mais sobre este monumento, não se abstenha de participar, comente neste post.

Próxima edição do Alandroal Monumentoso, A Pedra Alçada.

9 comentários:

Anônimo disse...

Juromenha já esta habituada a que lhe vão levando os pedaços de historia que lhe restam alias existe ainda um sino na igreja de nossa senhora do Loureto (fortaleza) que fazia parte dos quatro sinos que era composta a torre da mesma a verdade é que só já existe este e foi porque a população se juntou e não o deixou levar. Quanto ao Pelourinho já foi falado em varias reuniões do plenário da junta de freguesia onde os cidadãos manifestam o descontentamento por este se encontrar na Câmara Municipal e não na junta ou noutro local qualquer da nossa Vila mas o que é certo é que ainda não voltou e se encontra esquecido algures num estaleiro. As pessoas de Juromenha querem-no de volta as suas origens argumentando que "É nosso e a nós pertence" e com toda a razão. Talvez alguém diga "ah e tal agora o projecto do castelo já vai em frente e já lhe vão dar um local de destaque dentro da fortaleza para que todos o possam ver" isso realmente seria óptimo mas sinceramente em Juromenha a esperança de obra do castelo já esta num nível muito baixo pois é uma promessa que já conhecemos a dezenas de anos e já muitas vezes saíram noticias como estas de que já estava tudo assinado e iria começar a até hoje nada...
Juromenha orgulha-se de quem foi, de quem será e de quem é apenas não tem orgulho em fazer parte deste município.

Juromenha

Anônimo disse...

Tanta palha para dizer que não tem orgulho em fazer parte do município!
Situa-te para ver se percebemos...

Anônimo disse...

Juromenha como é óbvio afinal o que temos ganho por ser deste concelho?

Anônimo disse...

Gostava de fazer apenas uma pergunta os "Boys do IGESPAR"que não admitem uma placa perto de uma muralha a dizer que fulano tal vende farinheiras,aqui neste caso não têm nada a dizer???Ou neste caso não tÊm quem lhes bufe o que se está a passar afinal para que serve a trampa desse tal de igespar ou é só para lixar a vida a uns quantos que ainda querem fazer alguma coisa????Para isso tinha-mos cá uma trampa bem pior lembran-se é a tal de ASAE.
Quanto a quem lhes bufa essas coisas é bom que vá pensando duas vezes....

Anônimo disse...

Aonde é que estão os 20 milhões de euros que era para serem gastos nas obras de recuperação do castelo de Jorumenha e seu interior?
Porra!!!!!
Vivemos atolados em mentiras.
É por todos lados a mesma coisa.

Anônimo disse...

Pergunta ao nabais

Anônimo disse...

Ao comentador de 20/01/2011 14:33:00

Já faltou mais para teres a resposta onde estão esses 20 milhões de euros e o resto...

A justiça tarda, mas raramente falha!

Anônimo disse...

ESTÁ ENGANADO, A JUSTICA TARDA E QUASE SEMPRE FALHA.
VAI ACONTECER AO NABAIS O MESMO QUE ACONTECEU AOS OUTROS PRESIDENTES QUE FORAM ACUSADOS DE FRAUDES E OUTRAS COISA, NADA!!!!!!!

Anônimo disse...

A VER VAMOS...