terça-feira, 25 de janeiro de 2011

FÓRUM DE ALANDROAL EM EXPERIÊNCIA CINEMATOGRAFICA


“O Garoto”, filme mudo de Charles Chaplin, (1921), foi exibido com banda sonora ao vivo


O Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal viveu, no passado dia 22 de Janeiro, uma noite memorável, com a exibição de uma sessão de cinema inovadora, que despertou a curiosidade de muitos munícipes. O filme mudo “O Garoto”, de Charles Chaplin, foi exibido com banda sonora interpretada ao vivo, pela Banda da Escola de Musica do Centro Cultural de Alandroal, acompanhada pelos músicos Óscar Graça (piano) e Nuno Costa (guitarra).

Apesar do frio que se fez sentir na noite de dia 22 de Janeiro, muitos foram os munícipes que não quiseram deixar de comparecer no Fórum Cultural de Alandroal, para participar nesta experiência cinematográfica inovadora. Há qualidade e graciosidade do filme visionado juntou-se a brilhante interpretação musical que facilmente “transportou” os espectadores para o cenário do filme. Foram 65 minutos de uma experiência única e intensa, em que os espectadores acabaram por se abstrair da música e entrar nas peripécias e boa disposição característica do Charlot. A sincronização perfeita entre a imagem e a música conduziu os presentes a uma sessão de cinema do século XXI quando, de facto, se tratava de um filme mudo, de uma época em que o cinema dava os primeiros passos.

Relembra-se que o filme em exibição, “O Garoto”, é uma comédia dramática da autoria de Charles Chaplin (Charlot), estreou em 1921, e conta a história de um bebé que foi abandonado pela mãe por não ter condições para o criar. O bebé é encontrado na rua por um vagabundo (Charlot), que acaba por o acolher e criar. Enquanto os anos se vão passando, o menino e o vagabundo tornam-se uma dupla perfeita, engendrando esquemas para conseguir dinheiro para o seu sustento. Como curiosidade, refira-se que o filme é considerado uma das primeiras longas-metragens a combinar comédia e drama.

Fica uma nota final bastante positiva para a Banda da Escola de Música do Centro Cultural de Alandroal, para os músicos Óscar Graça (piano) e Nuno Costa (guitarra) e para o 9º Festival Internacional de Curtas Metragens (FIKE) que, assim, chegou ao fim. Os espectadores estiveram à altura da experiência apresentada e, no final, ficou apenas a vontade de que a mesma pudesse ser repetida muito em breve!

Fonte: Gabinete de Imprensa do Município de Alandroal.

12 comentários:

Anônimo disse...

No próximo Domingo pelas 9 horas da manhã, grande entrevista na Radio Campanário com João Grilo, Custódio Costa e João Nabais.

Anônimo disse...

«O GAROTO»

A todos os elementos da Banda da Escola de Música do Centro Cultural, ao Prof. António Alfaiate, ao Óscar Graça (piano), ao Nuno Costa (guitarra) e á Câmara Municipal agradeço o BOM SERÃO que passei no Forum.

Quando "menos velho" vi o "mudo filme" do Garoto e centenas de outros "mudos" no Arrequiz (Empresa Pery), nos Casarões, na Artística (Empresa Peças), na Esplanada e na Música (não havia televisão).

Desta inédita forma, nunca. EXCELENTE.Parabéns.

A. Fontes Coelho

Inédito e muito bom.

Anônimo disse...

Não me digam que só o Sr. Coelho foi ver o cinema e só ele tem opinião? Então onde estão, ou, para onde foram tantas pessoas interessadas em cultura e no funcionamento do fórum? È nestas alturas que se consegue bem aferir do "grande interesse cultural" de algumas pessoas....

Anônimo disse...

Qual cultura é que fala??... A cultura de adesão aos espectáculos culturais ou a cultura de vir para os blogues dizer tretas?
Alandroalenses, não se esqueçam de anunciar nos blogues que aderiram aos espectáculos culturais, sob pena de serem acusados de anti-cultura.
Eu como fui e não faço propaganda, já estou condenado pelo anti-cultura...

Anônimo disse...

Ja recebemos os ordenados e nada das horas, so espero que me pague esta semana como disse, anda a uma data de meses a dezer que é todos os meses mas agora comprometeusse espero que pague porque ja nao á paciencia pra tantas mentiras e 3 anos passam depressa

Anônimo disse...

Já te podes dar por feliz por teres recebido o ordenado, há muitos desgraçados neste país com ordenados em atraso, contas por pagar e sem comida para pôr na mesa.
Mas com o mal dos outros podes tu bem, "não é filho"?

Anônimo disse...

A. Fontes Coelho

Inédito e muito bom.

25/01/2011 22:30:00

INÉDITO SÓ SE FOR NO ALANDROAL.

Anônimo disse...

Amigos não vale a pena porque para certos senhores cultura quer dizer:
-Pagar ,e bem pago a certas empresas de espectáculos ,para trazerem até nos artistas ,tão bem eles muito bem pagos para actuarem para meia dúzia de gatos pingados que não percebiam puto do que estavam a ouvir ou ver ,apenas iam porque era caro e isso é chiq tá a ver.
Não estou deste modo e é bom que isto fique bem claro contra os artistas,estou sim da forma como a agenda cultural era feita e da falta de envolvimento da população nestes inventos .
Deveriam ter pensado em fazer as coisas de forma um pouco mais inteligente ."Não é com vinagre que se apanham moscas".
Sei que neste momento se está a apostar mais na qualidade do que na quantidade, e com isso ganhamos todos .
Viva a mudança...

Melusine

Anônimo disse...

Esta do inédito só para quem nunca saiu daqui e nada viu, mas por favor com os canais de televisão que todos ou quase todos temos ao dispôr em casa , como por exemplo o MUSIC e outros, é de todo um disparate ou uma total falta de informção, ou mesmo total ignorância, dizer-se que isto ou aquilo é inédito.
Mas percebo, o futebol e as novelas falam mais alto.

Anônimo disse...

Melusine.....Melusine....lá voltas tu à carga....o que é que será que querias que o homem não te deu.........

"Pagar ,e bem pago a certas empresas de espectáculos ,para trazerem até nos artistas ,tão bem eles muito bem pagos"

E não deves ser muito inteligente porque as contas foram tornadas públicas pela empresa e afinal os artistas faziam preços bastantes mais baixos que os do mercado....mas não faz mal, agora é outra empresa de fora e essa garanto que não deve fazer favores nenhuns ao Alandroal.........é bem feito!

Anônimo disse...

Amanhã, 30 de Janeiro de 2011, a partir das 09h00

João Grilo fala da gestão MUDA à frente da Câmara Municipal de Alandroal

A não perder!

Anônimo disse...

Isso dos preços já não cola,uma autarquia que contrata espectaculos seja a quem for e não faz uma procura por várias empresas para ver quem melhores preços e condições faz, é porque não tem falta de dinheiro, é que pelo o que consta e parece ser verdade, há por cá no concelho empresas conceituadas na área, e o Municipio nunca os consultou para saber se faziam mais barato se têm alguma coisa para oferecer, nada de nada.
Isso são práticas para quem dinheiro não é problema, contratasse a conhecidos,desconhecidos, amigos, ou a quem se quer, afinal o dinheiro não é pessoal, não sai do bolso, e mais vale prejudicar a Autarquia do que dar o braço a torcer...
Infelizmente para o Alandroal temos tido por cá autarcas prepotentes, ditadores,e com orgulho e auto confiança doentia, e para nosso azar temos mais do mesmo, não mudastiiiii nada.