sábado, 29 de janeiro de 2011

TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE

TERTULIANOS , suas "alarvidades" e leviandades

Ordem de Trabalhos:
1. Codornizes grelhadas, acompanhadas pela inevitáveis batatinhas fritas e salada mista..( Este ponto é variável semanalmente ).

Mais uma vez a aprovação foi generalizada, até porque a ementa já havia sido pedida a solicitação de vários tertulianos, entre os mais "prenhos", Aphia e Reileão, que só à parte deles "abalou" uma codorniz e meia! Mas e mais uma vez, tal como na semana transacta, desalinharam Air-Fado e KGB, que não estão virados para a passarada e assim passaram os dois o jantar aos "Segredos"!

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

Ontem falou-se em politica e descolonizações africanas, mas quase em exclusivo de politica, nomeadamente dos resultados eleitorais das Presidenciais do passado fim de semana.

Alvitraram-se ideias e responsabilidades da derrota à esquerda, ou da vitória do Cavaco Silva, conforme a posição de cada um. Ele houve das explicações mais "brilhantes", ás mais disparatadas que vocês possam imaginar! Vou enumera-las, começando da que me parece mais assertiva, para a menos, sem nomear quem as disse, até porque algumas delas já nem me lembro do autor:

- Nesta conjuntura, o Cavaco ganhava sempre, disse-se o que disse-se!
- A culpa foi do Alegre, que centrou a campanha só em dizer mal do Cavaco, nada de ideias!
- O Cavaco foi esperto, pois só falava naquilo que as pessoas sabiam que era verdade, a crise!
- O problema foi a indefinição do Alegre, independente, socialista ou bloquista?
- O mal foi o Sócrates aparecer ao lado do Alegre, tá queimado!
- A esquerda com tantos candidatos, dispersou muito os votos!

Outro tipo de considerações, em ralação a outros candidatos:

O Coelho surpreendeu pela elevada votação que obteve, fruto de uma campanha descontraída e alicerçada nos descrentes. Ou, que o Nobre ficou aquém das expectativas, demonstrou seriedade, mas de retórica pouco apelativa e nenhuma maturidade politica. Isto foi em traços gerais as considerações dos tertulianos ao rescaldo das Presidenciais "11.

Felizmente e que eu saiba, o acto eleitoral decorreu normalmente, mas houve algumas passagens caricatas que ocorreram nalgumas mesas de voto e que foram contadas na Tertúlia ontem à noite, a saber:

Logo pela manhã, e em várias assembleias de voto, estavam afixados cartazes apelando ao boicote nas eleições, e como justificação a denuncia de corrupção nos políticos, mais a acusação dos candidatos descenderem de mães com desvios sexuais!

Ou de um eleitor, agora ainda não interessa o nome, que foi votar na mesa de voto instalada na sala da Assembleia Municipal de Alandroal e que na parede tem pendurados os retratos dos vários Presidentes da Assembleia Municipal, desde o 25 de Abril até ao ultimo presidente cessante, olhou para os retratos de relance e atirou: « Eu não vou votar em chulo nenhum desses e muito menos nos que estão ai no papel ( boletim ), vou votar no "Zé" Belo!

Ou ainda na mesma mesa de voto, o eleitor que desenhou no boletim uma funesta, mas bem delineada caveira, com uns impropérios inqualificáveis.

Já na assembleia de voto instalada no Fórum, o caso mais caricato foi o de um eleitor que descarregou o voto no Manuel Alegre e ainda lhe juntou duas fotografias do ex-Presidente João Nabais, uma cópia mais antiga, outra mais recente e com tamanhos diferentes. Qual seria o simbolismo?

Descolonização e Salazarismo, fica para outro dia, hoje já me falta "espaço" e tempo.

Quanto a alarvidades, ontem esteve fraquinho, assim decidi escolher a tirada do carismático Joel em plena assembleia de voto. Lembram-se?

Até para a semana, Rosinha.

10 comentários:

Anônimo disse...

Os marmanjos,Rei-Leão e Aphia, comeram para um mês.
Quanto a alarvices esteve muito fraco.As senhoras não mandaram nenhuma das delas?E o Bichano não se açanhou?

Anônimo disse...

Esta tertúlia está sempre a somar.
Gosto deles ... e ... delas !
Sobretudo quando, por volta da meia-noite, começam a carregar nas minis, ali pelo bar da Lena.
Gente boa... digam as más línguas o que disserem.
Eu, que não pertenço à tertúlia, chego a esperar por eles para poder gozar da companhia.

Um abraço pleno de amizade.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Varandas disse...

Ao Poejo da Ribeira,

Devia ter escolhido outra postagem para abordar esse assunto, por isso o facto de ter removido o comentário.

Em todo o caso posso-lhe dizer que oficialmente não tenho conhecimento do facto que refere.

Rosinha.

Anônimo disse...

As senhoras que agora fazem parte da tertúlia, com todo o respeito por elas, não chegam nem aos calcanhares das duas que, por razões que não entendo, saíram. Duvido que as que agora lá vão entendam alguma coisa de política ou de alguma coisa lá perto! Mas continuem que eu até gosto de vocês, mas, volto a dizer sem querer ofender as moças, as outras duas pareciam-me mulher bastante mais interessantes e com outro estofo.

Anônimo disse...

As senhoras sairam e lá terão os seus motivos e estas novas são novidade por isso estão na moda...........

Varandas disse...

Meus caros leitores, as senhoras de que falam não saíram da Tertúlia, simplesmente a vida de cada um de nós sofre várias contingências, e a delas não foge à regra. Houve mudanças na vida de cada uma delas, e estão agora numa fase transitória, mas logo que as vivências se normalizem elas voltarão à Tertúlia.

Quanto a serem, mais ou menos capacitadas que outras, eu não faria esse tipo de avaliação. São diferentes, com outras valências.

« Todos aprendemos com todos », não sei quem o disse pela primeira vez, mas é uma grande verdade.

Fiquem bem, Rosinha.

Anônimo disse...

Assino por baixo a explicação do Rosinha.

Anônimo disse...

É isso mesmo Rosinha! Eu sou uma das outras duas e parece-me completamente desnecessário comparar as pessoas desta maneira; cada um(a) é como é e eu gosto muito destas duas tertulianas!

Anônimo disse...

Quando é que serei convidada para provar estas iguarias ;))))?
Melusine