terça-feira, 11 de janeiro de 2011

ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, LEIA A PETIÇÃO DO CORREIO DA MANHÃ


O Correio da Manhã, vai a partir de amanhã iniciar uma petição pela CRIMINALIZAÇÃO DO ENRIQUECIMENTO ILÍCITO.

Leia aqui a petição CM:
"O titular de cargo político ou equiparado que, durante o período de exercício das suas funções ou nos três anos seguintes à respectiva cessação, adquirir, por si ou por interposta pessoa, quaisquer bens cujo valor esteja em manifesta desproporção com o seu rendimento declarado para efeitos de liquidação do imposto sobre o rendimento de pessoas singulares e com os bens e seu rendimento constantes da declaração, aditamentos e renovações, apresentados no Tribunal Constitucional, nos termos e prazos legalmente estabelecidos, é punido com pena de prisão de 1 a 5 anos. O infractor será isento de pena se for feita prova da proveniência lícita do meio de aquisição dos bens e de que a omissão da sua comunicação ao Tribunal Constitucional se deveu a negligência."

Esta petição tem de ser subscrita na sede do Correio da Manhã ou em qualquer delegação regional do jornal, por todo o país.

Figuras públicas apoiantes da subscrição:
Manuela Moura Guedes ( Jornalista )
Bagão Félix ( Politico )
Francisco Moita Flores ( Autarca Santarém )
Rui Reininho ( Vocalista GNR )
Maria José Morgado ( Procuradora-Geral adjunta.

Estes e muitos mais, já se juntaram à causa do Correio da Manhã.
Nota: Os interessados vão poder assinar a petição a partir de amanhã, de 12 de Janeiro.

30 comentários:

ramalho disse...

rosinha e onde é a delegação mais proxima? podes informar

Varandas disse...

Que eu tenha conhecimento a delegação mais perto é em Évora:

Praça do Giraldo, 75 - 1º

Rosinha

Anônimo disse...

Isto tb deveria ser punido "favorecimento". Estão para abrir dois concursos, um para arqueólogo/a e outro para assistente social. Queres saber quem vai ocupar os lugares? Uma é do concelho, a outra vive cá mas não é de cá, mas as duas são mulheres de grandes apoiantes MUDA. Viva a mudança, chama-se a isto o quê? Pagamento de favores???

MJ

Anônimo disse...

isso realmente é um bocado chato, andar a colocar pessoas do muda na câmara! mas é chato porque ja la não está o nabais para colocar os do ps.

Isto realmente quem não faz parte da cor que está no poder, tá bem lixado.

Mas é pena que só se lembrem disso quando não têm tacho!

Anônimo disse...

A acontecer o que dizes, será através de concurso aberto, o que não é ilegal.

Tens provas de ilegalidades...
Do género palpável, como as que foram levadas por uns certos senhores que por cá andaram??
Se há provas venham elas!

Provas palpáveis - Corrupção e Peculato.

Certos senhores que por cá andaram - Polícia Judiciária.

Se há provas do género venham elas!

Anônimo disse...

Acho engraçado! Quer dizer no tempo do Nabais era favorecimento e agora não..........É pagamento de favores e não venham com conversas da treta e isso de ser concurso é outra treta! Quem é o júri?

Anônimo disse...

ao ultimo comentador:E se concultasses isso tudo na cãmara?Em vez de andarem aqui con conversinhas dessas??È que já não há pachorra

Anônimo disse...

agora a camara ja nao sabe onde e o centro de emprego

Anônimo disse...

As pessoas não vão apresentar essas causas nas reuniões porque estão bem cobertos ou têm medo ou são tropas de choque.ZEZITO

Anônimo disse...

As pessoas não vão apresentar essas causas nas reuniões porque estão bem cobertos ou têm medo ou são tropas de choque.ZEZITO

Anônimo disse...

Querer meter no mesmo saco a entrada de pessoas para a câmara através de concurso público, embora se saiba que existe sempre algum favorecimento consoante a cor que está no poder, em nada é comparável ao que disse e muito bem o comentador de 12/01/2011 11:44:00:-

"Tens provas de ilegalidades...
Do género palpável, como as que foram levadas por uns certos senhores que por cá andaram??
Se há provas venham elas!

Provas palpáveis - Corrupção e Peculato.

Certos senhores que por cá andaram - Polícia Judiciária.

Se há provas do género venham elas!"

Esta sim é a grande mentira, e muito responsável pela crise em que nos encontramos.
No país inteiro tem havido muitas mentiras como esta. Porque será?
Culpa de todos, e ninguém em particular...

Anônimo disse...

Há gente muito mazinha! Acho muito bem que entre como arqueóloga quem andam prái a dizer. Farta-se de trabalhar e estudar e continua a trabalhar a recibos verdes e a ganhar mal. Espero mesmo que seja ela, ela merece!

Anônimo disse...

Meu caro, devia saber que no programa eleitoral do MUDA, tal como no da CDU, estava a revisão da carta arqueológica; queria o quê, que viesse alguém de fora fazer isso? Ou uma empresa? a mulher tirou cá um curso e na altura prometeram trabalho a dois deles e nenhum ficou, trabalha há anos no ramo, conhece bem o concelho, porque eu já a vi por aí a fazer trabalhos que ninguém lhe pagou. Mas esse trabalho está a começar e a criatura não vai entrar porque não vão abrir o concurso tão depressa, deve ir trabalhar a recibos verdes, é isso que inveja? Trabalho precário? e se entrasse para o quadro, era assim tão disparatado? quantos funcionários do ramo tem a câmara? Nenhum!

Varandas disse...

Raramente entro numa discussão entre comentadores, mas permitam-me desta vez, neste assunto meter aqui o bedelho.

Eu nesta conjuntura, não acho prioritário que se REVEJA a Carta Arqueológica e nem vale apenas esmiuçar os motivos.

Mas a fazer-se, como penso que se vai fazer, quem está mais a habilitado para a fazer? Que tiver mais conhecimentos do assunto, claro!

É aqui que entra o Manuel Calado e a Conceição Roque. O primeiro porque foi o coordenador da anterior Carta (1993), a segunda sua colaboradora. O Manuel Calado entretanto rumou a outras paragens, mas ficou sempre com uma forte ligação ao Alandroal. A Conceição Roque vive no Concelho de Alandroal desde essa altura, sempre ligada à arqueologia e fazendo alguns trabalhos da área e na área como carolice, inclusive já tive ajudas preciosas dela no " Alandroal Monumentoso ".

Ora quem estará mais habilitado e merecedor para rever a Carta Arqueológica? É quem de facto tem conhecimentos e formação na matéria. Se a pessoa viver no Concelho, melhor ainda.

Em minha opinião, a Carta Arqueológica do Alandroal só tem a ganhar se estas duas pessoas estiverem envolvidas.

Quanto ao resto é politiquice e a politiquice não é proibida, são opiniões que todos temos que aceitar, podendo ou não discordar.

Rosinha.

Anônimo disse...

Caro Varandas estou de acordo consigo quando diz que quando há pessoas competentes numa área e que são do concelho ou vivem no concelho e como tal conhecem melhor que os de fora as realidades do mesmo, se devem apoiar e deixar as tais politiquices de lado, mas que isso seja para todos e não só para aqueles de quem somos amigos ou que são da nossa cor politica, religiosa ou clubistica! Dou só um pequeno exemplo: tivemos por cá na cultura uma pessoa com os requisitos que comenta e nunca vi da sua parte sair em sua defesa, ao contrário de outras pessoas do Alandroal bem mais isentas.

Anônimo disse...

reconheço ao dr. manuel calado o conhecimento histórico, o estudo cuidadoso, a capacidade de investigação, o rigor cientifico, a capacidade de gestão ... a carta arqueológica não será uma prioridade neste momento para o concelho mas é para alguém ... como sempre as prioridades são prioridades ... pena que sejam individuais, de alguns, e não colectivas, do interesse da população... o interesse é mais uma vez boys for the jobs ... na imitação de modelos anteriores... tenho pena que a cultura deste concelho ande sem rumo...
mas ao menos que se faça a carta arqueológica ... (ah ! já está feita ) é só a revisão ...

Anônimo disse...

É só inveja, senão indiquem quem melhor podia fazer a revisão da carta arqueológica. Admitam se conhecem alguém que seria mais indicado para arqueólogo da autarquia, ou acham que se deve continuar a gastar dinheiro com empresas cada vez que se precisar. Porque alguém próximo apoiou o actual presidente acham que não se devia candidatar ao lugar?

Anônimo disse...

Não, acho é que se não há dinheiro, não há cartas arqueológicas!
Porque já que falamos em cultura não tenhamos dúvidas que move muito mais gente um bom espectáculo no Forum do que visitas arqueológicas! E onde está o tão apregoado retorno de que falava o presidente? E agora só a arqueologia é que é cultura?

Anônimo disse...

E o teatro, e a banda, e os concertos das festas, e os bonecos de Santo Aleixo? Não têm acontecido? Agora é este ataque à arqueologia como se se fosse gastar rios de dinheiro; retorno do quê? Ainda não foi nada feito! O retorno leva tempo a ver-se não aparece antes mesmo de se fazer alguma coisa. Todos temos gostos diferentes, é impossível agradar a todos. Está visto que o senhor o quer são os concertos do forum de volta, eu também, mas não é por isso que acho que o investimento, e neste caso bem curto, no património do concelho seja mal empregue. Também não acredito que a revisão da carta arqueológica tenha sido pensada para dar trabalho a uma pessoa em particular, como alguém já aqui disse fazia parte do programa eleitoral do MUDA e também da CDU, partido que quando esteve no executivo camarário bastante fez pelo património do concelho, a arqueologia, a poesia popular, a tese da Paula fitas sobre a festa da Venda, o artesanato.

Anônimo disse...

experimentem comparar o custo do concerto do Tony Carreira com a revisão da carta arqueológica, um trabalho para se fazer em dois anos. Acho que não estão a ver bem a coisa.
Há alguns anos atrás, antes do MUDA, ouvi da boca de um dirigente da CDU que gostava que a pessoa de quem se fala agora fosse arqueóloga da câmara, o Rosinha, que toda a gente sabe a cor política, veio aqui defendê-la, pelo jeito o presidente também concorda, o Manuel Calado também, será porquê? E já agora falem com quem trabalhou com ela, pra saber alguma coisa da sua competência. Ou isso não tem importância nenhuma?

Anônimo disse...

não sei do que se fala aqui. que confusão ...alhos com bugalhos ... e sim a revisão da carta arqueológica é apenas para colocar alguém do MUDA. é visivel pelas trocas de comentários ... é pena que seja apenas por isso ...

Anônimo disse...

Mas expliquem-me lá para que faz falta uma arqueóloga na câmara? Agora já há dinheiro para pagar o 13º mês??? Porra ou sou muito burro, ou há por aqui muito teatro amador.
Abram os olhos!!!
Já agora contratem também um engenheiro de minas, um engenheiro mecânico, um fisioterapeuta, um terapeuta da fala, etc...
Paguem o serviço que há a fazer à Dra. Conceição ou ao Dr. Manuel Calado, ou a quem quizerem, (5000, 10000, 15000 euros) mas não gastem 1500 euros de vencimento mensal à autarquia com mais 1 ou 2 técnicos que não fazem falta. Ahhh e já agora, metam os outros técnicos superiores a trabalhar é quem 1500 euros mensais deitados para o lixo,,, dava para pagarem aos homens do lixo e acabar algumas obras que o outro deixou a meio...

Tenham Juízo.

Anônimo disse...

Com toda a razão, trabalhem que é para isso que estão a ser pagos.

Anônimo disse...

isto é uma grande palhaçada, nunca em parte alguma se viu uma coisa assim. Deixem entrar quem sabe trabalhar.
Dizem que há tantas dividas mas todos querem para lá entrar (para serem presidentes, veriadores, etc...), o que terá a câmara de tão especial? será por causa do dinheiro ou o interesse pelo conselho do Alandroal.

Anônimo disse...

Estou completamente de acordo que a câmara coloque nos seus quadros um arqueólogo, e independentemente das disputas políticas, o que mais interessa para o efeito é a competência da pessoa em questão. Se temos por cá quem pode desempenhar com responsabilidade essas tarefas, melhor ainda!

Anônimo disse...

Tambem temos por cá quem possa desempenhar outras tarefas com responsabilidade e com provas dadas, e todos sabem do que falo e de quem falo, nas como não aderiu ao movimento Muda, está fora de questão, nem que o Alandroal e o seu Concelho perca com isso.
Pergunto era este tipo de mudança que o actual Presidente João Grilo apreguava????????????????????????
É QUE EU VOTEI POR ESSA MUDANÇA MAS NÃO A VEJO.

Anônimo disse...

É mais que tempo a câmara ter nos seus quadros um técnico especializado e responsável pelo património histórico do concelho.

Anônimo disse...

TODOS OS TECNICOS ESPECIALIZADOS SÃO BEM VINDOS, E COMO DIZ E BEM O COMENTARISTA DE 18-01- 2011 11,39 TAMBEM NA CULTURA É PRECIDO URGENTEMENTE UM JÁ QUE DESPEDIRAM POE POLITICAS DE MMMMM UM TECNICO MUITO COMPETENTE NA ARIA QUE CÁ TINHAMOS E QUE MAL FOI APROIVEITADO E MESMO ASSIM FEZ MUITO.
E JÁ AGORA É DA TERRA E MORA NO CONCELHO, MAS COMO TAMBEM JÁ LI POR AQUI CONTINUAM OS FILHOS E ENTIADOS E A FALTA DE RESPEITO PELAS ESCOLHAS DE CADA UM, ISTO SÓ DE QUEM NÃO SABE VIVER EM LIBERDADE.

Anônimo disse...

ESTÁS ENGANADO NO TEMPO DO VERBO... SÓ QUEM NÃO SABIA VIVER EM LIBERDADE!!!

Anônimo disse...

Pelos vistos vocês também não sabem o que é viver em liberdade.....e até pagam mais e dão mais valor desde que seja a gente de fora, e fazem julgamentos fúteis e sem conhecimento de causa só por tricas de comadres......e de compadres, porque os homens hoje em dia estão mais coscuvilheiros e más-línguas que as mulheres!

Mariana Tátá