quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

NOITE DE REIS

Ontem à noite cumpriu-se mais uma vez a tradição, os Cantadores dos Reis de Alandroal saíram à rua, "envoltos em austeros capotes " e cantaram os Reis às portas de quem os quis receber. Começaram no Lar de 3ª Idade da Santa Casa da Misericórdia e acabaram na calçada interior dos Paços do Concelho, onde foram recebidos pelo Presidente da Edilidade, João Grilo.

Este ano, e para não ser sempre no mesmo sitio, a reportagem do Alandroalandia foi feita na Casa da Mala, onde os Cantadores dos Reis foram acolhidos pelo simpático casal Lena & Luís e uns quantos habituais clientes.

O vídeo no Bar Casa da Mala:

Clique na seta para iniciar e baixo um pouco o som.

Foto-reportagem:
As "mordomias" à entrada.


O calor dos capotes, deu lugar ao calor do vinho.


O habitual " paparazzi" desta vez foi ele "paparizado" e com a boca na botija!



O pequeno Rafael, está a dar os primeiros passos nestas andanças. Tem presença, faz-se notar pela simpatia, outros como ele e assim o futuro dos Reis está assegurado.

Quanto ao futuro, se a memória não me atraiçoa, este ano juntaram-se três novos e ainda jovens elementos ao Grupo: Roberto, Zé Galvão e Pires.

18 comentários:

Anônimo disse...

Boa iniciativa. Não percam esta tradição. Já agora..parabens aos novos elementos.

Anônimo disse...

CANTANDO HÁ 21 ANOS...

Foi ontem que se completaram.

Pelos comentários e pela divulgação os Cantadores agradecem ao Manel as postagens.

OS CANTADORES DOS REIS

Anônimo disse...

É este o nosso desenvolvimento?
Estamos bem...

Anônimo disse...

Não percebi este último comentário!!
O desenvolvimento também passa por não deixar morrer tradições! E já que esta é das poucas que o Alandroal tem, pelo menos há quem tenha vontade de a manter!
Continuem, cantadores! Cantam muito bem e nem a chuva e o mau tempo os impede de cumprir o ritual... Obrigado!

Anônimo disse...

E, muito menos se deixem abater pelas criticas negativas... que essas vêm quase sempre de gente que nunca contibuiu em nada para valorizar esta terra!

Carlos Damas disse...

E então o meu desenvolvimento para bem do Alandroal, será que ninguém fala nem querem saber ou já fizeram a a vossa conta.
Ou será, que era assim que queriam.

Anônimo disse...

O apoio ao artezanato com este presidente acabou.

Anônimo disse...

O Zé Galvão não é um novo elemento.
É membro fundador. Andou foi uns anos afastado das lides. Quanto ao Rafael, ao Roberto e ao Pires, que sejam muito bem vindos.

Anônimo disse...

grandes cantadores,sim senhor
Comissário

Anônimo disse...

"O apoio ao artezanato com este presidente acabou."

07/01/2011 14:37:00

Com este presidente acabou mas é o apoio a tudo!Menos à banda porque não pode porque senão também comia por tabela......basta a mesma ter sido apoiada pelo Nabais.Agora os apoios são para outro tipo de coisas, principalmente para os amigos e apoiantes tipo endovélicos, pesquisas arqueológicas e por aí fora. Tudo coisas sustentáveis e com grande retorno financeiro e muita itinerância!

Anônimo disse...

Muito confuso este último comentário! Primeiro diz, em tom de crítica, que este presidente acabou com o apoio a tudo, e depois dá dois ou três exemplos de apoios dados pela Câmara! Ainda por cima ajuda, diz que o presidente tanto apoia quem já era apoiado pelo Nabais como apoia novas iniciativas!
Há-de nos dizer onde, dentro de iniciativas do género cultural, devia investir a Câmara para ter retorno? E o que significa, no contexto da sua frase, "muita itinerância"?

Anônimo disse...

A muita itinerancia a nivel cultural quem a apreguou foi o Grilo, portanto é a ele que lhe deve fazer a perguntar.
A verdade é que acabaram com o que de bom se fazia e não fazem nada com continuidade e bem feito, nem tem competencia para tal nem qualquer politica cultural, anda tudo ao sabor das vontades de sua santidade, e depois é a mmmmm que se vê.

Anônimo disse...

Entendo que deverá estar-se a referir à falta de actividade do Forum,; concordo que o fim de algumas actividades que aí decorreram foi uma perda para o concelho, mas se calhar devia rever a sua noção de cultura e torná-la mais abrangente: Música, de todos os tipos, teatro, cinema,leitura, património e arqueologia, artesanato, gastronomia, apenas como exemplos.
Como utilizou a palavra "itinerância" pensei que sabia ao que se referia...

Anônimo disse...

“Há-de nos dizer onde, dentro de iniciativas do género cultural, devia investir a Câmara para ter retorno? E o que significa, no contexto da sua frase, "muita itinerância"? “
10/01/2011 19:19:00

O Comentador de 11/01/2011 15,43 já lhe respondeu e bem, mas caro comentador ou comentadora, de facto não deve ser deste concelho, ou então tem andado arredado ou distraído das promessas eleitorais e não só deste novo Presidente e do seu movimento.

São palavras do actual presidente e não minhas, que o acabar com a programação cultural que se vinha fazendo em especial no Fórum Cultural, apesar de o mesmo achar de boa qualidade a programação, e ter em publico elogiado o trabalho de quem o fazia, que a programação devia acabar por falta de retorno e falta de itinerância cultural a nível do Concelho do Alandroal, possivelmente o presidente Grilo queria ter um espaço cultural em todas as freguesias, mas se nem na cede do concelho faz coisas se os tivesse a desgraça era maior.

Por isso tem que perguntar ao próprio e não a quem aqui comenta, porque é a ele como autarca que cabe encontrar soluções para fazer o que se propôs, pois a ideia do retorno e itinerãncia são dele, ele que lhe responda, e não fazer essas perguntas a quem dá a sua opinião e que de modo nenhum tem que perceber de programação cultural, de retornos ou itinerancias.

O que eu e muitas pessoas deste concelho sabemos, e é visível, é que se acabou com o que havia, e tem surgido varias desculpas de mau pagador para justificar o mesmo, e não se faz nada de novo e diferente, nem com retorno ou sem retorno, com itinerãncia ou sem itinerância.

Porque gosto de cultura e sempre que a minha vida profissional o permite, vou assistir a alguns espectáculos que felizmente vai havendo aqui por perto, porque por aqui nada se passa. Ainda á pouco tempo estive no Redondo e paguei 5.00 €, não me pare-se que a autarquia do Redondo que tem uma sala que leva 200 pessoas, quase igual á do Alandroal, esteja a pensar em retorno com bilhetes a esse preço, que era o mesmo que se pagava no Auditório do Fórum do Alandroal quando lá ia ver espectáculos. E ainda lhe digo mais, porque de facto o Sr. ou Sra. não sabe do que fala, estive em Vila Viçosa com um grupo de amigos do Alandroal, a ver um excelente espectáculo de homenagem a Florbela Espanca, no dia que assinala a sua partida, e a entrada foi gratuita, não me parece que o Município de Vila Viçosa esteja preocupado com o retorno, até porque as autarquias tem obrigação e o dever de promover cultura, e tem verbas destinadas para esse fim.

Portanto quanto aos géneros de cultura que a Câmara devia investir para ter retorno, e quanto á tal itinerância, o Sr. Professor Grilo que lhe responda, porque a ideia é dele e ele é entendido em tudo, e como tal saberá por certo dar-lhe a resposta.

VELHO DA ANTIGA PRAÇA

Anônimo disse...

ja por aqui opinei algumas vezes sobre este retorno da cultura. já demonstrei a minha concordância com os retornos que qualquer acto cultural deve ter. reafirmo assim que retorno em cultura é o conhecimento, é o desenvolvimento do espirito critico, é a liberdade de expressão, é a liberdade de opinião, é o saber olhar, é o observar, é o ficar encantado, é o saber partilhar, é o bom gosto ou o mau gosto, é o saber discutir / argumentar uma peça de teatro, um filme, um quadro, uma foto, uma escultura, é o olhar atento para o património cultural, ambiental... é cuidar e cuidar-nos ... é ...

este é o retorno que uma politica cultural tem de visar ... é preciso " FAZER", dar oportuniddae a que haja retorno... este retorno

Anônimo disse...

Caro comentador de 13/01/2011 21:29:00 estou 100% de acordo com o seu conceito de retorno cultural que também é o meu e o de qualquer pessoa informada e de bom senso.A minha critica vai para o retorno a que o presidente actual se referia como sendo necessário ter para viabilizar a actividade cultural no concelho, e esse retorno tinha a ver com questões meramente financeiras.
Neste aspecto este presidente não foge à mentalidade tacanha da maioria dos políticos portugueses. Felizmente que ainda há por cá alguns que compreendem e entendem a importância da formação cultural e vão investindo nesta área embora as verbas para a mesma sejam cada vez mais diminutas.O que é um facto é que com todos os disparates que foram cometidos pelo antigo executivo e que estão mais que comprovados, o Alandroal nos últimos dois anos teve uma politica cultural (lá para os lados do Forum)bem feita e inovadora dentro dos possiveis para uma terra que nada tinha e que começou do zero e também é um facto que com esta mudança ao zero voltámos.O que há é por aqui muita falta de retorno mental..........

Anônimo disse...

"O que é um facto é que com todos os disparates que foram cometidos pelo antigo executivo e que estão mais que comprovados"...

Afinal em que ficamos?

Anônimo disse...

Afinal em que ficamos?

14/01/2011 12:59:00

Ficamos, que por muitos disparates que o antigo executivo fez ( e o Grilo tambem lá estava ) nem tudo foram asneiras, e o que se fez pela cultura lá para os lados do Forum não foi de todo um disparate mas simplesmente o que de melhor se fez por cá nessa area, de certo que não foi perfeito, mas foi muito bom, infelizmente tenho que dizer que até bom de mais para o Alandroal e em especial para as más linguas e pobres de espirito, como é o seu caso com a pergunta que faz, para alem de outras coisa que as boas maneiras e o respeito por este blog não me permitem dizer.