sábado, 22 de janeiro de 2011

TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE

TERTULIANOS , suas "alarvidades" e leviandades


Ordem de Trabalhos:
1. Sopa de legumes e como prato principal, pescada assada no forno e batatas, acompanhadas por uma salada mista de derivados do aquênio e frutos do tomateiro. ( Este ponto é variável semanalmente ).


De comer e chorar por mais aquelas corpulentas e suculentas postas de pescada. Esta avaliação não foi unânime porque o "Air-fado" já ao almoço havia comido uma « caldeirada tão reles que lhe tirou o apetite d0 peixe » e assim tal como a "KGB" decidiram "espiar" um 3º prato, composto por carne, porque a "KGB" considera que « peixe não puxa carroça!».


2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

As duas principais discussões da noite andaram á volta de bailes tradicionais e outro tipo de dança, politica - Presidenciais.

Mas começo pelas danças genuínas, os bailes tradicionais. Ontem voltou-se muito a falar do arrojado projecto de se juntarem os antigos elementos dos vários conjuntos musicais Alandroalenses das décadas de '60, '70 e '80 do século passado. O evento está já aprazado para o próximo dia 5 de Fevereiro, mas por enquanto as coisas não têm corrido de feição.

Tudo porque os ensaios marcados, têm sido anulados ou pouco participados por várias contingências e todas elas por motivos de força maior. Mas em todo o caso a confiança dos participantes não tem sofrido qualquer abalo, pois são todos músicos experimentados e isto de tocar e bailar « é como andar de bicicleta, quem sabe nunca esquece!».

A expectativa é moderada a elevada, em ver muitos dos "jovens" casais desses anos e ainda os casais de agora a dançarem as velhas musicas do BASS, BASS II, Orbitnic, etc...

Esta é também uma oportunidade ímpar da diáspora Alandroalense se encontrar e matar saudades prometidas ou inesperadas, por isso, Alandroalenses e amigos dançantes das redondezas vão agendando para dia 5 de Fevereiro uma vinda ás Pirâmides de Sº Pedro, no Alandroal, onde podem jantar e em seguida dançar ao som das músicas de sempre.

Foi ainda na embalagem deste contexto musical que o "Reileão" largou a alarvidade da noite, que lá mais para o fim darei conta.

Quanto à politica, ontem até me fizeram levantar a voz!

Então não é que os adoradores do "Chiquinho" Lopes ainda têm a veleidade de pensar que o homem pode chegar à 2ª volta! Quando é que esta gente cai na real?!

Não porque:
Primeiro, possivelmente não haverá 2ª volta.
Segundo, a haver, as sondagens e a história mostram que candidato apoiado só pela CDU nunca chegará à 2ª volta.
Terceiro, o Francisco Lopes "não" é um candidato presidencial, é como todos os outros candidatos presidenciais da CDU nos últimos 20 anos, uma manobra intelegentissima da CDU, para ter um vasto tempo de antena, para defender as suas politicas e atacar as politicas dos adversários, mas sempre longe da lógica de uma campanha presidencial. Aqui tenho mais uma vez de tirar o chapéu à máquina comunista.
Quarto e ultimo, é mais uma maneira de financiarem o partido, com o dinheiro a que têm direito pelo candidato presidencial e com donativos dos simpatizantes. Tudo legal.

Depois tive de explicar a minha "tese" da vantagem de haver vários candidatos de esquerda, contra um só de direita, a mesma máxima se aplicaria se fosse ao contrário, vários de direita, contra um só de esquerda. Mas este ano é assim, 5 de esquerda contra Cavaco Silva. Sendo que todos os de esquerda serão indirectamente "aliados" do candidato melhor posicionado à esquerda, no caso Manuel Alegre, par se atingir uma hipotética 2ª volta.

Não vou agora apresentar a tese, porque a Tertúlia já vai longa, assim, vou mas é já saltar para a alarvidade da noite.

Se bem se lembram, contei mais acima, que muito se falou de música e bailes, e vai dai o "Reileão" com a conversa ficou com um apetite voraz de dançar e tentou tudo para arranjar uma boleia para ir ao Bail'aki a Vila Viçosa. Não o conseguindo, ficou indignado e replicou:

« Ai não me levam!? Vou buscar a minha "casaleira", meto para lá 0,5l. de vinho, dá para chegar até Évoramonte e não levo ninguém!». E pronto.

PS: Só para justificar, se é que preciso fosse, porque é que se fala tanto de politica nas tertúlias, é que dos 10 membros que irão amanhã para as mesas de voto no Alandroal, 4 deles são tertulianos. E porque regra geral, todos gostamos de falar de politica, mesmo que por vezes os políticos não nos percebam!

Até para a semana, Rosinha.

11 comentários:

Anônimo disse...

Bem tenho avisado para terem paciência com o Air-Fado.O tipo é velho,está velho e ......
Quanto ao Rei-Leão cuidado com ele.
Se um dia ele e o Aphia resolverem comer ficam os outros sem comida.
Um abraço.

Anônimo disse...

VEJAM LÁ SE CONVIDAM O ZÉZINHO SALOMÉ VIEIRA QUE VIVE NO REDONDO QUE TALVEZ SEJA UM DOS QUE FOI ELEMENTO DA BASS QUE SE NÃO ME ENGANO É O UNICO QUE AINDA ESTÁ VIVO.

Anônimo disse...

Então o BARRADAS que mora em Lisboa não perteceu tambem á BASS?

Anônimo disse...

Pois, que eu saiba perteceram os dois mas não me parece que tenham sido convidados.......

Varandas disse...

Boa tarde,

Eu não sei se chegaram a contacta-los, mas sei que os nomes deles foram falados para serem contactados. Mesmo que contactados, depende da disponibilidade de cada um deles.

Porque ao que sei, o Sr. Barradas tem estado com problemas de saúde e o momento pode não ser oportuno para ele.

Rosinha.

Anônimo disse...

Vocês não podem lembrar-se...

O Vitorino e o Janita Salomé também por lá se iniciaram.

"Construam o prédio da base para o telhado"

DÓRÉMI

Anônimo disse...

Pois é, se calhar também "se esqueceram" do papel dos irmãos João e Manuel Salomé na formação da banda por isso é não "se lembraram" dos sobrinhos......

Varandas disse...

Caro leitor de 26/01/2011 08:52:00,

Do que você se esqueceu ou não sabe, é que muitos desses elementos mais antigos de que fala, já não estão entre os vivos.

É claro que vai faltar sempre alguém, pelos mais variados motivos, no entanto a Gala vai-se fazer com os que tiverem presentes, há-de haver pessoas que vão gostar. E você atreva-se a ir, pode ser que se divirta.

Rosinha.

Anônimo disse...

Caro Rosinha eu sei muito bem quais estão vivos e quais infelizmente já faleceram e sei que não foram todos convidados portanto deixem de atirar areis para os olhos dos outros........

Anônimo disse...

O PROBLEMA É QUE FALAM DA BASE COMO SE TODA A GENTE POR LÁ TIVESSE ESTADO, É TUDO GRANDES MUSICOS E CANTORES, MAS É DE LINGUA E MANIA.
NO ALANDROAL É SÓ ARTISTAS.

Anônimo disse...

E você atreva-se a ir, pode ser que se divirta.

Rosinha.

26/01/2011 09:10:00

AI ESTÁ UMA COISA QUE NÃO TENHO DUVIDA, VAI SER DIVERTIR E RIR Á FARTA.