segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

MUNICÍPIO DE ALANDROAL E CENDREV RENOVAM PROTOCOLO


CENDREV e Autarquia preparam novo ano de colaboração

Após o primeiro ano de cooperação, onde o balanço foi extremamente positivo, a Câmara Municipal de Alandroal e o Centro de Artes Dramáticas de Évora (CENDREV) encontram-se já a preparar o novo ano de actividades culturais, dando continuidade ao protocolo estabelecido em 2010.

O novo protocolo prevê a realização de novos espectáculos promovidos pelo CENDREV, mas também a continuidade do périplo pelas Aldeias do concelho, ainda não visitadas, pelos tão saudosos Bonecos de Santo Aleixo.

Além do objectivo central, de potenciar a promoção cultural da região através da criação de sinergias com associações e entidades locais e regionais, que possam constituir e apresentar no Alandroal um conjunto de propostas culturais diversificadas, de qualidade e direccionadas para o nosso público, o protocolo a assinar entre o CENDREV e a Câmara Municipal de Alandroal para 2011 prevê ainda o estreitamento das relações entre as duas entidades.

Exemplo disso é o facto de estarem a ser preparadas acções de formação, destinadas aos técnicos do Município, tendo em vista a melhoria do serviço prestado aquando dos espectáculos e a optimização dos sistemas de som e luz instalados. Está, igualmente previsto o início das aulas de representação - Teatro, conduzidas pelos artistas do CENDREV e destinadas, em primeira mão, ao grupo de teatro da Universidade Sénior de Alandroal.

A Câmara Municipal de Alandroal não pode deixar de expressar o seu contentamento com a forma como decorreu este primeiro ano de colaboração com o CENDREV. Desde a qualidade dos espectáculos à disponibilidade e profissionalismo de todos os elementos do grupo, passando pela própria afluência de público, com muitas casas cheias por este concelho fora.

José Russo, Presidente da Direcção do CENDREV, faz o balanço do protocolo com a Câmara Municipal de Alandroal no ano de 2010.

“O balanço que fazemos é francamente positivo. Tivemos uma afluência de público muito grande em todos os espectáculos. Nestas coisas da cultura o factor da continuidade é absolutamente determinante. Para se formarem públicos e para fomentar o gosto pela cultural é fundamental a continuidade nas apostas culturais. Para nós essa é a aposta que tem que ser feita. Nesse sentido, este protocolo entre a CMA e o CENDREV parece-nos o instrumento mais eficaz, uma vez que prevê uma relação bilateral, que passa pela apresentação de espectáculos, pela prestação de formação e apoio em áreas técnicas, pelo desenvolvimento de actividades específicas para as crianças em idade escolar, etc. Além disso, e muito importante, tem uma preocupação de sustentabilidade financeira, quer para nós CENDREV, quer para as próprias Autarquias, uma vez que implica valores de investimento bastante reduzidos”.

Não perca a entrevista na íntegra na próxima edição do Coordenadas

Fonte: Gabinete de Imprensa do Município de Alandroal.

Um comentário:

Anônimo disse...

"Nestas coisas da cultura o factor da continuidade é absolutamente determinante."

Que engraçado deve ser por isso que acabaram com os espectáculos do Forum! Agora é só teatro.....mas se pensarmos bem está certo, um actor como o Grilo tem que ser apreciador de teatro........mas olhe que cultura não é só teatro!